Últimas Notícias (fim de 2009/10 e inicio de 2010/11)

Este será, para já, o último artigo de notícias do vosso site em 2010/2011. Porquê? Porque enquanto não apresentámos o nosso relatório, abordando dois anos de cobertura do rugby nacional e a actividade da loja virtual no último ano e meio, mantivemos o site a trabalhar, não fugindo às obrigações de quem tem um projecto e regras para (tentar) fazer uma cobertura eficaz às principais incidências do rugby português. Infelizmente, e porque a honestidade sempre foi um valor aceite como base para se poder realizar um bom trabalho, temos que admitir que em 2009/2010 este não foi, de forma alguma, mais do que positivo.
É certo que mantivemos as informações minimamente actualizadas e que algumas coberturas, como a do Mundial Universitário, foram excelentes (sem precedentes no nosso rugby), mas desde que a época começou e o fantástico trabalho que fizemos em Brive (com a SN Sub17) e depois na região de Coimbra (com o Europeu dos Sub19) foram basicamente ignorados (tanto pela comunidade como pelos media generalistas), que sentimos que não seria em 09/10 que o projecto daria o salto necessário (em termos de divulgação, mas sobretudo no plano gráfico e logístico), com a Loja Virtual a tentar sustentar (sem sucesso) as nossas actividades e a tirar cada vez mais tempo ao vosso autor, que mesmo com ajuda tinha que andar sempre a correr atrás do prejuízo, no que a artigos e notícias do site diz respeito, por razões de necessidade óbvias, para quem estuda e tenta administrar um projecto desta dimensão.
Incapaz de visitar tantos clube como desejaríamos (deixamos amigos e entidades que muito respeitamos como é o caso do Guimarães, do Râguebi de Viana, do Tomar, do Montemor e do Loulé, por exemplo, sem uma visita tão merecida como interessante e desejada), mesmo assim batemos de longe o valor de quilómetros feitos no primeiro ano do Rugby Portugal (2008/2009) e tivemos inclusive fins de semana em que fizemos bem mais de 1000 quilómetros (e cobrimos mais do que um jogo/competição), isto tudo sem um mínimo de condições de apoio (em termos de equipamento), trabalho ou sustento. Continuámos, em 2009/10, a lutar por aquilo que todas as modalidades emergentes em Portugal têm, menos o rugby: acesso livre e não-restrito à informação e um espaço online sustentado e independente, não institucional, livre do espectro da opinião parcial e condicionada, de que os nossos blogues são (pelo melhor e pelo pior) cabal exemplo.
Infelizmente, quando o espaço que, sem qualquer tipo de interactividade com os visitantes e divulgação (por parte da FPR, dos restantes media, ou de qualquer outra instituição de maior dimensão), é claramente aquele que, desde cedo, mais atenção recebe por parte da comunidade na internet, não consegue arranjar meios para sobreviver e é obrigado a trabalhar de forma ineficaz e incompleta, pese embora o aumento no número de escalões cobertos (em 2009/2010 demos muito mais atenção aos veteranos e aos escalões de formação) e da quantidade de informação divulgada, torna-se para nós claro que, até que consigamos apresentar as nossas propostas e dar o salto no projecto de que falamos acima, teremos que estar parados, temporariamente (até dia 31 de Dezembro de 2010) ou definitivamente, conforme o que a seguir ocorrer (não esquecendo nunca que este autor não pode continuar sozinho na parte da edição e publicação dos artigos e informações, que a loja virtual não pode continuar a funcionar desta forma e que existem obrigações em termos de estudos e necessidades em termos de emprego e/ou sustento que têm que ser asseguradas).


1 * Este artigo começa com uma referência a duas entregas de prémios que ocorreram na passada semana, uma exclusivamente referente ao rugby, a dos Prémios 2009/2010 da Federação Portuguesa de Rugby (FPR); sendo que a outra, mais ecléctica, envolveu equipas, técnicos e jogadores de rugby, foi a da III Gala do Desporto Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). O rugby português saiu prestigiado de ambas as cerimónias, como podemos ver abaixo pela lista de nomeados e vencedores.

