O último rescaldo de 2008 (1ª parte)

De uma forma muito sucinta ficam aqui algumas linhas (esta é apenas a primeira parte de dois artigos) abordando aquilo que foram os primeiros meses de competição nos diversos campeonatos a decorrer em Portugal. Aqui é abordada a competição de Sub16, Sub18 e Sub20, na segunda parte abordarei a competição sénior masculina e feminina.


SUB-16 (página do escalão aqui)
Nesta altura, decorridas 9 jornadas da 1ª Divisão e estando a fase inicial da 2ª Divisão prestes a terminar já é possível identificar jogadores e equipas em destaque, prevendo-se uma corrida a três para o principal campeonato (que o invicto Cascais, liderado por um excelente 3ª linha - a ter em conta no futuro - João Saraiva, vai dominando, acompanhado de perto por CDUL e Direito) e uma intensa disputa entre várias equipas (Académica, Santarém, Belas, Belenenses B, St. Julians e Loulé) para o campeonato da segunda divisão.
O claro favoritismo por parte dos jovens de Carcavelos, que estão uns furos acima da média e apresentam um "assustador" diferencial de pontos (o melhor em Portugal), 428 marcados contra 7 sofridos (em apenas 6 jogos) assenta nos resultados da equipa e nos valores acima mencionados, que não só impõem respeito como dizem muito dos objectivos deste conjunto para a competição.


SUB-18 (página do escalão aqui)
Enquanto na 2a Divisão deste escalão ainda se disputa a fase inicial do campeonato, com a Loulé, o Belas e a Lousã a terem honras de destaque, no campeonato primodivisionário a fase regular já começou, tendo o Técnico e o CDUP ficado de fora do grupo dos apurados, consequência de uma derrota e de uma vitória tangencial, respectivamente, na última jornada da fase inicial.
Deste grupo (o dos apurados), Évora, Belenenses e Académica entraram com o pé direito na segunda fase da prova, estando, no entanto, as nossas atenções concentradas na prestação dos eborenses (uma boa aposta para candidato ao título) e dos "estudantes" de Coimbra (que até aqui têm surpreendido muito, e sempre pela positiva), isto tendo em conta, obviamente, o facto de estarmos perante uma série extremamente equilibrada.


SUB-20 (página do escalão aqui)
No Campeonato Nacional de Sub20 a equipa do GDD, que comanda a prova sem derrotas, tem mostrado até aqui ser a mais forte, com o capitão Salvador Mathias a liderar um grupo muito promissor, que inclusive "empresta" dois jogadores aos seniores, Luís Salema e Luís Sousa. Perto dos homens de Monsanto estão as equipas do CDUL e do Belenenses, que fecham o grupo da frente, onde pontificam, entre outros, jovens esperanças como Bernardo Silveira, Miguel Vilaça e Francisco Appleton (do CDUL) e Manuel Costa, Tomás Toulson e Veltioven Tavares (do Belenenses).
Abaixo dos primeiros três classificados podemos encontrar várias equipas (Técnico, Agronomia, Cascais e CDUP), todas com mais ou menos os mesmos pontos e jogos (só o Técnico tem menos 2 jogos) que tentam apanhar os clubes que se encontram na frente do campeonato. Afastado deste grupo mais homogéneo apenas encontramos a Académica, que apesar de começar a mostrar ser capaz de inverter a sua condição de última classificada, em termos de pontos ainda se encontra algo atrasada face à concorrência.