Notícias (Abril de 2009 - 2)

Nota Prévia: Este artigo de notícias, devido ao número recorde de assuntos a abordar, será muito mais sucinto que os habituais textos que acompanham as notícias divulgadas por este site e causa, com grande pena do vosso autor, o adiamento do Rescaldo do fim-de-semana (9 e 10 de Maio) para um rescaldo conjunto, a publicar depois deste fim de semana. Não se esqueçam de carregar nas imagens para as verem no seu tamanho original.


01 - VII Torneio Cidade de Coimbra Litocar
e 1º Estágio da Selecção Nacional de Sevens
Realizou-se, no passado fim de semana, o VII Torneio Cidade de Coimbra Litocar, a primeira prova do Campeonato Nacional Feminino de Sevens 2008/2009, que terminou com a vitória do conjunto da casa, a Agrária, 1ª classificada num total de 10 equipas participantes (Benfica, Agrária, CDUP, Técnico, Agronomia, Loulé, CRAV, Lousã, Cascais e o ISMAI - Rugby Vila da Moita e o Caldas/Santarém não participaram).
É importante destacar o maior equilíbrio que este formato permite e o facto de o calendário ter sido feito tendo em conta as diferenças entre os conjuntos mais fortes e os mais fracos, realizando estes últimos apenas um jogo contra os primeiros (fase de grupos inicial), sendo que posteriormente todas as formações são agrupadas (conforme os seus resultados iniciais) em grupos para a fase final.
Para além da excelente prestação das 'charruas', que não concederam nenhum ponto nos quatro jogos realizados e do prémio Fair-Play, atribuido à equipa da Agronomia, devemos realçar a primeira participação da equipa do ISMAI, que ficou num honroso 7º lugar e a presença do Seleccionador Nacional (e Director do Torneio), o Prof. Rui Carvoeira, uma semana depois do 1o estágio da Selecção Nacional, que ocorreu na Moita e serviu para começar a preparar a participação no Europeu deste ano, que se realiza na cidade alemã de Hannover, entre 10 e 12 de Julho.
Podem consultar os resultados e outro rescaldo deste 1º Torneio do CN aqui (FPR.pt) e aqui (RugbyPortugal.com - Classificação Geral). Para mais informações sobre o estágio da selecção nacional feminina carreguem nos links disponíveis aqui (RugbyPortugal.com) e aqui (Rugby Vila da Moita). O CN de Sevens continua este fim-de-semana na Vila da Moita, com o RugbyPortugal.com a garantir a reportagem num evento que contará pelo menos com 11 equipas.


02 - III Agrários HZPC Seven's
Ainda na variante de Sevens, mas agora nos seniores masculinos, informamos que se realiza, no dia 23 de Maio, o III Agrários HZPC Seven's, no campo da Agrária (os jogos começam às 13 horas). Para além de uma boa organização, que já é hábitual nos eventos em que este clube é anfitrião, os participantes e espectadores podem contar com bons jogos de rugby, numa sugestão para o fim-de-semana de 23/24 deste mês que vale a pena aproveitar.

Para mais informações consultem o site da organização aqui (Rugby Agrária) ou entrem em contacto com o clube em questão através do endereço de e-mail rugbyagraria@gmail.com ou do número 968064985 (João Alberty).


03 - Almada 7's Universitário 2009
Depois da final do Campeonato Nacional Universitário, organizado pela FADU e conquistado pela equipa da Associação Académica de Coimbra (ver resultados aqui), e com a Taça Universitária de Lisboa, organizada pela ADESL, ainda a decorrer, as principais equipas universitárias deverão participar no Almada 7's Universitário, uma prova organizada pela empresa JA Eventos Desportivos e pelas Associações de Estudantes da Egas Moniz.
A competição realiza-se no dia 18 de Maio no Campo da Sobreda, Almada (ver campo e mapa com direcções para este a partir da ponte 25 de Abril) e as inscrições estão abertas via e-mail (ja.eventos.desportivos@gmail.com) ou telefone (João Alpuim - 916348047 ou 967627602) até ao dia 15 (mínimo de 7 jogadores - máximo de 12 jogadores + 2 treinadores por equipa - 110€ por equipa).
Em disputa estarão as taças para os 4 primeiros classificados e o prémio Portugal Rugby MVP para o melhor jogador do torneio. Os jogos serão arbitrados por árbitros qualificados sendo que a Gilbert será o fornecedor oficial do bolas. Todas as equipas participantes terão direito a almoço, jantar e entrada na SAEG 2009 (Semana Académica Egas Moniz 2009). O Rugby Portugal fará um acompanhamento especial a este evento, com toda a informação e fotografias sobre o mesmo a serem publicadas no dia da prova.