Prémios da FPR - Jogador do Ano
* Pedro Leal - Direito - Vencedor
* António Aguilar - Direito
* Juan Severino - Agronomia

Prémios da FPR - Revelação do Ano
* Frederico Oliveira - CDUL
* Manuel Costa - Belenenses
* Francisco Serra - Académica - Vencedor

Prémios da FPR - Treinador do Ano
* Frederico Sousa - Direito - Vencedor
* Ricardo Sequeira - Agronomia
* José Mendes da Silva - Montemor

Prémios da FPR - Árbitro do Ano
* Pedro Murinello
* Rohan Hoffmann - Vencedor

Prémios da FPR - Prémio Carreira Desportiva
* Dídio de Aguiar - Vencedor
* Pedro Lynce de Faria

Prémios da FPR - Prémio Reconhecimento e Amizade
* Projecto Nestum - Vencedor
* Projecto Porto Futuro com Rugby
* Sport TV
* Jornal A Bola

Comissão de Prémios e Galardões da FPR: Raul Martins (ex-Presidente da FPR, representante internacional da FPR), Miguel Vareta (Vice-Presidente da FPR), Tomaz Morais (Seleccionador Nacional de Rugby de VII), Joaquim Ferreira (Técnico das Selecções Nacionais Sub-18 e Sub-19), Tiago Sousa e Silva (Presidente da ANAR) e António Gonçalves Henriques (Jornalista do Diário de Notícias).

No que diz respeito aos prémios da FPR temos que saudar as escolhas nos dois prémios de atletas (Francisco Oliveira também teria sido um excelente vencedor do prémio revelação, mas aceitamos a vontade da Comissão pois Francisco Serra, para além de ser um atleta fantástico, teve um excelente ano), lamentar que apenas existam dois nomeados no prémio para o árbitro do ano e, antes de abordarmos os dois últimos prémios, fazer algumas considerações relacionadas com os galardões e com esta cerimónia. Já faz algum tempo desde que houve uma preocupação em unir os vários elementos desta comunidade (se é que alguma vez se pensou nisso) e em aproveitar o dia nacional do rugby para algo mais que do que os jogos das Supertaças, um dia que culmina neste jantar/cerimónia, um evento tão elitista e fechado que roça o desprezo para com uma comunidade inteira, exactamente o oposto daquilo que devia ser.
Um dia em que se deveria congregar todos os elementos da nossa comunidade (atletas, ex-praticantes, dirigentes, técnicos, imprensa e adeptos) num conjunto de jogos que marcam o arranque (simbólico ou oficial) da nova temporada, um feriado em que poderiam ser apresentadas as provas e os participantes (equipamentos incluídos) dos vários escalões competitivos sobre a chancela da Federação, isto sem esquecer as várias selecções, uma jornada que devia terminar com um jantar onde se sentam à mesa todos os principais elementos que fazem do rugby nacional aquilo que ele é (ou pelo menos se pretende que seja), um desporto aberto a todos, formador de homens e mulheres, solidário e altruísta, serve para fazer tudo menos isto.

Os jogos da Supertaça (este ano com os Sub16 a fazerem a sua estreia) realmente acontecem, mas de resto pouco sabemos ou acontece, com estes Prémios da FPR a simbolizarem aquilo que está errado com quem dirige a nossa modalidade. Uma comissão que inclua um representante dos clubes, da imprensa online (sim, existimos!), dos jogadores (masculinos e femininos)? Não existe. Um prémio ou uma nomeação que reconheça o incrível esforço dos treinadores do rugby feminino (este ano foi Carlos Polainas, que conseguiu quebrar uma hegemonia de quase uma década - uma década! - do Benfica e da Agrária no Nacional de XII, mas no passado foi, por exemplo, Pedro Murinello, que levou as super-atletas do Benfica ao 'tri' não só no Campeonato, mas também na Taça e na Supertaça!)? Nem pensar nisso. Uma referência a uma atleta do rugby feminino que tenha feito o suficiente para ser considerada candidata a Atleta do Ano (vá, a Revelação)? Esqueçam. Árbitro Revelação? Não existe. Infelizmente, não ficamos por aqui.

De 1991 para cá já se conseguiu suprimir prémios como o prémio Fair Play para uma Equipa e para um Jogador (realmente nada importantes estes dois), o prémio para uma Personalidade ou Entidade (outro que também não interessa a ninguém), o prémio Comunicação Social (que também não vale a pena mencionar, isto vai lá no rugby nacional com dois ou três medias generalistas, sempre os mesmos, e uma ou outra agência informativa a puxar pela informação que não existe ou não se consegue obter), e conseguiu criar-se aberrações como o prémio Carreira Desportiva, um galardão que é um insulto logo por ter candidatos, como se alguma vez se pudesse pegar em algo tão diferente para cada indivíduo como o percurso ou carreira de cada um, coloca-lo frente a duas ou três pessoas e deixar a uma comissão ou comité a decisão de quem tem a melhor carreira, apaziguando assim os mais revoltados ou dando uma palmada nas costas de quem se quer ver inserido nos quadros da instituição, os únicos dois motivos que nos ocorrem aquando de uma estupidez e insulto (para com todos os candidatos 'derrotados') desta proporção.

