Match Report - Direito v Académica (Sub16, Domingo, 11 de Abril, 16:00)

Viemos até ao Campo de Monsanto para o quinto "Match Report" do Rugby Portugal em 2009/2010 (leiam aqui os outros artigos desta rubrica) e para, ao terceiro encontro deste género com equipas do GD Direito, averiguar se finalmente alguma conseguia derrotar os atletas Sub16 do clube vermelho/negro. Para quem não compreendeu muito bem o porquê desta afirmação, passo a explicar abaixo.
O vosso autor, não tendo praticado rugby no Grupo Desportivo de Direito nem tendo nenhuma ligação especial ao clube, para além da amizade e enorme respeito que possui pelos praticantes, pais destes e técnicos desta instituição, esta época já teve a oportunidade e o prazer de assistir a um considerável número de jogos dos jovens 'advogados'. Acontece que, para além dos encontros cobertos ao abrigo da rubrica "Match Report", assistimos a outras partidas, desafios em que as equipas do GDD nunca perderam, tendo inclusive feito jogos com resultados extremamente desnivelados!
Esperei portanto, pacientemente, até que surgisse uma partida neste escalão em que me parecesse possível assistir finalmente a um jogo equilibrado, cobrindo também, no que diz respeito aos Sub-16 (o escalão em questão), um jogo daquela que é sem sombra de dúvida a equipa surpresa do Campeonato, promovida da 2ª Divisão no fim da época passada e séria candidata a uma vaga na Final Four deste ano, a Académica de Coimbra. O encontro de hoje, disputado depois de umas férias bastante ocupadas em termos de rugby, poderia significar uma grande surpresa no CN da 1ª Divisão, defrontando-se em Lisboa dois conjuntos com um percurso bem diferente.
A primeira (o GDD), uma equipa composta por jovens internacionais, invicta nesta temporada (salvo a derrota na final do Youth Festival), é a principal candidata ao título, acabada de chegar de uma digressão a Espanha onde jogou, e derrotou, equipas com enorme tradição no rugby vizinho como o Real Canoe e o Alcobendas; e a segunda (a AAC), uma equipa aguerrida, que contra as previsões de tudo e (quase) todos se afirmou nesta prova, liderada por jovens de muito talento como o defesa Francisco Bessa, perdendo por sete pontos de diferença o jogo da primeira volta (com o GDD) em Coimbra (10-17).


Direito
01 - João Thomaz
02 - Salvador Águas
03 - Rodrigo Igreja
04 - Tomás Debourdeau
05 - Pedro Ferreira
06 - Tomás Rego
07 - João Moutela
08 - João Travassos
09 - Bernardo Lima
10 - Manuel Moura
11 - João Antunes
12 - Pedro Neves
13 - Francisco Lobo
14 - Pedro Oom
15 - José Paredes
TP - Martim Aguiar
16 - José Lupi
17 - Duarte Diniz
18 - Luís Lobato
19 - Guilherme Sousa
20 - Pedro Rosa
21 - Manuel Silva
22 - João Leitão
23 - Joaquim Gomes
24 - Vasco Leal
25 - Miguel Paranhos
TM - Miguel F. Thomaz


Académica
01 - Tiago Penacho
02 - Afonso Machado
03 - João Aguiar
04 - António Vicente
05 - Vasco Santos
06 - Filipe Fernandes
07 - Pedro Faustino
08 - João Varanda
09 - Pedro Ferrão
10 - Manuel Queirós
11 - João Bronze
12 - João Coelho
13 - João Murta
14 - João Fonseca
15 - Francisco Bessa
TP - Rui Oliveira
TA - Honorato Grilo
19 - Luís Cabanas
20 - Leandro Miraldo


