Notícias (Outubro de 2009 - 1)

1 - Começamos este artigo de notícias celebrando mais um aniversário de vários clubes portugueses, instituições que nestes meses de Outubro e de Novembro festejam a sua fundação e mais um ano de actividade. Do Borba, clube emergente alentejano que celebrou dois anos de vida no dia 8 de Outubro, ao Belas e à Lousã, dois históricos do rugby nacional, um da Grande Lisboa (fundado a 12 de Outubro de 1975) e o outro da Região Centro (25 de Outubro de 1973), instituições que possuem uma idade respeitavel, neste caso, 34 e 36 anos, respectivamente, estes são apenas três emblemas que, com percursos diferentes, continuam a dar alegrias à comunidade nacional da modalidade.
Enquanto os serranos viram o seu dinamismo e boas infraestruturas reconhecidas pela organização do Europeu de Sub19, que teve na Lousã uma das principais cidades-sede, os lisboetas ainda precisam de apoios no sentido de obterem as muito necessárias condições (leia-se campos de treino e jogo) para darem sequência a um trabalho que, nos últimos anos, tem sido a todos os níveis excelente.
Em Novembro, mais precisamente no dia 3 deste mês, fazem anos três clubes provenientes de duas regiões completamente diferentes. A Norte, temos os valorosos atletas da UTAD (fundada a 03 de Novembro de 1984), que contra uma realidade difícil em termos humanos e geográficos continuam, ano após ano, a competir nas competições da Federação; e os Bravos de Guimarães (03 de Novembro de 2007), um exemplo para todos clubes emergentes, pois em dois anos conseguiu transpor para fora do papel um projecto ambicioso, atraindo parceiros e obtendo instalações de qualidade para os seus atletas, tendo uma equipa sénior que vai melhorando de ano para ano.
No Centro/Sul está o jovem projecto do Ericeirense (03 de Novembro de 2008), um clube que a maioria dos adeptos desconhece mas que com um invulgar dinamismo e com propostas inovadoras e muito interessantes, como é o caso do Programa de Beach Rugby & Surf, tem vindo a captivar muitos jovens da região para a prática da nossa modalidade, apresentando equipas nos convívios dos mais novos com boa disposição e muita vontade de competir.
Uma última nota para informar que no dia 17 de Novembro, os Pumas de Marco de Canaveses celebram dois anos de vida, um percurso difícil onde não faltaram percalços mas que deve ser apoiado e encorajado, se queremos que numa região (Marco de Canaveses, Lousada e Penafiel) onde existe vontade e interesse em praticar rugby, as entidades de cada localidade sobrevivam; e que a 23 de Novembro, a Companhia de Rugby, uma escola de formação apadrinhada pelo veterano internacional (já retirado) Joaquim Ferreira, celebra o seu primeiro aniversário. Este projecto é extremamente importante para o rugby da cidade, seguindo na linha da ER Galiza e tornando este desporto aberto a todas as pessoas, independentemente do estrato social ou condição económica, uma das bases para o seu desenvolvimento.


2 - Começa neste fim-de-semana a Super Bock Rugby Cup (ver convocados para o primeiro jogo aqui), um conjunto de três testes envolvendo a nossa selecção nacional sénior e os 'quinzes' da Namíbia, Argentina A e Tonga, equipas que vêm a Lisboa no primeiro, terceiro e quarto fins de semana de Novembro, respectivamente, uma acção que visa ajudar na preparação dos nossos Lobos para a difícil qualificação para o Mundial de 2011, que vai realizar-se na Nova Zelândia, uma fase que começa em Fevereiro de 2010 com os jogos da segunda volta da edição de 2009-10 do Torneio das 6 Nações B.
Com o início do tradicional período de testes de Novembro e Dezembro, as Associações Regionais portuguesas, em especial a Associação de Rugby do Sul, aproveitam todos os jogos da nossa selecção para organizar mega-convívios, com todas as equipas nacionais, dos Sub08 aos Sub14, a serem convidadas para participarem em verdadeiras festas do rugby dos mais novos, eventos que, pela primeira vez, aqui no Rugby Portugal, iremos cobrir.
A este convívio associa-se a Escola de Jovens Árbitros da ARS, que numa iniciativa sempre importante convida todos os interessados a pegarem no apito e comparecerem no Sábado no complexo do Estádio Universitário. O Convívio Regional para os escalões de Formação (Sub-08, Sub-10 e Sub-12) que antecede o jogo da Selecção Nacional frente à Namíbia (os jogos realizam-se nos campos número cinco, seis e sete), só faz sentido com a presença de todos os jogadores, árbitros, treinadores e encarregados de educação.
A EJA apela mais uma vez à presença dos atletas Sub14, Sub16, Sub18, Sub20, Seniores (masculinos e femininos) e Veteranos para agarrarem no apito e arbitrarem os jogos dos mais novos. Abaixo encontram o programa do evento, sendo que todos os participantes do convívio poderão assistir ao jogo reunindo-se às 16:00 no túnel de acesso ao Estádio Universitário de Lisboa.

