Rescaldo do fim-de-semana (8 e 9 de Novembro)

Desta vez começamos pelo rugby internacional, que nos proporcionou bons jogos, alguns muito bem disputados mesmo, que importa realçar. O Connacht v Portugal foi um destes bons jogos, disputado sob condições climatéricas tipicamente britânicas, servindo para Murray Henderson e Pedro Netto fazerem várias experiências, estrearem novos jogadores e testarem o grupo nacional contra uma equipa que também tinha vários jogadores novos no seu XV inicial, mas que seria sempre mais fraca que a equipa do Ulster contra quem vamos jogar esta quinta-feira (às 19:30, ver convocados e 15 inicial do Ulster aqui).
Foi um jogo complicado, com uma primeira parte em que Portugal defendeu de forma excelente, mas permitiu (no fim desta) que os irlandeses marcassem dois ensaios, um deles da autoria do Homem do Jogo (na nossa opinião), o defesa internacional sub20 irlandês John O'Brien, que se estreou nos seniores do clube com uma grande exibição. A segunda parte começou de forma diferente, com Pedro Cabral primeiro, e Gonçalo Foro depois, na sequência de um bom ensaio, a reduzirem a diferença entre as duas equipas para seis pontos.
Era nesta altura que tudo se decidiria, com a parte final do encontro a ser um verdadeiro "make it or brake it" para os jogadores portugueses. Infelizmente, para a equipa nacional, foram Brett Wilkinson e Mel Deane que marcaram os ensaios decisivos (para o Connacht), selando definitivamente o marcador (27-11) a favor da sua equipa mas sem que isso apagasse a boa exibição nacional e o grande desempenho dos jogadores mais novos, em especial de Julien Bardy.

Nos restantes jogos internacionais, foco para o excelente (como estava previsto) jogo disputado entre o País de Gales e a África do Sul. Os Springboks conseguiram manter o seu registo vitorioso mas foi um estreante galês (não Leigh Halfpenny, que também fez um bom jogo), o nº8 Andy Powell, a ser considerado o Homem do Jogo, uma distinção inteiramente merecida. A Nova Zelândia foi a Murrayfield fazer aquilo que todos sabíamos que ia acontecer, ganhar; sendo que a Inglaterra (que também apresentou a sua cota-parte de estreantes, incluindo o seleccionador Martin Johnson) venceu uma equipa dos Pacific Islanders que precisa de mais do que uma semana de treinos para poder enfrentar um teste desta envergadura.
Destaque ainda para quatro jogos que deram em vitória folgada: as vitórias dos USA (num amigável frente ao Uruguai), da Rússia (em casa contra uma Espanha de quem se esperava mais), da Irlanda (frente a um Canadá muito fraquinho) e da Argentina "A" (que "cilindrou" o conjunto do Chile numa partida a contar para a 1ª Divisão do Campeonato Sul Americano, campeonato que este ano, recordo, o Brasil venceu, na 2ª Divisão); e para dois encontros muito renhidos que tiveram protagonistas diferentes: num (o França v Argentina) foram os pontapés a fazerem a diferença entre duas equipas que praticaram um jogo pouco interessante, noutro (o quase histórico Itália v Austrália) foi um ensaio, um simples ensaio de Quade Cooper que deu a vitória à Austrália, vitória essa que a Itália tinha feito muito mais por merecer.

