Notícias (Abril de 2009 - 1) + "Match Report" (DH: Agronomia v CDUL)

1 - A primeira notícia deste artigo envolve o anuncio da convocatória inicial de Ian McGeechan para a digressão dos British & Irish Lions deste ano à África do Sul.
Para além da forte presença irlandesa nos 37 convocados (que também incluem 13 galeses, 8 ingleses e 2 escoceses), uma consequência do 'Grand Slam' irlandês e também do bom desempenho dos galeses nos últimos anos é importante salientar que o veterano treinador escocês deixou de fora os capitães da Inglaterra, Escócia e País de Gales (Steve Borthwick, Mike Blair e Ryan Jones), vários jogadores importantes de cada equipa (País de Gales: Gavin Henson, James Hook - Inglaterra: Delon Armitage, Mark Cueto e Nick Easter - Escócia: Chris Paterson, Jason White e Simon Dannieli - Irlanda: John Hayes, Gordon D'Arcy e Marcus Horan) e incluiu algumas surpresas como Ugo Monye, Keith Earls, Tomas O'Leary e Alan Quinlan, que certamente terão hipótese de justificar a sua selecção.
Paul O'Connell foi nomeado capitão dos Lions, numa selecção que já sofreu a primeira baixa por lesão, no caso, o jogador irlandês Tomas O'Leary, mas que promete ser mais consistente do que as anteriores comitivas dos Lions, por força de um critério que premiou mais a forma recente do que a notoriedade ou capacidade dos atletas.
Aqui encontrarão os 37 jogadores seleccionados, a equipa técnica, o calendário de jogos e os resultados das digressões anteriores ao país dos Springboks, sendo que posteriormente mais informações sobre este tema serão abordadas em outros artigos.

JOGADORES (Avançados)


JOGADORES (3/4os)



2 - Abordando agora as notícias nacionais, temos dois novos campeões nas competições portuguesas.
O CDUP, equipa sensação e o candidato 'outsider' ao título nacional dos Sub-20 conquistou o campeonato nacional do escalão ao derrotar, na 5a e penúltima jornada da final four o CDUL na Lousada por 27 a 13. Após uma primeira fase em que os homens do Porto se qualificaram com segurança veio uma fase final feita, até este jogo, sem derrotas.
O RugbyPortugal.com teve o privilégio de assistir ao jogo que galvanizou esta equipa para uma série de 13 jogos sem derrotas ('Match Report' do CDUP-Belém) e que terminou com a derrota no passado fim-de-semana com o Direito em Monsanto, um resultado que não alterou em nada a classificação final pois os universitários já eram campeões.
Depois do campeonato nacional dos Sub-18 na época passada, este ano os jogadores de Miguel Costa e Francisco Fontes voltaram a vencer a principal prova no seu escalão e atacarão agora a Taça de Portugal e a Taça Ibérica, um objectivo conjunto nunca alcançado pelo emblema da 'Invicta'.


3 - Na Madeira, terminou no passado fim-de-semana a terceira edição do Circuito Regional Coca Cola de Tens, com o Caniçal a conquistar o bi-campeonato depois de vencer em casa o conjunto da União da Madeira por 29-26 numa partida muito renhida.
Ao contrário do que poderá parecer a um observador desatento, esta prova tem-se tornado progressivamente mais competitiva, um sinal do desenvolvimento do rugby na Madeira e de que poderão surgir, num futuro próximo, mais equipas de rugby na ilha. Em termos de pontos e ensaios, as principais figuras pertenceram à União da Madeira (João Pimentel - 50 pontos e 10 ensaios e Diogo Rodrigues - 48 pontos e 03 ensaios) com Chris Blandy a deter a maior fatia dos pontos dos campeões Caniçal (53 pontos e 05 ensaios).
Podem consultar estas e outras informações aqui no RugbyPortugal.com (resultados e classificação, histórico e melhores marcadores) ou no excelente espaço online Rugby Madeira (o link está na nossa página de Links), mais um resultado da solidariedade e esforço colectivo dos membros da comunidade de rugby na região.


