Sugestões para o fim-de-semana...

Não pensem os nossos visitantes que só porque a época de XV já terminou em Portugal que não temos sugestões para eventos, textos, páginas e, desta feita, campos de férias de rugby. Para este fim-de-semana abaixo encontram, como de costume neste tipo de artigos, uma curta lista dos eventos e demais sugestões em questão com informações pertinentes, links, cartazes e fotografias.

Quer decidam ir ver estes eventos ou outros, o importante é que tenham um bom fim-de-semana e aproveitem o bom tempo que se espera que impere um pouco por todo o país. Uma última nota para o facto de termos incluído neste artigo muitos campos de férias e sugestões para actividades dos mais novos na modalidade. Escolhemos esta altura porque, para os interessados, este é o momento ideal para se inscreverem.


* I TAÇA DE PORTUGAL DE BEACH RUGBY

O grande evento deste fim-de-semana é indiscutivelmente a primeira edição da Taça de Portugal de Beach Rugby, uma mega-prova que se estende por dois dias e que é organizada na Praia de Espinho pela equipa do Prof. Nuno Gramaxo (a NeN Organizações e Desporto, com a colaboração da ARN, da FPR, do ISMAI e da U.Porto.
O dia de Sábado tem prevista a realização das provas dos Seniores, das Senhoras e dos Escalões de Formação, sendo que o Torneio Masculino começa ao meio dia, com o Torneio Feminino a iniciar-se às duas horas da tarde (14h). No Campo 2 os jogos também se iniciam às duas da tarde, com o Torneio dos Escalões de Formação, prolongando-se as actividades até às oito horas da noite (18h), altura em que se realiza um jantar (Porco no Espeto), prelúdio para um festa que se inicia às onze e meia da noite (23h30m) e que conclui as actividades do primeiro dia.

No Domingo realizam-se os torneios de Tag Rugby e de Veteranos (+ de 35 anos), num fim-de-semana que esperamos que termine da melhor forma para os atletas da ER do Porto, Viseu, Agrária, Bairrada, Lousã, entre outros clubes que já confirmaram presença na cidade nortenha.

Mais Informações: AQUI


* ARRAIAL DO BELENENSES

No fim de mais uma temporada, um dos mais antigos clubes de rugby em Portugal organiza um evento que visa chamar os seus adeptos, jogadores, técnicos e demais amigos a um dia de celebração que começa com o IX Torneio de Rugby Juvenil do Belenenses, um evento em que das 14h às 17h os Sub-08, Sub-10 e Sub-12 do clube do Restelo participam, os primeiros no relvado junto aos Pasteis de Belém, os dois escalões mais velhos no relvado número 2 do Estádio do Restelo.
Depois dos jogos dos mais novos entram em campo a partir das 18h, e já no Estádio do Restelo, os atletas mais velhos, que realizam um jogo inter-gerações (18h), um aperitivo para o jantar de convívio com o qual se encerram (20h) as festividades de mais um dia importante para a comunidade azul e branca.

Mais Informações: AQUI


* TEXTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO JUROMENHA NO EGORF 2010

Neste ano falamos várias vezes sobre as muitas provas em que os veteranos portugueses, organizados em equipas que do norte ao centro do país se vão encontrando em convívios e torneios. Das formações enumeradas, tivemos o prazer de destacar uma, a do Clube de Rugby de Juromenha, entidade alentejana que mobilizou uma pequena vila e as povoações circundantes à volta de uma equipa que sem exagero bate recordes de deslocações, em Portugal mas sobretudo no Estrangeiro.
Estivemos no Juromenha Oldies Rugby Festival deste ano, onde voltamos a falar sobre o grande evento do ano para estes grandes atletas, a participação no X European Golden Oldies Rugby Festival, o principal evento do escalão a nível europeu. Aconselhamos agora todos os interessados a lerem um curto texto sobre a participação do Juromenha na prova, a todos os níveis muito positiva. Carreguem no link para lerem o artigo escrito pelo Presidente do CRJ, o Dr. Paulo Jaleco.

