Entrevista: João Alpuim (JA Eventos Desportivos)

Na véspera da primeira edição do Almada 7's Universitário 2009, tivemos oportunidade de falar com o responsável pela organização, o Sr. João Alpuim, numa conversa que abaixo reproduzimos e que aborda o passado e presente da sua empresa, a JA Eventos Desportivos, e o evento que se realiza amanhã no Campo da Sobreda.


(Campo da Sobreda)
1 - RugbyPortugal.com: João, o Almada 7's Universitário 2009 não é a primeira organização da JA Eventos Desportivos. Que nos podes dizer sobre a história desta empresa e sobre as provas que vocês tem organizado?

João Alpuim: "Esta empresa começou quando eu fui convidado para treinar a equipa da Universidade Lusíada em 2002. Nesse ano, a pessoa que estava a tratar de montar a equipa deixou de ter tempo, e como estava interessado decidi dar continuidade ao projecto para a equipa, mas sob a minha perspectiva, aceitei o convite. Como já era tarde para entrar no Campeonato Universitário de Lisboa e os jogadores que se inscreveram na equipa estavam a sentir-se desmotivados, decidi, após autorização da Associação Académica da Universidade Lusíada (AAUL) e da SAD/AAL, que ajudou como parceiro organizador, realizar um torneio para fomentar o espírito do rugby no meio universitário e estrear o conjunto numa competição.

Esse torneio foi um sucesso, com varias equipas universitárias a participarem e com a 'cereja no topo do bolo' a ser proporcionada pela vitória da Lusíada nele. Feitas as contas, ainda conseguimos ter lucro, apesar do evento não ter tido um único patrocinador. Depois disto, já como membro da AAUL, foi-me pedido para continuar a organizar o mesmo torneio todos os anos, e assim começou a minha actividade em termos de organização de torneios universitários. Mesmo depois de sair da Lusíada (em 2007) a organização do Sevens Lusíada continuou a ser-me encomendada, tendo em conta o sucesso desta.

Já no ano passado, foi-me sugerido criar um torneio de praia, organizado em conjunto com uma empresa que entretanto não assumiu o seu compromisso. Defendendo que a palavra dada vem primeiro, mesmo que por causa disso sejamos prejudicados financeiramente, organizámos o 1º Torneio do Meco em 2008. Felizmente, para um primeiro torneio, este correu muito bem e conseguimos evitar ter prejuízo com a ajuda de alguns acordos e de dois pequenos patrocínios."

NOTA: Histórico da JA Eventos Desportivos

2003: 1º Sevens Lusíada (Parceria com a SAD/AAL e a AAUL)
2004: 2º Sevens Lusíada (Parceria com a AAUL)
2005: 3º Sevens Lusíada (Parceria com a AAUL)
2006: 4º Sevens Lusíada (Parceria com a AAUL)

2007 (1º ano como empresa registada)
5º Sevens Lusíada (Encomendado pela AAUL)

2008: 6º Sevens Lusíada (Encomendado por AAUL) e
Meco/Decathlon Beach Rugby 2008 (www.mecorugby.xm.com)


(Logo da JA Eventos Desportivos)
2 - RugbyPortugal.com: Creio que actualmente as pessoas te reconhecem sobretudo pela organização de competições no meio universitário. Porquê organizar eventos no rugby universitário?

João Alpuim: "O rugby universitário é uma escolha motivada principalmente pelo seu espirito. Ali joga-se mesmo por amor à camisola, sem apoios, sem ajudas e muitas vezes sem campos. É um espirito semelhante ao dos jogadores mais jovens dos clubes, que estão lá não com o objectivo principal de ganhar, mas para dar tudo e divertirem-se !"


(Cartaz do Almada 7's Universitário 2009)
3 - RugbyPortugal.com: E agora para esta prova de segunda-feira, que podemos esperar desta primeira edição do Almada 7's Universitário?

João Alpuim: "Um evento desta envergadura deve de ser planeado com tempo, algo que infelizmente este ano foi complicado, isto tendo em conta que a Câmara Municipal de Almada apenas recentemente nos deu a autorização para organizarmos a prova. Apesar disso, as AE's (Associações de Estudantes) da Egas Moniz aceitaram este desafio.

Assim sendo, o evento deste ano será uma espécie de teste ao local e aos novos parceiros de organização. Um teste, porque estamos a planear uma parceria com a Move Sports (organizadora do Portugal Rugby Youth Festival) que visa no próximo virem equipas universitárias do estrangeiro para um grande Torneio Universitário que a JA Eventos Desportivos organizará, quer este se realize em Almada, Lisboa ou noutro lugar do nosso Portugal."


(Cartaz do Beach Rugby Meco 2008)
4 - RugbyPortugal.com: Uma última pergunta, gostaríamos de saber que projectos ainda tens para este ano?

João Alpuim: "A 29 de Agosto deste ano organizaremos o Meco Beach Rugby 2009 (a partir da próxima terça-feira - 19 de Maio - estarão abertas as inscrições) já em parceria com a Move Sports, dando assim sequência ao fantástico torneio do ano passado e fazendo dele, a seu tempo, uma das provas de beach rugby mais apetecidas da Europa, um objectivo que pretendemos atingir com muita paciência e trabalho."