Rescaldo do fim-de-semana (25 e 26 de Outubro)

Sem mau tempo mas ainda com muitos jogos adiados e com alguns realizados sem um árbitro nomeado pela FPR (excepção esperemos, em relação ao normal funcionamento das provas durante o resto da época), este fim-de-semana foi, desde que a época 2008/2009 começou, aquele que mais jogos teve, com a realização da primeira jornada dos campeonatos de alguns escalões (S18 e S16) e com mais uma jornada das competições séniores.

São de destacar, no plano internacional, as finais de duas provas, as principais em termos de clubes da África do Sul e da Nova Zelândia, a Currie Cup e a Air New Zealand Cup respectivamente, o resultado destas e os clubes vencedores: os Natal Sharks, de Francois Steyn, Ruan Pienaar e Frederick Michalak que finalmente conquistaram o troféu que lhes escapava desde 1996; e a equipa de Canterbury, do nº7, o "Captain Tackles" Richie McCaw, de Greg Sommerville e companhia, que derrotou no seu próprio campo os Wellington Lions para se sagrarem campeões da NZ. Para mais informações sobre estes jogos consultem os links do artigo de resultados.

Para terminar a introdução, e porque só na próxima semana (ou no fim desta) é que serão mencionadas as competições de rugby Feminino e de Sub20, que ainda não começaram, deixarei aqui o link para o PROGRAMA DE JOGO do Portugal v Canadá, partida para a qual já fizemos, no artigo de notícias da passada sexta-feira, um primeiro lançamento. Os programas de jogo não são uma tradição nossa, mas aqui no Rugby Portugal foi recolhida uma quantidade enorme de informação para o test match de sábado estando portanto um programa "oficial" feito a 95% (e que vou acabar até amanhã sendo que depois poderei, a partir de quinta-feira à noite, disponibilizar para quem quiser imprimir, uma versão PDF deste).


Passando então às competições séniores, no sábado realizou-se a 4ª jornada do Campeonato Super Bock (ver classificação e resultados), com os quatro jogos a serem todos mais ou menos à mesma hora, e a apresentarem, excepção feita para o Belenenses v Agronomia, resultados semelhantes.

(Aparte) Isto é algo que importa mudar, até porque com as partidas a realizarem-se maioritariamente em Lisboa, não existe público suficiente para encher os 3 ou 4 campos em causa ao mesmo tempo nem uma razão tão forte que por si só impeça a separação dos jogos por dois dias e por horas diferentes, por exemplo 14h e 17h, beneficiando com isso os adeptos, os organizadores das provas (por exemplo no que diz respeito aos árbitros, que não são assim tantos para que se possam realizar estes jogos todos ao mesmo tempo), a comunicação social (que não tem interesse em destacar quatro pessoas para apenas um campeonato de uma modalidade e que assim poderia, caso tivéssemos TV no rugby de clubes, estar mais interessada em fazer, pelo menos, resumos da jornada), em suma, a modalidade Rugby em Portugal.

Direito e CDUL venceram os seus jogos, algo que era esperado, pese embora a resistência que CDUP e Benfica ofereceram (maior a dos encarnados, que ao intervalo do seu jogo só perdiam por 14 pontos). Nesta ronda do Campeonato Super Bock existem dois casos (leia-se jogos) que importa abordar de forma mais detalhada.

Em primeiro lugar, aquele que envolveu o Técnico e o Cascais, um jogo que se esperava que fosse tudo menos desnivelado mas que acabou por se revelar de um sentido apenas, ficando os homens de Cascais obrigados a grandes mudanças nos seus próximos jogos caso pretendam evitar a despromoção no fim deste ano; em segundo, o Agronomia v Belenenses, um duelo entre candidatos que acabou com uma vitória para os visitantes, conquistada apesar da enorme inferioridade numérica e num campo sempre difícil como é o da Tapada. Com três peças fundamentais do XV do Restelo expulsas da partida, é de facto impressionante o facto de os azuis não terem sofrido uma derrota que, nas condições acima descritas e perante uma equipa candidata ao título como é a Agronomia, seria algo perfeitamente normal.