Assim sendo, e depois de termos abordado o Prémio Carreira Desportiva, onde por respeito ao Dr. Dídio de Aguiar (provavelmente o dirigente mais vilipendiado do passado recente do rugby nacional, que foi galardoado pelo Presidente que, via 'Cantinho' na Agronomia, com o 'apoio' de alguns blogues anónimos e depois de umas eleições discutidas ao voto, o colocou fora da FPR - alguém vê nisto uma contradição?) não falaremos mais deste prémio do que o já feito acima, fica por mencionar o Prémio Reconhecimento e Amizade.

Este galardão, que para além de nomear provavelmente os dois únicos media que foram convidados ou tiveram acesso às principais incidências da cerimónia, algo que já sucede com muita informação vital há muito tempo, teve como outros dois nomeados, em vez de entidades como a Super Bock ou como a Nestlé, detentora da marca Nestum, empresas que estão na base no apoio ao rugby português, os Projectos (Porto com Futuro e Nestum Rugby nas Escolas), sem que ninguém perceba se o objectivo é dar (mais) uma palmada nas costas das pessoas que merecidamente muito trabalham nestes projectos (mas que já estão nas estruturas das AR's ou da FPR!) ou se se quer agradecer/homenagear às marcas em questão (Unicer e Nestum, via Nestlé) mas sem que exista a inteligência de então colocar o nome destas na lista de nomeados...

Fica assim concluída a análise a uma cerimónia decerto bem-intencionada, provavelmente interessante e divertida, composta por pessoas de valor e reconhecidas qualidades, mas ao mesmo tempo profundamente mal pensada, extremamente fechada e elitista, isolada da realidade do rugby nacional e, até certo ponto, um enorme falta de respeito para com toda a comunidade de fora de Lisboa (e boa parte dela dentro da capital), que está excluída (ou pelo menos assim aparenta) daquilo que devia ser um momento de união, de celebração e festa, mas que para nós e para a quase totalidade do rugby português, é apenas um jantar que passa despercebido ou uma função da qual só sabemos notícias à posteriori.

Prémios da FADU - Equipa Masculina do Ano
* Politécnico do Porto - IPP/Futebol
* IS Educação do Porto - AEISEP/Futsal
* U.Minho - AAUM/Futsal
* U.Minho - AAUM/Andebol
* Académica - AAC/Rugby - Vencedora

Prémios da FADU - Equipa Feminina do Ano
* U.Porto - UP/Andebol
* Politécnico do Porto - IPP/Basquetebol
* U.Minho - AAUM/Voleibol
* Académica - AAC/Futsal - Vencedora
* Académica - AAC/Rugby

Prémios da FADU - Atleta Masculino do Ano
* Diogo Carvalho - AAC/Natação
* Eduardo Rodrigues - AAUM/Taekwondo
* Nuno Miguel Santos - AAC/Badminton
* Sérgio Franco - AAC/Rugby - Vencedor
* Vasco Pascoal - AEFMH/Ténis

Prémios da FADU - Atleta Feminina do Ano
* Ana Rita Nabiço - AAFMH/Taekwondo
* Cátia Nunes - AAC/Atletismo
* Margarida Marques - AAC/Futsal
* Sara Madeira - U.Lisboa/Natação
* Sara Moreira - U.Porto/Atletismo - Vencedora

Prémios da FADU - Treinador do Ano
* Gabriel Oliveira - AAUM/Andebol
* Hugo Serrão - AAUM/Taekwondo
* Sérgio Franco - AAC/Rugby - Vencedor
* Luísa Estriga - U.Porto/Andebol
* Pedro Palas - AAUM/Futsal

