Notícias (Abril de 2010 - 1)

1 - Iniciamos este artigo com a Apresentação da Final Four do Campeonato Nacional Super Bock, a Divisão de Honra (calendário e classificação), principal competição de rugby sénior em Portugal. Esta acção, organizada pela Federação Portuguesa de Rugby, teve lugar no hotel Praia Mar, em Carcavelos, e consistiu numa intervenção do Presidente da Direcção, o Engenheiro Carlos Amado da Silva, à qual se seguiram entrevistas dos quatro treinadores envolvidos e dos capitães das quatro equipas. A acção concluiu-se com um almoço entre os membros da direcção, vários convidados como o ex-Seleccionador Nacional Tomaz Morais, e os demais membros da comunicação social.
Na sua intervenção, o Presidente da FPR salientou a importância de eventos daquela natureza na promoção do rugby nacional, sobretudo agora que os principais campeonatos séniores se aproximam do seu ponto alto, as finais, e que posteriormente se iniciará o Circuito Nacional de Rugby de Sete, ainda neste escalão, uma prova composta por cinco etapas, uma no Norte, uma no Centro, uma em Lisboa, outra no Alentejo e, por fim, uma no Algarve.
Das entrevistas dos treinadores, para além das naturais cautelas na avaliação dos adversários, destacando todos a importância do primeiro confronto (as meias finais) sobre o prespectivar de uma potencial presença na grande final ficam aqui algumas notas sobre as perguntas que este vosso autor colocou a cada um dos técnicos.
Craig Sandlant, o treinador do CDUL, salientou a importância do plantel dos 'universitários' estar, este ano, mais forte e, quando perguntado se este era o ano do "tudo ou nada" para a sua equipa, destacou a presença na final da Taça e respondeu que a passagem à final, embora importante, não é decisiva, estando-se a fazer uma aposta no futuro e não apenas no presente do conjunto. Para o treinador da Agronomia, Ricardo Sequeira, mencionou que existia alguma dificuldade em fazer algum tipo de previsão, pois a fase regular do Campeonato teve um nível de competitividade muito inferior aquele que os jogos da fase final terão. Não tendo preferência no clube que possa sair vencedor da outra meia final, o treinador do clube da Tapada disse que por ora o seu grupo estava concentrado nos difíceis jogos contra o CDUL.
O técnico do Belenenses, Francisco Borges, destacou a alta motivação da equipa, informando que Diogo Mateus e Sebastião Cunha são as principais dúvidas em termos físicos para o jogo contra o Direito, neste fim-de-semana. Para este treinador, o actual campeão nacional é o adversário a vencer. O treinador do Direito, Frederico Sousa, referiu que a equipa dele estava bem preparada e que a abordagem desta fase seria feita jogo a jogo, sem favoritos. A ausência dos internacionais, criou naturais dificuldades na consolidação do modelo de jogo, algo que, segundo o técnico, nas últimas três semanas de preparação foi ultrapassado. Destaque ainda para a preferência da Agronomia como adversário para a final, uma equipa para o responsável ainda um pouco acima das demais semi-finalistas e um bom 'derby' para a final do campeonato nacional.
No que diz respeito aos capitães, Duarte Figueiredo, recordou-nos que o plantel do CDUL já não é assim tão novo, tendo experiência e várias presenças em fases finais, jogos diferentes dos da fase regular, para que isso já não possa ser usado como desculpa. A ambição não falta, sendo que o objectivo passa por, para já, chegar à final e garantir que o trabalho dos jogadores internacionais contribui de forma decisiva para um superior nível de jogo do colectivo. Rodrigo Aguiar, capitão da Agronomia, afirmou, tal como o treinador, que é dificil fazer uma antevisão destes jogos, considerando o CDUL um oponente duro, que lhes causou sempre muitas dificuldades, não lhe fazendo todavia, jogar primeiro ou depois em casa, tendo em conta que a única derrota da época, curiosamente, surgiu na Tapada (2a Jornada vs Belenenses). O plantel mais curto e entrosado são armas a utilizar, no esforço dos 'agrónomos' para voltarem a ser campeões.
Para Diogo Mateus, capitão do Belenenses, as lesões dos jogadores 'azuis' apenas condicionam o plantel do Belém para o primeiro jogo, existindo algumas "contas a ajustar" com um adversário difícil que já causou algumas derrotas aos homens do Restelo. Terminamos esta antevisão com uma prespectiva mais abrangente, que o capitão do Direito, Vasco Uva, nos deu, salientando o respeito das demais nações europeias pelo rugby português, apesar da não qualificação para o Mundial de 2011. A presença de vários jogadores do GDD nos jogos dos Lobos serviu também para, na fase regular, a equipa dar experiência a todos os seus elementos, sendo que o papel dos internacionais deverá ser sobretudo o de aumentar o nivel do conjunto.

