Invictus

Para se compreender a história do terceiro Campeonato do Mundo de Rugby (RWC 1995), nomeadamente o percurso da equipa da casa, os Springboks, é necessário perceber que este torneio foi organizado na sequência do fim do Apartheid (1948-1994), um sistema de segregação racial imposto sobre a maioria da população do país, três anos depois da África do Sul ter sido reintegrada na International Rugby Board (na altura ainda IRFB), a principal entidade do rugby mundial, e apenas um ano após a eleição de Nelson Mandela como presidente da república sul-africana.
O filme Invictus, que se estreia amanhã nas salas de cinema portuguesas, conta a história desta personalidade e explica como, perante as naturais dificuldades inerentes à governação de um país tantos anos afectado pela discriminação e segregação, foi uma prova envolvendo um desporto até então praticado sobretudo pela minoria branca que deu o mote para a construção de um espírito de união nacional e serviu para ajudar a quebrar as muitas barreiras existentes dentro deste país, causadas maioritariamente por mais de 50 anos de tensão racial.
A obra "Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Changed a Nation", de John Carlin, serviu de base para uma equipa liderada pelo realizador Clint Eastwood criar este excelente filme, entretanto reconhecido pela imprensa internacional como um bom trabalho do director (Eastwood), sendo consensual que tanto Matt Damon como Morgan Freeman estão bastante bem no papel de dois indivíduos tão importantes para o desporto e política sul-africanos, François Pienaar e Nelson Mandela, respectivamente.
Para os fãs portugueses da modalidade fica a nota para uma omissão no filme, que importa salientar (se não referirmos alguns imprecisões que os mais atentos detectarão). Antes da final do Campeonato do Mundo de 1995 a quase totalidade da comitiva da Nova Zelândia ficou bastante afectada por uma intoxicação alimentar que só poupou quatro dos All Blacks que jogaram no Ellis Park o encontro decisivo da competição.
A ante-estreia deste filme ocorreu hoje nos cinemas do El Corte Inglês, em Lisboa, uma acção para a qual fomos gentilmente convidados pela Coordenadora de Publicidade e Promoções da Warner Brothers em Portugal, a Sra. Cátia Neves, a quem muito agradecemos pela informação e fotografias disponibilizadas para este artigo. Abaixo encontrarão o trailer deste filme, uma lista das salas em que o podem encontrar (divididas por região) em Portugal, links para várias informações adicionais (site oficial, fotografias, etc...) e um vídeo contendo um resumo do Campeonato do Mundo de 1995, uma prenda para os nossos visitantes que queremos complementar com o vídeo da final da prova, a publicar neste site brevemente (leia-se, no fim-de-semana).
Não deixem de assistir a este tributo à dignidade humana e ao esforço de um Presidente e de uma Selecção para, perante enormes dificuldades, fazerem vingar a noção de que uma modalidade, neste caso o rugby, pode gerar uma união e reconciliação muito necessárias na África do Sul, país que depois desta prova continuou o seu caminho em direcção a futuro melhor para os seus cidadãos. Terminamos este artigo com uma menção para o poema "Invictus", de William Ernest Henley, que no filme ajuda Nelson Mandela a suportar os muitos anos que esteve preso em Robben Island.

- Ver acima (Invictus Trailer)

- Ver acima (Álbum de Fotografias)*
* As fotos disponibilizadas neste artigo pertencem à Warner Bros. Pictures e a Keith Bernstein, sendo necessário creditar ambos na utilização destas para todo e qualquer fim.


O filme Invictus (site oficial aqui) pode ser encontrado em exibição nas seguintes salas ou cinemas de Portugal Continental e das Ilhas da Madeira e dos Açores. Recordamos que o filme estreia amanha, quinta-feira, dia 28 de Janeiro de 2010.

- Norte
* Braga Parque
* Braga Shopping
* Estação Viana Shopping (Viana de Castelo)
* Fórum Castelo Branco
* Fórum Theatrum (Bragança)
* Guimarães Shopping
* Palácio do Gelo (Viseu)

- Grande Porto
* Arrábida Shopping (Gaia)
* Cinema Nun`Álvares (Porto)
* Dolce Vita Porto
* Ikea Mar Shopping (Matosinhos)
* Medeia Cidade do Porto
* Norte Shopping (Matosinhos)
* Parque Nascente (Gondomar)

- Centro
* Centro Comercial Glicínias (Aveiro)
* Cinema City Leiria
* Dolce Vita Coimbra
* Torres Shopping (Torres Novas)

- Grande Lisboa
* Alegro Alfragide
* Almada Fórum
* Atlântida Cine (Carcavelos)
* Beloura (Sintra)
* Cascais Shopping
* Cascais Villa
* Loures Shopping
* Montijo Fórum
* Oeiras Parque
* Rio Sul Shopping (Seixal)

- Lisboa
* Amoreiras
* Campo Pequeno
* Cinema Londres
* Classic Alvalade
* Colombo
* El Corte Inglês
* Medeia Monumental
* Vasco da Gama

- Sul
* Algarve Shopping (Guia)
* Fórum Algarve (Faro)
* Portimão Golden City

- Açores e Madeira
* Madeira Shopping (Funchal)


- Ver acima (Resumo RWC 1995)

Invictus (William Ernest Henley, 1875)

Out of the night that covers me,
Black as the pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds and shall find me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.