No plano nacional, jogou-se a primeira ronda da Taça de Portugal dos Seniores, e com esta vieram jogos muito desequilibrados (o que é normal face às diferenças, muito grandes, entre equipas de divisões diferentes e, por vezes, entre equipas da mesma divisão) e outros jogos mais renhidos. Podem consultar aqui os resultados e abaixo, caso carreguem na imagem, poderão aceder ao calendário da prova, disponível também na página dos Seniores (secção da Taça de Portugal) do Rugby Portugal.
Passando aos jogos propriamente ditos, as equipas da Agrária, do CR Técnico, do CR Linha, do Montemor e do CR Évora venceram de forma mais folgada os seus adversários, Lousada, Caldas, Tomar, Elvas e Loulé, respectivamente. A equipa do Belas foi até ao Campo do Gaio vencer a equipa da casa com uma segunda parte de bom rugby e de muitos ensaios (9 ao todo na partida, 8 para o Belas e 1 para os homens da Moita).
Em outras partidas, mais renhidas, o Famalicão, apesar de estar a jogar contra um clube da 1ª Divisão, deu imensa luta e só foi vencido na segunda metade da partida (ao intervalo estava 10-14) por um CRAV mais experiente, que quando marcou os ensaios decisivos conseguiu eliminar uma equipa que até então acreditava na reviravolta e consequente surpresa na Taça. Na Bairrada, a equipa local quase conseguiu levar de vencida o quinze da UTAD, que apesar de jogar na 1ª Divisão, não conseguiu distanciar-se no marcador e esteve perto de ser eliminado.
Por fim, naquele que se previa ser um dos encontros mais equilibrados da ronda, a disputar em Lisboa no Estádio Universitário, entre a FCT (3v-1d) e o Santarém (1v-2d), que vinha da sua primeira vitória nesta época, os escalabitanos prevaleceram por um ponto, conquistando a passagem à segunda eliminatória graças a um bom jogo (melhor na segunda parte do que na primeira, onde a equipa da FCT soube contrariar bem o jogo de avançados do Santarém e sair para o intervalo a vencer por 12-03) e ao pé do seu abertura, Pedro Serrão (8 pontos), que marcou a penalidade vencedora.

No escalão Sub20, realizou-se mais uma jornada (a 2ª) do Campeonato Nacional (ver resultados e classificação) ficando esta marcada pelas vitórias mais folgadas de CDUP e Direito (a primeira contra uma jovem Académica, a segunda causada por uma segunda parte dos advogados bem mais forte do que a reacção do CDUL, que teve desde o minuto inicial uma tarefa difícil e que só por momentos, na segunda metade do jogo, pareceu fadada a um melhor fim) e pela difícil vitória do Técnico nas Olaias frente a um Cascais que podia ter levado quatro pontos deste campo, mas que não conseguiu deter a resposta dos mabecos, que nos últimos 10 minutos deram a volta ao marcador com dois ensaios, o último dos dois marcado pelo 2º centro (nº13, não dispomos do nome do jogador), que já tinha estado em destaque pela sua equipa na jornada anterior.
Terminando a análise da jornada com a vitória do Belenenses sobre uma Agronomia aguerrida, como é habitual nas equipas jovens da Tapada, mas que não conseguiu concretizar em pontos as hipóteses que dispôs para marcar. Mérito aqui também para o ataque belenense, que fez cinco ensaios (dois na 1ª parte e três na 2ª). Podem ver alguns (dos muitos) ensaios desta partida carregando no link (aqui), graças ao vídeo que os jovens de Belém fizeram.

Jogou-se, neste fim-de-semana, a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão (ver resultados e classificação) e da 2ª Divisão (ver resultados e classificação) de Sub18.

No que diz respeito aos jogos das duas séries da Primeira Divisão vemos que, excepção feita para os desafios entre a Académica e o CDUP, que os jogadores de Coimbra venceram por 3 pontos de diferença na Lousada; e entre a Agronomia e o CDUL, em que uma segunda parte mais forte foi fulcral para os Agrónomos levarem de vencida um CDUL que deu muita luta, as duas outras partidas foram apenas de um sentido, com os jogadores de Direito e Técnico a aproveitarem exibições menos conseguidas de Cascais e Benfica, respectivamente.
Na 2ª Divisão, o grupo NORTE/CENTRO teve um encontro muito equilibrado entre Famalicão e CRAV, com os dois ensaios do capitão Manuel Barbosa (nº8) a darem a vitória aos actuais campeões nacionais da 2ª divisão sobre um conjunto famalicense que muito batalhou durante os 80 minutos da partida.
No grupo CENTRO/LISBOA foi a equipa do Belas que marcou esta jornada com uma vitória contundente frente a um conjunto do Cascais que se apresentou muito novo, ainda sem a experiência, para não dizer os suplentes, para fazer frente a um Belas muito físico, que ainda não sofreu um único ponto neste campeonato.