Mais Informações: AQUI


* TEXTO SOBRE A ORIGEM DAS CAMISOLAS DO MOURISQUENSE

Não nos ocorreu, com esta sugestão, sugerir aqui a leitura de um prodígio da língua portuguesa, um documento de superior qualidade e indiscutível valor para a comunidade nacional, pré-requisitos que, honestamente, nunca consideramos necessários para a publicação do quer que fosse neste espaço.
Quisemos com esta escolha dar a conhecer uma pequena parte da história de um clube que recentemente começou a dar os primeiros passos na modalidade e que tem desde cedo surpreendeu por ser da região centro mas apresentar uns equipamentos muito 'lisboetas', à falta de melhor designação. Carreguem no link para lerem o texto escrito no blogue do Rugby Mourisquense, o único espaço, para já, disponível para quem quiser saber mais sobre esta equipa.

Mais Informações: AQUI


* SALE SHARKS INTERNATIONAL RUGBY ACADEMY

O nome do clube só por si diz tudo. Os Sale Sharks são um emblema com muita história no rugby inglês (fundados a 1861 e campeões nacionais em 2006) e tiveram, nas suas fileiras, nos últimos anos, grandes internacionais como por exemplo Jason Robinson, Jason White, Sebastien Chabal e os irmãos Fernández Lobbe.
Este curso de Verão, que mistura Rugby e Inglês, destina-se a rapazes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. Estudantes de todo o mundo poderão inscrever-se neste curso, para melhorarem os seus conhecimentos de Inglês e de Rugby, sendo ainda treinados por líderes nesta modalidade. Para lerem todas as informações disponíveis sobre esta sugestão, que ainda tem inscrições abertas, carreguem no link abaixo.

Mais Informações: AQUI


* ACADÉMICA RUGBY SUMMER CAMP

A Académica, histórico do rugby nacional e campeão nacional sénior de sevens, organiza entre 06 e 10 de Julho uma actividade que visa, durante cinco dias, proporcionar aos participantes as condições de um Estágio de Rugby Profissional, contando para tal com a ajuda de treinadores "da casa" (quatro jogadores internacionais do clube) e de técnicos convidados, dos quais destacamos Sérgio Franco (treinador dos seniores da AAC) e João Luís (Seleccionador Nacional Sub-18).
Destinado aos jovens entre os 09 e os 16 anos, este Summer Camp (que se realiza no Campo de Santa Cruz em Coimbra) foi planeado para desenvolver as capacidades técnicas dos jogadores e estimular o espírito de grupo e de entreajuda, características base da nossa modalidade.

Mais Informações: AQUI


* II ACADEMIA RUGBY BELENENSES

Num registo semelhante ao da Académica, mas coordenado por indivíduos diferentes, neste caso os Lobos João Uva e Diogo Mateus, o Belém Rugby Summer Camp 2010 promete cinco dias de formação e actividades para todos os jovens entre os 08 e os 16 anos interessados em divertirem-se com os internacionais portugueses nas duas semanas em que se realiza esta academia: 28 de Junho a 02 de Julho e 05 de Julho a 09 de Julho.

Mais Informações: AQUI


* II FÉRIAS DESPORTIVAS DA ALDEIA DO RUGBY

As segunda edição das férias desportivas da Bairrada (organizadas pelo departamento de formação do MRC Bairrada), localidade mais conhecida como Aldeia do Rugby, onde o Moita Rugby Clube da Bairrada tem a sua casa, realizam-se entre 21 e 25 de Junho e 28 de Junho e 02 de Julho, para todos os jovens entre os 06 e os 16 anos, misturando uma série de actividades, nas quais predomina o rugby, não figurando sozinha a nossa modalidade num conjunto de desportos e jogos que divertirão dos participantes.

Mais Informações: AQUI


* III ACADEMIA GRUPO DESPORTIVO DE DIREITO

Com 60 participantes em 2008 e 70 participantes em 2009, as inscrições para a III Academia de Verão do Grupo Desportivo de Direito, coordenada por Frederico Sousa, treinador dos seniores do GDD e por Martim Aguiar, treinador dos sub16 dos 'advogados', estão abertas.
A menos de um mês do início das actividades no Campo de Férias 2010, que vai decorrer em duas semanas, a primeira de 28 de Junho a 02 de Julho e a segunda de 05 de Julho a 09 de Julho, os interessados podem contactar o clube de Monsanto via o telefone 217647242, o e-mail martimaguiar@hotmail.com e o telemóvel 914613228.

Mais Informações: AQUI