4 - Já são conhecidos os finalistas do Campeonato Nacional da Segunda Divisão Sénior 2008/2009: o Rugby Clube de Montemor e o Cascais Rugby Linha.
O Cascais Rugby Linha, depois de um jogo difícil na Lousada (03-22) contra a aguerrida e promissora equipa da Escola Rugby do Porto, voltou a derrotar os comandados de José Luís Vareta, desta vez em Lisboa no Estádio Nacional (24-07), garantindo assim o seu lugar na final (recordemos que o CRL perdeu a final do ano passado para o Vitória de Setúbal) enquanto o Montemor, depois de uma vitória tangencial no Campo de Santa Rita (13-17), impôs todo o seu poderio na 2a mão, vencendo por números esclarecedores a equipa da Lousã (60-00).
A final de dia 1 merece uma boa divulgação e promoção e será um excelente jogo, a terceira vez esta temporada que as duas equipas se defrontam, com duas vitórias do Montemor em todos os jogos realizados:

Segunda Fase - 3ª JORNADA - 14 e 15 de Fevereiro
MONTEMOR - CASCAIS RUGBY LINHA (15-05)

Segunda Fase - 6ª JORNADA - 28 e 29 de Março
CASCAIS RUGBY LINHA - MONTEMOR (22-30)

De um lado estará uma equipa muito experiente, extremamente competente a defender e habituada a impor-se técnica e fisicamente aos seus adversários, o Cascais Rugby Linha (12vit - 02der - 551pm - 136ps), liderado por um distinto ex-internacional português (Nuno Durão) e determinado em não falhar a subida à Primeira Divisão.

Do outro encontraremos o Montemor (13vit - 01der - 771pm - 079ps), comandado por um excelente treinador, José Mendes da Silva, a equipa que tem dominado a 2a Divisão durante toda a temporada e a principal favorita à vitória final. Apenas o Elvas/Juromenha, durante a primeira fase do campeonato, foi capaz de derrotar a consistente equipa alentejana.

Alguns jogadores a observar:

Cascais RL - Bernardo Ramos (3ª linha) e Bernardo Marques (3ª linha), Francisco Ramos (formação) e Pedro Silva (centro/ponta).

RC Montemor - José Pedro (1ª linha) e João Reis (formação), Ricardo Ribeiro (centro) e João Maria Santos (defesa).


5 - A penúltima notícia deste artigo envolve o jogo entre a Agronomia e o CDUL, que determinava quem iria enfrentar o Direito na Final do Campeonato Super Bock, a nossa Divisão de Honra.

AGRONOMIA

01 - Gustavo Duarte
02 - Bernardo C. Duarte
03 - Rodrigo Aguiar
04 - Juan Severino
05 - Gere David (5)
06 - António Duarte
07 - Jacques le Roux
08 - Conrad Stickling
09 - Lourenço Kadosh
10 - Duarte Cardoso Pinto (C)
11 - Rodrigo Sacadura
12 - Silvester Engelbrecht
13 - Michael Lubbe
14 - Vasco Gaspar
15 - Joe Gardener (2+3+3+3+3)
TR - Ricardo Sequeira
16 - Vicent Coelho
17 - Carlos Quadros
18 - Filipe Saldanha

CDUL

01 - João Júnior
02 - Duarte Figueiredo
03 - Diogo Fialho
04 - Nuno Ribas
05 - Afonso Sousa
06 - James Riddell
07 - Julien Palmer
08 - Tiago Girão
09 - Francisco Pinto Magalhães
10 - Duarte Mónica
11 - Gonçalo Foro
12 - Peter Leulusoo
13 - Bernardo Silveira
14 - Nuno Ferreira
15 - Maxi Jordan (3)
TR - Craig Sandlant
16 - Luís Bleck (C)
17 - Filipe Ramalho
18 - João Mussulo
19 - João Costa
20 - Lourenço Machado
21 - José Maria Nunes
22 - Francisco Chaves

Estando impossibilitado de ver mais jogos neste fim-de-semana, consegui assistir pelo menos a esta importante partida, em que o CDUL vinha com a importante vantagem que o empate da semana anterior lhe dava. Previa-se um jogo muito renhido na Tapada e foi exactamente isso que aconteceu.

