Bledisloe Cup 2008 (em Hong Kong)

A Bledisloe Cup é um torneio, de cariz anual (realiza-se desde 1932), que consiste num número de jogos (variável) entre a Nova Zelândia e a Austrália. Este ano, pela primeira vez, o torneio será decidido em quatro encontros, com o última partida a ser disputada (também pela primeira vez), a 1 de Novembro, em campo neutro. O local escolhido para este jogo foi Hong Kong, numa acção de promoção (do jogo de XV) no continente asiático.

Desde 1996 que a série de jogos da BC se encontra inserida dentro do Torneio das 3 Nações. A Bledisloe Cup possui uma particularidade única no concerne à determinação do vencedor da prova: caso as séries terminem empatadas, a taça (e a vitória na torneio) vão para o detentor desta no ano em questão. O troféu atribuído ao vencedor das séries também é único, não só pelo seu desenho mas por possuir um tamanho sem paralelo no mundo do rugby.

Terminando, informo que fica aqui (acima) um vídeo feito por um "comentador alternativo" muito popular no hemisfério sul, Jed Thian. Esta abordagem nada imparcial ao jogo entre os Wallabies e os All Blacks é apenas uma de muitas animações que este natural das duas ilhas do hemisfério sul já fez desde 2005, ano em que começou a comentar jogos de rugby de uma forma, no mínimo alternativa (criando para isso o Alternative Rugby Commentary).

Para quem procura informações mais detalhadas sobre a Bledisloe Cup convido-vos a seguirem este link (aqui). Caso queiram visitar o site do ARC, que contém vídeos, relatos de jogos antigos, lista de jogos a acompanhar, entre muitas outras coisas, sigam este link (aqui).