Rugby Portugal TV: 'Autumn Internationals' - 2

Da segunda quinzena de Novembro, seleccionámos dois encontros internacionais que serão colocados na Rugby Portugal TV para visionamento dos nossos visitantes. Assim sendo, temos todo o prazer em apresentar duas partidas que, por motivos diferentes, abaixo compreensíveis, importa recordar.


ESCÓCIA v AUSTRÁLIA
A primeira é aquela que foi disputada mais a norte, em Edinburgo, para sermos mais precisos. Foi na capital da Escócia, local onde encontramos o mítico Estádio de Murrayfield, a "casa" da selecção de rugby daquele país, que os jogadores comandados por Andy Robinson receberam uma muito forte selecção dos Wallabies, vulgo Austrália, que vinha de um duro empate contra a Irlanda na semana anterior.
Depois de uma década de 90 muito inconstante, com o sucesso no campo (Jim Telfer liderou a Escócia entre 1980 e 1999) a misturar-se com os desentendimentos entre adeptos e federação, os últimos dez anos do rugby escocês têm sido muito duros para uma entidade com enormes dificuldades financeiras e para um 'quinze' que só raramente consegue produzir exibições de qualidade contra os melhores, posicionando-se regularmente como uma das duas últimas selecções no 6 Nações e falhando em impressionar nos dois Mundiais entretanto disputados (2003 e 2007).
Abaixo podem encontrar os dois quinzes, vários links e fotografias do encontro, bem como o vídeo deste (ver vídeo acima), que também pode ser consultado na página das selecções, no Rugby Portugal TV. Contra um adversário do Hemisfério Sul, uma de três equipas que há muito não é batida pelo XV escocês, importa observar o trabalho defensivo dos dois conjuntos, na nossa opinião o factor decisivo no determinar do vencedor da partida.

ESCÓCIA
01 - Allan Jacobsen
02 - Ross Ford
03 - Moray Low
04 - Nathan Hines
05 - Alastair Kellock
06 - Alasdair Strokosch
07 - John Barclay
08 - Johnnie Beattie
09 - Chris Cusiter (C)
10 - Phil Godman
11 - Simon Danielli
12 - Graeme Morrison
13 - Alex Grove
14 - Sean Lamont
15 - Rory Lamont
Tr - Andy Robinson
16 - Dougie Hall
17 - Kyle Traynor
18 - Jason White
19 - Richie Vernon
20 - Rory Lawson
21 - Chris Paterson
22 - Nick De Luca
AUSTRÁLIA
01 -
Benn Robinson
02 - Stephen Moore
03 - Ben Alexander
04 - James Horwill
05 - Mark Chisholm
06 - Rocky Elsom (C)
07 - George Smith
08 - Wycliff Palu
09 - Will Genia
10 - Matt Giteau
11 - Drew Mitchell
12 - Quade Cooper
13 - Digby Ioane
14 - Peter Hynes
15 - Adam Ashley-Cooper
Tr - Robbie Deans
16 - Tatafu Polota-Nau
17 - Sekope Kepu
18 - Dean Mumm
19 - Richard Brown
20 - Luke Burgess
21 - Ryan Cross
22 - James O'Connor

Crónica do Jogo - Planet Rugby
Fotografias - Planet Rugby


ITÁLIA v SAMOA
No Stadio Cino e Lillo Del Duca, em Ascoli, realizou-se a segunda partida deste artigo, um jogo muito interessantes entre a física selecção da Samoa e os valentes italianos, que aceitaram realizar nestes dois meses um conjunto de testes muito difíceis contra super-potências como a Nova Zelândia e a África do Sul e tinham aqui uma última oportunidade para terminar 2009 com uma vitória, quebrando assim uma série de treze jogos sem ganhar.
Sem o capitão Sergio Parisse e ainda com muitas fraquezas na ligação entre os avançados e os três quartos (o par de médios), em especial na posição número 9, a do médio de formação, os italianos teriam que confiar na inspiração dos irmãos Bergamasco e com uma boa exibição do seu pack avançado se queríam bater os avançados do pacífico sul, sempre combativos (nota especial para Cencus Johnston, um "gigante" na primeira linha e provavelmente o melhor jogador desta selecção) e capazes de criar oportunidades para um conjunto de três quartos que até aqui ainda não conseguiu mostrar as qualidades reconhecidas à equipa treinada por Fuimaono Titamea Tafua, já qualificada para o RWC 2011.
Abaixo podem encontrar os dois quinzes, vários links e fotografias do encontro, bem como o vídeo deste (ver vídeo abaixo), que também pode ser consultado na página das selecções, no Rugby Portugal TV.

Uma última nota para chamar a atenção para um erro que continua a ser repetido no que concerne ao apoio e preparação destes jogos por parte da Selecção da Samoa (uma atitude que a IRB não tem rectificado ou ajudado a alterar). Falamos do pouco tempo que os homens do hemisfério sul tiveram para preparar encontros do mais alto nível, um dado que deve ser rectificado se queremos que estes jogadores venham à Europa fazer mais do que marcar presença e tentar surpreender em desafios que não podem ser preparados em três/quatro dias.

ITÁLIA
01 -
Salvatore Perugini
02 - Leonardo Ghiraldini (C)
03 - Martin Castrogiovanni
04 - Carlo Antonio Del Fava
05 - Quintin Geldenhuys
06 - Josh Sole
07 - Mauro Bergamasco
08 - Alessandro Zanni
09 - Tito Tebaldi
10 - Craig Gower
11 - Mirco Bergamasco
12 - Gonzalo Garcia
13 - Gonzalo Canale
14 - Kaine Robertson
15 - Luke McLean
Tr - Nick Mallett
16 - Fabio Ongaro
17 - Ignacio Rouyet
18 - Antonio Pavanelli
19 - Simone Favaro
20 - Simon Piccone
21 - Riccardo Bocchino
22 - Alberto Sgarbi
SAMOA
01 - Census Johnson
02 - Mahonri Schwalger
03 - Justin Va'a
04 - Filipo Levi
05 - Kane Thompson
06 - George Stowers (C)
07 - Ofisa Treviranus
08 - Henry Tuilagi
09 - Junior Polu
10 - Eliota Fuimaono-Sapolu
11 - David Lemi
12 - Seilala Mapasua
13 - Gavin Williams
14 - Henry Fa'fili
15 - Titi Esau
Tr - Fuimaono Titamea Tafua
16 - Andrew Williams
17 - Sakaria Taulafo
18 - Jonny Fa'amatuainu
19 - Misioka Tomoteo
20 - Semiperive Semeane
21 - Uale Mai
22 - Lucky Munipola

Crónica do Jogo - Planet Rugby