Notícias (Novembro de 2008 - 3)

1. Começamos esta semana pela Selecção Nacional de Sevens, que venceu o prémio para a "Equipa do Ano", atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal na sua gala de 2008, que se realizou ontem no Casino do Estoril. Estiveram presentes pela FPR, para receberem o galardão, o Team Manager Francisco Martins, o Seleccionador Nacional Tomaz Morais e o Capitão da Selecção Nacional de Sevens Diogo Mateus.
Abaixo fica um vídeo, feito pelo Total Rugby, fazendo um resumo do Campeonato Europeu de 2008, que Portugal venceu. Para mais informações sobre a prova consultem o seguinte link (aqui) onde encontrarão todos os dados existentes sobre a competição.
Nota também para a Super Bock, patrocinadora oficial da selecção, que recebeu o prémio, entregue ao Dr. António Pires de Lima, de "Personalidade do Ano", pelo seu apoio à nossa modalidade.


2. Continuando ainda numa maré de prémios, o Vitória de Setúbal, clube que celebrou ontem 98 anos de vida, decidiu, na sua gala de 2008, atribuir a um jogador da sua equipa de rugby, o argentino Marcos Zavaleta, o prémio de "Atleta do Ano", pela sua dedicação ao serviço do clube na época transacta, ajudando a sua equipa sénior, de forma decisiva, a subir à 1ª Divisão Nacional. Num ano muito positivo para a equipa de futebol, seria de esperar que esta distinção fosse para um atleta dessa equipa.
Todavia, o caso deste argentino de 24 anos que veio, tal como o irmão Agustín, para o clube sadino em 2006/2007, proveniente do Cardenales Rugby Club de Tucuman, um três-quartos centro que demonstrou grande capacidade de sacrifício durante todo o ano, jogando na final do campeonato menos de um mês depois de ter sido operado ao joelho, contra uma forte equipa do Cascais Rugby Linha, pesou mais na decisão dos responsáveis vitorianos.
Tratando-se de uma boa pessoa, um jovem dedicado ao clube, sempre pronto para jogar (apesar das muitas lesões e mazelas) e que ainda colabora com a equipa de treinadores dos sub18 (ver acima na foto), é de saudar a sua contribuição para o título do clube e o merecido prémio que recebe hoje.


3. Realizou-se esta quarta-feira, no Estádio Universitário de Lisboa, a 1ª e 2ª jornadas da 1ª Divisão (Serie A) do Campeonato Universitário de Sevens (ver Resultados e Classificação), organizado pela ADESL. Já se encontram disponíveis (aqui) os resultados, para quem estiver interessado, podendo estes ainda serem consultados na página do rugby universitário, sendo que nestes primeiros jogos temos que salientar as vitórias de Agronomia e FCT, as únicas equipas que venceram os dois jogos que fizeram, perfilando-se, por ora, como candidatas aos lugares mais altos da classificação.


4. Passando a outros Torneios, mais "Veteranos", ficam aqui os links para o rescaldo (com resultados) de duas competições que se realizaram no passado fim-de-semana. Falo da terceira edição do Torneio de Rugby da Festa da Vinha e do Vinho, que o Clube Rugby de Borba organizou e venceu (ver resultados aqui), e do Torneio Internacional de Veteranos de Lisboa, em que Juromenha, Belenenses, Agronomia e Milão participaram, com a vitória a pertencer aos italianos (ver rescaldo aqui).
Podem ainda consultar várias fotos desta última competição, disponíveis via o seguinte link (aqui).


5. Já podem consultar o grupo que vai para Dubai nesta segunda-feira (aqui) e ver o calendário da primeira prova do IRB Sevens Series deste ano, que decorre entre 27 e 29 de Novembro. De destacar, na convocatória final, a presença de 2 jogadores: da Académica, Ricardo Costa, e do CDUL, Frederico Oliveira, que se juntam a uma comitiva onde estão nomes experientes na variante de sete como são o caso de Pedro Leal, David Mateus, Diogo Mateus, Adérito Esteves e Gonçalo Foro.
Para melhor acompanharem a competição deixo aqui o link para o site oficial, onde encontrarão mais informações (carreguem abaixo na imagem) e um video (acima) promovendo o torneio deste ano. Bom fim-de-semana.


6. Numa reedição de um jogo bem antigo, Munster e a Nova Zelândia defrontaram-se em Thomond Park, numa partida bem disputada, que os irlandeses foram para o intervalo a vencer por 16-10, graças ao ensaio do ponta Barry Murphy.
Durante a segunda parte, mesmo com a penalidade de Stephen Donald, que reduziu a diferença no marcador para apenas 3 pontos, o público da casa sempre acreditou na vitória da equipa irlandesa que apesar de não ter marcado um ponto sequer neste segundo tempo, defendeu com tudo o que tinha a sua vantagem, liderados por um inspirado Mick O'Driscoll.
Foi um ensaio do imparável Joe Rokocoko que terminou com as esperanças dos fãs do "Red Army" de repetirem a vitória de 1978, ao marcar o ensaio que, convertido, deu a vitória aos All Blacks por 16-18. Estes, todavia, não poderão queixar-se daquilo que deve ter sido uma grande noite para quem se dirigiu ao Thomond Park Stadium ou teve a possibilidade de assistir ao jogo pela TV. Para os mais curiosos, aqui podem consultar algumas fotos da partida e aqui estão os "match stats" (com crónica da partida).


7. Para terminar as notícias desta semana queria recordar que a Associação de Rugby do Norte, com o apoio do Clube de Rugby de Famalicão, vai organizar neste domingo o primeiro Convívio Inter-Regional de Famalicão. O convívio vai realizar-se no Campo Sintético de Ribeirão e contará com equipas de rugby de clubes do norte e centro do país.
A FPR, no seu site, destaca a estreia de 3 novos clubes de rugby neste torneio: o Râguebi de Viana, o Guimarães Rugby e a Companhia do Rugby, uma Escola apadrinhada pelo Internacional Joaquim Ferreira e sediada num dos bairros mais problemáticos do Porto: o Bairro do Cerco.
Destacamos, dos muitos clubes presentes nesta celebração do rugby juvenil, a presença do CDUP, do CRAV, da Escola Rugby do Porto, da Académica, da Agrária, do Lousã, do Bairrada e da Lousada.