"Match Report" - XV do Presidente v XV dos Estrangeiros

XV do Presidente (Portugal) v XV Estrangeiros
Data: Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

Local: Campos de Rugby do Estádio Nacional do Jamor

Pontapé de Saída: 20:00

Fim da Partida: 21:45

Árbitro: Tiago Sousa e Silva

O Rugby Portugal vai cobrir a partida entre o XV do Presidente e o XV dos Estrangeiros (a jogar em Portugal) e irá colocar no site os resultados ao intervalo e logo depois do encontro terminar, recolhendo algumas palavras dos intervenientes no fim dos 80 minutos regulamentares. Como tal pedimos aos nossos visitantes alguma compreensão para o natural atraso na publicação do Rescaldo da Jornada (17 e 18 de Janeiro) e consequente actualização das Tabelas Classificativas (Sub16, Sub18, Sub20, Seniores e Feminino).


Convocados: XV do Presidente
(Usou os equipamentos da Quebramar)


15 INICIAL
01 - João Júnior

02 - João Correia (Capitão)
03 - Diogo Fialho
04 - David Reis
05 - Juan Severino
06 - Sebastião Cunha (5 pontos)
07 - Salvador Palha
08 - Vasco Uva
09 - José Pinto
10 - Duarte Cardoso Pinto (5 pontos)
11 - Gonçalo Foro
12 - Francisco Mira
13 - Pedro Silva (5 pontos)
14 - Adérito Esteves (5 pontos)
15 - Pedro Cabral (11 pontos)

24 -
Pedro Leal (5 pontos)
19 - Tiago Girão (5 pontos)

Suplentes: Jorge Segurado, Bernardo Duarte, Nuno Taful, Rui D'Orey, Tiago Girão, Miguel Leal, António Duarte, Pedro Leal, Lourenço Kadosh e Yannick Ricardo.


Convidados: XV dos Estrangeiros
(Usou os equipamentos da Canterbury)


AVANÇADOS
Hamish Haika (Cascais)
Eammon Atkinson (Cascais)
Richard Campbell (Benfica)
Derick Van Herden (Benfica)
Leeroy Rentkzy (Benfica)
George Sparks (Benfica)
Facundo Borelli (Belenenses)
Emanuel Chirino (Belenenses)
William Hafu (Belenenses)
James Riddell (CDUL)
Rhys Morgan (Técnico)
Jonas Hanning (Técnico)
Jeremy Hikuroa (Direito)

TRÊS-QUARTOS
Damian Steele (Belenenses)
Peter Leulusoo (CDUL)
Carl Murray (Técnico) (5 pontos)
Acácio de Sousa (Benfica)
Ross Smith (Benfica)
Daniel Veríssimo (Benfica)
André Gouveia (Benfica)
Urryel Torres (Benfica)
Alistair Mclay (Cascais)
Miguel Portela (Direito)*

Nota: O jogador Miguel Portela (Português, Três-Quartos, Grupo Desportivo de Direito)* irá alinhar pelo XV dos Estrangeiros.


Resultado ao Intervalo: 17-05

Marcadores (ao Intervalo) - XV do Presidente:
Sebastião Cunha (5pts)
Pedro Cabral (7pts - 2+3+2)
Duarte Cardoso Pinto (5pts)

Marcadores (ao Intervalo) - XV dos Estrangeiros:
Carl Murray (5pts)

Resultado da 2ª Parte: 19-05

Marcadores (da 2a Parte) - XV do Presidente:
Pedro Leal (5pts)
Pedro Cabral (4pts - 2+2)
Tiago Girão (5pts)
Adérito Esteves (5pts)


Resultado Final: 36 -05


FOTOGRAFIAS: As fotografias estão excelentes e são todas da autoria do Miguel Carmo, que as colocou no seu espaço, o Foto Rugby - ver AQUI.