12:30 - Recepção das Equipas e dos Jovens Árbitros na Tenda da ARS
13:00 - Início dos Jogos do Convívio
16:00 - Final (previsto) para os Jogos do Convívio
16:30 - Início do Jogo Portugal v Namíbia


3 - Abordando agora notícias de índole internacional, iniciamos esta parte do artigo focando a nossa atenção na vitória dos All Blacks (32-19) sobre os Wallabies em Tóquio numa partida a contar para a Bledisloe Cup (mas fora do calendário do Torneio das 3 Nações deste ano), sendo que, no entanto, a vitóra na BC já estava assegurada pelo XV da Nova Zelândia.
A Bledisloe Cup é um torneio, de cariz anual (realiza-se desde 1932), que consiste num número de jogos (variável) entre a Nova Zelândia e a Austrália. Este ano, pela segunda vez, o torneio será decidido em quatro encontros, com o última partida a ser disputada (também pela segunda vez), em campo neutro. O local escolhido para este jogo foi a cidade de Tóquio, numa acção de promoção (do jogo de XV) no continente asiático.
Desde 1996 que a série de jogos da BC se encontra inserida dentro do calendário do Torneio das 3 Nações. A Bledisloe Cup possui uma particularidade única no concerne à determinação do vencedor da prova: caso as séries terminem empatadas, a taça (e a vitória na torneio) vão para o detentor desta no ano em questão. O troféu atribuído ao vencedor das séries também é único, não só pelo seu desenho mas por possuir um tamanho sem paralelo no mundo do rugby.
Com esta vitória a Nova Zelândia somou a quarta vitória seguida contra os Austrália, num encontro que podem rever (os melhores momentos) por meio do vídeo acima disponível. Uma crónica do jogo, os quinzes iniciais e os marcadores das duas equipas podem ser acedidos carregando nos links.


4 - Ainda na Nova Zelândia, mas agora na principal competição doméstica, a Air New Zealand Cup, vai disputar-se, no próximo Sábado, a final desta prova entre dois dos três candidatos iniciais à conquista do troféu, os Wellington Lions e os actuais detentores da taça, o Canterbury.
A Air New Zealand Cup, o campeonato provincial do país dos 'All Blacks', é disputada pelas principais 14 províncias (leia-se uniões provinciais de rugby) daquela nação. Em 2009, os principais favoritos à conquista desta prova eram os conjuntos de Wellington (o detentor, em Agosto, da Ranfurly Shield, entretanto perdida para o Canterbury e posteriormente para o Southland), de Auckland e os campeões Canterbury. Em 2010 a ANZC terá um formato mais próximo do da Currie Cup, com três divisões, englobando todas as 26 províncias neozelandesas.
Após uma fase inicial com 13 jornadas, os quatro clubes melhor classificados apuraram-se para as meias finais, compostas por dois jogos a eliminar (em casa do 1º e do 2º). Os campeões Canterbury (1os na Fase Regular) derrotaram em Christchurch o conjunto de Hawke's Bay (equipa do melhor marcador do campeonato, Mathew Berquist, com 159 pontos) por 20-03; e os Wellington Lions venceram por 34-21 o conjunto surpresa da competição, Southland.
No Westpac Stadium o 'quinze' da capital foi mais forte e assegurou uma viagem até ao AMI Stadium, em Christchurch, onde tentará derrotar a equipa liderada por George Whitelock. Abaixo podem rever os melhores momentos das meias-finais e ler, carregando no link, uma previsão da final feita pelo site AllBlacks.com, os autores do video em questão.