Primeira Parte

O jogo começou com o Direito a marcar dois ensaios, numa entrada de rampante que surpreendeu os visitantes, colocados, ainda nem decorriam dez minutos de jogo, a perder por catorze pontos, em jogadas de três-quartos bem orquestradas pelo abertura e pelo defesa dos jovens 'advogados' (14-00).
A Académica reagiu, criando situações de ataque, liderada por um par de médios muito interventivo. Todavia, estas jogadas, minadas por 'turnovers' e alguns erros no jogo no chão, traduziam-se num ataque sem sucesso, muito susceptível ao bom trabalho dos avançados da casa e incapaz de penetrar a área de 22m do adversário.
Até perto dos vinte e cinco minutos da primeira parte o marcador manteve-se inalterado, pese embora a reacção dos homens de Coimbra, que remeteram o quinze de Monsanto para funções mais defensivas, algo que estes atletas fizeram com enorme eficácia, mantendo os visitantes bem longe da sua linha de ensaio. Foi nesta altura que o defesa do Direito, José Paredes, marcou o terceiro ensaio do jogo, evitando várias placagens e marcando junto ao lado esquerdo dos postes (21-00).
O GDD viria a aumentar a sua vantagem no marcador até ao intervalo, consolidando a sua liderança e assegurando o ponto bónus ofensivo, objectivos não se esperavam tão fáceis de alcançar mas que a superior actuação dos jogadores da casa, sobretudo nos aspectos mais básicos, o manuseio da bola e a sua circulação, o posicionamento dos jogadores e o trabalho de tanto três-quartos como avançados, tudo aspectos em que os visitados estavam melhores, facilitou e tornou acessíveis tão cedo.
Ao intervalo, o resultado era justo, tendo em conta a entrada fulgurante do Direito e os quatro ensaios obtidos sem qualquer resposta (no que ao marcador diz respeito), tendo o último sido marcado pelo número 8, o capitão João Travassos, e convertido pelo número 10, Manuel Moura, um excelente jogador e exemplar chutador dos 'advogados' (28-00).


Segunda Parte

Após os primeiros quarenta minutos, importava observar como começaria o quinze da Académica a segunda parte, pois tornava-se premente ver soluções por parte dos 'estudantes' se queriam levar o jogo a um adversário forte, que praticava um rugby simples, muito bonito de se ver, sem necessidade de correr grandes riscos, fazendo algum uso das saídas de número 8, típicas nas equipas jovens do Direito, e dando às linhas atrasadas boa parte da iniciativa atacante, recorrendo muito raramente ao jogo ao pé, algo que os homens da Briosa tinham, por ora, de utilizar frequentemente para aliviar a pressão causada pelos líderes do CN.
O defesa da Académica, Francisco Bessa, autor da melhor jogada até aqui dos 'estudantes' liderava a reacção determinada do XV visitante, apostado em pressionar o adversário mas vítima, no fim dos primeiros 10 minutos da segunda parte, de uma intercepção de um avançado da casa que daria em novo ensaio convertido, aumentando o resultado para 35-00.
Devemos salientar a postura positiva dos jovens de Coimbra, que continuaram a tentar atacar e procuraram incessantemente o seu primeiro ensaio, jogando contra um conjunto claramente superior naquele dia, em melhor estado físico e que não cometia tantos erros, aproveitando algumas faltas dos visitantes para contra-atacar de forma letal e aumentar assim a diferença no marcador (42-00).
Os avançados assumiram, no segundo tempo, maior importância nas manobras da equipa de Monsanto, contribuindo decisivamente para o oitavo ensaio (convertido) do jogo, num encontro que estava a ser, quando nos aproximávamos dos vinte minutos do segundo tempo, completamente dominado pelo Grupo Desportivo de Direito (49-00).
Faltando menos de vinte minutos para terminar a partida, o médio de formação conimbricence, Pedro Ferrão, conseguiu finalmente marcar o primeiro ensaio para a Académica, após evitar várias placagens numa corrida que só terminou debaixo dos postes e que antecedeu a boa conversão do defesa visitante (49-07). Com o jogo perto do fim, o pack avançado do Direito, muito forte nas formações ordenadas e nos 'rucks', contribuiu para mais um ensaio, desta feita pelo asa João Moutela, o primeiro que o abertura da casa não converteu (54-07).
A boa prestação de alguns elementos do conjunto de Coimbra, como o médio de formação Pedro Ferrão, o terceira linha João Varanda e o defesa Francisco Bessa não foi suficiente, aliada à determinação do colectivo, para mitigar a clara falta de apoios nas jogadas de ataque e para suprir os muitos erros, alguns desnecessários, em áreas fundamentais, como é o passe e a manutenção da posse de bola.
Um registo deve ser feito, no entanto, para o segundo ensaio da Académica, obtido antes do fim da partida (não convertido), importante prémio para o esforço dos visitantes, sem consequência no determinar de uma vitória conquistada cedo pela equipa mais forte, que pôde, durante a segunda parte, usar todos os seus atletas disponíveis, faltando destacar, na nossa opinião, para além dos atletas acima mencionados, autores de uma boa exibição, o pilar João Thomaz, que tal como os seus colegas, fez uma excelente partida (54-12).