Começaram melhor os visitantes, apoiando o seu jogo nos seus avançados e aproveitando-se de algumas faltas dos agrónomos para marcar os primeiros pontos, cortesia de Maxi Jordan, o defesa do CDUL. A Agronomia, com a ajuda das condições atmosféricas e de um sempre importante Joe Gardner, pressionou os universitários e deu a volta ao marcador, primeiro graças a uma penalidade e depois através do ensaio de Gere David, o único de toda a partida, a premiar uma boa jogada dos três quartos agrónomos, que deram sequência a uma saída rápida de um ruck.
Quando o CDUL tentou inverter esta situação, Joe Gardner marcou, de mais de 40 metros, um pontapé de ressalto simplesmente fantástico, causando grande mossa no ânimo do XV visitante, que apesar desta alteração no marcador, continuou até ao intervalo a pressionar um conjunto da casa que simplesmente estava muito sólido a defender e conseguia conter todas as iniciativas do adversário.
Ao intervalo, o resultado de 13-03 premiava a capacidade defensiva dos jogadores da Agronomia e castigava o ataque, algo inconsequente, dos atletas do CDUL, que até defendiam muito bem mas não conseguiam evitar ceder pontos, 08 deles marcados por Joe Gardner.
A segunda parte começou com o XV da casa ao ataque, e mesmo não aproveitando várias faltas que o CDUL fez notou-se que o objectivo dos comandados de Ricardo Sequeira era acabar com as dúvidas no marcador e assegurar prontamente a vitória, algo que não aconteceu porque os visitantes defenderam muito bem e, de forma muito aguerrida, tentaram chegar ao ensaio.
Eventualmente, o defesa dos visitados conseguiu aproveitar 2 penalidades para dilatar a diferença no marcador, traduzindo assim para pontos o evidente domínio territorial que a sua equipa teve durante a segunda parte. Os universitários só conseguiram a espaços abandonar o seu meio campo, mas foram lutando por território e por um ensaio e nos últimos minutos da partida conseguiram criar oportunidades de grande perigo.
Infelizmente para a equipa de Lisboa o esforço dos seus jogadores (dos quais podemos destacar como exemplo Gonçalo Foro) foi inglório e no fim dos 80 minutos a vitória sorriu à equipa da casa. O resultado final (19-03), acaba por se ajustar aquilo que se passou em campo, se bem que o CDUL podia ter tido mais pontos, tendo no entanto toda a legitimidade para aspirar a vencer o Belenenses na partida do 3º e 4º lugar.
Depois do habitual 'corredor' e das equipas retornarem aos respectivos balneários, o vosso autor teve a possibilidade de entrevistar um jogador de cada equipa e os dois treinadores, a quem desde já agradecemos pela disponibilidade. Abaixo podem encontrar o resultado destas conversas, sendo que informamos que a resposta do Treinador Craig Sandlant se encontra em inglês.
Para mais dados sobre a partida, aconselhamos a consulta deste excelente artigo, da autoria do Sr. Luís Sá, autor do blogue Coisas de Rugby. As fotografias da partida foram tiradas tanto pelo Sr. Miguel Rodrigues, editor do blogue CDUL Rugby, como pelo Sr. Miguel Carmo, autor do blogue Foto Rugby e podem ser consultadas via os links acima disponíveis.


ENTREVISTAS - CDUL (Gonçalo Foro e Craig Sandlant)

1 - RugbyPortugal.com: Como vos correu a partida?

Gonçalo Foro: "Este foi um jogo bem disputado. A Agronomia foi mais inteligente e aproveitou melhor as condições atmosféricas. Podíamos ter jogador mais em equipa mas cometemos demasiados erros."

2 - RugbyPortugal.com: Que esperam do jogo contra o Belenenses?

Gonçalo Foro: "Temos que encarar esse jogo come se fosse uma final, tentarmos fazer pelo menos tão bom como nos últimos anos (em termos de classificação final)."

1 - RugbyPortugal.com: What can you tell us about today's game?