Os prémios da FADU reconheceram, em 2009/2010, duas excelentes referências do rugby português, o Prof. Sérgio Franco, treinador com imensos anos (e muitos sucessos) na nossa modalidade, Sérgio Franco (Jr.), atleta de enorme capacidade e um dos bons valores da equipa de Coimbra e da Selecção Nacional sénior (de VII e de XV) e uma equipa masculina (Académica) que, sem favoritismos, tem dominado o rugby universitário dos últimos anos e que este ano conseguiu finalmente conquistar um título europeu que já estava a ser perseguido há demasiado tempo.
Aqui é importante, ao observarmos os nomeados (ver acima ou neste link), o vencedores internacionais e os medalhados dos campeonatos nacionais universitários, esclarecer dois pontos cruciais. O primeiro diz respeito aos conjuntos que podem ser nomeados. Será que nestes também se podem incluir as selecções universitárias? O segundo diz respeito às instituições que definem os nomeados. Será que o desporto universitário português, em 2009/2010, se resume a instituições de Coimbra, do Porto e de Braga?
Se de facto estamos perante uma situação em que as selecções nacionais não podem constar dos nomeados, então porque é que assistimos a um exagero enorme de nomeados de apenas três instituições quando existem casos que roçam o ridículo (no que concerne ao mérito inerente a uma nomeação) como é o caso da equipa feminina da AAC na nossa modalidade que, com todo o respeito, não fez absolutamente nada que justifique a presença na cerimónia. Parece-nos que ocorreu aqui uma excessiva politização de nomeações que deviam ser exclusivamente norteadas pelo mérito, mas que em alguns casos claramente não o são. Se, por outro lado, nada obsta à presença de uma selecção nacional na lista de nomeados, então porque é que as nossas Selecções Universitárias (tanto a masculina como a feminina, mas sobretudo a das senhoras) de rugby não fazem parte dos nomeados? Sabemos que foram homenageadas, mas esta pergunta carece de uma boa resposta...


2 * Passando dos prémios para os vídeos, neste artigo temos CINCO (um verdadeiro shmorgersborg de filmes!) para os nossos visitantes. O primeiro é um clip relacionado com o jogo entre o Belenenses e o CRAV, a contar para a 2ª Jornada do Campeonato Nacional Super Bock (que os azuis venceram por 32-05),abordando o comportamento de um elemento da equipa belenense, o capitão João Uva, que na partida em questão recebeu um cartão vermelho directo (depois de ter recebido e cumprido o castigo referente a um cartão amarelo), "a enésima expulsão na carreira do internacional português, no qual nem a veterania amacia a sua conhecida indisciplina", segundo a reportagem do conhecido jornalista António Henriques para o DN, e que após duas agressões a jogadores do CRAV, a segunda a resultar num maxilar partido foi, numa entrevista ao jornal Record, criticar "a conduta violenta e o jogo baseado na porrada da equipa do CRAV”.
Importa, mais do que apurar se o atleta belenense foi provocado (o que aparenta que sucedeu aquando da primeira situação, uma troca de murros com o terceira linha dos Arcos que terminou com os dois envolvidos expulsos temporariamente - ie. recebendo um cartão amarelo), é compreender que aquilo que se passou na segunda parte deste vídeo, em que se vê o capitão do Belém a agredir (porque aquilo não é de forma alguma uma placagem) um três-quartos do CRAV sem bola (e sem desculpa) não pode nem deve ser tolerado num campo de rugby, sobretudo em Portugal, onde há demasiado tempo alguns atletas, sobretudo quando se trata de situações envolvendo internacionais (nota: os castigos recebidos internamente também se cumprem nas provas internacionais, daí a afirmação), mas também em outros casos, tanto os instigadores como os agressores (quando estes não são os mesmos) se 'escapam' a castigos muito mais severos do que aqueles que o Conselho Disciplinar (em primeira instância) e o Concelho Jurisdicional (em segunda e última instância) da Federação determinam.

