Notícias (Setembro de 2009 - 2)

1 - O Rugby volta aos Jogos Olímpicos

Começamos este artigo, naturalmente, com a notícia de que o rugby, agora na sua variante de sete, o popular Sevens, regressou ao calendário olímpico, devendo um torneio entre as 12 melhores selecções masculinas e femininas ser jogado na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, cidade do Brasil. Este é um passo importantíssimo para o desenvolvimento do rugby e para a sua afirmação de forma consistente em várias nações emergentes, incluindo a nossa.
A reintegração do rugby como modalidade olímpica ocorreu depois de uma votação em que dos 115 delegados do COI, 90 votaram: 81 favoravelmente (90%), 8 desfavoravelmente (8,8%) e 1 abstendo-se (1,2%). Este sucesso premeia o trabalho e dedicação da IRB (ver apresentação oficial), e de organizações independentes como o website olympic-rugby.org, que muito investiram e procuraram unir adeptos de origens diferentes numa causa comum, que agora conheceu um final feliz.
Em Portugal, destacamos a entrevista/reacção ao DN do Presidente da FPR, o Dr. Dídio de Aguiar, uma conversa que pode ser lida aqui (via blog do Direito) e que consideramos pertinente. Sugerimos também a leitura de dois textos do vosso autor, o primeiro, uma extensa entrevista concedida ao site olympic-rugby.org em que abordamos o futuro do rugby português caso a modalidade regresse aos Jogos (entre outros temas); e o segundo, um dos dois textos de opinião publicados até aqui no rugbyportugal.com, este a propósito dos esforços da IRB nesta causa (ler aqui).


2 - Actividade das SN Sénior, Feminina e Sub19

Com o mês de Outubro quase a meio cabe-nos reportar a actividade de três selecções nacionais que com vista a objectivos diferentes se preparam para enfrentar difíceis testes nos próximos meses. Em primeiro lugar, damos relevo ao primeiro estágio desta temporada da Selecção Nacional Feminina. As jogadoras comandadas por Rui Carvoeira e João Catulo irão, em 2009/2010, reunir-se mensalmente, numa medida que irá melhorar substancialmente a preparação e qualidade deste grupo e que visa obter, no Campeonato Europeu de Sevens de 2010, uma prestação histórica (ver atletas convocadas).
Na sequência do exemplo acima dado pelas senhoras, informamos que os jogadores da Selecção Nacional Sénior também se encontram em treino desde Setembro no CAR, a Academia da Federação, preparando os testes internacionais dos próximos meses. O total de trinta atletas inclui jogadores do Direito (10), do CDUL (06), da Agronomia (05), do Belenenses (05), do Benfica (03) e do Cascais (01). Recordamos que estes são apenas os atletas que possuem contrato com a FPR em 2009/2010, não significando isso que outros jogadores não podem ser convocados para trabalhar no grupo liderado por Tomaz Morais (ver jogadores a trabalhar no CAR).
Por fim, abordamos o trabalho da Selecção Nacional de Sub-19, que continua a preparar-se para o Campeonato Europeu do escalão, uma competição que este ano se realiza na região de Coimbra, e que o rugbyportugal.com irá acompanhar. Os jogadores treinados por Nuno Aguiar e João Luís Pinto ficarão a estagiar em Lisboa até dia 22, data em que serão divulgados os 26 convocados finais, que jogarão no Estádio Sérgio Conceição o jogo de abertura do Campeonato, contra a favorita Itália ver pré-convocados e preparação (ver pré-convocados e preparação).


3 - Rescaldo dos Prémios da FPR

Conhecidos os vencedores dos Prémios da FPR deste ano (ver aqui), devemos saudar os indivíduos e também o regresso desta cerimónia à data que tradicionalmente ocupava, o dia 5 de Outubro.
Infelizmente, no que a tradição diz respeito, a Federação continua a "esquecer-se" de vários prémios que (de 1991) até 2002, faziam parte desta celebração e davam cor a um procedimento que ultimamente nos tem parecido demasiado restrito e monocromático, com apenas uma muito pequena parte da nossa comunidade a ser convidada (e a ter interesse) neste evento.
Os prémios em questão, que desapareceram e/ou foram deliberadamente extintos são os seguintes: o Prémio Fair Play (individual e colectivo), o Prémio Personalidade / Entidade do ano e o Prémio Comunicação Social. Numa altura em que precisamos de estar unidos em torno de um futuro melhor para a nossa modalidade, é uma pena desperdiçarmos uma oportunidade como esta, valorizando apenas uma parte daquilo que somos pelo todo.


