Avisos à Navegação

1. Caso os nossos leitores e amigos ainda não saibam, desde já informamos que quem tiver Facebook pode aceder a todos os conteúdos do site (e em breve da Loja Virtual) via a página do Rugby Portugal naquela rede social, um espaço onde o vosso autor pode comunicar de forma mais frequente e transmitir algumas informações que, regra geral, nunca apareceriam no site.
Dados como os referentes à viagem do passado fim-de-semana bem como fotos, resultados e outras informações serão publicados em primeira mão no Facebook, estreitando um pouco a comunicação entre autor e visitantes. Os links para a página do RP no FB estão disponíveis na coluna da direita. A todos quantos já aderiram e continuam a divulgar este projecto fica aqui o nosso obrigado!


2. (ACTUALIZADO!) Abordando outro assunto bastante importante, informamos que estamos a repor no Rugby Portugal TV os vídeos de jogos e competições que, até há pouco tempo, estavam disponíveis mas que voltaram a ser uploadados, algo que demora, como devem calcular, algum tempo. Assim sendo, abaixo estão listados as competições e jogos já disponíveis e os próximos vídeos a estarem disponíveis para consulta do público.

Publicado / Disponível Online:
- Euro Rugby Cup 2009
- I Torneio Olaias Sevens
- Campeonato Nacional de Sevens 08/09 (Sub16)
- Rescaldo da Jornada Feminina (30 e 31 de Janeiro)*
* Técnico v Benfica + Cascais v Bairrada
- Campeonato Nacional de Sevens 08/09 (Seniores)
Brevemente / Parcialmente Publicado:
- I Torneio Internacional Feminino de Sevens
- Final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão 08/09*
* Vitória de Setúbal v Académica
- Matosinhos Beach Rugby 2009


3. Terminamos recordando aos nossos visitantes que no passado fim-de-semana o vosso autor percorreu cerca de 1000 quilómetros, passando mais de 11 horas ao volante numa jornada que o levou no sábado até Juromenha, para assistir ao III Juromenha Oldies Festival, uma excelente prova de veteranos, onde sete equipas participaram e o convívio foi rei e senhor; e no domingo à Aldeia do Rugby, Moita, onde se realizou a terceira etapa do Campeonato Nacional de Sevens Feminino.
Desloquei-me até estas duas localidades para cobrir eventos completamente esquecidos pela comunicação social portuguesa, visitando assim amigos como os senhores de Juromenha, que continuam a divulgar o rugby português além-fronteiras e são membros da equipa de veteranos mais activa do país. É impossível, mesmo com um trabalho imperfeito, como é o nosso, realizar um mínimo de uma cobertura sem apoios, sem que se comece a pensar, em termos institucionais, em apoiar quem quer fazer mais do que escrever ou postar sobre os jogos das Selecções Nacionais Seniores e sobre as finais da Divisão de Honra.
Para a semana realiza-se o décimo segundo Torneio Memorial JêPê, prestando homenagem a João Pedro Leite, jovem exemplar e uma esperança do rugby português durante a década de 90 que faleceu com uma carreira brilhante pela frente. O mais importante evento de Sub-14 da temporada merecia uma divulgação melhor, à semelhança de outros torneios e provas erradamente ignorados. Apesar de este ser um dos nossos objectivos quando criamos a página de Formação, não poderemos estar presentes em Coimbra.

Porquê? Porque o vosso autor não consegue cobrir todas as provas, porque numa comunidade tão pequena como a nossa, é preciso mostrar aos membros que sem apoios a sério, sem algo mais que favores pessoais, sem encorajamento institucional, quer seja por parte das entidades que gerem o nosso rugby ou das empresas que o apoiam, projectos como este não vão a lado nenhum, e continuaremos a ser a única modalidade colectiva emergente em Portugal a depender dos ocasionais criadores de blogues, anónimos ou não, melhor intencionados (ou não!), e dos mesmos cronistas de sempre, recalcando até à exaustão os mesmos temas, enquanto 90% do rugby português passa despercebido e pouco se divulga, de ano para ano.