O segundo vídeos que temos foi disponibilizado online pelo atleta dos Sub18 do Cascais, Tomás Jonet, e relata o único ensaio que ocorreu no grande encontro da primeira jornada do CN da 1ª Divisão dos Sub18 2010/2011, que opôs a equipa campeã nacional nos sub16 em 08/09, o Cascais, ao conjunto campeão nacional em título deste escalão, o Direito. A partida que se realizou na Guia terminou com uma surpreendente vitória dos homens da casa por 13-09 e ficou marcada pelo único ensaio, obtido pelo 3ª linha JP Cabaço.
A jogada em questão, que pode ser revista acima, começa com uma bola recuperada rapidamente pelas linhas atrasadas do Cascais, com o médio de formação Nuno Bettencourt, o ponta Henrique Camara e o Homem do Jogo, o centro Miguel Lucas a combinarem muito bem, trocando rapidamente a bola e ganhando terreno até que este último é placado e um ruck se forma. Após o ruck, a jogada gera enorme entusiasmo quando o polivalente avançado Tiago "Monkey" Santa Clara passa a linha do Direito e é placado perto da linha do ensaio, gerando novo ruck, do qual sai uma entrada de Salvador Vassalo e, na sequência desta, o ensaio do JP Cabaço, convertido por João Bernardo Afonso (vulgo JBA). Ficam os nossos parabéns para a equipa do Cascais pela vitória e por este excelente ensaio!
Dos Sub-18 para atletas mais novos, quisemos deixar aqui um registo de uma experiência diferente, uma nova forma de promover o rugby, encetada pela equipa do Râguebi de Viana, que no Dia Nacional do Rugby, 05 de Outubro de 2010, resolveu levar o rugby para as ruas de Viana do Castelo, mostrando a quem quisesse ver que a nossa modalidade é mesmo para todos, que para além de divertida está aberta a todos os interessados. Um vídeo publicado pelo Sr. Rui de Brito Mendes que celebra uma abordagem diferente e que merece um espaço neste artigo, uma pequena homenagem a uma entidade que está a trabalhar muito bem em prol do desenvolvimento do rugby no norte do nosso país. Mais informações sobre o RAV aqui. "Atitude, Compromisso e Lealdade!" Força RAV!
Voltando aos seniores, mais especificamente ao CRAV, que está esta temporada de volta ao CN Super Bock queremos sugerir aos nossos visitante um exemplar trabalho que o Porto Canal no Minho tem feito no acompanhamento aos jogos em casa dos homens de Arcos de Valdevez. Depois de um vídeo aquando da derrota contra o CDUL na 1a jornada (ver aqui) os jornalistas do canal regional de televisão continuam a fazer um óptimo trabalho e agora cobriram as principais incidências de um encontro muito renhido com o Técnico (que o 'quinze' das Olaias venceu por 22-24) numa peça que vale a pena ver (e rever).
Finalmente, despedimos-nos deste rodízio de vídeos com um resumo internacional, feito pelo canal da Federação de Rugby do Canadá, selecção com que jogaremos no dia 27 de Novembro, e que aborda os principais momentos da partida entre o Canadá A e o Tonga A a contar para a penúltima jornada da segunda edição do Americas Rugby Championship, uma prova que a IRB apoia e que serve para dar competição às selecções A dos Estados Unidos, da Argentina, do Canadá e o do Tonga, substituindo o antigo North America 4. O Canadá, único país que possui, dentro desta competição, uma fase regional, com selecções desta natureza a competirem entre si (a vertente nacional do torneio) bateu o conjunto do Pacífico por 32-16 e joga hoje com os Estados Unidos para determinar o 2º classificado final (o primeiro deverão ser os Jaguares, que já bateram o Canadá e jogam hoje, na última jornada, contra o Tonga).


3 * Focando agora a nossa atenção em artigos e em espaços novos que têm tido mais destaque na nossa comunidade vimos por este meio convidar-vos a lerem e/ou visitarem os seguintes posts/sites, separados abaixo e acompanhados de um pequeno texto da nossa autoria:

- Nação Rugby (novo site sobre rugby português e internacional)
Sérgio Martins criou, a partir de Aveiro (Oliveira de Azeméis, para ser mais preciso), um website muito interessante, tanto do ponto de vista gráfico, como pela variedade de temas que aborda, colocando em português as principais notícias da actualidade internacional e cobrindo com muita qualidade as grandes actividades das nossas selecções e do rugby sénior português. O Nação Rugby é página a visitar e recomendada pelo vosso autor sem reservas!

- CDUL Rugby: "Análise à alteração do sistema de competição no escalão Sub14"
No fim do mês de Setembro, o blogue do CDUL (que esta semana anunciou publicamente a parceria com o IP Tomar, oficialmente o novo clube satélite dos 'universitários' de Lisboa), onde habitualmente encontramos as excelentes fotografias do Miguel Rodrigues, responsável pela esmagadora maioria dos artigos deste espaço, na sequência da apresentação do calendário da ARS para esta época, onde se destacava uma alteração do sistema de competição nos Sub14, pois no período de Outubro a Dezembro, em que tradicionalmente se jogavam os Campeonatos Regionais de rugby de XII passarão a ser jogados Torneios de Sevens, uma opção que foi anunciada primeiro após uma reunião e posteriormente reforçada num conveniente seminário (e que também pode ser vista no site da FPR, no balanço da época 09/10 no rugby juvenil), mais do que encontrar resistência em alguns clubes, é prejudicial para o desenvolvimento do nosso rugby, afastando-nos, a médio e longo prazo, das demais nações emergentes (e muito mais da de topo) do rugby mundial.
Já abordamos, no último artigo de rescaldo, de forma muito superficial, a discordância que temos com o facto de quem dirige o nosso rugby estar a fazer do rugby de VII, jogado a meio campo ou a campo inteiro, usando-se ou não a designação de Sevens (uma questão puramente académica), nos Sub14, nos Seniores (Emergentes) e no Rugby Feminino (na 2ª Divisão), tábua de salvação para o desenvolvimento da modalidade em Portugal (só porque não vamos ao RWC 2011 e porque exista a hipótese, não garantida, de participarmos, como uma das 28 modalidades - com 38 disciplinas - nos Jogos Olímpicos de 2016)! Sugerimos agora a leitura da posição do CDUL relativamente a esta questão, muito mais sensata e equilibrada que as demais, publicada no sentido de abrir uma discussão mais alargada sobre a proposta dentro da comunidade.

