Entrevista/Apresentação: Portugal Rugby Youth Festival 2010

No ano passado, a Move Sports, empresa do ramo da organização de eventos, estágios e férias, tanto para profissionais como para particulares, em conjunto com um grupo de empresas de vários ramos, idealizou e organizou (contando com o apoio técnico da FPR e da ARS) o primeiro festival internacional de rugby juvenil de grandes dimensões no nosso país, colocando-o, por força do sucesso da iniciativa, na rota de várias equipas e colégios da Europa (e, naturalmente, de Portugal) que, durante as férias da Páscoa, habitualmente levam as suas equipas de rugby em digressão, invertendo, no caso dos clubes portugueses, uma tendência de há muitos anos, tornando este evento, para muitos jovens atletas entre os 12 e os 18 anos, no ponto alto da época.
Depois do inegável sucesso da primeira edição do Portugal Rugby Youth Festival (PRYF), um evento que conseguiu reunir, em 2009, nos campos do Complexo Desportivo do Jamor, mais de 1500 atletas e 25 equipas, vamos em 2010 iniciar, por meio deste artigo, a cobertura de um mega-evento que se prevê um dos maiores do seu género na Europa, uma série de provas que acompanharemos com grande interesse e intensidade aqui no Rugby Portugal, dando assim sequência a um esforço maior de acompanhamento dos escalões de formação que nesta época teve início.
Tivemos a oportunidade de falar um pouco com um dos responsáveis da Move Sports, empresa organizadora do festival, o Sr. José Diogo Trigo de Moraes, que actualmente também desempenha funções como Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Rugby.
Colocamos-lhe algumas questões sobre o funcionamento e objectivos do festival, sendo que abaixo também encontrarão, para além das respostas, uma quantidade sem paralelo de informações úteis, que durante o evento serão colmatadas com um artigo/crónica de cada dia, com fotografias, entrevistas, vídeos de alguns jogos e momentos e com os resultados e classificação da competição em cada escalão (recordamos que são quatro os escalões competitivos no PRYF 2010: sub12, sub14, sub16 e sub18).


ENTREVISTA / APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL
(ver abaixo para mais informações)

1 - Rugby Portugal: Que diferenças existem entre o PRYF 2009 e a edição de 2010 do Festival?

1 - José Diogo Trigo de Moraes: "Em termos da participação portuguesa, este ano o evento está fantástico, pois todos os clubes portugueses quiseram participar, com vários clubes a terem que deixar atletas de fora porque apenas podiam inscrever uma equipa por escalão competitivo. Obviamente que nos custa a todos deixar jovens de fora, mas simplesmente não existem campos que permitam organizarmos mais jogos, e neste momento já usamos todos os campos do Complexo Desportivo do Jamor.

Em termos da participação de equipas estrangeiras, posso informar que varias equipas que participaram no ano passado, regressam este ano a Lisboa, nomeadamente o Bath, uma referência no rugby de formação inglês e o Crawshays, os Barbarians do rugby gales, uma equipa por convite que só participa em dois torneios por ano, sendo um deles o Youth Festival. Pela primeira vez receberemos uma equipa não europeia, que veio do Sri Lanka, fazendo uma viagem de 30 horas (são atletas Sub-12) só para virem ao torneio (este colégio esteve noutro torneio na Ásia e ouviu falar da primeira edição do PRYF e, tendo em conta que muitos atletas são descendentes de portugueses decidiram vir até Portugal).

Em termos de notoriedade foi mais fácil o trato com os patrocinadores, pese embora as dificuldades do actual clima económico. O evento já estava estabelecido e assim conseguimos tratar facilmente com os 'sponsors', interessados em trabalhar connosco e verem o seu nome associado a um produto apetecível. Para além da TMN e da Adidas, os nossos 'main sponsors' e entidades muito empenhadas, da Unilever (detentora das marcas Skip e Lipton Ice Tea), da Nestle (detentora da marca Nestum), contamos ainda com o apoio da Clínica Parque dos Poetas e do Hospital da Luz, do Grupo Espírito Santo e dos apoios institucionais da Federação Portuguesa de Rugby, do Instituto de Desporto de Portugal, da Associação de Rugby do Sul e da Câmara Municipal de Oeiras."


2 - Rugby Portugal: No que concerne a arbitragem, pode explicar-nos como se encontra organizado este evento?

2 - José Diogo Trigo de Moraes: "Teremos presente, em 2010, trinta e dois árbitros disponíveis para um total de 190 partidas, sendo que quinze são estrangeiros, obtidos via parcerias entre a Move Sports e a Welsh Rugby Union (três árbitros), com a London Refereeing Society (oito árbitros), e com o Bath Rugby, que tal como outros clubes ingleses trará a Lisboa um árbitro. Temos ainda a registar o facto do colégio do Sri Lanka trazer consigo um árbitro.

