10 anos da Ligue Nationale de Rugby (França: 1998-2008)

Como já deu para ver pelo título do artigo, este ano celebram-se os 10 anos da Liga Nacional de Rugby (francesa). Este organismo foi nasceu em 1998 para criar e gerir competições para os clubes de elite em França. As duas principais competições de clubes naquele país (o Top 14 e o Rugby Pro D2) são, portanto, organizadas sobre a égide da LNR.

No fim de cada época os dois últimos classificados do Top 14 trocam com o campeão e segundo classificado (que é apurado via playoff a quatro) da Pro D2, sendo que os dois últimos da Pro D2 são despromovidos para a Fédérale 1, sucedendo o inverso com o campeão e vice-campeão da Fédérale 1. O Top 14 possui uma estrutura competitiva muito própria, que podemos observar também, com respeito ás respectivas nuances, na Guinness Premiership e no Super 10. A final de cada campeonato é jogada no Stade de France e para o vencedor, para além do título de campeão, vai também o Bouclier de Brennus, o troféu atribuído anualmente ao vencedor do principal campeonato francês de rugby.

Neste artigo quis deixar aqui dois vídeos, um (acima) celebrando os 10 anos da liga, outro (abaixo) contendo o resumo da final do ano passado, que opôs o Stade Toulousain (o meu clube favorito em França) ao Clermont Auvergne (outro clube pelo qual tenho especial apreço por ser tradicionalmente reconhecido como o maior underdog do campeonato e porque em 10 anos esteve em quatro finais, duas como Montferrand e duas com a actual designação, tendo sempre sido batido por um dos "Stades", o Français ou o Toulousain).
(COLOCAR AQUI O VIDEO)

Não se tratando de uma final ou de um evento especial (como é o caso), não tenciono colocar aqui muitos artigos de competições estrangeiras, mas isso sucede sobretudo porque os mais interessados (e todos aqueles que tenham simplesmente curiosidade) podem aceder ao site de todas as principais competições de clubes e de selecções via a página de LINKS do Rugby Portugal, que aconselho vivamente a visitarem.