NOTA: Aqui creio que era importante, salvo existência de regra em contrário, que os suplentes da equipa A do Cascais (que jogou no sábado) tivessem ajudado esta equipa B no domingo. Por uma questão de solidariedade, de espírito de grupo e, mais importante, de necessidade. Este caso ilustra um problema que surgiu com a proliferação de equipas B nos escalões jovens nacionais, algo que é excelente e que devemos saudar e encorajar, na medida do possível. No que diz respeito a estas equipas, considero que não serve de nada aos clubes e aos jovens que estão a dar os primeiros passos nesta modalidade, terem que aos fins-de-semana jogar contra outras equipas com apenas 15, 16 ou 17 elementos disponíveis. É incorrecto e injusto para com jovens, pais e treinadores.

Exceptuando os casos em que no escalão os clubes só possuem estes 16 ou 17 jogadores (algo diferente), temos que ser mais conscientes para com as nossas equipas (jovens) B. O rugby é, acima de tudo, uma acção colectiva, um esforço de muitos indivíduos que, em conjunto, de forma solidária e com muito sacrifício, perseguem um objectivo comum. Cabe aos mais velhos (jogadores e técnicos), quem têm mais anos e experiência, dar o exemplo, quer seja nos Sub16 ou nos Sub18, para que não tenhamos que conviver com desistências ou com jogos de um sentido só, porque uma das equipas não tem os meios para dar resposta ao jogo dos seus adversários.

No grupo LISBOA realizou-se apenas uma partida, com Vitória de Setúbal e Montemor a lutarem, o primeiro pelos primeiros pontos da época, o segundo pela segunda vitória no campeonato. Ganharam os sadinos o desafio (e os cinco pontos) impondo com alguma naturalidade o seu superior poderio físico, perderam os mouflons uma partida, mas mostrando melhorias no seu jogo e apresentando-se mais unidos e determinados, apesar da derrota.
Finalmente, no grupo SUL, o Estremoz venceu o Beja por uma margem confortável, retirando aos bejenses a hipótese de se estrearem na prova com uma vitória e elevando a equipa ao segundo lugar do grupo, que é liderado em igualdade pontual pelo Elvas, apesar deste ter menos um jogo. Na outra partida disputada (porque o Vilamoura - Elvas não terminou) o Loulé venceu o CRUP, outro estreante, que apesar de menos experiente não foi derrotado sem ter dado uma boa luta, ficando por certo os jovens de Portalegre a lamentarem o facto de não terem conseguido converter em pontos os momentos de domínio que tiveram durante a partida.

Termino este rescaldo com a análise da 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Sub16 (ver resultados e classificação) e da 2ª jornada da 2ª Divisão (ver resultados e classificação) dos Sub16.

Invertendo a ordem até aqui seguida, começo pela 2ª Divisão, mais precisamente pelo grupo NORTE, onde o CDUP B rectificou a derrota sofrida na ronda anterior vencendo por 5 pontos a Escola Rugby do Porto que consegue, apesar da derrota, levar para casa o ponto bónus.
No CENTRO/LISBOA o Belas, dando sequência à tendência deste fim-de-semana do clube, venceu a equipa B do Cascais por uma margem que, tal como na partida acima referida, permitiu aos derrotados alcançarem o ponto bónus. O jogo entre o Técnico e o Caldas foi adiado para que se disputasse a partida que os jovens das Olaias e a Agronomia tinham em atraso, algo que sucedeu, resultando numa derrota pesada para os lados da Tapada, algo que esta equipa quererá por certo rectificar quando para a semana jogar contra o Caldas.
Em LISBOA é a equipa de Carcavelos, o St. Julians, que continua a surpreender tudo e todos vencendo até aqui todos os adversários por uma margem impressionante (sempre mais de meia centena de pontos) e sem ainda ter concedido um único ponto. Caso vençam na próxima jornada o CDUL B, os jovens da linha de Cascais terão vencido todos os membros do seu grupo, cimentando o estatuto que para já parecem querer reivindicar: o de candidatos à subida. No outro encontro deste grupo, o Direito foi ao Estádio Universitário bater um sempre difícil CDUL que até ao intervalo conseguiu manter o resultado equilibrado. Na segunda parte porém, os Universitários de Lisboa não voltaram a marcar, dando ao Direito hipótese de confirmar a vitória, se bem que sem o ponto bónus.
No grupo SUL, o último desta divisão, Vilamoura recebeu uma equipa do Elvas que não conseguiu conter, perdendo a partida sem marcar pontos, algo que terão que tentar fazer no próximo jogo contra o Loulé (em casa), caso queiram evitar o último lugar no grupo.