Reacções

Concluída a partida, feito o tradicional corredor e terminadas as palestras das duas equipas técnicas, tivemos a oportunidade de falar com vários elementos das três equipas, pois não esquecemos o senhor árbitro Paulo Duarte, que realizou uma arbitragem muito positiva, incluindo dois jogadores: Francisco Bessa, defesa da Académica e João Thomaz, pilar do Direito, que por motivos diferentes quisemos entrevistar. Desde já agradecemos aos dois atletas a disponibilidade e paciência para responderem às questões deste autor.
Enquanto o jovem internacional de Coimbra tem vindo, desde a temporada passada, a recolher elogios pelas suas prestações, tendo nesta temporada sido muito importante para a excelente prestação que os 'Pretos' têm tido no Campeonato Nacional da 1ª Divisão; o primeira linha do Direito é, na nossa opinião, um excelente pilar e surpreendeu-nos pela sua participação nas actividades de várias selecções nacionais (primeiro a de Sub16 em Arcos de Valdevez e depois a Sub17 no Torneio de Wellington), sendo ainda o irmão de outro avançado extremamente promissor, Lourenço Thomaz (este último joga nos Sub-18 do GDD).


* Francisco Bessa, três-quartos da Associação Académica de Coimbra

1. Rugby Portugal: Em primeiro lugar, gostava de te perguntar o que é que vos correu mal neste jogo?

1. Francisco Bessa (AAC): "Nós não trouxemos o nosso capitão, que infelizmente não pôde estar cá, não estivemos motivados e simplesmente não jogamos bem. O campeonato tem-nos corrido bem, mas esta foi a terceira derrota."

2. Rugby Portugal: Que objectivos tinham no início da época e (se forem diferentes) agora até ao fim do ano?

2. Francisco Bessa (AAC): "No início da época não pensávamos em chegar tão longe mas agora que conseguimos atingir a Final Four, queremos tentar ganhar o Campeonato. Da próxima vez, se nos esforçarmos acredito que podemos tirar daqui um melhor resultado. A jogar assim não conseguimos."

3. Rugby Portugal: Sei que neste segundo ano de Sub-16 foste convocado à Selecção. Como têm corrido os trabalhos na SN?

3. Francisco Bessa (AAC): "Têm corrido bem. Não estava à espera de, com pouco tempo de treino juntos, sermos tão equipa, mas estamos a revelar muita união."

4. Rugby Portugal: Para terminar, em termos de rugby, quais são os teus objectivos para o futuro?

4. Francisco Bessa (AAC): "Gostava de chegar à Selecção Nacional Sénior, poder jogar fora de Portugal e ir a um Mundial."


* João Thomaz, avançado do Grupo Desportivo de Direito

1. Rugby Portugal: Parabéns pela vitória. Queria perguntar-te como é que vos tem corrido o Campeonato?

1. João Thomaz (GDD): "O Campeonato tem-nos corrido muito bem. Até agora temos ganho todos os jogos, quase sempre com ponto bónus. A Académica de Coimbra, o CDUP e o Belenenses são até agora os adversários que se têm mostrado mais fortes com os restantes a terem uma diferença muito grande, em termos de qualidade, para estas equipas."

2. Rugby Portugal: Em relação ao jogo de hoje, que nos podes dizer da vossa exibição?

2. João Thomaz (GDD): "O jogo correu muito bem. Entramos bem no jogo e conseguimos matar o jogo cedo com um ensaio. A Académica reagiu mas não conseguiu marcar. Nós fomos crescendo ao longo do jogo enquanto eles só no fim conseguiram marcar o primeiro ensaio."

3. Rugby Portugal: Qual tem sido o teu percurso nas Selecções Nacionais até aqui?

3. João Thomaz (GDD): "Comecei com a Selecção de Sub-16 e fiz o estágio de Arcos de Valdevez, mas fui ao Youth Festival com o meu clube. Depois fui chamado para os treinos dos Sub-17 e fui com eles ao Torneio de Wellington (antigo Torneio de Millfield)."

4. Rugby Portugal: Para terminar, quais são os teus objectivos, a curto e longo prazo, no rugby?

4. João Thomaz (GDD): "No meu clube, para já, quero ganhar o Campeonato e a Taça e, na selecção, manter-me nos Sub-16. A longo prazo, gostava de crescer como jogador, tornar-me sénior e ser campeão pelo Direito."


Fotografias

Direito v Académica - Bernardo Rosmaninho

Direito v Académica - Sr. António Santos

Direito v Académica - Direito Sub16