Duas sugestões para este fim-de-semana...

Num fim-de-semana em que se joga a final da Taça de Portugal de Sub20, com o CDUL a deslocar-se até Coimbra, ao Estádio Universitário local, para jogar com os campeões nacionais CDUP que, num campo neutro, tentarão alcançar a dobradinha e completar aquilo que até aqui tem sido uma época perfeita, e com os finalistas da Taça de Portugal de Sub16 e Sub18 por apurar, apresentamos aqui duas sugestões alternativas que os adeptos de rugby poderão considerar igualmente interessantes.


1 - A primeira sugestão diz respeito ao Olaias Sevens 2009, o torneio feminino correspondente à terceira e última jornada do Campeonato Nacional de Sevens deste ano, que se realiza no Campo das Olaias, casa do Clube de Rugby do Técnico, neste sábado a partir das 11:30. Com o Campeonato Nacional a terminar, a equipa do Benfica terá que vencer esta prova e esperar que a Agrária não termine nos lugares pontuáveis (segundo a FPR, 1º ao 4º) para poder sagrar-se campeã nacional.
Para o CDUP e Técnico, conjuntos que também pontuaram segundo a classificação federativa, esta também é a última oportunidade para inverterem o domínio que as 'charruas' e as 'encarnadas' têm imposto nas competições oficiais, sendo que o encontro entre estes conjuntos será, certamente, uma partida a acompanhar.
Para as restantes equipas participantes esta é uma excelente ocasião para terminar a época numa nota elevada, fazendo uma grande prestação na última prova oficial feminina deste ano. Acima encontram o programa daquilo que promete ser um grande evento, sendo que o vosso autor, apesar de constrangido por obrigações de índole académica, fará uma reportagem da prova.


2 - A segunda sugestão para este fim-de-semana é de um evento de veteranos, que vai realizar-se amanhã, no Campo Estrela, em Évora: o VIII Torneio de Veteranos BP Gás, que a equipa local organiza. Esta prova, que contará com as equipas do Évora, da Académica, do CDUP, da Associação Transfronteiriça Rugby Guadiana, dos Veteranos de Sevilha e do Clube de Rugby de São Miguel, será mais um evento norteado pelo divertimento, pela amizade e fraternidade, palavras de ordem do rugby de veteranos.
O principal objectivo desta prova, que começa às 14:00 de sábado, não é a competição, mas sim a saudável prática da modalidade que todos apreciamos. Abaixo ficam, para elucidação geral, as principais regras deste evento. Nesta prova não é permitido jogar em fora de jogo ou ter comportamentos anti-desportivos. As regras foram delineadas para promover o divertimento e diminuir as hipóteses de lesão.

Os 8 avançados devem manter-se na formação ordenada até à saída da bola.
O formação adversário não deve efectuar pressão sobre o formação oponente.
Os avançados não fazem força na formação ordenada.
A bola só pode ser pontapeada atrás da linha de 22.
Todos os avançados deverão fazer parte do alinhamento lateral.
A bola não pode ser introduzida rapidamente nos alinhamentos laterais.
Não é permitido apoio na elevação no alinhamento lateral.
A equipa que marca é aquela que dá novamente o pontapé de saída.
A substituição de jogadores não se encontra limitada em número.
Os jogadores devem respeitar a linha de fora de jogo.
Os jogadores devem ficar a 10m nos dos rucks, mauls e melées.
Cada jogo terá 2 partes de 15 minutos.