Notícias (Janeiro de 2009 - 1)

1.
Neste início de ano, começamos por dar destaque ao trabalho do site Planet Rugby, que anunciou o seu XV para o ano de 2008. Para evitar tornar este artigo em algo de muito longo, fica aqui apenas a constituição da equipa, podendo os comentários acerca de cada jogador escolhido ser consultados via o seguinte link (aqui).

01 (NZL) Tony Woodcock
02 (AFS) John Smit
03 (NZL) Greg Somerville
04 (AFS) Bakkies Botha
05 (NZL) Ali Williams
06 (AUS) Rocky Elsom
07 (NZL) Richie McCaw
08 (ITA) Sergio Parisse
09 (ESC) Mike Blair
10 (NZL) Dan Carter
11 (PDG) Shane Williams
12 (AFS) Jean de Villiers
13 (NZL) Conrad Smith
14 (FID) Napolioni Nalaga
15 (NZL) Mils Muliaina


2.
Passando rapidamente da senda internacional para o rugby nacional, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, o Dr. Dídio de Aguiar, deu uma entrevista ao jornal O Jogo que o blogue Pontapé de Ressalto oportunamente compilou e que aborda vários temas relacionados com o râguebi português, abaixo enumerados (consultem o artigo aqui):

- a reformulação do calendário nacional
- o apuramento para o próximo mundial
- o desenvolvimento do rugby a nível interno (os novos clubes e núcleos)
- o financiamento da modalidade
- a casa da selecção e o trabalho das várias selecções nacionais
- o algarve como alternativa para uma etapa internacional de sevens

Na entrevista é apresentada uma visão positiva do futuro da modalidade em Portugal e muitas novidades para o publico em geral. Para os adeptos o importante é que estes projectos e afirmações se concretizem, sendo que não vale a pena repetir a importância deles para o crescimento da modalidade. Podem consultar o artigo original aqui.


3.
De entrevista em entrevista, o Seleccionador Nacional, o Prof. Tomaz Morais, deu uma entrevista ao jornal Record com muitos pontos em comum com a que tinha sido dada pelo Presidente da FPR ao também desportivo O Jogo mas também com alguns temas novos que ainda não tinham sido abordados esta época e que se encontram resumidos abaixo (consultem os artigos seguindo os links disponíveis para o efeito):

- O APURAMENTO PARA O MUNDIAL 2011, A RENOVAÇÃO DA SELECÇÃO, OS JOGADORES ESTRANGEIROS E LUSO-DESCENDENTES E O MUNDIAL DE SEVENS 2009 (aqui)

- O CENTRO DE TREINOS / ACADEMIA FPR, O DESENVOLVIMENTO INTERNO DA MODALIDADE, O PÓS-MUNDIAL E OS NOVOS NÚCLEOS DE RUGBY EM PORTUGAL (aqui)

- O MODELO COMPETITIVO DOS SENIORES E A LIGA IBÉRICA (aqui)

- O FIM DA COLABORAÇÃO COM O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (aqui)

Na entrevista temos, em alguns pontos, um reiterar daquilo que já foi dito mas que, regra geral, quando é dito pelo Presidente da FPR, a reacção é uma, quando é reafirmado pelo Seleccionador Nacional, existe outro tipo de reacção, mais "crente" (o que é compreensível mas, ao mesmo tempo, lamentável). O futuro da modalidade em Portugal parece, aos olhos do Professor, mais realista (sobretudo porque é feita uma comparação com a realidade no estrangeiro) mas mesmo assim optimista, um sentimento que, sinceramente, precisa de ser acalentado por entre as hostes portuguesas.

Com os artigos ficam algumas questões importantes esclarecidas e obtemos uma visão diferente daquilo que vai ser, sem dúvida, um ano fulcral para a selecção nacional em 2009 (um prelúdio para 2010, o ano do "make it or brake it" em termos das aspirações portuguesas para o desenvolvimento da modalidade neste país).



4.
Concluindo o tema das entrevistas é de saudar a dedicação dos responsáveis do espaço dos Sub18 do Cascais, que "traduziram" uma das muitas entrevistas que Daniel Carter, o abertura All Black, deu depois dos primeiros jogos ao serviço do Perpignan. Notam-se alguns "bugs" na tradução, algo normal (assim que tiver o link da conversa original poderão ser revistos) mas fica aqui o registo, em tudo excelente, de um esforço meritório em integrar notícias exteriores à equipa/clube que é comum aos espaços na web deste clube.


5.
Um outro texto, este proporcionando uma alternativa mais detalhada à nossa análise da competição feminina até aqui realizada (ver os dois artigos abaixo deste no site) foi feito por um blogue recente na nossa comunidade. Com menos de um mês de existência, o Rugby das Girls publicou, com este "Ideias sobre a 1ª Divisão", um artigo bastante interessante, e começa, gradualmente, a ocupar o espaço deixado vago pelo há muito tempo parado Rugby Feminino em Português (que esperamos que volte à actividade depressa).

Com o desenvolvimento do nosso rugby e as cada vez mais frequentes notícias sobre as nossas selecções nacionais (de XV e de VII) é muito importante termos mais informações, mais fotos, mais crónicas e análises, em suma, mais dados sobre aquelas competições que, regra geral, são quase desconhecidas dos adeptos, mas que (também) merecem a atenção de quem divulga a modalidade.


6.
Para terminar este artigo fica aqui uma referência para uma notícia relacionada com um clube emergente da região de Leiria, o Marinhense, que está à procura de jogadores para as suas equipas e quer fazer chegar a todos aqueles que possam estar interessados em experimentar uma nova modalidade e que residam na Marinha Grande ou em Leiria esta informação.

É muito importante que o rugby se desenvolva nas muitas localidades de Portugal onde ainda não existe nenhum contacto com o desporto, sendo que, neste caso, é de saudar e encorajar o trabalho da secção de rugby do Atlético Clube Marinhense e agradecer ao Sr. Nuno Costa o facto de nos ter enviado um cartaz onde podem encontrar todas as informações relevantes em termos de contactos, local e horário dos treinos (ver acima - carreguem na imagem).

Desejamos a todos os elementos deste clube emergente a melhor das sortes para o ano de 2009 que agora começa, estendendo estes votos aos restantes elementos da comunidade de rugby nacional (dirigentes, atletas, técnicos e adeptos) e concluindo assim a primeira edição do notícias deste ano.


NOTA: Como sugestão, visto que não conseguimos colocar aqui um rescaldo da primeira parte da época em termos internacionais, visitem os sites das provas de clubes e de selecções disputadas, que podem encontrar na página dos LINKS do Rugby Portugal (actualizada em Dezembro, no que diz respeito aos websites nacionais).