Notícias (Março de 2010 - 1)

Nota Prévia

Começamos este artigo sugerindo a leitura de outro texto, intitulado "O futuro do Rugby Portugal e do rugby em Portugal", o nosso terceiro artigo de opinião, publicado visando dar resposta a muitas questões que recebemos relacionadas com o nosso funcionamento e actualização, tendo por base a comparação com o trabalho realizado no ano passado, a temporada de 2008/2009.

1 - A nossa primeira notícia diz respeito ao facto de, na segunda-feira, cumprirem-se os primeiros dois meses desde que a nova direcção da Federação Portuguesa de Rugby tomou posse, numa cerimónia que se realizou na sede do Comité Olímpico de Portugal, a 22 de Janeiro deste ano. Recordamos que a Direcção encabeçada pelo novo Presidente da FPR, o Engenheiro Carlos Amado da Silva foi eleita pela diferença mínima (um voto) num acto que foi composto por duas voltas (na primeira tivemos um empate entre as duas listas) e que os nossos amigos da Jogada do Mês cobriram de forma exemplar, ficando por isso aqui publicados os links para quem quiser recordar as principais incidências de todo o acto (primeira volta, segunda volta e tomada de posse). Uma referência, contudo, deve ser feita para a tabela publicada pelo autor do blogue Mão de Mestre, sobre as reacções ao empate da primeira volta, uma iniciativa interessante (ver aqui).
É óbvio que é injusto avaliar um trabalho em tão pouco tempo, sobretudo quando (e isto é algo que a maioria das pessoas não sabe ou simplesmente ignora) quem assume o grosso do trabalho administrativo na FPR são indivíduos, homens e senhoras que já lá estão há algum tempo e que, regra geral, têm demasiado para fazer e pouco tempo disponível para tão grande número de solicitações. Existem aspectos positivos a destacar, como o recurso ao Twitter como meio de comunicação, a renovação do principal meio de comunicação da FPR, o website, uma aposta da anterior direcção que a actual (felizmente) não abandonou, a clara melhoria no que diz respeito à publicação de resultados e actualização das tabelas e a maior frequência com que as notícias são publicadas são apenas pequenos pontos, insignificantes comparados com o enorme trabalho, que na nossa opinião, ainda tem que ser feito em vários aspectos do rugby nacional, mas suficientes para que se saude as iniciativas e deseje a esta nova direcção um bom mandato (numa altura muito importante, com a IRB a mostrar abertura a um calendário que integre os testes das principais nações emergentes, em que segundo o próprio Presidente da FPR, a ida ao Mundial é vista como uma potencial "bomba").
Uma curta nota para informar que não nos envolvemos no acto eleitoral porque este nos disse respeito de forma pessoal, impedindo assim este autor de manter uma imparcialidade que considera imprescindível no trato destes assuntos. Para quem queria saber mais sobre o futuro do rugby nacional e sobre parte do "enorme trabalho" acima referido como algo a realizar, sobretudo na área da comunicação com o exterior, uma falha, até aqui, desta direcção e, em muitos aspectos, das anteriores, sugerimos (novamente) a leitura do texto mencionado no início deste artigo e disponível na página inicial do Rugby Portugal.


