Notícias (Junho de 2009 - 1 - Edição Nacional)

1 - Jogada do Mês - Junho

Começamos esta primeira parte do artigo de notícias (primeira de duas, esta versando apenas notícias de índole nacional, a outra abordando apenas os temas internacionais) divulgando a publicação da edição de Junho da revista Jogada do Mês, cuja capa encontram abaixo.
Esta revista, não sendo a sucessora do Rugby Revista ou do Rugby Magazine, projectos antigos que deixam saudades a muitos adeptos, tem feito um excelente trabalho no abordar da realidade e principais eventos de um conjunto selecto de modalidades, dentro das quais podemos contar a nossa.
Adquiram já a vossa cópia deste número, o terceiro, visitando o website da Jogada do Mês (aqui), ou através de um dos muitos pontos de venda autorizados.


2 - Segundo e terceiro estágio da Selecção Nacional Feminina

Falando agora da actividade do rugby feminino, continua a preparação para o Europeu deste ano, com a selecção nacional de sevens, liderada pelo Prof. Rui Carvoeira, a realizar o segundo e terceiro estágio (de seis programados), antes e depois da última prova do CN de Sevens deste escalão, que se realizou nas Olaias e que terminou com a vitória da equipa da Agrária, heptacampeã nacional na variante (ver relatório aqui). Podem encontrar fotos destes dois eventos no Foto Rugby, o blogue do Team Manager desta selecção, o Sr. Miguel Carmo (aqui).
Estes estágios, que se realizaram nos Centros de Estágio do Luso e do Jamor, respectivamente, terão servido para a equipa técnica observar algumas jogadoras menos conhecidas, como é o caso das atletas do Loulé, Vanessa Martins, e do Santarém, Sandra Fidalgo, que, juntamente com as várias colegas do Benfica, Técnico, Agrária, Agronomia e CDUP, clubes que também cederam atletas, continuaram a dar provas e a lutar por um lugar dos 10 disponíveis para a ida a Hannover.
Consultem estas e outras informações na página do Rugby Feminino aqui no Rugby Portugal ou nos artigos referentes a cada um dos estágios (Estádio do Luso e do Jamor), disponíveis na página das Selecções Nacionais.


3 - Campeonato Nacional de Sevens dos Sub16 e Sub18

Este ano, não obstante o facto de não se realizar Campeonato Nacional de Sevens para os Sub20 (que para o ano serão Sub21), teremos, nos escalões de Sub16 e Sub18, dois torneios organizados pela equipa do Grupo Sportivo de Cascais que apurarão um novo campeão nacional de rugby de sete nestes dois escalões.
Estes torneios, denominados Taça Rodrigo Castro Pereira no caso dos mais novos (S16) e Taça Pedro Rogério, no caso dos mais velhos (S18) servirão também para o clube da linha fazer uma merecida homenagem a duas figuras da casa, em dois dias de competição que para além de bons jogos, prometem proporcionar grandes momentos de rugby, uma semana antes de os seniores disputarem o campeonato nacional da variante, uma mega-organização da Académica, que nos dias 20 e 21 deste mês pretende encher o Estádio Sérgio Conceição em Taveiro de adeptos e receber os melhores jogadores do rugby nacional.
Para saberem mais informações sobre as provas que se realizam na quarta-feira (Sub18) e no Sábado (Sub16) no Campo da Guia em Cascais, sugerimos uma visita aos links disponíveis nas páginas dos respectivos escalões aqui no site e recomendamos vivamente uma ida até à Guia, para um dia de sol, bom rugby e boa disposição.


