Notícias (Setembro de 2009 - 1)

1 - Começamos esta nova época com uma importante notícia para o futuro da modalidade, os Pumas (Argentina) entrarão finalmente (leia-se em 2012) no Torneio das Três Nações, competindo num novo formato (seis jogos por equipa, todos contra todos, três jogos em casa e três jogos fora) e integrando, a médio prazo, os seus principais jogadores na grande competição de clubes do hemisfério sul, o Super 14.
Esta entrada (condicionada) é um passo de gigante por parte das grandes potências no sentido de encurtar distâncias entre as principais selecções e mostra uma vontade em abandonar o marasmo competitivo a que a Argentina e as Ilhas do Pacífico estiveram condenadas na últimas duas décadas.
Caso a UAR consiga trazer os seus jogadores para o hemisfério sul e cumprir com as exigências financeiras e competitivas da SANZAR, poderemos ver os Pumas a competir num Torneio das Quatro Nações em 2012, realizando-se este entre os meses de Agosto e de Outubro (e entre Julho e Agosto, num formato reduzido, em ano de Mundial).


2 - Passando agora para outra selecção do hemisfério sul, destacamos aqui a vitória dos Springboks na edição deste ano do Torneio das Três Nações, quebrando o domínio exercido pelos All Blacks, que venceram entre 2005 e 2008 todas as edições da prova. Abaixo encontram uma lista com os vencedores da prova, com os resultados do torneio de 2009 e um vídeo contendo os 'highlights' do jogo decisivo.

(A camisola dos 'Springboks' é uma das muitas à venda na Loja Virtual)

A África do Sul tinha sido a última equipa a conquistar a principal prova de selecções deste hemisfério (2004) sendo que alcançaram este ano, ao vencerem em Hamilton a Nova Zelândia por 32-29, o seu terceiro título, contra os nove dos neozelandeses e os dois da Austrália, que nesta edição esteve uns furos abaixo das suas duas adversárias (e ainda tem um jogo para disputar, dia 19, contra a NZ, e a contar para uma Bledisloe Cup de 2009, já perdida para os rivais da Oceania).

Com esta vitória, esta equipa dos Springboks, mais do entrar para a história do rugby, arrisca-se a não ter mais nada para ganhar, tendo já vencido o Campeonato do Mundo em 2007, derrotado os Lions em 2009, e conquistando ainda neste ano a Mandela Challenge Plate, a Freedom Cup e o Torneio das Três Nações.

18.07.09 - NZL v AUS (22-16)
25.07.09 - AFS v NZL (28-19)
01.08.09 - AFS v NZL (31-19)
08.08.09 - AFS v AUS (29-17)
22.08.09 - AUS v NZL (18-19)
29.08.09 - AUS v AFS (25-32)
05.09.09 - AUS v AFS (21-06)
12.09.09 - NZL v AFS (29-32)
19.09.09 - NZL v AUS (33-06)

Mais informações sobre o Tri Nations 2009: aqui

1996 - Nova Zelândia
1997 - Nova Zelândia
1998 - África do Sul
1999 - Nova Zelândia
2000 - Austrália
2001 - Austrália
2002 - Nova Zelândia
2003 - Nova Zelândia
2004 - África do Sul
2005 - Nova Zelândia
2006 - Nova Zelândia
2007 - Nova Zelândia
2008 - Nova Zelândia
2009 - África do Sul


3 - Abordando agora as nossas Selecções Nacionais, é bom registar que depois de uma curta paragem para férias (a única excepção foi a SN de Sub-17, que foi a Brive competir na Euro Rugby Cup, prova organizada pelo clube local, coberta pelo rugbyportugal.com, na qual terminámos num honroso 2º lugar) os nossos Lobos (Sub-19 e Seniores) voltam ao activo, estando os primeiros a preparar-se para o Campeonato Europeu do escalão, que se realiza entre 23 e 31 de Outubro em Coimbra, e os segundos a aprontarem-se para uma época muito dura, que nos Sevens começa já com o Namíbia Sevens 2009, e no XV terá uma segunda volta do TEN muito complicada, com a fulcral qualificação para o RWC na mente de todos os portugueses.

