Dia Nacional do Rugby (Cobertura Rugby Portugal)

Hoje, dia 05 de Outubro de 2010, é o dia que tradicionalmente inicia a temporada para o rugby nacional, com os jogos da Supertaça a ocuparem os dois campos do Estádio Nacional no Jamor e, numa temporada diferente das anteriores, em que os dois principais campeonatos seniores (o Campeonato Super Bock e a 1ª Divisão) começaram mais cedo, aos jogos em Lisboa juntam-se as partidas da 1ª ronda da Taça de Portugal sénior e a habitual entrega dos prémios da Federação Portuguesa de Rugby referentes à época 2009/2010, cerimónia que encerra um Dia Nacional do Rugby que, neste ano, promete ser repleto de actividades e bom rugby.
Neste artigo iremos cobrir todas as partidas e falamos um pouco dos prémios FPR, anunciamos os 23 jogadores (e respectivas equipas técnicas) de algumas das 10 equipas que disputarão as Supertaças dos Sub-16, Sub-18, Sub-21, Feminino e Seniores, jogos que acompanharemos ao detalhe de forma intensiva e com permanente intervenção no meio online. Esta cobertura especial significa que, na quarta-feira, publicaremos o nosso último rescaldo e a segunda parte da grande entrevista ao Professor Henrique Garcia, um exclusivo Rugby Portugal e Revista Jogada do Mês.
Para a equipa do vosso site, o dia 5 de Outubro também é um dia especial, porque é o dia em que celebramos 2 anos de existência, 2 anos de serviço a uma comunidade pequena em números, mas grande no amor à modalidade e na dedicação de que trabalha em prol dos muitos clubes e escolinhas de rugby, das várias associações regionais e de todas as selecções nacionais. Por isso mesmo, faremos amanhã, via Facebook e aqui no Rugby Portugal, um trabalho de actualização permanente das principais incidências das partidas, com fotografias, marcadores, entrevistas em formato áudio, curtos rescaldos e, mais tarde (caso seja possível) um pequeno resumo em formato vídeo de algumas das 5 partidas.
Estejam portanto atentos a este artigo, que estará disponível na página inicial do site (com um indicador da hora de cada actualização) e à página do Rugby Portugal no Facebook, que será actualizada mais frequentemente, como é óbvio e natural. Abaixo encontram então a antevisão de todos os eventos a decorrer neste Dia Nacional do Rugby, no 2º aniversário do vosso espaço, deste website do rugby português, deste Rugby Portugal.


SUPERTAÇA SUB18 - 10h00: GD DIREITO v CR TÉCNICO
Campo nº3 do E.Nacional - Jamor, Lisboa (Localização aqui)
- DIREITO (Campeão Nacional) 43
01 - Eduardo Correia
02 - João Carvalho
03 - João Tomás
04 - Tomás Debourdeau
05 - André Mesquita
06 - Afonso Diniz
07 - João Travassos
08 - Vasco Fragoso Mendes
09 - Manuel Vilela
10 - Manuel Moura
11 - Diogo Basto
12 - Diogo Queiroga
13 - Pedro Crespo
14 - Francisco Lobo
15 - João Silva
TR - Carlos Castro
TA - Frederico Nunes
16 - Francisco Mendonça
17 - Salvador Águas
18 - João Moutela
19 - Mauro Jesus
20 - Miguel Narciso
21 - Luís Roquete
22 - Pedro Lima
23 - Pedro Neves
TM - João Vilela
- TÉCNICO (Finalista Vencido da Taça de Portugal) 03
01 - Martim Martinho
02 - Jorge Grilo
03 - Gonçalo Ferreira
04 - Ricardo Paula
05 - Tiago Alexandre
06 - Sebastião Zinito
07 - Rui Duarte
08 - João Boto
09 - Luís Madaleno
10 - Duarte Marques
11 - Francisco Lima
12 - Lourenço Pyrrait
13 - Afonso Melo
14 - Fausto Moura
15 - Bernardo Baptista
TR - Alberto Ferro
TA - António Marques
16 - José D'Alte
17 - António Melo
18 - Vicente Pyrrait
19 - Bernardo Borges
20 - André Vieira
21 - Tomás Filipe
22 - Tiago Júlio
23 - João Leitão
TM - Jorge Grilo
EQUIPA DE ARBITRAGEM: João Erse (Árbitro da Partida), João Serra Moura (Árbitro Assistente) e João Ribeiro (Árbitro Assistente).