- Federação Portuguesa de Rugby: "Sub19 - Espanha v Portugal"
Não são poucas as vezes em que a Federação, motivada por um momento em que consegue fazer um trabalho mais eficaz ou em que não está tão condicionada (leia-se cheia de trabalho) podendo por isso dedicar-se mais ao site, faz bons artigos sobre um evento, partida ou competição (um excelente exemplo desta afirmação são os documentos e quadros fornecidos ao público sobre o Mini Rugby, ie. o rugby dos Sub08, Sub10, Sub12 e Sub14, para as épocas 2010-2011). Desta feita, aparte a inexistência de fotografias, cremos que no que diz respeito ao jogo entre as Selecções Nacionais de Sub19 de Portugal e da Espanha, partida que se disputou a 9 de Outubro no Estádio Universitário de Madrid (e que a Espanha venceu por 18-13), temos aqui um artigo que vale a pena ler.
Infelizmente, numa comunidade muito propensa à opinião e à má-língua, criticando constantemente a Federação como um todo e esquecendo-se por completo de separar, dentro desta, os dirigentes de quem é funcionário, de quem tem a responsabilidade de, independentemente das direcções, assegurar o correcto funcionamento da FPR, e de fazer críticas justas e fundamentadas, é raro lermos um elogio ou assistirmos ao reconhecimento de um esforço bem feito em assegurar que os visitantes obtêm o mínimo das informações necessárias sobre as principais actividades do rugby português. Por isso mesmo deixamos neste ponto uma sugestão para quem não acompanhou a preparação dos nossos jovens Lobos (para o Europeu do escalão, que se disputa na Bélgica no fim de Outubro) até Madrid, sigam este link e vejam o vídeo acima com os melhores momentos da partida.

- A Bola (entrevista ao Eng. Amado da Silva)
No fim do mês de Setembro, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, o Eng. Amado da Silva, que pese embora um título muito mal escolhido, faz uma apreciação da realidade pós-eleitoral da FPR que não deve ser desprezada, aborda alguns temas interessantes (como o da digressão a França do dirigente para contactar com alguns atletas luso-descendentes, o 'caso Adérito Esteves', entretanto resolvido com a ida do ponta português para França, ou o futuro da SN sénior de XV), numa entrevista que recordamos acima (carreguem na imagem ou no link para lerem a entrevista) ao jornal A Bola.
Aparte algumas gaffes, como o insinuar de que Loulé ou Famalicão são clubes recentes, vimos aqui uma entrevista bem preparada e respondida com muitas frases feitas, com respostas que não têm nada a ver com a pergunta, com muito optimismo (e ainda bem!), algumas inverdades (como por exemplo a aposta na relação com a imprensa? não existe imprensa específica para o rugby, aparte o nosso projecto, só generalista! para mais informação sobre este assunto leiam o início deste artigo), mas sobretudo um discurso muito duro para com os clubes (que mais parecem o parente pobre do rugby português, perante as selecções e os atletas internacionais) e para com a arbitragem (que actualmente sofre com uma crise que é só e apenas política, causada pela ingerência da actual Direcção da FPR num Conselho de Arbitragem que estava a trabalhar de uma forma exemplar, sem apoios de maior dimensão ou condições suficientes para tal), expondo imensa opinião pessoal e anunciando uma nova atitude no rugby nacional, algo que saudamos e esperamos ter o privilégio de ver acontecer.

