Notícias (Dezembro de 2008 - 2)

1.
Começamos esta semana, com más notícias (infelizmente). Como sabem, o vosso autor ficou sem PC (e continua doente) esta semana e por causa disso todo o trabalho do site sofreu atrasos. Assim sendo, é meu dever informar-vos que o rescaldo do fim-de-semana, que tentei produzir antes deste sábado e domingo, terá que ser incluído no rescaldo do fim-de-semana de 13 e 14 de Dezembro, a publicar na próxima terça feira. Peço desculpa aos leitores, mas com as tabelas classificativas ainda por actualizar (tratarei disso hoje à noite) e com os jogos de mais uma jornada de rugby prestes a realizarem-se, tornou-se inevitável isto acontecer (apesar de ter feito uma pequena remodelação a todo o site, no sentido de tornar a navegação e consulta de informação mais fácil para o visitante).


2.
Passando para notícias bem melhores, é de saudar, o regresso (após curta pausa) à actividade do Luís Sá e do seu Coisas de Rugby, que fez mais uma excelente análise, desta feita do jogo Técnico v CDUP, a contar para a 6ª Jornada da Divisão de Honra, acompanhada das informações sobre a partida (estatísticas), que são já há muito tempo a imagem de marca deste espaço. Podem consultar o artigo aqui.


3.
Mantendo a senda nacional nos artigos, abordamos agora outro tema, a arbitragem, e o texto que Rohan Hoffmann, ex-Internacional, ex-jogador do Técnico e do Direito e agora um dos principais "Senhores do Apito" no nosso país, publicou sobre o tema das faltas na disputa do ruck. Nem sempre é fácil para o árbitro, num espaço de tempo muito limitado, avaliar se está perante uma disputa leal ou incorrecta do ruck e este artigo contribui para esclarecer alguns comportamentos e atitudes observáveis nos momentos de disputa de bola no chão. Fica aqui o link para o post do Cascais Rugby Linha que anuncia a publicação, sendo que podem consultar directamente o artigo carregando aqui (ou via o terceiro artigo da Página dos Lobitos, uma publicação que faz parte do excelente trabalho desenvolvido no Centro Nacional de Treino da FPR, a cargo do manager Henrique Caleia Rodrigues, que podem consultar aqui).


4.
No passado fim-de-semana, Miguel Carmo, responsável pelo muito conhecido Foto Rugby, fez uma reportagem fotográfica do estágio de avançados que os jogadores da selecção nacional fizeram com os treinadores Tomaz Morais e Murray Henderson. Numa das muitas actividades que as selecções portuguesas têm durante o ano, esta foi uma que mereceu especial atenção por parte deste grande fotógrafo e que aconselhamos a reverem via os seguintes links:

- Estágio de avançados (aqui)
- Estágio de avançados - Personal Trainning (aqui)
- Posição corporal (aqui)
- Boys just want to have fun (aqui)


5.
Numa última notícia relacionada (exclusivamente) com o rugby nacional, ficam aqui links para dois rescaldos da 1ª jornada do Torneio Nacional de Rugby de Clubes Emergentes, que o Guimarães venceu e que o Bairrada organizou, participando na etapa com uma equipa que misturava alguns jogadores jovens com veteranos desta modalidade. A primeira análise desta ronda de jogos, que se realizou no passado fim-de-semana, foi feito pela FPR e pode ser consultado aqui, a segunda é feita pelo blogue oficial do Guimarães Rugby e pode ser lida carregando aqui. Como forma de homenagear e acompanhar os muitos clubes que estão a nascer no rugby nacional e que também merecem a sua voz e terem aqui publicados os seus resultados, o Rugby Portugal decidiu criar, na página dos seniores, quatro artigos, um contendo o calendário dos jogos deste torneio, outro com a classificação geral do torneio, actualizada após cada etapa e dois dirigidos, respectivamente, às regras e formato desta competição.


6.
O blogue Par de Mãos, mais um espaço novo na comunidade de rugby portuguesa na web, criado em Outubro deste ano, fez um acompanhamento excelente ao 127º Varsity Match, o encontro que anualmente opõe as equipas de rugby das duas maiores universidades do Reino Unido, Oxford e Cambridge. Fez um artigo inicial muito completo e elucidativo (aqui) e apresentou um resumo ao jogo que também merece ser mencionado (aqui), juntamente com a ligação para a crónica do Planet Rugby, que também disponibilizamos (aqui). Oxford venceu por 33-29, somando assim a sua 53ª vitória, contra as 60 dos homens de Cambridge (só por 14 vezes as duas equipas empataram).


7.
Terminamos as notícias desta semana, informando que, visando preparar a selecção nacional para o jogo de 7 de Fevereiro de 2009 com a Rússia, a contar para o 6 Nações B 2008-2010 (que é fulcral nas contas do apuramento para o RWC 2011 visto que o 1º e o 2º se apuram automaticamente) foi marcado para 30 de Janeiro de 2009, em local ainda a definir, um jogo com os England Saxons, a selecção B da Inglaterra, um conjunto que participa anualmente na Churchill Cup e que venceu esta prova (pela 2ª vez consecutiva) em 2008, com um plantel onde estavam, entre outros, Ryan Lamb e Anthony Allen (do Gloucester), Nick Abendanon (do Bath), Tom Varndell (dos Leicester Tigers), Ugo Monye (dos Harlequins) e Dominicc Waldouck (dos Wasps), jovens promessas do "rugby da rosa".

Será por certo uma partida fantástica, que o Rugby Portugal acompanhará e onde pretendemos, numa acção a estender aos três jogos em casa de Portugal no 6 Nações B e em conjunto com a Loja Virtual do site, disponibilizar Programas de Jogo, visando assim suportar os custos e objectivos deste projecto, que podem ser consultados na página principal.