(2a Parte) Rescaldo do fim-de-semana (31/Janeiro e 1/Fevereiro)

A primeira divisão dos sub18 teve, no passado fim-de-semana, uma surpresa, com a primeira derrota do líder do grupo dos apurados, o Évora, pois perdeu com o Direito em casa. O clube de Monsanto todavia, não substitui, com esta vitória, os eborenses na liderança do grupo. Quem ganhou lugares na tabela classificativa foi a equipa da Agronomia, que com uma vitória por 26 a 5 (com ponto bónus) derrotou a Académica. Nesta partida estiveram em destaque dois jogadores agrónomos, o abertura Francisco Onofre e o ponta Rodrigo Duarte que marcaram 16 dos 26 pontos com que a equipa da Tapada venceu o jogo.
Ainda nesta divisão, mas no grupo dos não apurados, o Cascais empatou com o CDUP. No fim dos 80 minutos o resultado penalizava as duas equipas, por motivos diferentes: os homens do norte, porque trabalharam para uma vitória e apenas conseguiram sair da Guia com um empate e a equipa da linha porque podia ter tido melhor sorte nos alinhamentos e nos rucks, dois aspectos fundamentais onde, na nossa opinião, não foi superior aos atletas do Porto. Na segunda divisão, com quase todos os lugares na classificação dos grupos definidos, jogaram-se partidas da 7a jornada, que havia sido adiada no inicio do ano neste escalão e no escalão de sub16. Resta apenas encontrar o segundo apurado do grupo Centro/Lisboa, um lugar a ser decidido entre o Cascais B e a Agronomia B.


Na primeira divisão dos sub-16, o Belenenses produziu novo choque, ao derrotar pela segunda vez consecutiva um candidato ao título, desta vez o líder Cascais. Foi um jogo muito bem disputado, com duas equipas a darem o seu melhor para vencer a disputa. Começou melhor o Cascais, com o asa João Saraiva a marcar um ensaio (convertido por Tomás Jonet).
A resposta do Belenenses não se fez esperar e traduziu-se em dois ensaios, um deles marcado pelo pilar Rogério Proença, autor de uma boa exibição ao serviço da equipa do Restelo. Ao intervalo o Belém vencia por 12-07. A segunda parte foi marcada pelo esforço que as duas equipa imprimiram na conquista dos seus objectivos. Para o conjunto da casa, isso significou defender (e bem) a vantagem, para o Cascais, era necessário marcar pontos, um ensaio, no mínimo, para evitar a derrota.
Com muito mérito da equipa do Belenenses e alguma infelicidade para os jogadores do actual líder da prova, os azuis apenas sofreram 3 pontos nos segundos 40 minutos de jogo, uma penalidade. Assim, numa ronda marcada pelas vitórias do CDUL e do Direito (que derrotaram respectivamente Vitória de Setúbal e CDUP), foi o Belenenses que, num jogo muito renhido e que (justamente) podia ter sido ganho por qualquer um dos dois quinzes, protagonizou a única surpresa, pois venceu o Cascais e ascendeu ao quarto lugar da classificação geral.


A jornada deste fim-de-semana na segunda divisão deste escalão foi em tudo igual aquela que ocorreu na segunda divisão dos sub18. A diferença, obviamente, está nas equipas que se defrontaram (no grupo Norte/Centro, Académica e Escola Rugby do Porto foram mais fortes que Santarém e CDUP B) e no facto de, nos sub-16, apenas um lugar para a fase seguinte dos apurados estar em aberto, um lugar que o Técnico B ocuparia caso o Cascais B fosse incapaz de derrotar o Belas, líder incontestado do grupo.
Foi um jogo que correu muito bem ao quinze do Cascais, que com uma boa segunda parte defendeu a liderança conquistada nos primeiros 40 minutos. A excelente exibição do abertura Diogo Martins, que marcou 12 pontos e determinou o destino da partida com um ensaio fantástico, garantiu a vitória (por 17-05) de um conjunto muito trabalhador, que derrotou uma equipa que, apesar da derrota, termina esta fase num merecido primeiro lugar e não tinha nada a perder.

NOTA: Terminado este rescaldo do fim-de-semana, lamento apenas o facto de não ter acesso a mais informações referentes aos jogos realizados e a mais fotografias. No que concerne aos jogos relatados nestes dois artigos, peço desculpa aos nossos visitantes por não ter conseguido obter mais variedade, algo que, como compreenderão, não foi propositado.