Rescaldo do fim-de-semana (22 e 23 de Novembro)

Este rescaldo será um pouco mais sucinto que o habitual (porque o vosso autor está bastante doente) e começa pelos sub16, invertendo a ordem pela qual analisamos a competição de cada fim-de-semana:


A 6ª ronda do CN da 1ª divisão de S16 não trouxe grandes novidades, com o Cascais a prosseguir invicto e com uma vantagem confortável de oito pontos (venceu o CDUP na Lousada) sobre o segundo classificado, o GD Direito, que folgou. Num desafio entre candidatos, saiu-se melhor o Técnico, que ao vencer o Belenenses no Jamor manteve-se no grupo da frente, estando apenas a três pontos do terceiro e segundo lugares.
Pior sorte teve a Agronomia, que perdeu no Estádio Universitário de Lisboa com um CDUL que deve estar a considerar se não teve o mesmo destino que Pirro, pois viu quatro dos seus titulares ficarem lesionados durante os oitenta minutos.
No último encontro da jornada, que prometia ser equilibrado, foi a equipa visitante, o Évora, que chegou ao intervalo a vencer, marcando todos os seus 17 pontos na primeira parte, que dominou. Com o segundo tempo veio a reacção do Setúbal, que apenas se materializou em um ensaio, pouco para quem pretendia obter mais do que o ponto bónus e insuficiente para evitar uma vitória justa dos eborenses.


Com o único jogo da 4ª ronda do CN da 2ª divisão de S16 do grupo SUL adiado, foram as vitórias do Santarém (frente ao CDUP B, no grupo NORTE), do Belas (contra o Técnico B, no grupo CENTRO) e do St. Julians (que venceu o Direito B, no grupo LISBOA) que marcaram o fim-de-semana, no que a esta competição diz respeito.
Se a liderança dos jovens de Carcavelos no seu grupo (LISBOA) não está em causa, algo de diferente terá que ser escrito no que concerne ao jogo entre o Santarém e a Académica do próximo sábado, uma partida em atraso que promete definir, temporariamente, as contas do grupo NORTE. Bem mais a SUL, outra partida a ter em conta é o Loulé - Vilamoura, que nos dirá se existe um concorrente à liderança do Elvas ou se o empate entre a equipa do algarve e os jovens alentejanos serviu apenas para adiar a decisão do vencedor no grupo.


Passando ao CN da 1ª divisão dos S18, a 4ª jornada ajudou a definir a classificação das equipas nesta fase inicial. Assim, na série 1, a vitória do Belenenses (que agora irão jogar contra o Benfica) frente ao Técnico praticamente arredou com as hipóteses dos engenheiros de chegarem ao 2º lugar, já que precisam de vencer o CDUL por uma boa margem (com ponto bónus) e esperar que o Benfica supreenda o Belém. Quem está apenas dependente de si é o CDUL que, com a Agronomia já apurada e com mais um ponto que os homens do Restelo, tem apenas que ir às Olaias vencer para garantir o segundo lugar da classificação.
Na série 2 as contas estão bem mais simples, visto que com o primeiro e segundo lugar atribuidos (a Évora e Direito, respectivamente), a luta pelo terceiro lugar intensifica-se, com dois candidatos a disputarem a posição (Académica e CDUP). Dos dois clubes, aquele que provavelmente terá a tarefa mais fácil será o de Coimbra, pois vai receber o Cascais, o último classificado, enquanto os universitários do Porto recebem em Lousada o líder, ainda invicto, Évora.


A 4ª jornada do CN da 2ª divisão dos S18 serviu para alguns clubes cimentarem as suas posições na classificação do grupo. A lista destes emblemas começa com o Lousã, que graças a uma vitória folgada sobre o CRAV garantiu, para já, a liderança no NORTE; e continua com o Belenenses, que apesar de ter vencido o Setúbal e de ter o mesmo número de pontos que este, continua a ter que partilhar o comando do grupo LISBOA com os sadinos.

Outras equipas, como o Belas, não jogaram neste fim-de-semana, mas mantiveram-se à frente dos seus grupos (no caso, o grupo CENTRO/LISBOA). Por fim, a SUL, os líderes Loulé e Elvas venceram os seus jogos (contra Beja e CRUP, respectivamente) aumentando assim a sua vantagem sobre os perseguidores Estremoz e Vilamoura.