2 - Da federação para os clubes, saudamos este mês o CDUL, histórico do rugby nacional e um dos grandes clubes portugueses na modalidade, que celebrou no dia 3 de Março o seu 58º aniversário, um evento que teve o seu ponto alto num jantar, promovido pelos senhores Serafim Marques, Manuel Castro Pereira e pela actual Direcção do CDUL, que reuniu cerca de 40 antigos atletas representativos de várias modalidades e homenageou os 2 primeiros internacionais de rugby do CDUL, José Belo e Octávio Rocha, que representaram a selecção nacional em 1954 (saibam mais sobre o assunto aqui).
Abordando outros aniversários, não menos importantes, destacamos o 35º aniversário do Moita Rugby Clube da Bairrada, um emblema com muita tradição na região centro. A 27 de Fevereiro os bairradinos aproveitaram para inaugurar a primeira rotunda em Portugal (situada junto ao clube de rugby) com um monumento referente à modalidade. A cerimónia foi marcada por um discurso do Presidente da Câmara Municipal da Anadia, personalidade que, juntamente com o Presidente do Moita Rugby Clube da Bairrada, baixou o pequeno pano que envolvia a placa do monumento, contendo a expressão: "A aldeia do rugby", algo no mínimo apropriado, tendo em conta a devoção e entrega dos membros desta ao desporto da bola oval. As celebrações terminaram com um excelente jantar que contou com cerca de 200 participantes, sendo estes atletas, pais, sócios, simpatizantes e/ou convidados do clube.
Passando dos aniversários para outras actividades, é de destacar os resultados do excelente trabalho que o Rugby Clube de Montemor, entre outros emblemas da Segunda Divisão Sénior, tem feito em várias áreas.
Escolhemos este clube porque não deixamos de respeitar a coragem que os seus dirigentes tiveram ao não desistirem da Taça de Portugal Sénior, conquistando por direito próprio a Taça Shield; de reconhecer os frutos de um bom trabalho na formação quando ainda em Janeiro as equipas do RCM atingiram o número respeitável de 158 atletas federados, assumindo a liderança, em número de atletas federados, a sul do Tejo, e viram em Fevereiro seis atletas seus serem convocados para três selecções diferentes (Sub-14, Sub-16 e Sub-21); e por fim, porque, no meio destas notícias, o rugby feminino não foi esquecido, com as atletas da equipa feminina do Montemor a participarem pela primeira vez numa prova oficial da Federação, a fase final (não apurados) do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Não obstante a classificação final, fica o registo de um esforço muito positivo, sintomático de uma vontade que se poderia estender a duas outras equipas femininas da região: a do CRÉ e a do CRUP, vulgo Portalegre.
Esta parte do artigo termina com a referência a algumas actividades de vários clubes: o Rugby Mourisquense, que organizou na sua casa o Mourisca Rugby Challenge 2010, uma excelente festa-convívio em que participaram muitas equipas da região, como é o caso da Académica, da Agrária e da Bairrada, numa organização que contou com o apoio do Comité Regional do Rugby do Centro (podem saber mais sobre o assunto aqui); e o CRAV, que não só recebeu muito bem este autor, no encontro dos seniores contra o Cascais (ver 'Match Report' aqui) como publicitou muito bem, via artigo no jornal A Bola, a vitória da sua equipa feminina no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, num texto que pode ser lido carregando na imagem acima disponibilizada.


3 - Abordamos agora um evento que, pese embora ter sido adiado, não deixa de merecer uma menção neste artigo. A Associação de Desportos da Madeira, antes da tragédia que atingiu a Ilha, convidou este autor a estar presente e a divulgar a realização do Torneio Internacional de Rugby Cidade do Funchal, um evento que teria lugar no fim-de-semana de 20 e 21 de Março (com um programa bastante interessante, que pode ser consultado aqui).
Entretanto, as duras notícias da tragédia que se abateu sobre os madeirenses chegaram a Portugal Continental e não deixaram ninguém indiferente, sendo que da parte do Rugby Portugal segue o mais sentido abraço de solidariedade para todos aqueles que foram afectados por esta catástrofe. Fomos informados pela Sra. Carina Carvalho, coordenadora da modalidade de Rugby pela ADM, que o evento, embora adiado, não deixará de se realizar, sendo que nova data será divulgada atempadamente e entretanto é sugerido a todos os visitantes a consulta do espaço Rugby Madeira, onde encontrarão todas as principais notícias sobre o rugby da região.
De Portugal Continental, destacamos duas acções de solidariedade, a primeira foi organizada pela secção de rugby do Vitória de Setúbal, que na recepção ao Benfica a contar para a Taça de Portugal não só cobrou um valor simbólico (a reverter para o fundo de assistência às vitimas na Madeira), como ainda vendeu os tradicionais "comes e bebes" e leiloou uma camisola da Selecção Nacional, num esforço que só foi possível devido à presença de muitos adeptos e graças ao empenho e ajuda de elementos da equipa feminina, da equipa sénior e de muitas entidades da região e que rendeu um total de 1.200 euros (leia mais aqui); a segunda, uma acção de um clube que já nos habituou, apesar da sua juventude, a esperar dele algo de especial quando se trata de ser solidário e que nesta ocasião contou com a colaboração de outro emblema que já há muito tempo se envolve em acções de apoio à comunidade. Falamos, do GRUFC/Cenatex, vulgo Guimarães, e do Tomar, respectivamente, dois clubes que aquando do jogo das suas equipas seniores, recolheram uma quantidade enorme de material, todo enviado num esforço de solidariedade que não deixamos passar em branco (ver foto acima, da autoria do Sr. Eduardo Raynoch).