- Revista Jogada do Mês (edições de Julho e Setembro)
A última sugestão que temos para fazer diz respeito a duas edições desta excelente revista (Jogada do Mês), que agora num formato online tem congregado as principais notícias de várias modalidades em Portugal, entre as quais está incluído o rugby. O vosso autor tem colaborado, dentro das suas possibilidades (e com o resto da equipa Rugby Portugal a substitui-lo e a dar apoio com a Loja Virtual, para que isso aconteça), num 'pro bono' que esteve na base de vários artigos e de uma entrevista, que encontra publicada em exclusivo no vosso site e no site da Jogada do Mês (tanto na sua versão de revista online, como no site desta).
Assim sendo temos dois textos para sugerir aos nossos visitantes, bem como um conjunto mais alargado de notícias e edições da revista, que podem ser consultadas via o acesso aos links ou imagens que aqui disponibilizamos. O primeiro diz respeito à edição de Setembro da revista, pode ser encontrado acima ou na página desta e é intitulado "O rugby nacional no pós-mundial (2011-2015)"; o segundo constitui a primeira parte de uma grande entrevista que tivemos a oportunidade de realizar com o Professor Henrique Garcia, Director de Desenvolvimento, sendo que a segunda parte desta longa e interessante conversa será publicada até ao fim desta semana, tanto aqui no Rugby Portugal como na Jogada do Mês. Desejamos a todos uma boa leitura!


4 * Os dois últimos temas a abordar neste artigo são de índole estatística e de natureza 100% informativa, isto porque que um destes é uma curta exposição, informando os nossos visitantes sobre quem é o actual Melhor Marcador de Pontos e de Ensaios do CN Super Bock (ie. à terceira jornada) 2010/2011, e o outro consiste numa curta lista dos jogadores portugueses ou luso-descendentes que actualmente estão a jogar no estrangeiro.
(AAC) * Associação Académica de Coimbra
(AGR) * AE do Instituto Superior de Agronomia
(TEC) * AE do Instituto Superior do Técnico
(CDL) * Centro Desportivo da Universidade de Lisboa
(BEL) * Clube de Futebol 'Os Belenenses'
(CRV) * Clube de Rugby de Arcos de Valdevez
(GDD) * Grupo Desportivo de Direito
(SLB) * Sport Lisboa e Benfica

01º - 39 Pontos
(TEC) Johannes Graaf (39)

02º - 38 Pontos
(CDL) Pedro Cabral (38)

03º - 32 Pontos
(AAC) Francisco Serra (32)

04º - 21 Pontos
(GDD) Pedro Leal (21)

05º - 20 Pontos
(BEL) Manuel Costa (20)

06º - 19 Pontos
(GDD) Gonçalo Malheiro (19)

07º - 17 Pontos
(SLB) Gregory Mullany (17)
(GDD) Luís Sousa (17)

08º - 15 Pontos
(CRV) Miguel Correia (15)
(BEL) Valter Jorge (15)

09º - 13 Pontos
(AGR) Duarte C. Pinto (13)

10º - 12 Pontos
(BEL) Diogo Miranda (12)
(AGR) José Lima (12)

11º - 10 Pontos
(AAC) Eduardo Salgado (10)
(CDL) Frederico Melim (10)
(BEL) João Mirra (10)
(GDD) Rui D'Orey (10)

12º - 09 Pontos
(CRV) Renato Rodrigues (09)

13º - 08 Pontos
(TEC) Luís Castro (08)

14º - 07 Pontos
(BEL) Francisco Moreira (07)

15º - 05 Pontos
(AAC) Brendan Holgate (05)
(AAC) Jamie Coote (05)
(AAC) João Lopes (05)
(AAC) José Almeida (05)
(AAC) Ricardo Dias (05)
(AAC) Rui Rodrigues (05)
(AAC) Sérgio Franco (05)
(AGR) Christopher Even (05)
(AGR) Duarte Cortes (05)
(AGR) Francisco Mira (05)
(AGR) Jacques Le Roux (05)
(TEC) A. Van Der Merwe (05)
(TEC) Ricardo Marques (05)
(CDL) Bernardo Silveira (05)
(CDL) Diogo Fialho (05)
(CDL) Duarte Figueiredo (05)
(CDL) Francisco P. M. (05)
(CDL) Tiago Girão (05)
(BEL) Pedro Silva (05)
(BEL) Sebastião Cunha (05)
(BEL) William Hafu (05)
(CRV) João Monteiro (05)
(GDD) Pedro Carvalho (05)
(GDD) Salvador Palha (05)
(GDD) Vasco Uva (05)
(SLB) Álvaro Santillan (05)
(SLB) Diogo Gama (05)
(SLB) Greg Evans (05)
(SLB) João Mestre (05)
(SLB) Rui Heitor (05)
(SLB) Tom Flemming (05)