1ª mão das Meias Finais - 10/11 Abril
CDUL v Agronomia - Universitário de Lisboa
Belenenses v Direito - Campo nº2 do E.Restelo

2ª mão das Meias Finais - 17/18 Abril
Agronomia v CDUL - Tapada
Direito v Belenenses - Monsanto

Antevisão da Final Four do ano passado - aqui


2 - Ainda nos seniores, a Associação Académica de Tomar organiza no Sábado, dia 10 de Abril, o Torneio Todos ao Rugby. A finalidade desta jornada de rugby, que envolverá quatro equipas divididas pelos seniores e veteranos do AA Tomar e do São Miguel, será o convívio de antigos e actuais jogadores á volta de uma modalidade que começa a ter alguma expressão em Tomar, esperando a organização juntar cerca de 100 participantes à volta deste dia de convívio.
Os jogos começarão às 15 horas no Estádio Municipal de Tomar, estando o seu final previsto para as 19 horas, realizando-se de seguida a tradicional terceira parte, na qual participarão todos os intervenientes. Esta é uma sugestão bastante interessante para o próximo fim-de-semana, sendo que será a primeira vez que o São Miguel leva a campo a sua equipa sénior, este ano reactivada e provável presença no Nacional da Segunda Divisão sénior de 2010/2011. Aproveitamos este artigo para divulgar o novo site do Clube de Rugby de São Miguel, que podem consultar aqui.


3 - Dos seniores passamos para os veteranos, para anunciar a realização do III Juromenha Rugby Oldies Festival Porta da Ravessa, um evento organizado pelo Clube de Rugby de Juromenha que decorre naquela vila alentejana entre os dias 07, 08 e 09 de Maio. O clube liderado pelo Dr. Paulo Jaleco possui uma das comunidades de veteranos mais activas de Portugal e realiza, anualmente, um sem número de actividades e digressões no mínimo memoráveis (aconselhamos a leitura do apontamento final da Digressão à América do Sul - Uruguai e Argentina - escrito pelo Presidente do Juromenha - fotos aqui).
Os pontos altos da actividade deste grupo são, sem sombra de dúvida, a participação na principal reunião a nível europeu de veteranos, o EGOR, European Golden Oldies Rugby Festival, que este ano se realiza em Caernarfon, no País de Gales (de 10 a 14 de Junho) e a organização/participação no Juromenha Rugby Oldies Festival. Pelo meio, os alentejanos deslocar-se-ão ainda, nesta época 09/10, a Cascais, para participar no II Cascais Vintage, a 16 e 17 de Abril (organização We Se7 It), a Vilamoura, para participarem no Algarve Vets Rugby Tournament, a 1 e 2 de Maio (organização Move Sports), e à Bairrada, onde se disputará o VII Torneio Internacional da Bairrada, a 19 de Junho.
A edição deste ano do festival terá a sua componente desportiva em Redondo, tratando-se da primeira vez que a modalidade se jogará na vila, depois de passagens por Juromenha e Vila Viçosa, levando o Clube de Rugby de Juromenha o desporto a várias localidades espalhadas pelo Alentejo. O programa será semelhante ao do ano passado, com a recepção a ter lugar na Enoteca de Redondo e com os jogos a terem lugar no Campo do Calvário, a partir das 11 horas do dia seguinte (Sábado). O janter será, como de costume em Juromenha, posto que se seguirá a habitual festa em Alandroal, com a respectiva garraiada. No Domingo realiza-se a tradicional caldeta de peixe do rio, junto ao Rio Guadiana, em Juromenha.
Este texto é apenas parte de uma missiva (adaptada) que o Presidente do Juromenha, o Dr. Paulo Jaleco, publicou para informação de todos os interessados. Quem quiser saber mais sobre este evento deve consultar o documento, disponível via o seguinte link, aqui.


