Sugestões para este fim-de-semana...

No último fim-de-semana de pré-época para o rugby nacional (as competições este ano começam mais cedo, a 25 e 26 de Setembro), vimos oferecer aos nossos visitantes, no primeiro post de 2010/2011, algumas sugestões para quem, do Norte ao Sul do país, quer aproveitar os próximos dias para ver algum rugby, dentro e fora de casa:


1. Taça António Franco Leal 2010
Começamos com os eventos organizados para este mês de Setembro pelo Grupo Sportivo de Cascais, entidade que este ano celebra 35 anos de rugby e que mais uma vez, à semelhança do que fez no ano passado, organiza neste sábado, dia 18 de Setembro, o principal torneio de pré-época para os jovens sub-18, a Taça António Franco Leal, uma prova em que algumas das melhores equipas portuguesas são convidadas a participar num dia repleto de jogos (mais curtos que o normal, 15 minutos sem intervalo até à final, que é disputada com duas partes de 15 minutos) onde se homenageia o fundador da secção de rugby deste histórico clube.
O torneio deste ano contará com a presença de oito equipas, distribuídas por dois grupos (encabeçados pelo organizador Cascais, o Grupo A, e pelo campeão nacional Direito, o Grupo B): o Cascais, o Belenenses, o Direito (actual campeão nacional s18), o CDUL, a Académica de Coimbra, o Loulé, o Santarém e a Agronomia (campeão nacional s18 em 08/09). Abaixo encontrarão o calendário dos jogos e algumas das características mais específicas desta Taça (dirigida, recordamos, pelo Engenheiro Rui Brilhante, antigo capitão da equipa sénior do Cascais), a única prova oficial da FPR para a pré-época dos Sub-18 e uma óptima sugestão para um dia bem passado no Campo da Guia em Cascais.

Grupo A: Cascais, Belenenses, Benfica e Santarém

Grupo B: Direito, Agronomia (*), Académica e Loulé
* a participação dos 'agrónomos' não está 100% confirmada

09:30 - 1ª Rega do Campo
10:00 - Belenenses v Cascais
10:25 - CDUL v Direito
10:50 - Benfica v Santarém
11:15 - Académica v Loulé
11:40 - Cascais v Benfica
12:05 - 2ª Rega do Campo
12:20 - Direito v Académica
12:45 - Santarém v Belenenses
13:10 - Loulé v CDUL
13:35 - Santarém v Cascais
14:00 - Loulé v Direito
14:25 - 3ª Rega do Campo
14:40 - Benfica v Belenenses
15:05 - Académica v CDUL
15:30 - 1ª Meia Final (1º Gp.A v 2º Gp.B)
16:00 - 2ª Meia Final (2º Gp.A v 1º Gp.B)
16:30 - 4ª Rega do Campo
17:00 - 3º e 4º Lugar
17:30 - Final da 3ª Taça António Franco Leal
18:10 - Entrega dos Prémios

- 25 Jogadores por Equipa (jogos sem limite de substituições)
- Derrota (0 pontos), Empate (2 pontos) e Vitória (4 pontos)
- 4 ou mais ensaios marcados (1 ponto bónus)
- (e/ou) derrota por menos de 8 pontos (1 ponto bónus)


- Caso um jogador receba um cartão vermelho, fica suspenso por um jogo, mas caso seja este admoestado com um cartão amarelo, o atleta apenas ficará suspenso por 3 minutos.

- Critérios de desempate:

a) Fase de Grupos:
1º. Maior número de ensaios;
2º. Maior número de pontos marcados;
3º. Menor número de pontos sofridos;
4º. Critério Disciplinar.
b) Fase Final:
1º. Morte súbita


