2ª Sondagem Rugby Portugal (Prémios FPR da época 2007/2008)



Entre este Domingo, dia 7 de Dezembro, e a 1h da manhã do próximo Domingo, dia 14, encontra-se aberta a segunda sondagem Rugby Portugal, desta feita sobre os Prémios FPR da época 2007/2008. Convidamos todos os adeptos do rugby a votarem em um dos nomeados para cada uma das categorias.

Será durante a Festa de Natal da Federação Portuguesa de Rugby, no dia 16, em Alcântara, que os prémios serão entregues, estando a decisão sobre os vencedores entregue a um Júri composto por várias personalidades do rugby nacional, conforme pode ser constatado abaixo.


Membros do Conselho Geral (Júri)

Presidente: Pedro Sousa Ribeiro
Vice-Presidente: José Redondo

Representantes dos Clubes
Carlos Amado da Silva (Agronomia)
Miguel Nobre Ferreira (Direito)
João Queimado (Benfica)
Manuel Fonseca e Costa (Belenenses)
Pedro Eiró (CDUL)
Júlio Faria (CRAV)
Gonçalo Vasconcelos (Dramático de Cascais)

Representantes das Associações Regionais
Manuel Paisana, Tiago Gonçalves, Carlos Oliveira e João Pedro Pinto de Sousa

Ex-Presidentes da FPR: Picão de Abreu e António Trindade
Representantes na FIRA: Raul Martins e João Athayde


Nomeados para os Prémios FPR 2007/2008

Jogador do Ano
João Uva (Belenenses)
William Hafu (Belenenses)
Joe Gardner (Agronomia)

Revelação do Ano
António Duarte (Agronomia)
Diogo Miranda (Belenenses)
Lourenço Kadosh (Agronomia)

Treinador do Ano
Bryce Bevin (Belenenses)
Paulo Gonçalves (Benfica)
Tomaz Morais (Selecção Nacional)

Árbitro do Ano
Rohan Hoffmann
Afonso Nogueira
João Mourinha

Prémio Carreira Desportiva
Joaquim Ferreira
António Cunha
João Marques Pinto


É importante explicar porque não foi posto (no site) a votação a categoria Carreira Desportiva, que é tão importante como as restantes e é composta, este ano, por nomes incontornáveis do rugby nacional.

Considerando a Federação que pode e consegue, através de um Júri composto, como podemos constatar, por personalidades sobejamente conhecidas e capazes da nossa comunidade oval, determinar qual carreira, de entre as três candidatas, é a "melhor" (porque se estamos a eleger o melhor atleta, árbitro, treinador e revelação estaremos também, ao submeter candidatos para uma carreira desportiva, a eleger a "melhor" carreira), consideramos nós que isso não só é errado como não somos capazes nem queremos fazer um juízo de valor qualitativo sobre não um ano competitivo, mas o somatório de todas as experiências na modalidade, algo que a ser feito será sempre extremamente injusto e subjectivo.

Do campeão do mundo ao jogador universitário, todos nós apreciamos de uma forma diferente aquilo que foram os anos passados num clube ou a jogar por determinada equipa, selecção ou conjunto. Não é correcto que se possa considerar uma carreira melhor que a outra, correcto é que se celebrem carreiras verdadeiramente singulares, sem criar atritos ou deixar pessoas magoadas por verem vários anos (para não dizer décadas) de esforço, sacrifícios e muitas dificuldades considerados secundários ou menos importantes.


Terminamos deixando aqui uma lista com os vencedores do ano passado e fazendo votos para que os membros do júri não cometam aquilo que é, potencialmente, uma grande injustiça. Não se esqueçam de votar até ao próximo domingo.


Vencedores de 2006/2007

Jogador do Ano - Vasco Uva


Revelação do Ano - Tiago Girão


Árbitro do Ano - João Mourinha


Treinador do Ano - Tomás Morais