Rescaldo da Jornada (24 e 25 de Janeiro)

CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO SÉNIOR

Neste fim de semana começou a segunda fase [Apurados: ver resultados (G1) e classificação (G1); Não Apurados: ver resultados (G2) e classificação (G2)] da 2ª Divisão dos seniores. Disputaram-se seis jogos (outros três foram adiados) e as principais surpresas foram a vitória do Montemor contra o Belas (em Montemor o que surpreendeu foi o resultado final, 88-00, não o facto da equipa da casa ter saído vencedora do encontro) e a derrota do Técnico B contra a equipa do Oeiras (12-16), que não pode participar na primeira fase da prova mas que começou a fase final com o pé direito.
(foto temporária)
Em outras partidas desta primeira jornada da fase final, a FCT bateu o Loulé por 35-18 e o Rugby Vila da Moita bateu o Beja por 18-05. Estes foram, para os homens da Moita, de Beja e de Loulé, os jogos mais equilibrados que tiveram até aqui e é um claro indicativo de que, existindo vontade de competir e capacidade de deslocação, todas estas equipas beneficiavam de uma alteração no sistema competitivo, que transformasse a 2a Divisão numa competição semelhante à 1a e ao Campeonato Super Bock e que permitisse às restantes 12/14 equipas disputarem uma 3a Divisão mais renhida, com dois grupos de 6/7 equipas numa fase inicial regional a duas voltas (Norte/Centro e Lisboa/Sul) e com uma fase final a eliminar (duas mãos, com quartos de final, meias-finais e final - finalistas promovidos).


CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-20

A primeira nota que tem que ser feita acerca dos jogos realizados para esta competição [ver resultados e classificação] é a de que, apesar da derrota causada pelo CDUL, o Direito continua em 1º, tendo mostrado que assim quer continuar no último fim-de-semana, depois de atingir os três dígitos no marcador do jogo contra a Académica. Equipa surpresa da prova, o CDUL continuou a sua caminhada vitoriosa, derrotando o Técnico, que depois de uma derrota contra o Cascais (outra equipa em franca recuperação na tabela classificativa) caiu para o 6º lugar na classificação geral.
O encontro da jornada (que mereceu "Match Report" do vosso autor, a ser publicado hoje à noite) foi o Belenenses-CDUP. Os azuis do Restelo deslocaram-se à Lousada desfalcados mas com intenções de ganhar. Previa-se um confronto entre duas equipas muito fortes, com especial destaque para o despique nos pares médios, muito bons (pelo Belém: Manuel Costa, abertura e Manuel Muralha, formação; pelo CDUP: Tomás Rosado, abertura e João Almeida, formação). O resultado acabou por surpreender tudo e todos, pese embora o facto da vitória dos jogadores do Porto não ter tido margem para dúvidas e ter assentado no trabalho dos avançados nortenhos, muito lutadores, e de um grupo de três quartos absolutamente intratáveis (em especial os 3 de trás - 11, 14 e 15) que deram cabo dos objectivos do XV do Belenenses.


CAMPEONATO NACIONAL DE SUB18 - PRIMEIRA DIVISÃO

Num fim-de-semana que apenas teve jogos do Grupo dos Apurados [ver resultados G1 e classificação G1], manteve-se a tendência da semana anterior, com o equilíbrio a imperar em todas as partidas e na classificação, que ainda é comandada pela equipa do Évora, a única invicta no campeonato, que assim se manteve ao derrotar em Coimbra a Académica. No que concerne a potenciais adversários dos eborenses, importava saber o que conseguiam os jovens advogados fazer frente a um CDUL tinha vencido uma difícil Académica fora mas perdido com o Belenenses e com o Évora, esta era uma oportunidade para, seguindo o exemplo dos sub20, causar surpresa e, ao mesmo tempo, mostrar capacidade para ser campeão.
Os universitários de Lisboa, apesar da derrota e consequente queda para o último lugar no grupo, não tem razões para desesperarem, porque não só conquistaram o ponto bónus, como estiveram perto de vencer uma boa equipa de Monsanto (que se mantém determinada na perseguição aos líderes da prova), ficando a um ensaio desse objectivo.


CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-16
PRIMEIRA E SEGUNDA DIVISÕES


Na 1a Divisão dos Sub-16 [ver resultados e classificação] pouco se alterou na classificação, apesar de dois jogos que nos deram uma surpresa e confirmaram que o estatuto de líder do invicto Cascais, que cada vez se aproxima mais do título. No que diz respeito ao Cascais, que derrotou a aguerrida (mas ainda muito jovem) equipa do Évora em casa pouco há a dizer. 10 vitórias e 50 pontos (10 pontos bónus) em igual número de partidas diz tudo sobre a prestação destes jogadores. Nas outras partidas, o Técnico perdeu em casa com o CDUL (que fez uma 1a parte irrepreensível, 0-21 e sobreviveu à boa resposta dos jogadores das Olaias no segundo tempo, 15-0) e a Agronomia venceu o Vitória de Setúbal.
Por fim, o Direito, principal adversário da formação da linha, perdeu no Jamor um jogo que, com o líder invicto, tinha que vencer para manter a distância. Em abono dos 'advogados' é preciso dizer que a derrota deles não é apenas fruto de algumas desatenções e de um jogo mais desconcentrado, mas também da grande exibição que o XV belenense fez, conseguindo marcar dois ensaios (converteu 1) e aguentar a forte ofensiva do Direito, defendendo muito bem (especial menção deve ser feita ao nº15 do Belenenses, Gonçalo Arruda, que fez uma excelente partida, marcando 5 pontos fundamentais para a sua equipa).
Na 2a Divisão dos Sub16 [ver resultados e classificação], com a primeira fase do campeonato a terminar, apenas uma nota para a única partida que se realizou, no Grupo Norte, entre a Académica e a Escola de Rugby do Porto. Com a vitória dos atletas de Coimbra por 48-00 (e respectivo ponto bónus) ficou determinada a classificação final deste grupo, com a Académica e um surpreendente Santarém a passarem à fase seguinte.