16º - 02 Pontos
(AGR) Vasco Gaspar (02)

Constatamos que no que a pontos diz respeito existem três atletas que estão um pouco acima dos demais, sendo que um deles, tal como no ano passado sucedia (na altura com Gregory Mullany do Benfica), é um estrangeiro, desta feita é Johannes Graaf, do Técnico, a liderar a tabela, com os internacionais Pedro Cabral, do CDUL e Francisco Serra, da Académica, a seguirem bem de perto. No que concerne aos ensaios, podemos afirmar sem reservas que a tabela está bem diferente, com os portugueses Luís Sousa, do Direito, Miguel Correia, do CRAV e o experiente Valter Jorge, do Belenenses, a liderarem em exequo com três ensaios a lista de melhor marcadores. Recordamos os nossos visitantes que acima está disponível uma legenda com o nome de cada equipa e a abreviatura desta.

01º - 03 Ensaios
(GDD) Luís Sousa (3)
(CRV) Miguel Correia (3)
(BEL) Valter Jorge (3)

02º - 02 Ensaios
(AAC) Eduardo Salgado (2)
(CDL) Frederico Melim (2)
(BEL) João Mirra (2)
(TEC) Johannes Graaf (2)
(AGR) José Lima (2)
(GDD) Rui D'Orey (2)

03º - 01 Ensaio
(AAC) Brendan Holgate (1)
(AAC) Francisco Serra (1)
(AAC) Jamie Coote (1)
(AAC) João Lopes (1)
(AAC) José Almeida (1)
(AAC) Ricardo Dias (1)
(AAC) Rui Rodrigues (1)
(AAC) Sérgio Franco (1)
(AGR) Christopher Even (1)
(AGR) Duarte Cortes (1)
(AGR) Francisco Mira (1)
(AGR) Jacques Le Roux (1)
(TEC) A. Van der Merwe (1)
(TEC) Luís Castro (1)
(TEC) Ricardo Marques (1)
(CDL) Bernardo Silveira (1)
(CDL) Diogo Fialho (1)
(CDL) Duarte Figueiredo (1)
(CDL) Francisco P. M. (1)
(CDL) Pedro Cabral (1)
(CDL) Tiago Girão (1)
(BEL) Pedro Silva (1)
(BEL) Sebastião Cunha (1)
(BEL) William Hafu (1)
(CRV) João Monteiro (1)
(GDD) Pedro Carvalho (1)
(GDD) Salvador Palha (1)
(GDD) Vasco Uva (1)
(SLB) Álvaro Santillan (1)
(SLB) Diogo Gama (1)
(SLB) Greg Evans (1)
(SLB) João Mestre (1)
(SLB) Rui Heitor (1)
(SLB) Tom Flemming (1)

04º - Ensaios de Penalidade
(AGR) E.Penalidade (1)
(TEC) E.Penalidade (1)
(BEL) E.Penalidade (1)
(CRV) E.Penalidade (1)


5 * Chegamos ao fim deste longo artigo com algumas informações sobre as principais transferências deste defeso rugbístico em Portugal e com duas novidades, referentes a atletas do Grupo Desportivo de Direito, Adérito Esteves, que finalmente assinou de vez pelos franceses do Club Athlétique de Saint Etienne, o CASE, depois de muita incerteza, e Pedro Leal, que poderá (e isto não está ainda confirmado) vir a ser contratado pelo USAP, mais conhecido como Perpignan, o campeão de 2008/2009 do Top 14, o principal campeonato francês, uma das melhores ligas do mundo, como 'medical joker', uma possibilidade que (se não estamos em erro) já facilitou a contratação de Vasco Uva pelo Montpellier em 2007/2008, na sequência de um grande Mundial que o nº8 fez. Assim sendo, abaixo encontrarão uma lista com quase todos os jogadores portugueses e luso-descendentes, a jogar no estrangeiro, isto é, a jogar nas ligas de Espanha (onde encontrarão a internacional ex-agrária Daniela Andrade, que reforçou os três-quartos do Girona), França e Inglaterra, os três países da Europa onde encontraremos os acima citados atletas. Recordamos os nossos visitantes que para acederem às imagens no seu tamanho real devem carregar nelas e/ou nos links!

- Espanha (División de Honor Masculina e Feminina)

- França (Top14 e ProD2)

- França (Fédérale 1)

- Inglaterra (National 1 e National 2)