Notas sobre a partida: Tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre este jogo com o Sr. João Serra Moura, um jogo que foi completamente dominado pelos campeões nacionais, a equipa do GDD, que apenas em momentos pareceram estar ao alcance de um conjunto do Técnico, claramente a jogar para outro Campeonato. Pode ouvir abaixo a nossa curta conversa com este jovem árbitro português.
RESULTADO (Final): 43-03


SUPERTAÇA SUB16 - 12h00: GD DIREITO v CDUP
Campo nº3 do E. Nacional - Jamor, Lisboa (Localização aqui)
- DIREITO (Campeão Nacional) 37
01 - José Lupi
02 - António Carvalho
03 - André Domingos
04 - Luís Lobato
05 - João Moraes
06 - Duarte Diniz
07 - Rodrigo Empis
08 - Pedro Rosa
09 - Manuel Santos
10 - João Leitão
11 - Vasco Queiroga
12 - Lourenço Portela
13 - João Antunes
14 - Gonçalo Malato
15 - Joaquim Gomes
TR - Martim Aguiar
TA - João Fragoso Mendes
16 - João Barata
17 - José Branco
18 - Guilherme Costa
19 - Sebastião Costa
20 - Manuel Sampayo
21 - Lourenço Pereira
22 - Tomás Montellano
FS - João Guerra
TM - João Viana
- CDUP (Finalista Vencido da Taça de Portugal) 17
01 - João Lança
02 - Vasco Baptista
03 - Gonçalo Santos
04 - Gonçalo Campos
05 - João Sousa
06 - Duarte Figueiredo
07 - Miguel Galvão
08 - Rodrigo Morgado
09 - Simão Branca
10 - João Bello
11 - João Archer
12 - Miguel Macedo
13 - Tomás Ferronha
14 - Francisco Soares
15 - Luís Dias
TR - Manuel Kosteski
TA - Bernardo Pinto
16 - Afonso Costa
17 - Guilherme Pinto
18 - Alexandre Cardoso
19 - Rodrigo Guimarães
20 - José Paula
21 - Gonçalo Seruca
22 - Manuel Menezes
23 - Sebastião Sousa Guedes
TM - Henrique Gramaxo
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Filipa Jales (Árbitro da Partida), João Serra (Árbitro Assistente) e Pedro Graça (Árbitro Assistente).

Notas sobre a partida: Na segunda partida do dia tivemos a oportunidade de assistir a uma entrada fortíssima do Direito, que com segurança e muita capacidade mostrou porque é o Campeão Nacional, construindo uma vantagem que levou para o intervalo e que só na segunda parte o CDUP conseguiu combater, iniciando um esforço de reviravolta que veio demasiado tarde, pese embora os três ensaios dos atletas da Invicta, insuficientes para deixar o XV do GDD receoso do resultado final, mas prova de que a equipa verde-branca tem talento, como é regra nos escalões de formação dos universitários do Porto, para fazer muito melhor e dar outra luta a um justo vencedor, a forte equipa Sub-16 do Grupo Desportivo de Direito. Uma última nota para felicitar o árbitro da partida, a Sra. Filipa Jales, que realizou uma exibição muito positiva, sendo que depois do jogo tivemos oportunidade de falar um pouco, numa conversa que pode ser recordada abaixo.
RESULTADO (Final): 37-17