Centrando as nossas atenções nos jogos da 1ª Divisão dos S16 vemos que ao fim de quatro jornadas apenas duas equipas permanecem invictas: o Direito e o Cascais, naturais candidatos nesta fase, que são seguidos de perto por CDUL, Técnico e Belenenses. Mais atrás na tabela encontramos dois pares: CDUP e Agronomia e Évora e Setúbal, que estão nos últimos lugares da classificação.
Assim sendo, em primeiro lugar destacamos a (primeira) derrota de Belenenses (campeão nacional) às mãos de uma equipa do Direito muito motivada, num jogo que teve muitos ensaios e que terminou com as duas equipas a obterem o ponto bónus. O Técnico, que até aqui também se encontrava sem derrotas, não conseguiu levar de vencida o CDUL que, com esta vitória (e com mais um jogo) passou para o 3º lugar na classificação geral.
Nas outras partidas realizadas neste fim-de-semana, o Cascais venceu por larga margem uma equipa ainda muito nova do CRÉ, que precisa de tempo para conseguir competir nesta divisão mas que terá, na 6ª jornada, quando receber o Vitória de Setúbal, um teste às suas capacidades; e a Agronomia venceu o recém-promovido Setúbal, que tal como o Évora, tem nesta divisão competição demasiado experiente para um conjunto que, apesar disso, só na segunda parte da partida em causa perdeu por completo a esperança de nivelar o marcador (ao intervalo o jogo estava 14-00 para Agronomia).


PS: Desejo a todos uma boa semana, porém, antes de terminar este rescaldo queria fazer referência a dois eventos e agradecer a todos aqueles que este fim-de-semana, ajudaram com resultados, fotos, crónicas, sugestões e, tão ou mais importante, correcções ao meu trabalho.

PS_2: O Rui Vasco Silva, responsável pela gestão do site do Belenenses e um dos membros (o criador) da equipa do blog Pontapé de Ressalto criou mais um espaço de inegável qualidade, o Lions 2009, onde poderão encontrar muitas informações sobre os British and Irish Lions. O link para este e outros sites/blogues pode ser encontrado na página dos links (ver websites nacionais) do Rugby Portugal.

É importante saudar o esforço de alguém que possuindo um blog (sujeitou-se, tal como tantos outros, a verdadeiros enxovalhos via comment), resistiu ao cobarde insulto anónimo que mina a comunidade do rugby nacional na net e não só apresentou soluções (viabilizando-as e pondo de parte o clubismo que tem todo o direito a ter, visto que o Rui tinha no Pontapé de Ressalto um blogue pessoal, não um site, e podia/pode dizer nele aquilo que bem entender) como conseguiu dar um novo fôlego aquele que é para mim, neste momento, um espaço de visita diária.

PS_3: O outro evento (correcção: eventos) que queria mencionar são dois torneios que vão se realizar no próximo fim-de-semana e que me comprometi a divulgar antes do artigo de notícias desta semana (porque já seria muito tarde). São eles o Torneio Internacional de Veteranos de Lisboa (ver informações aqui) e o 3º Torneio de Rugby da Festa da Vinha e do Vinho de Borba (ver cartaz aqui). Espero que os eventos tenham grande sucesso, sendo que convido os interessados a seguirem os link e a assistirem aos mesmos.