No CN de S20, depois da 4ª jornada apenas dois clubes continuam invictos, Belenenses e Direito. Os advogados derrotaram uma equipa do CDUP que, ao intervalo, vencia (7-10) e mandava no encontro, com uma segunda parte forte, impondo um jogo muito físico, que os universitários do Porto não conseguiram acompanhar. Há que destacar as exibições de três jogadores da equipa de Monsanto, o capitão (nº8) Luís Sousa (12 pts), o nº6, Salvador Matias e o 2ª linha, nº4, Gonçalo Carvalho, num conjunto que conseguiu dar a volta a uma situação adversa e manter-se no topo da classificação.
Nas Olaias, o Técnico teve a vitória nas mãos contra um Belém que se apresentava privado de seis dos seus habituais titulares, mas não a conseguiu segurar porque, com uma ponta final muito boa (dois ensaios não convertidos), o Belenenses consumou a reviravolta e venceu por 21-17 a partida.
Nos outros jogos da ronda, Cascais obteve a sua primeira vitória no campeonto (vencendo o CDUL por uma margem de quatro pontos) e a Agronomia derrotou em casa a Académica, mantendo-se assim no grupo que persegue os dois clubes da frente, que é composto pela equipa da Tapada, pelo Técnico e pelo Belém.


Na quinta jornada do CN da 2ª divisão sénior, a nossa atenção vai em primeiro lugar para a derrota do Montemor face ao Elvas/Juromenha, que surpreendeu uma equipa dos mouflons que teve neste jogo o seu pior desempenho da época, cometendo demasiados erros que os homens de Elvas e de Juromenha souberam aproveitar, mas mantendo na mesma a liderança do grupo SUL, visto que têm mais um jogo que os demais membros da série. No outro jogo deste grupo o Vilamoura B, apesar de se apresentar na máxima força, não conseguiu vencer uma determinada equipa do Loulé, que assim conquista uma vitória importante.
No outros grupos, destaque no NORTE, para a vitória da Escola Rugby do Porto, no CENTRO, para a vitória do Caldas por 10-00 frente à Lousã B, num encontro entre candidatos do grupo que terminou com a primeira derrota dos visitantes esta época e com a equipa de Caldas no topo da classificação.
Terminando a análise dos jogos desta divisão, centramo-nos no grupo LISBOA, onde o Cascais Rugby Linha e o Belas venceram as suas partidas, derrotando no Estádio Nacional, o Moita e o Técnico B, respectivamente, duas equipas que não foram capazes de oferecer grande luta a estes dois conjuntos, que perseguem a equipa da FCT, actualmente na liderança da tabela classificativa.


A Taça de Portugal sénior teve os seus últimos jogos deste ano neste fim-de-semana, visto que os quartos-de-final só se jogarão em Maio de 2009. Assim, na última ronda deste ano da Taça, referente aos oitavos de final, a maioria dos jogos foram entre clubes da Divisão de Honra e da 1ª Divisão, tendo os clubes primodivisionários vencido todas as partidas em causa, mesmo tendo em conta o facto de dois emblemas (da 1ª Divisão) terem desistido.
Para terminar, devem ser mencionadas duas partidas, uma, onde o CRAV venceu a Agrária e terminou assim com o percurso desta equipa na edição deste ano da competição, e outra, bem mais equilibrada, em que o Benfica venceu, na Lousada, a formação do CDUP. Estas duas equipas (Benfica e CRAV), irão defrontar-se nos quartos de final, num jogo que promete ser muito disputado.


A último escalão a ser analisado neste rescaldo (que, por motivos inicialmente explicados, não fará menção aos jogos de rugby internacional), será o feminino. Começando, portanto, pela 2ª jornada do CN da 1ª divisão feminina, vemos que o Técnico, num encontro muito renhido, onde se destacou, mais do que alguma individualidade, a exibição do colectivo, soube aproveitar melhor as suas oportunidades e conseguiu levar de vencida, nas Olaias, a equipa do CDUP.
Nas outras partidas da jornada a Agrária não foi capaz de suster uma abordagem mais forte do Benfica, que foi para o intervalo a vencer graças a duas penalidades convertidas por Catarina Ferreira e que na segunda parte marcou o ensaio que, apesar da resposta determinada das jovens "charruas", dilatou o resultado o suficiente para dar a vitória final às encarnadas. Por fim, no último encontro desta jornada, a Agronomia recebeu e venceu na Tapada a recém-promovida equipa do Loulé.


Na 2ª jornada do CN da 2ª divisão feminina, organizada pelo Caldas/Santarém, a única equipa que venceu todos os seus jogos foi, novamente, a equipa do CRAV, líder destacado da prova. Não obstante este facto, o Caldas/Santarém venceu a equipa da Moita, que se redimiu no último jogo do dia, empatando com a equipa do Vilamoura, que também vinha de uma derrota, desta feita frente ao CRAV, por números esclarecedores. Termina assim o rescaldo deste fim-de-semana. Desejo uma boa semana a todos.