Notícias (Fevereiro de 2009 - 2)

1. - O jogo entre Portugal e a Rússia domina, naturalmente, a primeira notícia desta semana. Esta está relacionada com as actividades que irão decorrer antes da grande partida. Existem duas actividades que importa salientar, uma organizada pela Caixa Geral de Depósitos, que irá oferecer bolas de rugby aos adeptos mais habilidosos e os tão valiosos bilhetes, uma prática já habitual deste patrocinador dos Lobos.
A outra actividade está inserida no convívio que a Associação de Rugby do Sul vai organizar amanhã de manhã, e consiste numa acção promovida pela Escola de Jovens Árbitros desta associação, subordinada ao tema "Eu jogo mas também arbitro!". O objectivo é o de, dos jovens praticantes aos veteranos, convidar todos os elementos desta comunidade a agarrarem no apito e arbitrarem uma partida do convívio. A EJA espera encher o Estádio Universitário de Lisboa com camisolas do "Eu apito!" no grande convívio que irá anteceder o Portugal-Rússia!
Fica aqui o programa para que todos os interessados possam participar nesta acção da Escola de Jovens Árbitros. Para participarem apenas precisam de se dirigir à tenda da organização da Associação de Rugby do Sul pelas 10h30. Para mais informações consultem os links disponíveis.

10h30: Recepção na tenda da ARS
10h45: Briefing e distribuição pelos campos
11h00: Início dos jogos
14h30: Fim dos jogos


2. - No fim-de-semana de amanhã o jogo da nossa selecção não será o único em termos de rugby internacional europeu, pois também se realiza a primeira jornada do 6 Nações de 2009. O País de Gales é o favorito à vitória, mas nunca se sabe o que Irlanda e especialmente França poderão fazer.
Os gauleses aparentam ser os principais candidatos a destronarem os galeses do topo da hierarquia europeia, mas não é possível descartarmos as ocasionais surpresas causadas por Itália e pela Escócia. A grande incógnita desta edição do centenário torneio é a Inglaterra.
É verdade que os vice-campeões mundiais aparentam estar rejuvenescidos sob o comando de Martin Johnson, porém, de cada vez que enfrentaram, nos últimos testes, adversários mais fortes, foram sempre (e sem margem para grandes dúvidas) derrotados. Terminamos a antevisão do 6 Nações deste ano com uma curta nota, sobre a introdução nesta prova, pela primeira vez, das ELV e com o calendário da primeira jornada, incluindo os convocados e o artigo de previsão do site oficial, que pode ser consultado via o seguinte link (aqui).

Sábado, 7 de Fevereiro de 2009, 15:00
Inglaterra v Itália (Twickenham)
Previsão e Convocados

Sábado, 7 de Fevereiro de 2009, 17:00
Irlanda v França (Croke Park)
Previsão e Convocados

Domingo, 8 de Fevereiro de 2009, 15:00
Escócia v País de Gales (Murrayfield)
Previsão e Convocados


3. - Graças ao excelente trabalho da gerência do Rugby Madeira ficamos a saber que o Circuito Regional de Rugby de 10 deste ano começa este fim-de-semana com uma partida entre o recém-formado clube Marítimo e o Caniçal, que se vai realizar no sábado, às 17:30 (hora local) no campo sintético do Marítimo.
Irei tentar obter mais informações sobre este Circuito e sobre os jogos deste ano à medida que os jogos se forem realizando. Para já fica aqui a notícia sobre o jogo (terei depois o resultado no artigo correspondente) e os parabéns que este site deixa aos membros do espaço web Rugby Madeira, que está com um layout excelente e continua a ser o meio privilegiado para quem quer obter informações sobre a prática da modalidade na região.


4. - Para terminar este artigo de notícias, deixamos aqui o calendário que a equipa de veteranos do Juromenha publicou esta semana no site do clube.
Não o fazemos apenas por se tratar de um dos conjuntos de veteranos mais activos em Portugal, algo que, só por si, já deve ser louvado, mas também por se tratar de uma notícia que proporciona aos visitantes deste espaço uma ideia mais concreta dos torneios em que as equipas de veteranos portuguesas participam, contrariando assim a ideia (erradamente difundida) de que os jogadores veteranos em Portugal (e respectivos clubes/formações) não realizam actividades durante o ano.

- 28 de Fevereiro (Badajoz) II Torneo Internacional Ciudad de Badajoz

- 11 de Abril (Cascais) II Cascais Vintage Rugby

- 8, 9 e 10 de Maio (Elvas) II Juromenha Rugby Oldies Festival "Porta da Ravessa"

- 15 e 16 de Maio (Bordères sur l´Echez) VI Tournoi Rugby des Chants

- 6 de Junho (Lisboa) Torneio Internacional de Veteranos de Lisboa

- (data ainda não definida) Junho (Moita) Torneio da Bairrada

Para lerem mais sobre este assunto, em especial sobre a digressão dos Veteranos do Juromenha à Argentina e ao Uruguai (onde vão participar no X Oldies But Goldies, em Montevideu e sobre o 10º EGOR (X European Golden Oldies Rugby Festival), que se realiza em Caernarfon, País de Gales, no mês de Junho de 2010, carreguem AQUI.


NOTA #1: Concluímos assim este artigo deixando apenas duas curtas informações "internas". A primeira diz respeito às tabelas classificativas e serve para informar todos os visitantes que estas ainda não foram actualizadas porque, a pedido de várias pessoas, depois da mais recente actualização (muito bem feita na nossa opinião) do site da FPR, e tendo em conta a reduzida actividade deste fim-de-semana (em termos de jogos a disputar), a sua actualização foi adiada para a noite deste Domingo (algo que garanto-vos que cumprirei) assegurando assim aos nossos visitantes que os erros detectados são corrigidos e as classificações correctamente (e em sintonia com aquelas publicadas pela entidade organizadora, a Federação) revistas. Até lá, caso a vossa tabela esteja com algum erro ou desactualizadas, a gerência do Rugby Portugal agradece a vossa paciência e compreensão.


NOTA #2: Esta informação não é bem uma notícia mas sim uma mensagem de parabéns, para o nosso formação José Pinto, que fez 28 anos na passada quinta-feira e que celebrou o seu aniversário juntamente com os colegas de selecção, num jantar ao qual fui gentilmente convidado a comparecer pela equipa técnica e que se realizou no hotel onde os Lobos ficam hospedados quando preparam os jogos internacionais que se realizam em Portugal. Esperamos todos que o número 9 do XV nacional tenha amanhã a melhor prenda possível (em termos rugbísticos, é claro): uma vitória e uma boa exibição (dele e de Portugal).
A foto que encontram acima desta segunda nota é da autoria do António Lamas, personalidade a quem este site muito agradece pela ajuda e sugestões apresentadas em prol do projecto Rugby Portugal.