4 - Passando agora para notícias no estrangeiro destacamos que, no hemisfério sul, o Super 14, a principal competição de rugby envolvendo equipas provinciais da África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, já vai na sua sexta jornada, com os jogos a renderem uma quantidade absurda de pontos (por comparação com os da Heineken Cup, a principal competição de rugby de clubes no hemisfério norte), sendo que uma partida em especial se destaca das demais, o jogo entre os Chiefs e os Lions a render, em Joanesburgo, um total de 137 pontos, divididos por dezoito ensaios, um "jogão" que os Lions venceram por 72-65, com Stephen Donald a ser o 'Homem do Jogo' e o responsável por 32 dos pontos da sua equipa.
A tabela classificativa é liderada, neste momento, pelos Blue Bulls (AFS), a única equipa que ainda não perdeu um jogo (5 vitórias, 4 pontos bónus e 24 pontos). Nas posições seguintes estão os Vodacom Stormers (AFS), os Canterbury Crusaders (NZ), os ACT Brumbies (AUS) e os Waikato Chiefs (NZ), com 19, 18, 17 e 16 pontos respectivamente. Estas quatro equipas formam um grupo mais ou menos coeso até ao 9º lugar da classificação, onde encontramos os Auckland Blues (NZ - 14 pontos). Um pouco mais para trás estão os Central Cheetahs (AFS), os Otago Highlanders (NZ), os Natal Sharks (AFS) e os Lions (AFS), com a 'franchise' australiana da Western Force a contar por derrotas todos os jogos realizados, não tendo sequer obtido um ponto bónus e ocupando, actualmente, a última posição da classificação geral. O melhor marcador de pontos é, actualmente, Morné Steyn, internacional sul-africano e jogador dos Blue Bulls, que já marcou 92 pontos nesta edição da prova (leia aqui a antevisão desta jornada).
Mais a norte é o Seis Nações que comanda as atenções dos adeptos, com a França quase com o título assegurado, uma posição que só uma derrota com a Inglaterra no jogo deste fim-de-semana e uma vitória da Irlanda sobre a Escócia por mais de cinquenta pontos pode inverter. A grande questão desta última jornada não é tanto saber se a França se sagrará campeã, algo que parece óbvio, mas sim se os Bleus conseguirão alcançar o seu nono Grand Slam, isto é, encerrar o Seis Nações 2010 sem derrotas, algo que só aconteceu em 2004, 2002, 1998, 1997, 1987, 1981, 1977 e 1968.
O torneio deste ano teve algumas surpresas, como o empate a 15 entre a Escócia e a Inglaterra em Murrayfield e a vitória da Irlanda em Twickenham, e proporcionou aos adeptos jogos para mais tarde recordar, como foi o caso do encontro entre o País de Gales e a Escócia, que os galeses venceram em Cardiff, na última jogada da partida, por 31-24. A selecção de Marc Liévremont, no meio de tanta inconsistência por parte dos 'quinzes' das ilhas, acabou por ser a mais certinha, merecendo por inteiro a vitória final e sendo, na opinião deste autor, a favorita contra uma Inglaterra muito fragilizada por fracos desempenhos e, num registo anterior, por uma preparação em que não mostrou grandes argumentos ou foi particularmente convincente.


5 - Terminamos este longo artigo mencionando umas 'curtas' (notícias) que dizem respeito ao rugby nacional, do Universitário, passando pelos Clubes e Escolinhas, até às Associações Regionais e à nossa Selecção Nacional Sénior, que este sábado joga contra a Roménia no Estádio Universitário de Lisboa, uma partida que temos que vencer para podermos aspirar a chegar ao Playoff do Mundial.

* Começamos por informar que, nesta quinta-feira, no Estádio Universitário de Lisboa, se joga a 'final four' da Primeira Divisão do Campeonato Universitário de Lisboa, organizado pela ADESL. Recordamos que nesta temporada os três primeiros classificados desta prova apuram-se para a fase final do Campeonato Nacional Universitário numa conciliação entre a ADESL e a FADU que já anteriormente saudamos e que trará um acréscimo competitivo ao Campeonato Universitário Nacional. No Estádio Engenheiro Pinto Magalhães competirão pelo CUL a campeã Academia Militar, a sempre forte FCT, o habitual participante Técnico e a surpresa desta edição, a FMH. A ordem dos jogos é a apresentada abaixo, sendo que para mais informações sugerimos a consulta do site da organização, a ADESL, em www.adesl.pt.

