Notícias (Junho de 2009 - 3)

1 - ENTREVISTA BRYAN FREITAS
Por ocasião de uma entrevista feita pelo vosso autor ao Sr. Bryan Freitas (a publicar este fim-de-semana aqui, no RugbyPortugal.com), o jovem responsável pelo excelente blogue Rugby Portugal - Lobos em França, e por uma época inédita, em que os adeptos portugueses tiveram informações regulares bastante interessantes e completas sobre todos os jogadores portugueses e luso-descendentes a jogar em França divulgamos aqui um óptimo post, outra entrevista, esta realizada no blogue acima mencionado ao três-quartos ponta do CDUL e da Selecção, Gonçalo Foro, que garantimos, vale a pena ler, e que efectua um curto rescaldo à época deste internacional, abordando temas como a Selecção de XV, os Sevens, a época do CDUL, entre outros...
Leiam mais sobre o assunto aqui (ou no Rugby Portugal - Lobos em França, no seguinte endereço http://lobosportugalrugby.blogspot.com/).


2 - DIREITO AOS SEVENS 2009
Este circuito de rugby de sete, o popular sevens, foi criado pelo Grupo Desportivo de Direito para os escalões de Sub-16 e Sub-18, oferecendo durante três semanas, a cada sexta-feira, um dia que não impede os jogadores de estarem com as famílias nos fins de semana e que nos parece o ideal para um evento deste género, uma tarde/noite de jogos bem disputados entre várias equipas convidadas e as duas equipas da casa.
O vosso autor, que não pôde marcar presença nas duas primeiras etapas do circuito, estará no Campo do GD Direito, em Monsanto, na próxima sexta-feira, para fotografar e acompanhar os últimos jogos de mais uma excelente iniciativa.

Clubes Participantes (S16): Direito, Técnico, Cascais, CDUL e Belenenses
Clubes Participantes (S18): Direito, Técnico, CDUL e Belenenses

1ª Etapa (19/06/2009)
SUB-16: DIREITO - TÉCNICO (24-12)
SUB-16: CASCAIS - CDUL (17-00)
SUB-16: TÉCNICO - CASCAIS (05-33)
SUB-16: DIREITO - CDUL (45-07)
SUB-16: TÉCNICO - CDUL (43-00)
SUB-16: DIREITO - CASCAIS (10-00)
SUB-18: DIREITO - TÉCNICO (31-07)
SUB-18: TÉCNICO - CDUL (12-12)
SUB-18: DIREITO - CDUL (21-14)

2ª Etapa (26/06/2009)
SUB-16 DIREITO - CDUL (00-00)
SUB-16 BELENENSES - TÉCNICO (00-00)
SUB-16 CDUL - CASCAIS (00-00)
SUB-16 DIREITO - BELENENSES (00-00)
SUB-16 TÉCNICO - CDUL (00-00)
SUB-16 CASCAIS - BELENENSES (00-00)
SUB-16 DIREITO - TÉCNICO (00-00)
SUB-16 CASCAIS - TÉCNICO (00-00)
SUB-16 BELENENSES - CDUL (00-00)
SUB-16 CASCAIS - DIREITO (00-00)
SUB-18 DIREITO - TÉCNICO (00-00)
SUB-18 CDUL - BELENENSES (00-00)
SUB-18 TÉCNICO - BELENENSES (00-00)
SUB-18 DIREITO - CDUL (00-00)
SUB-18 DIREITO - BELENENSES (00-00)
SUB-18 TÉCNICO - CDUL (00-00)

3ª Etapa (03/07/2009)
SUB-16 DIREITO - BELENENSES (00-00)
SUB-16 TÉCNICO - CASCAIS (00-00)
SUB-16 DIREITO - CASCAIS (00-00)
SUB-16 BELENENSES - TÉCNICO (00-00)
SUB-16 DIREITO - TÉCNICO (00-00)
SUB-16 CASCAIS - BELENENSES (00-00)
SUB-18 DIREITO - TÉCNICO (00-00)
SUB-18 TÉCNICO - BELENENSES (00-00)
SUB-18 DIREITO - BELENENSES (00-00)


3 - ANIVERSÁRIOS
Neste mês de Julho, aproveitamos para felicitar três clubes que celebram o seu aniversário e que, do Norte ao Sul, continuam a atrair para o rugby novos praticantes e adeptos.

Falamos do Râguebi de Viana, que celebra o seu primeiro aniversário, uma data a recordar tendo em conta o excelente e muito importante trabalho desenvolvido pelo RAV naquela região junto dos mais novos; do Rugby Clube de Loulé, que faz 27 anos, uma idade bastante respeitável para um emblema algarvio que continua vivo e muito activo no panorama nacional; e o CRAV que celebra o seu 28º aniversário numa temporada muito positiva para os elementos do emblema de Arcos de Valdevez (recorde-se que foi atribuído ao CRAV, neste ano, o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública, uma distinção que prestigia a entidade e recompensa as três décadas de labor deste clube em prol do rugby nacional).