4 - Blogue Join the Maul

Gostaríamos de noticiar o aparecimento de um blogue diferente sobre rugby, criado por um adepto português a viver no Luxemburgo, local onde pôde juntar as suas duas paixões (a nossa modalidade e a filatelia) num espaço muito interessante, que aconselhamos todos a visitarem, o Join the Maul.
Leiam aqui um pouco mais sobre o porquê da criação deste blog e conheçam este novo espaço que visa dar a conhecer (aos poucos) a colecção filatélica bastante extensa do autor sobre o tema "rugby" e, ao mesmo tempo, aproveitar para, segundo o próprio "aqui e além, opinar, divulgar e testemunhar sobre 'coisas' deste desporto fantástico".


5 - Finais do Americas Rugby Championship

A Americas Rugby Championship (ARC) é uma nova competição entre selecções regionais e nacionais que veio substituir o North America 4 (prova entre duas selecções regionais dos EUA e Canadá), na qual participam quatro conjuntos provinciais do Canadá, a selecção B dos Estados Unidos e da Argentina. Em 2009, a ARC terá como ponto alto o jogo entre a Argentina A e o Canadá A, que se realiza em Fletcher's Fields, Ontario, quatro dias depois da final e partida para o 3º lugar.
A primeira edição desta prova viu os BC Bears e os Ontario Blues qualificarem-se na fase de grupos regional para as meias-finais, onde o vencedor de uma partida entre os dois conjuntos canadianos enfrentará o vencedor do jogo entre as duas selecções B participantes. Abaixo encontram a lista de jogos realizados e o calendário dos restantes jogos. Para obterem mais informações consultem os links disponíveis.

Fase de Grupos
(23-31) Prairie Wolf Pack - The Rock
(29-24) BC Bears - Ontario Blues
(13-14) Ontario Blues - Prairie Wolf Pack
(07-08) The Rock - BC Bears
(32-05) Ontario Blues - The Rock
(52-14) BC Bears - Prairie Wolf Pack

Meias Finais
(12-08) BC Bears - Ontario Blues
(10-57) EUA A - Argentina A

3º e 4º Lugar (17/10/2009)
(00-00) Ontario Blues - Estados Unidos A

Final da ARC (17/10/2009)
(00-00) BC Bears - Argentina A


6 - Apresentação aos sócios do RC Lousã v Benfica

Terminamos este artigo com duas notícias da pré-época, a primeira referente ao jogo de apresentação aos sócios do Rugby Clube da Lousã, que no campo de Santa Rita defrontaram o Benfica. O clube serrano, mais de trinta anos depois da sua fundação, apresenta condições e uma dinâmica invejável, com equipas em todos os escalões (excepto sub-21), um health club fantástico e um complexo ao qual já mereciam os lousanenses ver acrescentado um segundo campo, mas que por ora vai sendo gradualmente renovado pela direcção liderada por António Janeiro.
E foi uma equipa sénior reforçada, em especial por Gere David Maree, ex-Agronomia e o novo jogador/treinador da Lousã, que recebeu os comandados de Paulo Gonçalves, na última partida de ambos os 'quinzes' antes do início dos respectivos campeonatos. O Benfica, depois de uma época difícil na Divisão de Honra, quer voltar a lutar pelos lugares de topo do campeonato e reforçou-se adequadamente, desta feita com jogadores portugueses, num esforço que com o novo Complexo Desportivo da Serra de Carnaxide, permitira ao histórico clube de Lisboa ambicionar a um futuro melhor.
De um encontro muito equilibrado, não obstante o resultado, sobressaiu a capacidade ofensiva dos 'encarnados' e a excelente réplica dos homens da casa, que apenas não obtiveram mais pontos porque alguns erros e várias decisões em que o coração pesou mais que a cabeça, querendo a equipa da Lousã brindar, em situações de penalidade fácil, os muitos adeptos presentes com um ensaio merecido ensaio, que infelizmente acabou por não surgir.
Finda a partida, as duas equipas e o senhor árbitro juntaram-se para uma agradável terceira parte no bar Mêlée, o bar oficial do Rugby Clube da Lousã, que se situa nas instalações do clube. Foram 80 minutos de bom rugby, um jogo em que jogadores como Rui Heitor e Yannick Ricardo (Benfica), ou Vasco Simões e Ricardo Redondo (Lousã) estiveram em muito bom plano, antecipando-se uma boa temporada para estes dois conjuntos.