Convocados: Sub-19 e Seniores (ver abaixo)
(Lobos XV - Centro de Alto Rendimento e Lobos VII - Namíbia Sevens 2009)

* Calendário da 2ª Volta do Torneio das 6 Nações B (2010)
* Classificação Actual (à 6ª jornada, de 12)

Rússia v Portugal - Sochi (06/02)
Roménia v Espanha - Bucareste (06/02)
Geórgia v Alemanha - Tiblissi (06/02)

Espanha v Rússia - Madrid (13/02)
Portugal v Geórgia - Lisboa (13/02)
Roménia v Alemanha - Bucareste (13/02)

Rússia v Roménia - Sochi (27/02)
Alemanha v Portugal - Heusenstamm (27/02)
Geórgia v Espanha - Tiblissi (27/02)

Roménia v Geórgia - Bucareste (13/03)
Espanha v Portugal - Madrid (13/03)
Rússia v Alemanha - Krasnodar (13/03)

Alemanha v Espanha - Heidelberg (20/03)
Geórgia v Rússia - Trabzon, Turquia (20/03)
Portugal v Roménia - Lisboa (20/03)

Noticiamos ainda escolha do nosso Seleccionador Nacional, o Prof. Tomaz Morais, pela AER/FIRA, para orientar a Selecção da Europa (Luís Pissarra e Miguel Portela também foram convocados) num jogo contra os Barbarians Franceses (selecção composta de alguns dos melhores jogadores em França - convidados para jogar por esta) que se realiza no âmbito da celebração dos 75 anos da Confederação Europeia e o anuncio dos testes internacionais de Novembro, período em que Portugal irá defrontar as poderosas selecções da Namíbia, do Tonga e da Argentina 'A'.

07/08 de Novembro de 2009
Portugal v Namíbia

21/22 de Novembro de 2009
Portugal v Tonga

28/29 de Novembro de 2009
Portugal v Argentina A

A participação portuguesa no Namíbia Sevens 2009 (evento sancionado pela IRB que decorre nos dias 25 e 26 de Setembro na capital Windhoek, com os jogos a realizarem-se no Hage Geingob Stadium), uma importante prova que marca uma nova era para o rugby de sete daquele país africano, pois este irá, nos próximos seis anos, beneficiar de um apoio superior a 2 milhões de euros, graças à empresa Trustco Namibia, novo parceiro da federação local (NRU), é mais uma exemplo da boa reputação que o nosso rugby granjeia junto das outras nações.
Neste certame participarão as selecções da África do Sul, das Ilhas Fiji, da Samoa, da Argentina, do Zimbabwe, da Namíbia, da Zâmbia, do Uganda, do Botswana e a selecção jovem (Sub23) da África do Sul, os 'Emerging Springboks'. Será a segunda vez que uma selecção nacional vai até Windhoek, capital deste país africano, sendo que em Sevens já jogamos cinco vezes contra esta selecção (1 vitória e 4 derrotas, 52 pontos marcados e 58 pontos sofrídos) um registo bem melhor do que na variante de XV, onde já defrontámos os 'Welwitschias' por três vezes, contando Portugal com três derrotas em tantos jogos realizados.

23 de Janeiro de 1998
Portugal v Namíbia - Lisboa
19 - 36

24 de Maio de 1991
Portugal v Namíbia - Lisboa
12 - 34

20 de Abril de 1990
Namíbia v Portugal - Windhoek
88 - 18


4 - Abordando agora novidades de uma índole exclusivamente nacional, na passada semana, durante os dias 8 e 9, decorreu no Estádio Jorge Sampaio, em Gaia, o 1º Encontro Nacional de Escolinhas de Rugby, organizado pelo Programa Escolhas, com o apoio da Federação Portuguesa de Rugby, da Associação de Rugby do Norte e da Associação de Rugby do Sul, que contou com a presença de seis Escolinhas de Rugby que, do norte ao sul do nosso país, têm desenvolvido um trabalho meritório em prol destes jovens e da modalidade.
A Dezembro de 2008 o Programa Escolhas assinou com a FPR e com a ARN e ARS um protocolo de cooperação onde se previa a criação de 5 Escolinhas de Rugby para crianças e jovens (rapazes e raparigas) dos 06 aos 14 anos, estando estas localizadas em bairros carenciados, onde os projectos do Programa Escolhas têm intervido. Assim sendo, depois do sucesso com o projecto-piloto da Companhia do Rugby (Bairro do Cerco, Porto), surgiram as escolas de rugby de Caxias, Setúbal, Ramalde (Porto) e Peniche que, logo na sua primeira época de actividade, participaram em alguns convívios de rugby juvenil.
No inicio da sua segunda época de actividade, estas cinco escolas vão reunir os seus jogadores neste 1º Encontro Nacional de Escolinhas do Programa Escolhas. Este encontro contará ainda com a presença, como convidados especiais, da Escolinha de Rugby da Galiza que, recorde-se, foi o primeiro projecto em Portugal de ensino do rugby a crianças desfavorecidas e continua a ser o maior exemplo e porta-estandarte de todo um grupo de iniciativas semelhantes que felizmente continuam a surgir no nosso país.
Por considerarmos importante destacar o bom trabalho destas AR's e destes projectos, que ajudam estes jovens, introduzindo-os a um desporto novo e a um conjunto de valores muito próprios do rugby, decidimos aqui, no Rugby Portugal, criar mais uma página, dedicada exclusivamente à FORMAÇÃO, um espaço que, no nosso entender, compreende todos os escalões abaixo dos Sub-16 (Sub08, Sub10, Sub12 e Sub14).
Queremos aproveitar o trabalho feito por amigos do nosso site, como são o Senhor João Paulo Pedrosa e os Senhores (e Senhoras) da Escolinha de Rugby da Galiza, que, no caso deste evento, voltaram, no seu espaço, (link aqui) a fazer um comovente e completo relato de uma viagem e jogos realizados.