5 - A Currie Cup Premier Division, o principal campeonato provincial do país dos 'Springboks', é disputada por oito equipas que representam províncias inteiras (a África do Sul tem 14 uniões de rugby espalhadas por 9 províncias) ou apenas parte destas, num formato semelhante ao do da nossa Divisão de Honra.
Após uma fase regular muito bem disputada, com os GWK Griquas a serem a grande surpresa e a falharem, na última jornada, a qualificação para as meias finais, apuraram-se para a fase seguinte os conjuntos do Western Province, os Natal Sharks, os Free State Cheetahs e os Blue Bulls (ver classificação geral aqui).
Nas meias-finais, no primeiro de dois jogos muito renhidos, os vice-campeões do ano passado foram até à Cidade do Cabo derrotar por 21-19 a forte equipa do Western Province. Em Durban, na segunda meia-final, ocorreu a surpresa da fase final, com os campeões Natal Sharks a serem derrotados (23-21) pelo conjunto de Free State, os Cheetahs.
O desfecho deste último jogo, constituindo uma agradável surpresa, significou que no Loftus Versfeld Stadium, em Pretoria, o árbitro internacional Jonathan Kaplan teve nas suas mãos um encontro algo desiquilibrado, com Fourie du Preez (Homem do Jogo) e Bryan Habana (dois ensaios) a causarem enormes danos à causa dos jogadores liderados por Adriaan Strauss. Acima encontrarão um video contendo os melhores momentos da final (este foi o 23º título que os Blue Bulls conquistaram) e vários links com informações úteis.


6 - Da África do Sul passamos para a Argentina, onde o Hindú Club venceu pela 4a vez consecutiva o Torneio URBA, um dos mais prestigiados campeonatos de clubes do país. É importante explicar que no país dos Pumas existem várias Provinciais (que participam com selecções num campeonato próprio, organizado pela Federação Argentina de Rugby) mas apenas duas destas são consideradas grandes associações regionais (ou uniões de rugby): a União de Rugby de Buenos Aires e a União de Rugby de Rosário.
Cada uma destas associações regionais organiza um campeonato, com várias divisões, congregando os muitos clubes filiados nesta. A prova de clubes que beneficia da maior reputação é aquela que a URBA (ou União de Rugby de Buenos Aires) organiza, em virtude do grande número de Internacionais Pumas que as equipas participantes possuem nas suas fileiras.
A primeira divisão do Torneo de la URBA, o Volkswagen Top14, é composta, tal como a Air New Zealand Cup, por 13 jornadas iniciais que apuram 4 conjuntos para as meias finais. Na edição deste ano, apuraram-se o Hindú Club (1º), o Alumni (2º), o CASI (3º) e o La Plata (4º), com os principais favoritos para passar à final a serem o campeão em título Hindú e o histórico CASI (o clube com mais títulos na competição - trinta e três).
Não obstante o equilibrio ser a nota dominante nestes dois encontros, o clube de Don Torcuato (cidade situada na área metropolitana de Buenos Aires - Grande Buenos Aires) conseguiu derrotar em casa o La Plata por 17-15, sendo que o CASI teve uma tarefa mais difícil, pois visitou (e venceu por 09-15) o Alumni, um clube que iniciou actividade no rugby com uma vertente mais social tendo, no entanto, posteriormente subido rapidamente ao patamar mais elevado da URBA.
Acima encontrarão um vídeo contendo os melhores momentos da partida final e links para o relatório desse encontro, um jogo muito disputado no qual sobressaiu Belisario Agulla, autor de três ensaios. Assim sendo, se ao intervalo o CASI tinha uma vantagem de apenas um ponto (11-12), na segunda parte o Hindú não deu hipóteses, entrando mais determinado e marcando vinte pontos contra apenas dez do XV de San Isidro. O resultado final de 31-22 premeia a vontade e esforço (tanto a atacar como a defender) dos atletas treinados por Jorge e Gonzalo Pulido.