Notícias (Abril de 2010 - 2)

1 - A primeira notícia deste artigo diz respeito a um bom clube, uma instituição fundada em 2006 que, no melhor espírito da modalidade, tem tentado levar os valores deste desporto aos habitantes uma localidade alentejana que nunca viu jogos de rugby, Portalegre. O CRUP (Clube de Rugby União de Portalegre), começou com 20 atletas e inicialmente participou apenas nos Torneios de Emergentes, obtendo resultados muito positivos.
Mais tarde iniciou-se a actividade nos demais escalões competitivos (Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-18 e Feminino), perdendo a equipa sénior com isso a sua dinâmica, algo que sucedeu por diversos motivos, sendo o principal o facto de os estudos e os empregos estarem em outras localidades algo distantes de Portalegre. Os elementos mais velhos que restaram asseguraram funções na direcção e nas equipas técnicas para salvaguardar a continuidade do clube.
Este trabalho e dedicação deu frutos, tendo sido atribuído ao clube uma sede com espaço para as reuniões da direcção e apoio administrativo e uma sala com meios multimédia dotada de capacidade para a formação dos atletas portalegrenses. Mais importante, neste ano de 2010 o CRUP agora possui um campo relvado para treinar e jogar e terá um novo recinto com um relvado sintético por estrear, onde os jovens alentejanos poderão treinar e jogar já em 2010/2011.
Assim sendo, saudamos e temos o privilégio de louvar o trabalho de um emblema emergente que, para além de continuar a cativar atletas, procura também cativar miúdos de instituições como a CERCI e a APPCDM, tendo um equipa de aproximadamente 25 atletas, que treina regularmente uma vez por semana.
Com treinos que são em tudo semelhantes aos treinos e jogos de um escalão de formação, só que neste caso, cada um treina à sua medida e à sua capacidade... o resultado final tem sido excelente, pois a entrega dos jovens é total, e onde ao inicio havia dificuldade em correr com uma bola diferente de todas as outras, hoje já se consegue executar passes sem qualquer dificuldade e fazer mini-jogos de Tag Rugby.


2 - De uma iniciativa solidária para outra queremos contar a história de um alpinista, um grande indivíduo que abraçou um desafio invulgar, escalar os picos mais altos dos sete continentes deste belo planeta. Só de si, pese embora a natureza deste site, a informação acima exposta constituiria notícia.
No entanto, a notícia aqui não é o facto de o Sr. Ângelo Felgueiras ter já escalado o Kilimanjaro, o Aconcagua, o Elbruz, o Denali e o Carstensz, mas sim a maneira como abordou a escalada ao Monte Evereste, atribuindo o valor simbólico de 1 Euro a cada um dos 8850 metros a escalar e apelando à solidariedade dos portugueses, chamados a contribuírem para uma causa melhor.
A causa, desta feita, é a dos jovens do ATL da Galiza e Jogadores da Escolinha de Rugby da Galiza. Todos sabemos das dificuldades inerentes ao funcionamento e dia-a-dia destes homens e mulheres. É importante explicar que não é um patrocínio ao Sr. Ângelo que esta acção visa, mas antes um donativo para a aquisição de uma carrinha para as crianças do ATL da Galiza e jogadores da Escolinha de Rugby da Galiza.
Na nossa comunidade, a importância da ER Galiza para o desenvolvimento e expansão dos vários projectos de escolinhas de rugby é enorme, com os destemidos jovens do concelho de Cascais a darem desde 2006 exemplo de uma dinâmica enorme, estando os resultados à vista de todos. Agora, apesar de todos os triunfos deste experiente alpinista e da ERG, chegou a altura de darmos, em muitos casos, de novo, a mão a quem, no rugby português, mais precisa, e contribuirmos para que esta instituição conte com uma carrinha nova.
Para além de podermos seguir a caminhada de Ângelo Felgueiras através do site dele (http://angelofelgueiras.com/) ou via o blogue da Escolinha de Rugby da Galiza (http://escolinhaderugbydagaliza.blogspot.com) podemos contribuir comprando os metros que quisermos. Cada metro custa 1€. O mínimo é 1 metro, sem limite superior... O pagamento pode ser feito através de transferência bancária para uma conta aberta para este efeito, com o número abaixo disponível.