5 - Dando sequência aquilo que já é um habito no início das últimas temporadas, o seleccionador nacional português, o Prof. Tomaz Morais, deu uma grande entrevista, desta feita ao Diário de Notícias, onde falou sobre os jogadores estrangeiros na nossa selecção, sobre o próximo grande objectivo, o Mundial de 2011, sobre o Sporting e sobre a evolução da nossa modalidade.
É uma boa leitura, a que sugerimos aos nossos visitantes, sendo que desta retiramos algo muito importante, o reconhecer da enorme importância do reforçar das infra-estruturas dos clubes portugueses, completamente insuficientes (nalguns casos inexistentes) para fazer face ao aumento de praticantes na modalidade, algo que a ocorrer de novo sem que clubes e federação estejam para tal preparados pode muito bem ser fatal para a evolução do desporto no nosso país.

Entrevista ao Prof. Tomaz Morais: parte 1, parte 2 e parte 3

No nosso entender, a necessidade de reformular os quadros competitivos (que ainda estão desadequados ao nível competitivo de todas as equipas, das mais fortes às mais fracas), de aumentar (ou criar) infra-estruturas para que os clubes possam oferecer condições aos seus atletas (mantendo-os e tornando estas instituições capazes de receber novos praticantes) e de repensar o uso dos jogos da selecção nacional sénior como veículo de divulgação da modalidade, retirando-os de Lisboa, deveriam ser algumas das principais prioridades de quem dirige o rugby português.

(O Estádio Jorge Sampaio já podia - e devia - ter recebido um jogo da Selecção)

Tal não sendo, ou perante uma opinião diferente, no que a estas (prioridades) diz respeito (que não sabemos se é o caso), saudamos a boa entrevista do seleccionador nacional, líder de um grupo de trabalho que com o seu sucesso e esforço tem sido, ao longo dos últimos anos, o principal responsável pelo maior "salto" (em todos os aspectos) que o râguebi nacional alguma vez conheceu.


6 - Terminamos este artigo com duas sugestões: uma para aqueles que estejam interessados em praticar a nossa modalidade pela primeira vez, outra para quem pretende assistir a um bom dia de jogos entre algumas da melhores equipas Sub-18 do país. Com a época 2009/2010 a começar oficialmente em Outubro, mais propriamente no dia 05, mas já com muitos clubes (localize o mais perto de si aqui, na página de Informação sobre Clubes) a treinar desde o início de Setembro, recordamos que estes estão abertos a todos os indivíduos, dos mais novos aos mais velhos, que queiram começar a jogar rugby (vejam abaixo o exemplo do cartaz das captações do Guimarães).

(Os Bravos estão até ao fim deste mês à procura de novos praticantes)

Neste Sábado, dia 19 de Setembro, realiza-se no Campo da Guia, em Cascais, a nossa segunda proposta, a 2ª edição da Taça António Franco Leal, uma prova em que participarão cinco equipas: o Cascais, o Belenenses, o Direito, o CDUL e os campeões nacionais do escalão, a Agronomia. Com 25 jogadores por equipa, substituições ilimitadas e jogos com a duração de 20 minutos sem intervalo (excepção para a final que terá duas partes de 15 minutos, com 3 minutos de intervalo), este evento promete ser extremamente interessante, começando às 10 da manhã e terminando às 19 horas do mesmo dia.

(No Campo da Guia estarão três dos quatro XVs que foram à final 4 do CN de 08/09)

09:30 - Primeira Rega
10:00 - Belenenses v Cascais
10:30 - Direito v Agronomia
11:00 - Cascais v Direito
11:30 - Agronomia v CDUL
12:00 - CDUL v Cascais

12:30 - Segunda Rega
13:00 - Direito v Belenenses
13:30 - Cascais v Agronomia
14:00 - Belenenses v CDUL
14:30 - Agronomia v Belenenses
15:00 - CDUL v Direito

15:30 - Terceira Rega
16:00 - 1º Classificado v 3º Classificado
16:00 - 2º Classificado v 4º Classificado
17:30 - Jogo para o 3º e 4º Lugar
18:00 - Final da 2ª Taça António Franco Leal
18:45 - Entrega dos Prémios