SUPERTAÇA FEMININA - 13h30: CR TÉCNICO v SL BENFICA
Campo nº2 do E.Nacional - Jamor, Lisboa (Localização aqui)
- TÉCNICO (Campeãs Nacionais) 03
01 - Tânia Semedo
20 - Maria Margarida Morais
03 - Virgínia Tavares
04 - Vera Cantante
05 - Mariana Magalhães
08 - Marta Ferreira (C)
09 - Catarina Esaguy
10 - Vera Nascimento
11 - Marta Pires
12 - Leonor Amaral
13 - Isabel Ozório
14 - Catarina Pires
15 - Joana Vieira [3]
TR - Carlos Polainas
TA - Pedro Honório
16 - Mariana Pimenta
17 - Sara Silva
21 - Maria Ana Frazão
22 - Joana Couto
23 - Ana Gomes
24 - Margarida Pinheiro
FS - Flávio Costa
AG - Rui Runa
- BENFICA (Vencedora da Taça de Portugal) 24
03 - Andreia Ferreira
02 - Catarina Ferreira (C) [5+2+2]
06 - Arlete Gonçalves [5+5]
18 - Vera Oliveira
17 - Joana Pereira
30 - Christina Ramos
14 - Ana Antunes [5]
10 - Maria Vasquez
25 - Solange Varela
29 - Iris Silva
13 - Catarina Antunes
19 - Sofia Nobre
15 - Cátia João
TR - Paulo Silva
TA - Francisco Goes
04 - Inês Margarido
28 - Maria Heitor
12 - Alexandra Gonçalves
21 - Maria Adelaide Martins
22 - Kátia Delgado
11 - Margarida Simões
TM - Carlos Nobre
FS - Isabel Antunes
AG - Luís Antunes
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Paulo Duarte (Árbitro da Partida), Afonso Machado (Árbitro Assistente) e Álvaro Oliveira (Árbitro Assistente).

Notas sobre a partida: A supertaça feminina foi, por um lado, uma surpresa, pois esperávamos que a partida fosse mais equilibrado (e não foi); por outro, um jogo muito marcado por erros e por falhas normais em dois conjuntos que têm poucas semanas de treino e que ainda não tiveram nenhum tipo de competição oficial.
Assim sendo, o primeiro desafio do rugby feminino para 2010/2011 foi dominado pela equipa do Sport Lisboa e Benfica, que entrou em campo mais forte, com as avançadas encarnadas a causarem enormes danos ao pack do Técnico, e com as três-quartos benfiquistas, que sempre defenderam de forma agressiva, a conseguiram, desta feita, pressionar imenso as linhas atrasadas das mabecas, algo que quase neutralizou a capacidade das campeãs nacionais para produzirem jogadas de ataque organizadas, isto sem recorrerem ao pé da defesa Joana Vieira, que por várias vezes tentou aliviar a pressão e em outras ocasiões tentou chutar aos postes penalidades que, se calhar, deviam ter sido aproveitadas para ganhar terreno.
Desde cedo a turma das Olaias foi colocada a perder e pressionada por um Benfica que, longe de ser claramente superior, soube dominar a partida, criando primeiro uma vantagem no marcador e posteriormente ampliando-a, controlando um conjunto do Técnico que a espaços atacou (e bem), mas que ficou perto daquele primeiro ensaio, sem organização no ataque ou capacidade para controlar a vantagem das benfiquistas nas formações ordenadas, nunca produziu uma exibição semelhante às da época passada, sendo que somente evitou uma derrota por números mais expressivos porque em pelo menos duas situações de claro ensaio, a ponta encarnada fez 'avant'.
Fica o registo de um encontro em que as atletas das Olaias foram decisivamente derrotadas, isto apesar do impacto que Virgínia Tavares teve na luta das avançadas e do valente esforço da capitã Marta Ferreira, insuficiente para nivelar a brilhante prestação de Arlete Gonçalves, de Catarina Ferreira, a capitã do Benfica, que com experiência e nove pontos ajudou na vitória das jogadoras treinadas por Paulo Silva, e de Christina Ramos, a revelação de um desafio bem arbitrado pelo Sr. Paulo Duarte.
RESULTADO (Final): 03-24