0007 0000 0040 7275 9382 3 - Banco Espírito Santo


3 - Terminamos esta componente do artigo de notícias com várias sugestões de leitura, um texto e uma entrevista, que importa aqui divulgar. Sendo raros os casos de jogadoras que, começando a jogar muito novas, sobrevivem na modalidade ao momento em que deixam de existir oportunidades para continuarem a competir com os rapazes, isto quando no rugby feminino só existem equipas seniores.
O blogue de Formação do Rugby Vila da Moita, um espaço fantástico e a visitar, com textos interessantes e vídeos úteis, publicou na passada quarta-feira um artigo sobre uma excelente jovem, de grande talento e grande coração, que foi convocada para os treinos da equipa de Sub-14 da Associação de Rugby do Sul, neste momento a preparar-se para competir em Coimbra no Torneio JP, Maria Garcia.
"Maria és a nossa bandeira" é o nome do post, e se o exemplo desta jovem não for suficiente para levar os nossos responsáveis federativos a reverem os seus planos para o futuro do rugby feminino, um sector que precisa de um escalão intermédio, entre os Sub14 e os Sub-18 (por exemplo), que garanta que as jogadoras não desistem só porque não têm competição adequada antes de chegarem aos seniores, então este autor não sabe o que será necessário.
Não podemos, sobretudo nesta altura, deixar escapar atletas, técnicos e clubes como este (RVM) e muitos outros, entidades e pessoas que acreditam que que não há jogadores pequenos nem grandes, fortes ou fracos. Existem apenas aqueles que dão o seu melhor. Nesse grupo estão os senhores do Rugby Vila da Moita e está certamente a Maria.
Em Lisboa, num registo semelhante, e à frente de um projecto muito positivo, está o Prof. Martim Aguiar (na foto a dar uma palestra aos Sub16 do Direito), responsável pela Escolinha de Rugby do Bairro da Boavista, entidade que festeja este mês um ano de existência. O projecto, uma acção conjunta da ARS, do GDD e da CML, tem sido um sucesso, e a Associação de Rugby do Sul teve a excelente ideia de entrevistar o treinador num artigo que pode ser lido aqui.


4 - Nesta altura da época, quando a maioria das competições de 'quinze' em Portugal já terminaram ou estão numa fase final, começam a surgir algumas provas e eventos que, anualmente, cobrem o período dedicado aos Sevens e se estendem até ao último torneio de Beach Rugby em Agosto. Tivemos o prazer e o privilégio de assistir e participar em muitos destes torneios no ano passado e este ano já abordamos eventos como o Juromenha Rugby Oldies Festival (7 a 9 de Maio) e o Algarve Vets Rugby Tournament (1 e 2 de Maio).
Acima podem ver um vídeo recordando as principais incidências do II Vintage Cascais Rugby, um torneio de veteranos inserido no EGOR 2010 Series, organizado pelo Cascais e pela WeSe7It. O filme foi criado pela Malagueta Produção Audiovisual, media partner da prova. Numa antecipação dos jogos do próximo ano, abaixo podem ver um resumo do jogo entre os seniores do São Miguel e da AA Tomar, criado pelos lisboetas aquando do Torneio Todos ao Rugby, organizado pelo emblema nabantino no dia 10 de Abril.
Aproveitamos também para apresentar três eventos que se realizam todos em Maio, a II Corrida Rugby Direito Europcar (29 de Maio), o VI Torneio de Rugby do Porto (29 de Maio) e o Rugby 7s Universitário de Lisboa (05 de Maio). O primeiro consiste numa corrida, inserida em plena mata de Monsanto, que tem como principais objectivos trazer novos públicos ao Rugby, a Monsanto, proporcionar competição e diversão aos participantes e angariar fundos para a construção dos novos balneários, uma necessidade premente do Grupo Desportivo de Direito (ver site oficial da prova aqui).
A norte, a ER Porto, desde a sua fundação, organiza todos os anos, no fim de cada época, um grande torneio, convidando todos os seus praticantes, técnicos, dirigentes, pais e amigos para um dia de jogos amigáveis que termina num grande jantar. Este ano, numa iniciativa bem mais abrangente, que conta com o apoio técnico da ARN e se desenrolará nas instalações do Sport Clube do Porto, o torneio contará com uma participação de aproximadamente 350 atletas, dispersos por nove escalões (Sub08, Sub10, Sub12, Sub14, Sub16, Sub18, Sub21, Seniores e Veteranos).
Para mais informações consultem o blogue da Escola Rugby do Porto ou o site da ARN, locais onde encontrarão mais detalhes. Por fim, no dia 5 de Maio, a próxima quarta-feira, no Campo das Olaias, a JA Eventos Desportivos organiza o primeiro Rugby 7s Universitário de Lisboa, prova independente na qual as equipas inscritas nos campeonatos da ADESL e da FADU são convidadas, prevendo-se um bom dia de rugby que terminará com um grande jantar. Para inscrições e mais informações estão disponíveis os seguintes telemóveis (916348047 e 967627602) e o seguinte e-mail (ja.eventos.desportivos@gmail.com).


NOTA - Concluímos este artigo informando os nossos visitantes que, a pedido de muitos adeptos, e por forma a incluirmos a final do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, adiámos para a próxima semana (03 a 07 de Maio) a publicação do Rescaldo da Jornada de Abril, um artigo muito extenso e completo que poderá ser lido para a semana, agora que as classificações estão todas actualizadas e que só na página das selecções existe algo por publicar (ainda não foi publicado por falta de informações).