04 - Convocatória da Selecção Nacional de Sevens para Sopot
A equipa técnica da Selecção Nacional de Sevens já divulgou o nome dos 10 jogadores que disputarão o 1º Torneio de Apuramento para o Campeonato Europeu 2009, que se realiza em Sopot, Polónia e que contará com a presença da Polónia, Geórgia, Suécia, Letónia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Hungria, Noruega e, obviamente, Portugal.
Acima encontrarão uma imagem com os convocados, sendo que para além da óbvia juventude que predomina no lote de seleccionados, devemos salientar a chamada de Sérgio Franco, três-quartos da Académica, de Bernardo Silveira, do CDUL e de António Vieira de Almeida, centro Sub-20 do Belenenses, que se vai estrear na selecção Nacional e que surpreendeu tudo e todos ao integrar este grupo.


05 - A Agronomia vence o Campeonato Nacional de S18
e a Taça de Portugal Sénior 2008/2009
Depois de uma semana em que viu a sua equipa de seniores perder o campeonato para o Direito na final do Campeonato Super Bock, o clube da Tapada celebrou, no passado fim-de-semana, duas conquistas, com os comandados de Ricardo Sequeira a vencerem claramente o Belenenses por 38-00 (07-00 ao intervalo - MVP Joe Gardner com 23 pontos) na final da Taça de Portugal e com a equipa de Sub-18 a vencerem o Campeonato Nacional do respectivo escalão.

A equipa treinada por Francisco Isaac e Manuel Manarte venceu o Évora por 15-27 e conquistou o primeiro título dos 'agrónomos' no escalão. Numa fase final disputada a quatro, a equipa da Agronomia era, à partida, uma 'outsider' à conquista do título, mas com três vitórias, o XV liderado por Francisco Vasconcelos surpreendeu, apresentando jovem valores como o capitão e os três-quartos Guilherme Covas e Francisco Onofre. Abaixo encontram os jogadores que alinharam na vitória do título.
01. Pedro Ventura
02. Pedro Pereira
03. Martim Ferreira
04. Miguel Paiva
05. Francisco Barros
06. João Megre Pires
07. Lourenço Mayer
08. Francisco Vasconcelos (Capitão)
09. Lourenço Ribeiro
10. Rodrigo Duarte
11. Nuno Ribeiro
12. Francisco Onofre (3+2+2)
13. Guilherme Covas (5+5+5)
14. João Verdasca (5)
15. Guilherme Sequeira
16. Pedro Vital
17. Afonso Ferro
18. Francisco Pinto
19. Santiago Louro
20. José Falcão Trigoso
21. António Craveiro
22. Diogo Desterro


06 - Roménia venceu o JWRT 2009
A selecção da Roménia de Sub20 venceu o Junior World Rugby Trophy, a prova que substitui a antiga 2a Divisão do Campeonato do Mundo de Juniores e que, depois da extinção dos Mundiais de Sub19 e Sub21 da IRB, foi considerada a solução ideal por aquele organismo para oferecer competição do mais alto nível às nações de segunda linha a nível mundial neste escalão.

Entre o dia 21 de Abril e 03 de Maio, pela primeira vez o continente africano (excluindo a África do Sul) recebeu uma prova importante da International Rugby Board, com o Impala Ground e o RFUEA Grounds, em Nairobi, a servirem de recintos para os 16 jogos do troféu.
Com oito selecções em prova, apuradas por via continental (a representante da Europa foi a Roménia, que se qualificou ao vencer o Campeonato Europeu de Sub19 do ano passado, em Sopot, na Polónia - ver artigo aqui) a vitória no Quénia não significava apenas a conquista de um título de nível mundial, significava ainda a ascensão à principal competição da IRB no escalão, o Junior World Rugby Championship, que este ano se disputará no Japão.

Para mais informações consultem aqui o artigo da prova, publicado no Rugby Portugal e disponível na página das selecções.


07 - Laurent Balangué entrevistado por Bryan Freitas
O nosso conhecido Bryan Freitas, autor do principal espaço informativo sobre os jogadores portugueses e luso-descendentes em França, o Rugby Portugal - Lobos em França (lobosportugalrugby.blogspot.com), que pode ser acedido via a página dos Links do RugbyPortugal.com, fez, aquando do Europeu de Sub21 deste ano, que decorreu em Madrid, uma entrevista a um experiente jogador destas selecções jovens, o internacional Laurent Balangué, que pode ser consultada aqui. Uma interessante conversa que importa divulgar.


08 - Petição Rugby na RTP
Longe vão os tempos em que a RTP 2 transmitia um ou outro jogo de Portugal no Seis Nações B e fazia a cobertura do velhinho Cinco Nações. Nos últimos anos, e mesmo com a participação da nossa selecção no Mundial de Rugby França 2007, a atenção que os dois canais do Estado a esta modalidade tem, comparativamente, sido mínima ou não existente.

Esta é uma situação que importa reverter, e nesse sentido foi criada uma petição on-line, a petição Rugby na RTP, que visa recolher o máximo número de assinaturas possíveis, sensibilizando assim quem dirige a programação estatal para a necessidade de se dar maior destaque ao rugby nos canais abertos, quer seja através de um programa mensal ou da transmissão esporádica de um jogo da principal divisão sénior.