SUPERTAÇA SÉNIOR - 15h00: DIREITO v AGRONOMIA
Campo nº2 do E.Nacional - Jamor, Lisboa (Localização aqui)
- DIREITO (Campeão Nacional) 26
01 - Cláudio Ferrete
02 - Nuno Taful
03 - Bruno Raposo
04 - Eduardo Acosta
05 - Rui D'Orey
06 - Luís Sousa
07 - Salvador Palha
08 - Diogo Coutinho (C)
11 - José Pinto
10 - Luís Salema
15 - António Aguilar [5]
12 - Miguel Leal
13 - Miguel Portela [5]
14 - José Guerreiro
09 - Pedro Leal [3+2+3+2+3+3]
TR - Aaron Jones
FS - Diogo Campos
16 - Bernardo Mota
17 - Marco Raposo
18 - Gonçalo Osório
19 - Marco Roque
20 - Manuel Santos
21 - Noé Fraquito
22 - Bernardo Gonçalves
23 - António Ferrador
TM - Lino Tudela
- AGRONOMIA (Vencedor da Taça de Portugal) 23
01 - José Leal da Costa
02 - Salvador Kadosh
03 - Christopher Eves
04 - Luca Salvadori
05 - Tiago Vanzeller
06 - António Duarte
07 - Jacques le Roux
08 - Juan Severino
09 - Lourenço Kadosh [5]
10 - Duarte Cardoso Pinto (C) [2+3+3]
11 - Diogo Coelho
12 - Francisco Mira
13 - José Lima
14 - Duarte Cortes [5]
15 - Vasco Gaspar
TR - Ricardo Sequeira
TA - João Oliveira
16 - Álvaro Graça
17 - Bernardo Duarte
18 - Rodrigo Aguiar
19 - João Pratas
20 - Tomás Gonçalves
21 - Pedro Lorena
22 - Francisco Onofre
23 - Bernardo Ribeiro
TM - Pedro Vieira
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Pedro Murinello (Árbitro da Partida), Bruno Caldeira (Árbitro Assistente) e Afonso Nogueira (Árbitro Assistente).

Notas sobre a partida: Que jogão! A Supertaça dos seniores foi, sem sombra de dúvidas, um encontro cheio de emoção. Começou com a entrada fulgurante dos campeões Direito, que rapidamente se viram a ganhar por 14 pontos de diferença, cortesia de dois ensaios (e duas penalidades) convertidos por Pedro Leal, o jogador do ano apoiado por dois experientes internacionais, Miguel Portela e António Aguilar, que aproveitaram da melhor forma os erros e a entrada "a dormir" dos jovens da Agronomia.
A respostas dos agrónomos não se fez esperar e, pese embora um erro de um árbitro, dois ensaios aproximaram a equipa da Tapada do Direito, sendo que ao intervalo os advogados venciam o encontro por 20 a 10. No segundo tempo o jogo ficou muito mais equilibrado, com o médio de formação verde-branco Lourenço Kadosh a mostrar bom serviço com um ensaio e com Nuno Taful a revelar pujança nos avançados de Monsanto.
Perante uma situação de empate e um possível prolongamento que o pontapés de Duarte Cardoso Pinto tornaram possível, foi outra vez o mesmo jogador, o inevitável 'Pipoca' (ie Pedro Leal), a marcar os pontos decisivos, com uma penalidade que quebrou o impasse, mudando o marcador de 23-23 para 26-23 a favor do GD Direito.
No fim da partida tivemos a oportunidade de falar um pouco com o treinador da Agronomia, Ricardo Sequeira, e com o primeira linha Nuno Taful, sobre este encontro. Estas duas conversas podem ser encontradas abaixo para consulta de todos os interessados.
RESULTADO (Final): 26-23