18:00 - FCT v Academia Militar
18:20 - Técnico v FMH
19:00 - 3º e 4º Lugar
19:20 - Final do C.Universitário de Lisboa

* Passando agora para os Clubes e Escolinhas, vimos por este meio sugerir a visita de três espaços novos na internet: a página da Escola de Rugby da Alta de Lisboa (ver aqui), o novo blogue da equipa sénior da FCT, que compete na Segunda Divisão Sénior (ver aqui) e o blogue dos seniores da UTAD, uma página criada pelo treinador do conjunto nortenho, o Sr. Marco Silva (ver aqui). Numa altura em que a actividade dos blogues e sites parece restrita a um número mais limitado de clubes ou autores, recordamos que existem outras realidades, outros clubes e escolas de rugby que importa divulgar e conhecer.

* A segunda das três grandes competições que se realizam em Portugal em 2009/2010 foi esta semana apresentada. Numa temporada especialmente repleta de provas no nosso país, a época começou com o Campeonato Europeu de Sub19, um evento em que marcamos forte presença, tendo para tal, inclusive criado um site próprio para o torneio (ver aqui). No fim-de-semana de 27 e 28 de Março decorre, nos Campos de Rugby do Jamor, a segunda edição de um dos maiores festivais de rugby juvenil no nosso continente. Organizada pela Move Sports, a empresa do ex-internacional António Cunha e do actual VP da FPR, José Trigo de Morais, e com o apoio da TMN e da Adidas, o Portugal Rugby Youth Festival 2010 trará a Lisboa um total de 64 equipas portuguesas e estrangeiras, divididas por 4 escalões (Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18). Cerca de 1800 jovens disputarão 300 jogos em 6 campos diferentes em dois dias a acompanhar. Leiam aqui um artigo referente à apresentação da prova.

* Finalmente, entre 21 e 24 de Julho, realiza-se no Estádio do Bessa, o 4º Mundial Universitário. A quarta prova de rugby da FISU, organizada este ano em Portugal, no Porto, com a colaboração da FADU e da Universidade do Porto terá a participação de 28 selecções masculinas (número não confirmado) e 16 selecções femininas e será acompanhada pelo Rugby Portugal de forma intensiva. Para já deixamos aos nossos visitantes um link para o site oficial (ver aqui) e para uma entrevista do Sr. Manuel Janeira, o Reitor da U.Porto, um dos principais promotores do evento.

* Fechamos este artigo com duas referências, a primeira para um evento que decorre este fim-de-semana, o Mega-Convívio que antecede o Portugal - Roménia, da responsabilidade da Associação de Rugby do Sul, e que tal é a dimensão e interesse que suscitou que já o vimos ser apelidado de "A Mãe de todos os Convívios". O Rugby Portugal estará presente neste convívio e este autor tentará, porque nunca consideramos esta tarefa fácil, participar na acção que a Escola de Jovens Árbitros irá organizar e apitar pelo menos um jogo dos mais novos. Abaixo encontram o horário do evento sendo que lembramos todos de que devem comprar a t-shirt ARS e participar neste evento.

11:00 - Recepção das equipas
11:30 - Início dos Jogos
14:30 - Previsão do Final dos Jogos
15:00 - Início do
Portugal v Roménia

* A segunda referência vai para um primeiro contacto que tivemos com os organizadores do Figueira Beach Rugby International – Figueira da Foz. Este mega-evento de Beach Rugby, a realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de Julho de 2010 promete trazer para Portugal o maior torneio de Beach Rugby da Europa. Com o maior Prize Money alguma vez oferecido, 5000 euros, e com a presença de 56 equipas: 40 Masculinas e 16 Femininas, 20 das quais internacionais, o torneio, para além da sua vertente competitiva, assenta a inovação e novidade nos diversos eventos paralelos, dos quais destacamos as Beach Parties, que ocorrerão em simultâneo com a realização da prova. Saibam mais sobre o FBRI no site oficial, disponível acima.