4 - Para terminar, agradecemos ao Sr. António Abreu o envio de vários textos sobre uma variante do rugby que ainda não abordamos aqui no Rugby Portugal - o Touch Rugby. A quantidade de informação que recebemos merece bem mais do que uma notícia, mas para já queremos deixar aqui algumas informações e links para os mais curiosos.
O Touch Rugby é uma variante do rugby tradicional. Evasivo e rápido mas com um nível de contacto mínimo, é praticado em todo o mundo por homens e mulheres de todas as idades e níveis. O jogo é semelhante ao Rugby, mas sem placagens sem rucks, mauls ou formações ordenadas, sem alinhamentos e sem pontapés. Para jogar o ideal é conseguir 12 pessoas, 6 para cada lado, jogando em metade de um campo normal. É possível jogar com mais ou menos jogadores, ajustando as dimensões do campo. Existem muitas variações do TR, sendo o “6 downs” a mais popular e difundida em todo o Mundo, regulado pela Federação Internacional de Touch Rugby.
Tudo começou na Austrália na década de 60 como uma forma de aquecimento/treino, mas devido às suas características únicas, depressa cresceu em popularidade e número de praticantes, tendo sido disputado o primeiro jogo e competição oficiais em 1968 na cidade de Sydney (Austrália). Em Portugal, desde o início de Março de 2008 que um grupo de ex-jogadores iniciou de forma regular a prática deste jogo nas instalações do Grupo Desportivo de Direito, em Monsanto. Este ano Portugal é selecção convidada no 8º Torneio Europeu de TR, que se realiza entre 22 e 25 de Julho em Bristol, Inglaterra.

- Touch Rugby Portugal

- Federation of International Touch

- European Touch Championships 2010


5 - Não encerramos este artigo de notícias sem fazer (nova) menção a dois eventos: o Mundial Universitário de Sevens, que se realiza este ano no Porto, entre 21 e 24 de Julho; e o Figueira Beach Rugby International, a realizar na Figueira da Foz, de 16 a 18 de Julho. Para já, para além das referências já feitas no último artigo de notícias, (que podem ler aqui ou usando a página das rubricas do Rugby Portugal) apenas podemos deixar-vos aqui os links para os sites oficiais das competições de relevo para um ano muito activo em termos de organização de eventos internacionais de rugby.
Para além destes eventos acima mencionados, brevemente publicaremos um artigo divulgando os artigos referentes ao Campeonato Europeu de Sub18 (a nossa selecção está de parabéns depois de conseguir a promoção ao Grupo A), ao Estágio FIRA/AER de Lisboa (SN Sub16 e Sub17B) e ao Torneio Internacional de Wellington, onde a Selecção Nacional Sub-17 compete durante a primeira semana deste mês.
No artigo supra citado tentaremos colocar também um vídeo da reportagem que a RTP fez sobre a equipa feminina do Técnico, campeã nacional da 1ª Divisão e, caso nos seja possível, um vídeo da reportagem feita pela Sport TV ao Rugby Youth Festival deste ano, uma interessante novidade para o Rugby Portugal TV, recentemente colocado no inactivo (e agora reactivado... estamos a uploadar de novo tudo) por um indivíduo "engraçadinho", uma acção que já motivou queixa nas autoridades competentes.