Reportagem: Numa partida bonita de se ver, e perante uma bancada composta (um quarto da capacidade das bancadas dos campos de rugby do jamor), a selecção nacional derrotou o conjunto composto pelos estrangeiros a jogar em Portugal num encontro que teve duas partes distintas: uma (1a parte) mais equilibrada mas que teve muitos erros de parte a parte, e outra (2a parte) onde a superioridade do quinze nacional foi mais visível (sem por causa disso a partida pudesse ser considerada muito desequilibrada, nesse sentido o resultado é algo enganador, face às oportunidade criadas pelo XV dos Estrangeiros).
Com as duas equipas a praticarem um râguebi interessante, mas bem melhor na segunda parte do que na primeira, sobressaíram as boas jogadas de três-quartos, das quais destacamos uma em especial, protagonizada por Miguel Portela, que com uma excelente arrancada e um pontapé (que foi buscar) percorreu parte do campo, usando muito bem o espaço que lhe foi concedido e criando uma jogada de imenso perigo, que apenas foi travada a metros da linha de ensaio.
Ficam para a posteridade o esforço e as muitas dificuldades causadas pelo XV dos Estrangeiros, e a forma positiva como o XV de Portugal, com imensas mudanças ao longo da partida, se apresentou, mostrando que apesar de se tratar de um amigável a partida era para ser levada a sério.


Reacções: O Rugby Portugal teve oportunidade para falar com um jogador de cada equipa (Nuno Taful, jovem talonador de Portugal e Carl Murray, autor do único ensaio do XV dos Estrangeiros) e com o Manager da Selecção Nacional, Francisco Martins. Deixamos aqui (abaixo) alguns excertos da conversa tida com os três intervenientes na partida:

Nuno Taful (Talonador, 1 Internacionalização)

(Sobre o jogo) "Foi um jogo em que, na primeira parte, estivemos algo 'adormecidos', com a nossa organização ofensiva a funcionar bem mas com alguns erros em termos defensivos (nas placagens e nos passes) que depois corrigimos. Na segunda parte 'crescemos', e mostramos uma maior capacidade física, reagindo bem às mudanças efectuadas, isto apesar das naturais dificuldades que tantas substituições trazem, sobretudo a nível dos alinhamentos e das formações ordenadas."

(Sobre a prestação individual) "Para mim é sempre importante poder entrar nas partidas da selecção. Nesta, eu entrei numa altura menos organizado do nosso jogo, mas que mesmo assim tinha um nível elevado que obrigava um jogador a ter um curto período de ajuste que tive que fazer."

(Sobre o trabalho e o futuro nos Lobos) "Tenho trabalhado bem com o Murray Henderson e com o José Carvalho no CNT (Academia) e sinto que esse trabalho tem tido um efeito positivo no meu jogo. Sei que é complicado existir uma maior aposta a curto prazo em mim em termos de selecção mas tenho sempre a ambição e a vontade de participar e ser convocado para os jogos de Portugal."

Carl Murray (Segundo Centro, 1 ensaio - Não aparece nesta foto)

(About the portuguese team) "The portuguese were good and got better through the second part of the game. The forwards surprised us, because their fitness levels were very high, much like the rest of the team."

(About his team's performance) "I think we did a good game, we fought them during the 80 minutes but at the end our team was a bit bruised and tired and they took advantage from that."

(About his objectives and future) "I'm going to stay another year in Europe, I don't know if I'll be playing in Portugal or in another country. So far I'm very pleased with my time with Técnico. They've treated me well and there are some good people in the club, so we'll try and do our best the rest of this season and next year we will see what happens."

Francisco Martins (Manager da Selecção Nacional)

(Sobre a importância da partida) "Esta partida era, para nós, um jogo-treino, um desafio em que tínhamos uma oposição diferente, uma boa oposição que nos deu trabalho e que causou dificuldades. Este encontro entre o XV nacional e o XV composto pelos estrangeiros a jogar em Portugal é um encontro que não se realizava à alguns anos e que gostaríamos que passasse a realizar-se todas as temporadas."

(Sobre os jogadores estrangeiros ausentes) "O XV dos Estrangeiros é formado por convites enviados aos clubes, sendo que estes recebem um pedido para autorizarem determinados jogadores a participarem na partida. Caso estes jogadores não possam comparecer ou não recebam autorização para o fazerem, isso faz parte do normal funcionamento de cada entidade e que não causa qualquer problema à selecção."

(Sobre o jogo com os England Saxons) "Vamos para Inglaterra conscientes de que enfrentaremos uma oposição muito mais difícil do que a de hoje, uma equipa com enorme capacidade, que queremos encarar de igual para igual, sem medos. A Selecção Nacional, mesmo nos jogos mais difíceis, nunca encarou as partidas a pensar numa derrota, bem pelo contrário, jogamos sempre para ganhar e isso é algo que queremos sempre fazer."