SUPERTAÇA SUB21 - 17h00: BELENENSES v GD DIREITO
Campo nº3 do E.Nacional - Jamor, Lisboa (Localização aqui)
- BELENENSES (Campeão Nacional) 39
01 - João Matos
02 - José Carracho
03 - Diogo Santos
04 - Manuel Lima (5)
05 - Miguel Silva
06 - Bartolomeu Santos
07 - Rafael Simões
08 - Pedro Rocha e Melo (5)
09 - Manuel Muralha (5)
10 - Manuel Costa (5+2+2+2+2+3+3)
11 - Hugo Simões
12 - Vasco Poppe
13 - Francisco Vieira de Almeida
14 - José Castelo Branco (5)
15 - Manuel Cid (C)
TR - Albertino Minhoto
TA - João Cunha
16 - Guilherme Duarte
17 - Frederico Silveira
18 - Gustavo Costa
19 - Pedro Cordovil
20 - José Freire
21 - Francisco Marques
22 - João Cardoso
23 - Miguel Alves
TM - Rui Muralha
FS - Pedro 'Manitas' Gomes
- DIREITO (Vencedor da Taça de Portugal) 14
01 - Hugo Santos
02 - Alexandre Nobre da Costa
03 - Frederico Andrade
04 - Francisco Silva
05 - Luís Melo e Alvim
06 - João Cabral
07 - Francisco Formigal
08 - Manuel Santos (C)
09 - Miguel Marques
10 - Lourenço Gonçalves
11 - Francisco Vieira de Campos
12 - Henrique Abelha
13 - João Macedo (5+3+3+3)
14 - Duarte Valente
15 - Miguel Costa
TR - Bernardo Aguiar
TA - António Águas
16 - Tomás Potier
17 - Miguel Guerreiro
18 - José Macedo
19 - Manuel Mourão
20 - João Lopes
21 - Francisco Matalonga
22 - Miguel Galvão
23 - João Pedro Reis
TM - Miguel Fernandes Tomás
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Pedro Fonseca (Árbitro da Partida), Paulo Duarte (Árbitro Assistente) e João Erse (Árbitro Assistente).

Notas sobre a partida: Nos Sub-21, a Supertaça opôs duas equipas completamente diferentes na maneira de jogar e na estrutura e capacidade dos 'quinzes' colocados em campo no Jamor. O Belenenses, campeão nacional, ainda usou algumas das principais peças do conjunto (que apesar da idade, já fazem, em 2010/2011, de forma efectiva, parte do plantel sénior do clube) que no ano passado conquistou o título do CN da 1ª Divisão, e apresentou um novo treinador, o experiente Albertino Minhoto, que no seu 23º ano como técnico procurava aqui o seu 20º título como treinador principal.
Por outro lado, o GD Direito, um conjunto que tal como os restantes do emblema de Monsanto no ano passado (e em temporadas anteriores) obteve a sua cota parte de sucesso, formando atletas para o plantel principal e conquistando taças, apresentou aqui uma equipa mais jovem, cheia de valores, alguns bem mais novos que os outros, mas não obstante este dado, que impossibilitou uma vitória neste encontro, um plantel que sem dúvida será capaz de lutar pela vitória no campeonato desta época.
Desta feita, no entanto, foi o rugby expansivo e muito aberto do Belém que prevaleceu, com o nº8 Pedro Rocha e Melo e o segunda linha Manuel Lima a destacarem-se com exibições muito interessantes, isto para além do par de médios, que a jogar pelos seniores, deu hoje o seu contributo nos Sub21, Manuel Costa (19 pontos) e Manuel Muralha (5 pontos). Juntos, os dois médios marcaram 24 pontos dos 39 pontos do conjunto belenense, e asseguraram boa parte da organização do 'quinze', que tal como o do Direito, em termos de preparação, ainda se encontra numa fase inicial da época.
Esta partida foi muito interessante, porque as duas equipas praticaram um rugby atractivo, e porque o Direito, que esteve sempre à correr atrás do prejuízo (leia-se atrás do Belenenses no marcador), realizou uma boa partida e nunca desistiu, com um atleta que, na nossa opinião, se destacou de forma especial, não só pelos pontos que marcou (os 14 do GDD), mas também pelo contributo que deu para o jogo do colectivo vermelho-negro. Falamos do segundo centro João Macedo, figura que muito trabalhou no sentido de evitar uma derrota dos 'advogados', algo que ao intervalo ainda parecia perfeitamente possível, mas que, durante a segunda parte, os muitos ensaios azuis (quatro) tornaram impossível evitar.
Terminamos esta partida saudando o comportamento do árbitro Pedro Fonseca (muito competente no ajuizar das principais incidências do encontro) e das duas equipas, que sempre lutaram pela vitória, dando os parabéns aos jovens do Belém e ao seu treinador, que mostrou capacidades que o tempo não parece afectar, sendo clara a preferência que possui pelo trabalho nos escalões de formação, um labor que sem sombra de dúvidas tem dado frutos e que agora, nos Sub-21 do Belenenses, conduzirá a mais vitórias durante a época 2010/2011.
RESULTADO (Final): 39-14


