Rescaldo do fim-de-semana (11 e 12 de Outubro) - 2ª Parte

Já com todos os resultados da 1ª e 2ª Divisão, importa analisar a forma como a primeira jornada destas duas competições correu. Para terminar, abordamos aqui o jogo de hoje entre Portugal e a Roménia a contar para as meias finais do Europeu de Sub21.

Um pequeno aparte apenas para informar que as sites/blogues que fazem referência aos marcadores de pontos nos jogos das competições cobertas pelo Rugby Portugal terão os seus posts/artigos mencionados junto aos resultados dos encontros em causa, via hiperligação. Isto sucede porque me é impossível colocar aqui os marcadores de pontos das competições, salvo finais ou jogos de especial importância, e porque (obviamente) também tenho todo o interesse em destacar os blogues ou sites que têm o trabalho de anotar e publicar quem marca os pontos da sua equipa nas respectivas partidas.

Na 1ª Divisão (ver resultados e classificação), a primeira jornada foi marcada pela estreia do Vitória de Setúbal e pela vitória avassaladora da Académica frente ao Vilamoura no Algarve. Há que destacar ainda a vitória da Agrária frente à UTAD, por números que, não fossem os obtidos pelos Estudantes de Coimbra, seriam bem mais publicitados. As duas equipas desta região começaram bem o campeonato, alcançando vitórias folgadas e conquistando o respectivo ponto bónus.
Focando agora a nossa atenção no jogo entre Setúbal e CRAV, os sadinos, a jogar no relvado do Complexo Municipal de Atletismo, no Vale da Rosa, obtiveram um resultado pouco habitual no rugby, um empate, motivado, nas palavras do treinador João Terlim (V.Setúbal) por algum nervosismo, associado à estreia na 1ª Divisão, e que impediu a equipa de, no primeiro tempo, desenvolver o seu jogo habitual. Ao intervalo, o resultado de 00-03, favorável ao CRAV, não beneficiava nenhuma das equipas (por se tratar de uma vantagem muito curta) e na segunda parte vieram os ensaios, primeiro do Vitória, depois do Arcos de Valdevez, que deram emoção a uma partida a que assistiram cerca de três centenas de adeptos vitorianos. O ensaio do CRAV, no fim da partida, será por certo algo amargo para os homens do Sado que mesmo assim fazem uma estreia auspiciosa no campeonato.

Na 2ª divisão (ver resultados e classificação), a primeira jornada caracterizou-se por resultados (comparativamente) mais equilibrados, tendo ainda assim dois jogos com diferenças mais acentuadas entre as equipas participantes.

No grupo NORTE/CENTRO, a estreia do Lousada na segunda divisão foi marcada por uma derrota às mãos da equipa da Bairrada, deixando para o jogo entre Famalicão e a Escola Rugby do Porto todo o equilíbrio. Num jogo bem disputado e com muitos ensaios, mas que ao intervalo já dava a liderança ao XV do Porto, a equipa de Famalicão lutou sempre contra a corrente, tentando apanhar no marcador o adversário. Foi um esforço inglório mas que permitiu aos da equipa da casa terminar o encontro de cabeça erguida com um resultado final em que apenas 5 pontos separavam as duas equipas. Mérito para a equipa da Escola Rugby Porto que foi vencer fora um conjunto que, na época anterior, lhe venceu nos dois jogos desta fase.

Com o Caldas e o Belas a folgarem, respectivamente, nos grupos CENTRO/LISBOA e LISBOA, foi a equipa B da Lousã que protagonizou a grande surpresa, ao vencer o 6º classificado do ano passado, o Santarém, por vinte pontos de diferença. Sem mais informações não importa especular sobre o que se terá passado em Santa Rita, mas fica aqui registado o facto. O Cascais Rugby Linha, interessado por certo em voltar a tentar a subida à primeira divisão, começou da melhor forma o campeonato, vencendo a equipa da FCT por números convincentes. Noutras paragens, o CR Técnico (o segundo conjunto dos engenheiros), dirigiu-se á Moita e perdeu com a equipa da casa, que assim também venceu o seu primeiro jogo.

Por fim, no grupo SUL realizaram-se dois jogos com resultados e história bem diferente. Enquanto o Montemor recebeu e cilindrou a equipa do Loulé, naquele que foi o encontro com o resultado mais desnivelado da divisão, o Beja estreava-se nas competições nacionais, tendo-se dirigido ao Parque Desportivo de Vilamoura com esperanças de levar de vencida a equipa B do clube local.

Até ao intervalo, com a equipa da casa sem marcar e com os bejenses a conseguirem manter o jogo equilibrado, tendo tido fases do domínio e inclusive obrigando, durante vários momentos, a equipa algarvia a defender na sua área de ensaio, poder-se-ia dizer que o jogo estava em aberto. Todavia, com o começo da 2ª parte os homens de Vilamoura souberam aproveitar alguma desconcentração e excesso de confiança dos visitantes, marcando um ensaio (convertido) logo na primeira jogada. Estando a vencer, o Vilamoura soube manter (e ampliar) a sua vantagem, não obstante as situações que o Beja dispôs para marcar pontos e que não conseguiu aproveitar (duas delas no fim do jogo - 2 ensaios anulados - que deixaram a equipa a queixar-se da arbitragem de Michael Walker). Foi uma boa estreia para os jovens do Clube Desportivo de Beja, que para a semana receberão em casa o forte conjunto do Montemor.


Para terminar este rescaldo (que rapidamente se converteu num série de dois artigos enormes) queria deixar aqui um álbum com as fotos (existentes) do Campeonato Europeu de Sub21, incluindo uma fotografia do Frankenstadion (vista aérea) onde os jovens lobos vingaram a derrota dos sub18 frente á Bélgica no europeu deste ano (que decorreu em Itália), e duas do Estádio de Heidelberg, onde o resto do torneio se desenrolará.
AER/FIRA - Euro08 S21
Não só desejamos toda a sorte aos jogadores sub21 no difícil encontro das meias finais de amanhã contra a Roménia como convidamos todos os leitores do site a verem as fotos existentes e a visitarem a página da competição aqui onde podem encontrar uma enorme quantidade de informações, que vão desde o calendário, passando pela constituição da comitiva nacional, aos dados do jogo dos quartos de final, e duas tabelas estatísticas, exclusivas ao Rugby Portugal, já que de todos os sites que fazem referência à competição (nacionais e internacionais) este é o único que as possui: estas consistem nas listas dos melhores marcadores (de pontos e de ensaios).

Ficam aqui também os links para dois vídeos, um que faz o resumo do jogo acima mencionado dos sub18, outro de promoção da AER/FIRA ao rugby jovem de selecções. A todos os interessados informo que a página do Europeu de S21 vai sendo actualizada á medida que os jogos se desenrolam. Desejo uma boa semana a todos e Força Portugal!