2. Raposas Portuguesas no Europeu de Touch Rugby 2010
Dos jogos dos mais novos passamos para um evento que queremos recordar de atletas mais velhos, uma sugestão que não obstante é para todas as idades e que se prolonga bem para além desde fim-de-semana, tendo como base a extraordinária participação de uma selecção portuguesa no 8º Campeonato Europeu de Touch Rugby, que decorreu no fim de Julho em Bristol, Inglaterra.
Para quem não sabe, o Touch Rugby é uma variante do rugby tradicional. Evasivo e rápido mas com um nível de contacto mínimo, é praticado em todo o mundo por homens e mulheres de todas as idades e níveis. O jogo é semelhante ao Rugby, mas sem placagens sem rucks, mauls ou formações ordenadas, sem alinhamentos e sem pontapés. Para jogar o ideal é conseguir 12 pessoas, 6 para cada lado, jogando em metade de um campo normal. É possível jogar com mais ou menos jogadores, ajustando as dimensões do campo.
Em Portugal, desde o início de Março de 2008 que um grupo de ex-jogadores iniciou de forma regular a prática deste jogo nas instalações do Grupo Desportivo de Direito, em Monsanto (Lisboa). Este ano Portugal foi uma selecção convidada no 8º Torneio Europeu de Touch Rugby, que se realizou entre 22 e 25 de Julho em Bristol, Inglaterra, algo já anunciado aqui no Rugby Portugal em Abril (aqui).
A participação portuguesa, que se fez no escalão "Men's 40" (ou "mais de 40 anos" em português) com uma equipa onde alinhou, por exemplo, o ex-internacional António Cunha, uma referência do rugby belenense e nacional, foi a todos os níveis sensacional, tendo surpreendido tanto a organização como os adversários, espantados com a qualidade das Raposas ("nome de guerra" da selecção), uma Development Nation que não deixou os seus créditos por mãos alheias, como se pode constatar pelos resultados obtidos, disponíveis abaixo.
O Total Rugby, programa da IRB, fez uma reportagem sobre este evento que aqui reproduzimos, um gesto de reconhecimento para com uma variante que está em franca expansão na Europa e no resto do mundo (só nesta edição do campeonato da Europa atingiu-se o número recorde de 17 países, com 53 equipas e mais de 900 atletas a participarem nas provas dos 8 escalões competitivos disponíveis); e que em Portugal, sobretudo graças ao trabalho dedicado de um pequeno grupo de praticantes, em 2010/2011, com o apoio da FPR, verá reunidas as condições para se tentar realizar o 1º Campeonato Nacional de Touch Rugby e o 1º Torneio de Touch Misto entre Empresas, isto para além da participação das Portuguese Foxes no Campeonato do Mundo de Edimburgo (2011) com 3 equipas (uma delas mista).
Fica aqui a sugestão para todos os interessados e curiosos: venham até ao campo do Grupo Desportivo de Direito praticar Touch Rugby, entrem em contacto com o Sr. António Abreu, figura de proa do Touch em Portugal (antonio@touchrugbyportugal.com), visitem os espaços online disponíveis (ver abaixo) e juntem-se a este grupo de praticantes. Abaixo encontram links, fotografias (tiradas pelos senhores Joaquim Costa Lima e Afonso Duarte) os resultados do Campeonato Europeu e os nomes da comitiva portuguesa em Bristol.

Campeonato Europeu de Touch Rugby 2010 - Mens 40

Resultados de Portugal (ver todos os resultados da prova)
22/07/2010 - Campo 1: Portuguese Foxes v Itália (07-01)
23/07/2010 - Campo 1: Portuguese Foxes v P.Gales (06-07)
23/07/2010 - Campo 2: Portuguese Foxes v França (05-06)
24/07/2010 - Campo 6: Portuguese Foxes v Irlanda (02-05)
24/07/2010 - Campo 1: Portuguese Foxes v Inglaterra (03-06)

Comitiva Nacional: Afonso Duarte, André Cunha, Andrew Roughan, António Abreu, António Cunha, Elias Gonçalves, Damian Steele, James Fisher, Joaquim Costa Lima, José Pires, Pedro Silva, Steven Evans, Tiago Mendonça e Tomás Lima

Fotografias: Joaquim Costa Lima e Afonso Duarte - AQUI

Links (1): European Touch Championships - 2010
Links (2): Touch Rugby Portugal


3. Jogos Amigáveis das Equipas Seniores em Portugal
Terminamos este extenso artigo fazendo referência aos vários jogos amigáveis que, do norte ao sul, se jogam este fim-de-semana entre as várias equipas seniores que, para a semana, entram em acção nas competições oficiais. Partidas de apresentação aos sócios, jogos-treino dos clubes ou de selecções jovens, temos de tudo um pouco para os fãs do rugby nacional que já anseiam pelo inicio das actividades rugbísticas de natureza oficial.
No que diz respeito à competição nacional, informamos que para a semana teremos aqui no Rugby Portugal um artigo fazendo o rescaldo final da época 2009/2010 e antevendo 2010/2011 (sobretudo nos seniores, onde tentaremos abordar as mudanças nos planteis e as principais notícias envolvendo os clubes) em todos os escalões, dos Sub-08 ao Rugby Universitário.

Sexta-feira, 17 de Setembro, 20:00
Campo da Tapada, Ajuda, Lisboa
AGRONOMIA v BELENENSES (seniores)

Sábado, 18 de Setembro, 11:00
Campo nº2 do Estádio Universitário, Lisboa
CDUL v TÉCNICO (seniores)

Sábado, 18 de Setembro, 18:30
Campo do GD Direito, Monsanto, Lisboa
DIREITO (seniores) v SELECÇÃO NACIONAL SUB-19

NOTA: Quem escolher dirigir-se ao Campo do GDD neste sábado terá a hipótese, durante o dia todo, de assistir a várias actividades, incluindo partidas do II Lawyers Cup, um torneio de solidariedade social que anualmente é organizado pelo clube de Monsanto com o objectivo principal de patrocinar causas sociais, apoiando projectos de integração social através do Rugby (mais informações AQUI).

Domingo, 19 de Setembro, 15:30
Campo de Santa Rita, Lousã
LOUSÃ v BENFICA (seniores)

Domingo, 19 de Setembro, 17:00
Estádio Sérgio Conceição, Taveiro, Coimbra
ACADÉMICA v CDUP (seniores)

Domingo, 19 de Setembro, 17:00
Campo nº2 do Estádio Nacional, Jamor, Lisboa
OEIRAS v SÃO MIGUEL (seniores)