Cabe-nos a nós, membros da comunidade de rugby nacional, aderir a esta iniciativa e informar o máximo número de pessoas possível desta, disponível AQUI.


09 - Regresso do Pontapé de Ressalto à actividade
e António Lamas cria o RugbyFoto.blogspot.com
Saudamos agora o regresso à actividade de um dos blogues mais interessantes e construtivos que o rugby nacional conheceu nos últimos anos, o Pontapé de Ressalto (dropgoal.blogspot.com), do Rui Vasco Silva. Este espaço, em pouco tempo, voltou a abrir a discussão sobre muitos temas de interesse, escapando assim à crítica anónima, destrutiva e por vezes orientada para o insulto que demasiadas vezes encontramos nos nossos blogues e caixas de comentários destes.
Noutro registo, mais fotográfico, António Lamas, reconhecido fotógrafo do rugby nacional, abriu um novo espaço na net, o blogue Rugby Foto (rugbyfoto.blogspot.com), que podem consultar carregando na nossa secção de links e que contará, de certeza, com excelentes imagens do desporto da bola oval.


10 - Reportagens do Torneio Regional Inter Escolas 2009
Convidamos todos os fãs do rugby juvenil a reverem as incidências do último grande torneio regional inter escolas, recolhidas pelo site da Associação de Rugby de Lisboa e pela revista Jogada do Mês, que fez, tal como o Miguel Carmo, autor do blogue Foto Rugby, uma reportagem fotografica do evento que reuniu as escolas com equipas de rugby no estádio nacional do jamor, para uma tarde de convívio, fair-play e muitos jogos.
Podem consultar os resultados via o seguinte link aqui (ARS.pt), e as fotografias tiradas ao evento aqui (Jogada do Mês) e aqui (Foto Rugby).


11 - VIII Torneio de Veteranos de Évora
Realiza-se, no próximo dia 30 de Maio, o VIII Torneio de Veteranos do CRÉ, no Campo Estrela, mais uma organização da dinâmica equipa de veteranos local, o Clube de Rugby de Évora.

Estão confirmadas as presenças das equipas do CRÉ, do CDUP Old Greens, São Miguel, Sevilha, Académica e Rugby Guadiana, num certame que promete trazer grande animação e convívio ao fim-de-semana eborense.


12 - I Corrida Direito Rugby / Europcar
Numa iniciativa original, com o objectivo de ajudar na renovação dos balneários do clube de monsanto, o Direito, a Europcar e a Revista de Atletismo organizam, no dia 30 de Maio, às 10 horas da manhã, a 1a Corrida Direito Rugby / Europcar, incentivando assim todo o universo do GDD, jogadores, treinadores, dirigentes, funcionários, pais, mães e irmãos a participar e a correr com os Lobos.

Numa atitude sempre condizente com o bom espírito do rugby o clube convida também os seus adversários e amigos e o publico em geral a participar nesta inovadora prova que tem dois percursos: um mais exigente (10 km), intitulado "Quem ganha aos Lobos?", e outro, mais acessível, o percurso "Família" (5 km). As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais (custo da inscrição - 10€):

- No complexo do Grupo Desportivo de Direito - 217647242
- Na Xistarca - Calçada da Tapada 71 A - 213616160
- Através do Site - www.revistaatletismo.com


13 - Taça Ibérica em risco de não se realizar
A Taça Ibérica é uma competição que há várias décadas que tem colocado frente a frente o campeão português e o campeão espanhol e que este ano, sob o nome de Iberian Cup, prometia emparelhar as 4 primeiro classificadas do principal campeonato de cada país.

Algo que, aparentemente, não irá acontecer. Sem querer competir com a SuperIbérica (a SIR), a Iberian Cup 2009 foi, desde a sua apresentação, concebida como uma prova alternativa para as equipas portuguesas, que não competirão este ano no evento profissional "Ibérico" e que assim defrontariam VRAC, Ciências (Sevilha), El Salvador e Madrid.

Primeiro foram os principais clubes espanhois a desistirem da competição (demarcando-se de uma forma algo irresponsável de uma comprimisso assumido anteriormente entre FER e FPR e respectivos clubes), agora são os portugueses (a começar pelo Belenenses) a afastarem-se da prova, depois de as desistências espanholas causarem alguma instabilidade no formato da Taça, instabilidade essa que até ao momento, não foi sanada a contento de todas as partes.


14 - Finais Europeias (ver artigo já publicado)
Terminamos este artigo de notícias informando que o artigo contendo os vídeos e uma antevisão das finais das principais competições europeias de clubes, a Heineken Cup e a European Challenge Cup, foi publicado esta semana e está disponível para consulta via o link aqui presente, a imagem (e link) na página inicial do site ou espaço contendo a lista das rubricas, nomeadamente a Galeria (Fotos e Vídeos).