Lousã
01 - Vladislav Seletchi
02 - Gonçalo Marques
03 - Sylvester Engelbrecht
04 - Casey Mateus
05 - Daniel Santos
06 - Diogo Marques
07 - Ricardo Ferreira (Cap.)
08 - Gere David Maree
09 - Ricardo Rodrigues
10 - Ricardo Santos (3)
11 - Pedro Silva
12 - Fábio Marques
13 - Vasco Simões
14 - Diogo Lucas
15 - Ricardo Redondo
Tr - Gere David Maree
16 - João Almeida
17 - Pedro Correia
18 - José Parente
19 - João Pessoa
20 - José Lopes
21 - Nuno Leitão
22 - Carlos Rodrigues
23 - Fernando Rosário
24 - João Brundel

Benfica
01 - André Farinha
02 - Emanuel Almeida
03 - Bruno Conceição
04 - David Hacke
05 - Nuno Figueiredo
06 - Bruno Teodoro
07 - Rui Heitor
08 - Oleg Prepolita (5)
09 - Vasco Antunes
10 - Gregory Mulani (3+3+2+2)
11 - Adrien Baltar
12 - Diogo Gama
13 - João Mestre
14 - Marco Sousa (5)
15 - Filipe Grenho (Cap.)
Tr - Paulo Gonçalves
16 - Luís Cordeiro
17 - Narciso Monteiro
18 - Sebastien Alves
19 - Simão Osório
20 - Ricardo Serrano
21 - Ricardo Romeiras
22 - Yannick Ricardo (5)
23 - Tiago Sá


7 - Torneio de Solidariedade do GRUFC/Cenatex

A última notícia do nosso artigo é, tal como a anterior, relacionada com uma actividade da pré-época, esta de carácter solidário, como o título indica. Os "Bravos" de Guimarães, clube (o GRUFC/CENATEX) que tem vindo a ganhar protagonismo e dimensão numa cidade que até aqui ainda não conhecia o desporto da bola oval.
A festa de apresentação para a temporada 2009/2010, que se realizou no passado dia 3 na pista de atletismo Gémeos Castro tinha como objectivo maior ajudar a CERCI de Guimarães, sendo que a sociedade civil vimaranense, fruto do apelo enérgico do clube, contribuiu com cerca de 2 toneladas de alimentos para a instituição.
A mobilização sem precedentes que o GRUFC/Cenatex realizou, levou a que a vários anónimos se juntassem grandes marcas como a Mimosa, a Milaneza ou as Bolachas Nacional, vendedores grossistas como a ARCOL, ou ainda empresas fora da área como os Transportes Alves, os cafés Kapital, Pelourinho e Noz Moscada, fazendo desta acção um enorme sucesso.
Só foi possível realizar este torneio graças à disponibilidade do Clube de Rugby de Famalicão que não deixou de se aliar a esta nobre causa e cujos próprios jogadores, à semelhança dos homens da casa, contribuíram com os habituais itens solicitados para estas recolhas (leite, arroz, massa, bolachas, açúcar, óleo, salsichas, atum, feijão, produtos de panificação, chocolate em pó, etc...).
Contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães, este evento teve dois jogos, envolvendo as equipas seniores e sub-18 dos dois clubes. Os primeiros a entrar em campo foram os seniores, que pese embora a evolução feita desde a passada temporada, não foram capazes de contrariar a maior experiência e capacidade dos famalicenses, que venceram a partida por 28-12.
Na segundo encontro do dia, os Sub-18 vimaranenses causaram uma grande surpresa, vencendo o conjunto de Famalicão por uns expressivos 78-12 para gáudio dos muitos espectadores presentes. Terminados os jogos, ambos os clubes se juntaram para a tradicional “terceira parte”, um convívio salutar entre todas as equipas num gesto próprio da amizade e respeito inerente à prática deste desporto.