Em relação aos árbitros portugueses, estarão presentes no festival árbitros da FPR e, associado a este evento, estará a decorrer um Estágio FIRA, orientado pelo Sr. Michel Arpaillage, onde será feita uma formação e observação dos árbitros presentes. Este intercâmbio de árbitros em Portugal é uma componente muito positiva e nova do Rugby Youth Festival 2010. Um nota para salientar o papel fulcral da ARS e do DTA da FPR na componente competitiva (organização dos quadros competitivos e dos jogos) e na nomeação dos juízes para cada partida."


3 - Rugby Portugal: No que diz respeito ao panorama internacional (europeu e mundial) do rugby juvenil como se posiciona o Portugal Rugby Youth Festival em relação aos demais eventos do género na modalidade?

3 - José Diogo Trigo de Moraes: "Em termos de quantidade - número de atletas, algo que não é o nosso principal objectivo - este é certamente um dos maiores festivais da Europa, com 4 escalões e 1600 atletas envolvidos na edição de 2010, sendo que apenas me ocorre o Festival de Edimburgo e o Festival de Toulouse como exemplos de eventos de igual ou maior dimensão.

Em termos de qualidade, temos tido um feedback espectacular, não só dos clubes (e a maioria dos que participaram em 2009 voltam em 2010), como temos recebido indicações de que este tem sido o evento melhor organizado em que estes atletas e técnicos participaram na época passada. Dispomos ainda de excelentes instalações no Estádio Nacional, um complexo com condições muito boas, e estamos situados numa zona excelente para a realização de digressões de rugby e dotada de uma beleza natural muito grande, a região de Lisboa.

Ao organizarmos este evento, juntamos também o útil, ie aquilo que na Move Sports estamos habituados a fazer, em todas as modalidades, a organizações de digressões, estágios e eventos; ao agradável, que é o congregar de toda esta gente num só espaço a praticar o rugby."


4 - Rugby Portugal: Por fim, quais são os principais elementos a focar no PRYF 2010, as novidades na programação, em suma, aquilo (esperamos todos) que fará do Portugal Rugby Youth Festival 2010 um grande sucesso?

4 - José Diogo Trigo de Moraes: "Para além da componente desportiva, que no ano passado decorreu sem uma única queixa ou reclamação e com os elogios de todos, este ano teremos acções de animação paralelas à actividade desportiva (por exemplo, o Fun Park), pois queremos que este seja um evento para toda a família, e preparamos um conjunto de actividades (os passatempos Nestum, a presença de cheerleaders, uma zona para o bunjee jumping, uma área de lazer e restauração) e uma tenda para os treinadores e dirigentes ("Coaches Corner") para que todos se sintam parte desta grande festa."


MAPA DO RECINTO DO FESTIVAL

(ver aqui ou carregue na imagem)


QUADRO DE JOGOS PARA O 1o DIA
(carregue nos links para obter detalhes)


Sub12: Jogos do 1o Dia - Resultados e Classificação
(ver aqui os resultados ou carregue na imagem)


Sub14: Jogos do 1o Dia - Resultados e Classificação
(ver aqui os resultados ou carregue na imagem)


Sub16: Jogos do 1o Dia - Resultados e Classificação
(ver aqui os resultados ou carregue na imagem)


Sub18: Jogos do 1o Dia - Resultados e Classificação
(ver aqui os resultados ou carregue nas imagem)


REGULAMENTO DA PROVA DE CADA ESCALÃO
(carregue nos links para obter detalhes)

Sub12: Regulamento (atletas nascidos em 1998 e 1999)

Sub14: Regulamento (atletas nascidos em 1996 e 1997)

Sub16: Regulamento (atletas nascidos em 1994 e 1995)

Sub18: Regulamento (atletas nascidos em 1992 e 1993)


LINKS ÚTEIS
(organização, apoios técnicos e vídeo do PRYF 2009)

- Rugby Portugal - Formação
(ver aqui ou carregue na imagem)

- Associação de Rugby do Sul
(ver aqui ou carregue na imagem)

- Federação Portuguesa de Rugby
(ver aqui ou carregue na imagem)

- Site da Move Sports
(ver aqui ou carregue na imagem)

- Site do Portugal Rugby Youth Festival 2010
(ver aqui ou carregue na imagem)

- Vídeos do PRYF 2009
(ver aqui ou carregue no vídeo acima disponível)