A terceira ronda da Campeonato Nacional da 1ª Divisão (ver classificação e resultados) foi acima de tudo, uma enorme demonstração de competitividade num campeonato que, até aqui, apenas separou a equipa da UTAD das demais como potenciais candidatas à subida. Por certo que as próximas jornadas farão uma mais efectiva triagem entre as equipas que querem e as equipas que podem subir à Divisão de Honra porém, como é possível constatar pelas vitórias do CRAV (frente à Académica em casa, naquela que foi a grande surpresa da jornada) e do Vitória de Setúbal (em Santa Rita, frente a uma forte Lousã e num jogo que podia ter acabado com qualquer um dos XVs como vencedor, mas que os setubalenses conseguiram vencer, trazendo para casa os 4 pontos), neste momento está tudo em aberto.

Em suma, neste momento temos quatro claros candidatos a subir de divisão (Académica, Setúbal, CRAV e o Évora - que tem menos um jogo), três equipas que podem, ou não, assumir uma candidatura (Agrária, Vilamoura e Lousã - que tem menos um jogo), e uma que, por ora, ainda não conseguiu alcançar a sua primeira vitória (UTAD).


Na terceira jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão (ver classificação e resultados) tivemos um grupo com jogos mais ou menos equilibrados (o grupo Norte/Centro) e três grupos com resultados bem mais desnivelados, onde já se nota quem são os favoritos a passarem em primeiro lugar à fase seguinte.

Assim sendo, no grupo NORTE/CENTRO a Escola Rugby Porto teve uma segunda parte que lhe deu a vitória e os 3 pontos contra uma equipa da Bairrada que ao intervalo perdia por 00-03. Em Arcos de Valdevez, a equipa B local foi incapaz de impedir a segunda vitória consecutiva do Famalicão, que continua assim a sua caminhada rumo aos lugares cimeiros do grupo.

No grupo CENTRO/LISBOA, Lousã B e o Caldas são, para já, os líderes incontestados de uma serie que ainda pode ter algumas mudanças na classificação, dependendo de como o Tomar, o RC Coimbra e o Santarém reagirem a este facto nos próximos jogos. De destacar, da próxima ronda, o derby regional entre Tomar e Santarém, que promete reavivar a já antiga rivalidade entre os conjuntos de rugby destas duas localidades.

Em LISBOA, a equipa da FCT deu a volta a um mau resultado na primeira jornada com duas vitórias seguidas, sendo que a última destas ocorreu graças a uma segunda parte (ao intervalo venciam por 10-07) em que marcaram 17 pontos sem resposta, destruindo assim as hipóteses do CR Técnico somar a sua primeira vitória na presente época, algo que por exemplo, a equipa de Moita já tinha feito mas que não conseguiu repetir contra um XV do Belas que não só venceu por números convincentes como tratou de dar assim a melhor resposta possível à derrota sofrida na ronda anterior.

No grupo SUL, o domínio da equipa de Montemor torna-se, a cada jornada, mais evidente. De vitória em vitória, os Mouflons, comandados por José Mendes, deixam bem claro que pretendem subir a outros patamares (leia-se 1ª Divisão) e que serão uma força a ter em conta na fase final desta prova. Com o grupo já desde cedo dividido (se não em termos pontuais, pelo menos em termos de pontos marcados), Loulé, Elvas/Juromenha, Beja e Vilamoura B terão uma dura luta pela frente, num campeonato que, até agora, parece (de entre estas quatro) favorecer as duas primeiras equipas. Nota também para a vitória do Elvas/Juromenha, que assim mantém um registo 100% no seu grupo e que na próxima jornada irá a Vilamoura, para jogar contra a equipa local.


Com o campeonato dos Sub20 reformulado (ver aqui), foram os Sub18 que se estrearam a competir neste ano, com os jogos da 1ª e 2ª Divisão a serem marcados por um grande equilíbrio entre as equipas participantes, salvo dois encontros, um da "primeira", outro da "segunda", que tiveram resultados mais pesados. Tratando-se de uma jornada inaugural é ainda muito difícil extrapolar, sem mais informações (e observações), algo de definitivo para o resto do campeonato sobre alguma das equipas destas duas divisões.
Na 1ª Divisão dos Sub18 (ver classificação e resultados), a primeira jornada ficou marcada pelas vitórias do Belenenses, que imitando os seus séniores, levou de vencida uma equipa da Agronomia que só na segunda parte foi derrotada, tendo dado uma boa réplica aos jovens de Belém; do CDUL (por números algo pesados para a equipa do Benfica) e do Évora, que foi a Monsanto vencer o Direito, podendo folgar na próxima jornada com os 5 pontos (possíveis) conquistados.


No Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Sub18 (ver classificação e resultados), exceptuando o jogo do grupo SUL entre o Elvas e o Estremoz (que os jovens de Elvas venceram por números que não deixaram grande margem para dúvidas), todas as restantes partidas foram relativamente equilibradas, com o Belenenses B e o Montemor a vencerem CDUL B e Direito B em LISBOA, com o Belas a vencer o Caldas no grupo CENTRO/LISBOA e com as equipas da Lousã e do Famalicão a vencerem nos seus jogos Santarém e UTAD respectivamente, isto no grupo NORTE.


A 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Sub16 (ver classificação e resultados) separou as equipas que venceram os seus jogos e que por agora ocupam os lugares da frente (Cascais, Direito, Técnico e Belenenses), mesmo tendo em conta que duas (Técnico e Belém) têm um jogo a menos, daquelas que perderam as respectivas partidas e que, excepção feita para Évora e Setúbal, já pontuaram (Agronomia, CDUP e CDUL).
Analisando as partidas que se realizaram, constatamos que o Direito impôs o seu jogo a uma jovem equipa do Évora que embora apresentando melhorias ainda não foi desta que conseguiu pontuar no campeonato, que a equipa do Cascais levou de vencida um CDUL com uma segunda parte que fez toda a diferença no resultado final, que foi preciso um Belenenses concentrado a defender para levar de vencida na Lousada o CDUP, e que o Técnico, depois de uma primeira parte onde a Agronomia mandou no resultado (ao intervalo vencia por 00-19), soube dar uma enorme reviravolta no marcador e conquistar a vitória (e o ponto bónus). Fica aqui a nota para o encontro da próxima jornada entre Belenenses e Direito, duas equipas que ainda não perderam este ano e que tudo farão para manter um registo sem derrotas no fim de mais uma ronda.


A jornada inaugural da 2ª Divisão dos Sub16 (ver classificação e resultados) teve vários jogos interessantes, mas uma vitória que, pela sua dimensão, deve ser mencionada primeiro. O St. Julians, a estrear a sua equipa neste escalão teve um primeiro jogo para recordar, ao bater a equipa B do Direito por 72 pontos a 0. Não foi de certeza o início de campeonato que os jovens do Direito queriam ter mas será uma estreia que, na equipa de Carcavelos, poucos esquecerão.

Noutros resultados, mais a NORTE, a Académica e o Santarém conquistaram vitórias por boas margens (37 e 19 pontos) contra o CDUP B e a Lousã, respectivamente.

No grupo CENTRO os jovens do Belas completaram aquilo que foi um fim-de-semana só de vitórias para o clube vencendo o Caldas, ao fazerem um bom uso do seu pack avançado (muito forte) que "colaborou" com os 5 ensaios da equipa. O Caldas pelo seu lado quererá por certo rectificar este resultado já na próxima jornada no jogo contra o Técnico B.

Este segundo aparte tem a sua origem não numa opinião minha, mas numa questão levantada pelos jovens do Belas, acerca da inexistência de árbitro para a sua partida. Não obstante as muitas dificuldades que, compreensivelmente, existem para nomear e proporcionar árbitros a todos os jogos (e neste fim-de-semana eram mesmo muitos) uma questão não pode deixar de ser levantada: Sendo que estava escalado um árbitro para arbitrar o jogo de séniores do Caldas que se disputava às 15h do dia em causa, porque não foi ele nomeado também para dos jogos dos sub-16 e sub-18 que se disputaram antes do dos séniores?


Uma última referência, ainda no escalão dos Sub16, para o 1º Encontro de Sevens da Escolinha de Rugby da Galiza. A ERG, não podendo, por não ter jogadores suficientes, participar no Campeonato Nacional do escalão vai realizar, em conjunto com as equipas do St. Julians, do Cascais, da Agronomia e do Belenenses, encontros mensais de Rugby de 7, dando assim a muito necessária competição aos seus jovens e sendo estes organizados, a cada mês, por uma destas equipas.
Neste 1º encontro não pôde participar a equipa de Carcavelos (St. Julians) mas mesmo assim realizaram-se vários jogos (de 10 minutos cada parte) entre as 4 equipas presentes. Fica aqui a reportagem, feita pela equipa do site da Escola de Rugby da Galiza, acompanhada por imensas fotos, que podem consultar seguindo o link.