Nota Editorial (sobre a publicação de artigos)

A pedido de alguns visitantes, que me enviaram e-mails no sentido de melhor entenderem como funciona o site e qual é a frequência de publicação dos artigos, fica aqui esta "curta" explicação.

Concebi o Rugby Portugal como um website que congregasse não só o máximo de informação possível sobre o rugby nacional e sobre todos os seus elementos, mas também que apresentasse os resultados, fotos, entre outros dados, dos jogos realizados dentro e fora de Portugal. Posso afirmar que graças à enorme (e fundamental) ajuda que vou recebendo, qualquer pessoa que explore as páginas que compõem o site facilmente perceberá que este não só representa algo de novo no panorama nacional da modalidade como é, até aqui, um sucesso.

Isso não significa que eu possua mais informação ou melhor acesso a esta que os outros autores dos blogues e sites existentes. Bem pelo contrário. Apesar de ter muitas pessoas que (felizmente) me ajudam com a informação, a publicação desta, quer seja sob a forma de actualização de resultados ou de novos artigos está toda a meu cargo, sendo que isso rapidamente se torna uma tarefa de proporções monumentais.

Basta contar o número de divisões e campeonatos que, semanalmente, se jogam e acrescentar a esse valor as competições que ainda não começaram - rugby feminino e universitário - e as provas que são organizadas por outras entidades que não a federação; e imaginarem o trabalho de preparação que uma pessoa tem que semanalmente fazer só para preparar o verdadeiro "trabalho", que é actualizar os resultados e tabelas de classificação, juntar todas as fotos e marcadores nos respectivos locais e, terminar tudo com o artigo de rescaldo.

Só assim se compreende porque é que é necessário ter um esquema bem definido para a publicação de artigos na página principal do site (isto porque as outras páginas deste são continuamente actualizadas, à medida que surge nova informação ou que me fazem chegar outros dados).

Foi esta informação em especial que me pediram para divulgar, para que os visitantes pudessem ter uma ideia de quando se publica o quê no Rugby Portugal. Assim sendo fica aqui uma simulação daquilo que é uma semana para este editor (atenção que as semanas, em termos de "trabalho" no site, "começam" à quarta-feira, isto porque até então encontro-me a tratar de artigos relacionados com os jogos do fim-de-semana anterior):

- as 4as e 5as feiras são dias reservados para a publicação de artigos relacionados com as várias rúbricas que o site tem.

- à 6ª feira é publicado (ao fim da noite), o artigo de Notícias, que aborda de forma sucinta os destaques (nacionais ou internacionais) da modalidade.

- no Sábado de manhã coloco na página principal do site um artigo contendo uma lista com os Jogos para o fim-de-semana, que posteriormente actualizo à medida que vou obtendo os resultados destes.

- no Domingo altero o título do artigo do artigo acima mencionado, passando este a centrar-se nos Resultados desse fim-de-semana, sendo-lhe acrescentadas as crónicas, fichas de jogo e os sempre necessários links, para facilitar a consulta dos resultados.

- à 2ª feira, já na posse de todos os resultados, são actualizadas as classificações e são compiladas as fotografias, publicando-se (ao fim da noite) o artigo referente às Fotos, contendo todos os links para facilitar a consulta destas.

- na 3ª feira, depois de visitar pela 3ª vez (faço isto também à segunda-feira e ao domingo) todos os websites e blogues existentes (de clubes, equipas, adeptos ou anónimos) de rugby português, escrevo o artigo com o Rescaldo do fim-de-semana, tentando abordar, mesmo que em poucas linhas, todas as partidas realizadas nos dias em causa.

E creio que está aqui tudo, se descontarmos a quantidade enorme de mails e sms's que tenho que responder (faço questão de não deixar um único e-mail ou sms sem resposta) e o facto de eu não viver do site, tendo portanto obrigações familiares e académicas, entre outras, que tenho que cumprir. Espero que tenha sido elucidativo (e perdoem-me a estensão do artigo).

Um abraço a todos (e espero que os jovens dos e-mails tenham ficado esclarecidos),

Bernardo Rosmaninho