4 - V OEIRAS SEVENS
Realiza-se, neste Sábado, dia 27 de Junho, no Colégio Marista de Carcavelos, a quinta edição do Oeiras Sevens, um torneio organizado pela equipa do Rugby Clube de Oeiras e que já tem a sua tradição na zona da Grande Lisboa.

Na edição deste ano participam as seguintes equipas: RC Oeiras, Santo Amaro, Madeira Barbarians, Lobos Marinhos (Selecção Regional da Madeira), Marinhense, Rugby da Linha e o Estremoz. Interessa ver como reagirão os jogadores madeirenses a este teste contra equipas de níveis diferentes como são, por exemplo, o Cascais Rugby Linha, o Oeiras e o Estremoz.

Obtenham mais informações sobre a prova no site oficial, http://sevensoeiras.blogspot.com/, sendo que esta começa às 11h e promete continuar noite fora, com a terceira parte a iniciar-se por volta das 18h no Peter Café Sport.


5 - JOÃO CORREIA VISITA A ERG
O capitão dos nossos Lobos, o João Correia, numa acção que devemos louvar e que encontra paralelo na visita que Frederico de Sousa e Miguel Portela fizeram ao Beja, visitou as instalações da Escolinha de Rugby da Galiza (leia o artigo aqui), conviveu com os jovens daquele clube e treinou com eles, trazendo a eles outra realidade do rugby nacional e, mais importante, uma esperança renovada de um futuro melhor, para a escola e para a vida daqueles atletas.
Numa altura em que o rugby nacional já marca de forma positiva a vida de muitos atletas com mais dificuldades que o comum português, quer seja no Norte (Bairro do Cerco) ou no Sul (Escolinha de Rugby da Galiza), a importância do apoio e ajuda a estas instituições é enorme e estas acções, por parte de personalidades conhecidas da nossa comunidade, são extremamente positivas, quer seja por ocasião de um treino, de uma conversa ou até de uma simples visita ou fotografia, pois transmitem o afecto e a preocupação por um conjunto de pessoas e por um projecto que é essencial para o correcto desenvolvimento da modalidade e de um grupo de jovens, que esperamos serem capazes de enfrentar um futuro com mais oportunidades e, acima de tudo, com mais esperança no coração.


6 - JONAH LOMU PODE VOLTAR A JOGAR
A notícia é avançada pelo site Planet Rugby e sugere que o ex-internacional All Black, de 35 anos, poderá regressar daquilo que ele apelidou de "um ano de sabática", alinhando agora por um clube da terceira divisão francesa, o Marseille Vitrolles, que procura alcançar a promoção para o PRO D2, a segunda divisão nacional, uma competição profissional que é a antecâmara para o TOP 14, o principal campeonato daquele país.
Para mais informações sobre este lendário três-quartos ponta, consultem o seguinte link (aqui). Caso pretendam ler esta notícia de forma mais detalhada, pois a confirmar-se esta é por certo uma grande notícia para o rugby mundial, sobretudo por tratar-se de uma figura lendária, um enorme jogador e um indivíduo com uma gigante força de vontade e amor pelo rugby, carreguem aqui.


7 - APOIO AO CLUBE BRASILEIRO TITANS (SALVADOR DA BAÍA)
Tivemos o prazer de ser contactados recentemente pelo Presidente do Juromenha, o Dr. Paulo Jaleco, que nos transmitiu uma mensagem do Sr. Elson, ex-jogador do Vilamoura e um membro importante de um clube que está a tentar dinamizar a modalidade na região do nordeste brasileiro.
Aquando da edição deste ano do Torneio de Veteranos do Rio de Janeiro, a equipa portuguesa dos Veteranos de Juromenha pôde constatar o excelente trabalho até aqui desenvolvido e verificar que as dificuldades deste projecto são, infelizmente, muitas. Agora se solicita aos adeptos portugueses que colaborem na aquisição de camisolas oficiais deste clube, angariando assim verbas para apoiar a equipa e custear as deslocações desta.
Acima estão fotos da camisola, sendo que os interessados devem contactar o rugbyportugal.com através do e-mail da Loja Virtual (rugbyportugal.loja@gmail.com) indicando o tamanho e o número de camisolas pretendidas. Recordo que para uma camisola de jogo o preço (que já inclui portes de envio) é extremamente convidativo (35€) e conto com a ajuda dos adeptos portugueses.