TAÇA DE PORTUGAL SÉNIOR - 1ª PRÉ-ELIMINATÓRIA
05 de Outubro de 2010


(23-17) BAIRRADA v UTAD
Campo da Moita - Moita, Anadia (Localização aqui)

(27-07) FAMALICÃO v GUIMARÃES
Campo do Ribeirão - Ribeirão, Famalicão (Localização aqui)

(Não se realizou - CDUP avança para a 2ªE) ER PORTO v CDUP*
Complexo Desportivo - Lousada, Porto (Localização aqui)

(00-36) AAU AVEIRO v IP TOMAR
Campo da U.Aveiro - Aveiro (Localização aqui)

(17-26) CALDAS v AGRÁRIA
Complexo Desportivo - Caldas da Rainha (Localização aqui)

(00-84) MARINHENSE v SÃO MIGUEL
Complexo Desportivo - Caldas da Rainha (Localização aqui)

(00-17) SANTARÉM v LOUSÃ
Campo do CNEMA - Santarém (Localização aqui)

(72-00) TÉCNICO v RV MOITA
Campo das Olaias - Olaias, Lisboa (Localização aqui)

(17-10) BELAS v OEIRAS
Campo do Ginásio 1º de Maio - Agualva, Cacém (Localização aqui)

(00-39) FCT v CASCAIS
Campo da Guia - Cascais (Localização aqui)

(Não se realizou - CRÉ avança para a 2ªE) ELVAS v ÉVORA*
Estádio Municipal de Elvas - Elvas (Localização aqui)

(35-00) LOULÉ v VILAMOURA
Campo do RC Loulé - Loulé (Localização aqui)

(12-17) VITÓRIA DE SETÚBAL v MONTEMOR
Estádio Municipal do Vale da Rosa - Setúbal (Localização aqui)


PRÉMIOS FPR 2009/2010 - NOMEADOS
05 de Outubro de 2010

Jogador do Ano
* Pedro Leal - Direito - Vencedor
* António Aguilar - Direito
* Juan Severino - Agronomia


Revelação do Ano
* Frederico Oliveira - CDUL
* Manuel Costa - Belenenses
* Francisco Serra - Académica - Vencedor


Treinador do Ano
* Frederico Sousa - Direito - Vencedor
* Ricardo Sequeira - Agronomia
* José Mendes da Silva - Montemor


Árbitro do Ano
* Pedro Murinello
* Rohan Hoffmann - Vencedor


Prémio Carreira Desportiva
* Dídio de Aguiar - Vencedor
* Pedro Lynce de Faria


Prémio Reconhecimento e Amizade
* Projecto Nestum - Vencedor
* Projecto Porto Futuro com Rugby
* Sport TV
* Jornal A Bola


Comissão de Prémios e Galardões da FPR: Raul Martins (ex-Presidente da FPR, representante internacional da FPR), Miguel Vareta (Vice-Presidente da FPR), Tomaz Morais (Seleccionador Nacional de Rugby de VII), Joaquim Ferreira (Técnico das Selecções Nacionais Sub-18 e Sub-19), Tiago Sousa e Silva (Presidente da ANAR) e António Gonçalves Henriques (Jornalista do Diário de Notícias).