Entrevista RugbyPortugal.com - Bryan Freitas

Caros visitantes,

Numa acção visando fazer um curto rescaldo daquilo que foi a época de rugby em França e, em especial, dos jogadores portugueses e luso-descendentes a jogar nos campeonatos daquele país, tivemos o privilégio de poder entrevistar o Sr. Bryan Freitas, o autor do excelente blogue Rugby Portugal - Lobos em França, numa conversa que abaixo transcrevemos...


RugbyPortugal.com (RP):
1. Bryan, em primeiro lugar, parabéns pelo teu trabalho. Mais um ano de rugby em França, mais uma final perdida para o Clermont. Que achaste do Top 14 desta temporada?

Bryan Freitas (BF):
1. Penso que a classificação final foi a esperada. As duas equipas mais fracas, Mont-de-Marsan e Dax, desceram, e as quatro equipas qualificadas para as meias finais mereceram claramente o seu lugar.

Biarritz estave mal no início da temporada, mas recuperou e teve bons desempenhos durante o resto da prova; Brive, que foi a última equipa qualificada para a Heineken Cup de 09/10, realizou uma boa temporada.

Creio que equipas como Montpellier, Bayonne ou Toulon, ficaram classificadas numa posição à imagem das suas prestações, que tanto eram muito boas como causavam resultados muito negativos.


RugbyPortugal.com (RP):
2. No que diz respeito ao desempenho dos portugueses e dos luso-descendentes a jogarem em França, como consideras que estes estiveram durante o ano?

Bryan Freitas (BF):
2. No conjunto, penso que este foi um ano muito bom para os portugueses e para os luso-descendentes a jogarem em França.

Todos eram titulares nos seus clubes nos diferentes campeonatos franceses (Top 14, Pro D2, Fédérale 1, Espoirs e Reichels), sendo que para alguns, o ano começou bastante bem (Gonçalo Uva era frequentemente titular mas infelizmente a sua indisponibilidade devido aos jogos da Selecção Nacional e à sua lesão fizeram-no permanecer fora dos relvados até o fim da temporada) mas não terminou dessa forma.


RugbyPortugal.com (RP):
3. Em relação à pergunta anterior, existe algum jogador ou jogadores que queiras destacar e aches que este ano tenha estado especialmente bem?

Bryan Freitas (BF):
3. Sim. Jonathan Leite e Aurelien Béco, os dois jovens do Brive fizeram uma temporada muito boa ganhando o Campeonato dos Espoirs contra o Clermont, de Julien Bardy. Os dois são elementos indiscutíveis na sua equipa e estarão a jogar na Selecção bem mais rapidamente do que as pessoas pensam.

Acho também que David Penalva e Cristian Spachuk deveriam ser homenageados por terem suportado um ano muito difícil em termos financeiros para o clube deles.

Para terminar, gostaria de felicitar o Julien Bardy por ter alcançado nesta época a Selecção Nacional, um objectivo muito difícil que ele conseguiu atingir. Espero que este tenha sido um primeiro passo na entrada futura de outros jogadores luso-descendentes que têm nível para estar na nossa Selecção.


RugbyPortugal.com (RP):
4. Abordando agora o teu espaço na internet. Como surgiu a ideia para criares o Rugby Portugal - Lobos em França?

Bryan Freitas (BF):
4. Antes do Rugby World Cup 2007, eu já gostava da modalidade e até já a tinha praticado quando tinha 12 anos, mas não sabia até o jogo contra o Uruguai que Portugal tinha uma selecção nacional de rugby.

Assisti aos jogos e vi que não tínhamos o nível para rivalizar com equipas como a Itália que, tendo em conta os seus resultados no torneio das 6 Nações, eu considerava uma equipa fraca.

No entanto, algo que se notava com a equipa portuguesa era a coragem e a honra com que o nosso XV levava as cores do país. Compreendi que isso era o mais importante.
Posteriormente comecei a visitar os blogues portugueses como o Pontapé de Ressalto, o Râguebi Tuga e o Coisas de Rugby! Certo dia, Rui Vasco Silva, autor de Pontapé de Ressalto, tinha feito um post sobre Fábio da Silva, um jogador que evoluía, na altura, em Lyon. Assim começou o blog e a minha busca por jogadores luso-descendentes.


RugbyPortugal.com (RP):
5. Para o adepto mais curioso, podes dar-nos uma ideia de qual é o trabalho que habitualmente tens (o que é que fazes para obter as informações e como é que compilas e actualizas a lista de jogadores)?

Bryan Freitas (BF):
5. Para encontrar os jogadores, comecei a ler o famoso Midi Olympique onde as equipas das 3 primeiras divisões francesas são apresentadas com os respectivos jogadores, jogos e resultados...

Depois disto, enviei e-mails aos clubes sendo que quando não me respondiam, telefonava para saber se os jogadores eram portugueses, luso-descendentes ou não.

Mais tarde, entrava em contacto com os jogadores em questão para saber se eles gostariam de jogar por Portugal e caso a resposta fosse positiva acrescentava-os no meu blogue. Agora todas as semanas falo pelo menos uma vez com eles. Alguns tornaram-se bons amigos meus.


RugbyPortugal.com (RP):
6. Uma última pergunta, que ideias/projectos tens para o teu futuro no rugby e para o futuro do blogue?

Bryan Freitas (BF):
6. Como todos sabem, ajudo o Sport Lisboa e Benfica a recrutar jogadores luso-descendentes que tenham capacidade para trazer algo à equipa sénior do Benfica e um dia representar a Selecção.

Também estou em contacto com os Team Managers da Selecção Nacional a quem envio CVs de jogadores que possam estar aptos a representar a Selecção Nacional e/ou a Selecção de Sub21. Acho que em Outubro ou em Novembro, um novo jogador poderá fazer um estágio com a Selecção.


RP: Muito obrigado pelas respostas Bryan, desejamos-te uma continuação de um excelente trabalho e umas boas férias!

BF: Muito obrigado Bernardo pelo trabalho que tens feito, penso que é com sites como o RugbyPortugal.com que o rugby português poderá chegar a todo o mundo!