1.
Começamos esta semana, com más notícias (infelizmente). Como sabem, o vosso autor ficou sem PC (e continua doente) esta semana e por causa disso todo o trabalho do site sofreu atrasos. Assim sendo, é meu dever informar-vos que o rescaldo do fim-de-semana, que tentei produzir antes deste sábado e domingo, terá que ser incluído no rescaldo do fim-de-semana de 13 e 14 de Dezembro, a publicar na próxima terça feira. Peço desculpa aos leitores, mas com as tabelas classificativas ainda por actualizar (tratarei disso hoje à noite) e com os jogos de mais uma jornada de rugby prestes a realizarem-se, tornou-se inevitável isto acontecer (apesar de ter feito uma pequena remodelação a todo o site, no sentido de tornar a navegação e consulta de informação mais fácil para o visitante).
2.
2.Passando para notícias bem melhores, é de saudar, o regresso (após curta pausa) à actividade do Luís Sá e do seu Coisas de Rugby, que fez mais uma excelente análise, desta feita do jogo Técnico v CDUP, a contar para a 6ª Jornada da Divisão de Honra, acompanhada das informações sobre a partida (estatísticas), que são já há muito tempo a imagem de marca deste espaço. Podem consultar o artigo aqui.
3.
3.
Mantendo a senda nacional nos artigos, abordamos agora outro tema, a arbitragem, e o texto que Rohan Hoffmann, ex-Internacional, ex-jogador do Técnico e do Direito e agora um dos principais "Senhores do Apito" no nosso país, publicou sobre o tema das faltas na disputa do ruck. Nem sempre é fácil para o árbitro, num espaço de tempo muito limitado, avaliar se está perante uma disputa leal ou incorrecta do ruck e este artigo contribui para esclarecer alguns comportamentos e atitudes observáveis nos momentos de disputa de bola no chão. Fica aqui o link para o post do Cascais Rugby Linha que anuncia a publicação, sendo que podem consultar directamente o artigo carregando aqui (ou via o terceiro artigo da Página dos Lobitos, uma publicação que faz parte do excelente trabalho desenvolvido no Centro Nacional de Treino da FPR, a cargo do manager Henrique Caleia Rodrigues, que podem consultar aqui).
4.
4.No passado fim-de-semana, Miguel Carmo, responsável pelo muito conhecido Foto Rugby, fez uma reportagem fotográfica do estágio de avançados que os jogadores da selecção nacional fizeram com os treinadores Tomaz Morais e Murray Henderson. Numa das muitas actividades que as selecções portuguesas têm durante o ano, esta foi uma que mereceu especial atenção por parte deste grande fotógrafo e que aconselhamos a reverem via os seguintes links:
- Estágio de avançados (aqui)
- Estágio de avançados - Personal Trainning (aqui)
- Posição corporal (aqui)
- Boys just want to have fun (aqui)
5.
- Estágio de avançados (aqui)
- Estágio de avançados - Personal Trainning (aqui)
- Posição corporal (aqui)
- Boys just want to have fun (aqui)
5.Numa última notícia relacionada (exclusivamente) com o rugby nacional, ficam aqui links para dois rescaldos da 1ª jornada do Torneio Nacional de Rugby de Clubes Emergentes, que o Guimarães venceu e que o Bairrada organizou, participando na etapa com uma equipa que misturava alguns jogadores jovens com veteranos desta modalidade. A primeira análise desta ronda de jogos, que se realizou no passado fim-de-semana, foi feito pela FPR e pode ser consultado aqui, a segunda é feita pelo blogue oficial do Guimarães Rugby e pode ser lida carregando aqui. Como forma de homenagear e acompanhar os muitos clubes que estão a nascer no rugby nacional e que também merecem a sua voz e terem aqui publicados os seus resultados, o Rugby Portugal decidiu criar, na página dos seniores, quatro artigos, um contendo o calendário dos jogos deste torneio, outro com a classificação geral do torneio, actualizada após cada etapa e dois dirigidos, respectivamente, às regras e formato desta competição.
6.
6.O blogue Par de Mãos, mais um espaço novo na comunidade de rugby portuguesa na web, criado em Outubro deste ano, fez um acompanhamento excelente ao 127º Varsity Match, o encontro que anualmente opõe as equipas de rugby das duas maiores universidades do Reino Unido, Oxford e Cambridge. Fez um artigo inicial muito completo e elucidativo (aqui) e apresentou um resumo ao jogo que também merece ser mencionado (aqui), juntamente com a ligação para a crónica do Planet Rugby, que também disponibilizamos (aqui). Oxford venceu por 33-29, somando assim a sua 53ª vitória, contra as 60 dos homens de Cambridge (só por 14 vezes as duas equipas empataram).
7.
7.Terminamos as notícias desta semana, informando que, visando preparar a selecção nacional para o jogo de 7 de Fevereiro de 2009 com a Rússia, a contar para o 6 Nações B 2008-2010 (que é fulcral nas contas do apuramento para o RWC 2011 visto que o 1º e o 2º se apuram automaticamente) foi marcado para 30 de Janeiro de 2009, em local ainda a definir, um jogo com os England Saxons, a selecção B da Inglaterra, um conjunto que participa anualmente na Churchill Cup e que venceu esta prova (pela 2ª vez consecutiva) em 2008, com um plantel onde estavam, entre outros, Ryan Lamb e Anthony Allen (do Gloucester), Nick Abendanon (do Bath), Tom Varndell (dos Leicester Tigers), Ugo Monye (dos Harlequins) e Dominicc Waldouck (dos Wasps), jovens promessas do "rugby da rosa".
Será por certo uma partida fantástica, que o Rugby Portugal acompanhará e onde pretendemos, numa acção a estender aos três jogos em casa de Portugal no 6 Nações B e em conjunto com a Loja Virtual do site, disponibilizar Programas de Jogo, visando assim suportar os custos e objectivos deste projecto, que podem ser consultados na página principal.
Será por certo uma partida fantástica, que o Rugby Portugal acompanhará e onde pretendemos, numa acção a estender aos três jogos em casa de Portugal no 6 Nações B e em conjunto com a Loja Virtual do site, disponibilizar Programas de Jogo, visando assim suportar os custos e objectivos deste projecto, que podem ser consultados na página principal.