4 - Leis do Rugby ("Laws of the game - Rugby Union 2009")

Numa época especial, em que se testaram variações às Leis do Jogo tanto no hemisfério norte como no sul, tornou-se ainda mais importante encontrar um local na internet onde estas leis pudessem ser consultadas de forma clara e fácil de compreender, permitindo a todos uma actualização e informação sobre um tema tão importante como é o das regras que norteiam a prática correcta da nossa modalidade.
A IRB, órgão máximo do rugby mundial, publicou para o fim acima enunciado um novo site, de nome "Laws of the Game - Rugby Union 2009" (ver link aqui), onde podem encontrar, em várias línguas, os vários princípios que orientam a prática deste desporto, algumas leis separadas por dois momentos distintos (antes do jogo e durante este), uma explicação da sinalética do árbitro, um guia contendo todas as 22 leis do jogo (incluindo as variações dos Sevens, dos escalões abaixo dos 19 anos e uma explicação da sinalética do árbitro) e um simulador de testes aos conhecimentos do visitante deste tema.
Por fim, para além de um agradecimento especial ao Sr. Ferdinando de Sousa pela ajuda que nos tem dado nas matérias dizendo respeito à arbitragem e regras de jogo, devemos também indicar um link onde poderão encontrar enunciadas as VEL (Variações Experimentais às Leis) ou ELV (em inglês) que foram adoptadas no texto das novas Leis de Jogo aprovado pela IRB (aqui).


5 - Rugby Portugal TV

Nunca é de mais recordar quando certas rubricas ou espaços, seja neste site ou noutro, abrem actividade e contribuem com algo que a modalidade, no seu todo, ainda não possui. Tal é o caso quando falamos do Rugby Portugal TV, um novo espaço deste vosso site que pretende apresentar, para consulta livre de todos os interessados, vídeos contendo partidas do rugby nacional e das selecções.
Temos como objectivo apresentar o maior número de jogos possível, sem que estes estejam adulterados, com uma qualidade minimamente aceitável e sem cortes ou edições, completos ou apenas com uma das duas partes completa.

Para já, convidamos todos os leitores a verem os vídeos já disponíveis, de duas etapas do CN de Sevens Feminino 08/09, das finais e dos vários jogos de Portugal no RWC 7s do Dubai deste ano e de duas finais do Europeu de Sub18 desta época. Esperamos que esta iniciativa seja do vosso agrado e sirva para ir tornando o acesso a conteúdos do rugby português mais próximo dos adeptos deste, cumprindo assim aquele que é o principal fim do site.


6 - Mercado de Transferências

Nesta altura de defeso das competições de XV em Portugal são muitas as incertezas, com treinadores, equipas técnicas e, mais importante, jogadores, a serem anunciados como transferidos ou contratados, tornando impossível ao adepto ter uma ideia mínima de qual será o plantel das equipas participantes no Campeonato Super Bock 2009/2010 sem entrar no campo da especulação ou do rumor anónimo.
No sentido de começar a apresentar uma ideia daquilo que será o plantel e equipa técnica de Direito, Agronomia, CDUL, Belenenses, Técnico, Benfica, CDUP e Académica para a prova supra citada da próxima época, o Rugby Portugal tentará, nas próximas semanas, respeitando a privacidade de cada clube e o direito destas entidades a reservarem para si algumas informações, apresentar uma lista actualizada semanalmente com os jogadores de cada plantel, as equipas técnicas, os reforços confirmados e prováveis e as saídas anunciadas e prováveis.

Este não será um esforço fácil mas cremos ser algo que, com trabalho e alguma ajuda, poderá contribuir de forma positiva para a apresentação e divulgação destas equipas que disputam a próxima edição do principal campeonato de clubes em Portugal.


7 - Notas soltas

Terminamos esta edição do artigo de notícias, deixando aqui por aprofundar alguns temas que serão abordados em breve no vosso site, como notícias ou noutro tipo de artigos. A saber:

* Vitória do Belenenses na final da Taça de Portugal de Sub16 frente ao Cascais.

* Rescaldo da época em França dos portugueses e luso-descendentes. Entrevista a Bryan Freitas, autor do blogue Rugby Portugal - Lobos em França.

* A história do ISMAI, a jovem equipa que foi a grande revelação do Campeonato Nacional de Sevens Feminino 2008/2009.

* Os novos modelos competitivos para 2009/2010 (Sub16, Sub18, Sub21 e Seniores) e os motivos por detrás das alterações nos escalões (Sub20 para Sub21).

* Campeonato Nacional Sénior de Sevens 2008/2009, que se realiza em Coimbra, no Estádio Sérgio Conceição entre os dias 20 e 21 de Junho.