Craig Sandlant: "The team who looked after the ball won the game. This was an even game. The difference was in the break (that allowed Agronomia to score their try)."

2 - RugbyPortugal.com: What do you expect of the game against Belenenses?

Craig Sandlant: "It is another game for two teams that are hurting a lot. We played our final today and though there's some grieving and hurting to do but we'll try next week to use the ball a little better and do a good game."


ENTREVISTAS - Agronomia (Duarte Cardoso Pinto e Ricardo Sequeira)

1 - RugbyPortugal.com: Como vos correu a partida?

Duarte Cardoso Pinto: "Fizemos um bom jogo. A equipa do CDUL foi sempre muito agressiva e tinha uma defesa bem montada. Nós fizemos uma boa gestão do jogo, sendo que esta vitória é merecida."

2 - RugbyPortugal.com: Que esperam do jogo contra o Direito?

Duarte Cardoso Pinto: "Esperamos um bom jogo. O Direito tem uma equipa muito experiente que arrisca muito pouco e que sabe jogar no erro do adversário. É uma final e agora temos que preparar esse jogo."

1 - RugbyPortugal.com: Que nos pode dizer sobre a partida de hoje?

Ricardo Sequeira: "Esta partida foi dificílima. O CDUL foi a equipa que mais dificuldades nos causou este ano. O nosso ataque neste jogo foi muito pragmático, e não praticamos um jogo bonito mas sim um jogo pragmático, aproveitando todos os erros do CDUL."

2 - RugbyPortugal.com: Que esperam do jogo contra o Direito?

Ricardo Sequeira: "Espero encontrar uma equipa com muita experiência e que nos últimos tempos tem sido uma equipa tacticamente muito disciplinada, não cometendo erros. Vamos para a final com muita confiança. A uma final vai-se para ganhar, sendo que é fundamentar estar muito focado para aquilo que se tem que fazer."


6 - Realiza-se hoje o grande Torneio Regional do Projecto Nestum Rugby nas Escolas, no Estádio Nacional, onde participarão 250 alunos, 30 equipas e 30 professores de 10 escolas da Região de Lisboa.
Com este Torneio Regional de Tag Rugby (ver regras AQUI) inicia-se a 3a Fase do Projecto na Região de Lisboa, da organização da ARS em cooperação com o Desporto Escolar. Segundo a ARS, esta será uma grande festa de rugby juvenil, que contará com a presença do Seleccionador Nacional de Rugby Tomaz Morais e dos Jogadores da Selecção Nacional Gonçalo Foro, Diogo Mateus e Adérito Esteves.

A cobertura da RTP2 já se encontra assegurada, bem como o apoio da Nestum e do Desporto Escolar. Para mais informações consultem o site da Associação de Rugby do Sul, via o seguinte link.


7 - No dia 15 de Abril de 2009 foi oficialmente formada a Secção de Rugby do Sporting Clube de Portugal, através do Núcleo Sportinguista de Sacavém. Apesar de no Congresso Leonino uma moção visando a criação de uma secção de rugby ter sido chumbada, o Núcleo Sportinguista de Sacavém decidiu reactivar a prática de uma modalidade na qual os sportinguistas foram pioneiros em Portugal.
Falamos com o Sr. Manuel Vicente Castelo-Branco Coentro, um dos responsáveis por este projecto, no sentido de compreender o que se pretende deste regresso do Sporting ao rugby nacional. Graças à disponibilidade do Sr. Manuel, a quem desde já agradecemos, ficamos a saber que o objectivo inicial deste projecto é o de criar uma escola de rugby para atletas entre os 6 e os 14 anos, conforme informa o blogue da secção, disponível no seguinte link (AQUI).

Isso não significa que, caso existam interessados com outras idades, a criação de outros escalões seja posta de parte, bem pelo contrário, simplesmente significa que os responsáveis do rugby leonino pretendem cumprir um projecto que tenha um crescimento sustentado, trazendo para o rugby praticantes completamente novos, que nunca tenham tido contacto com a modalidade.
As instalações da Câmara Municipal de Lisboa na Alta de Lisboa (que serão usadas nos Jogos da Lusofonia e actualmente são utilizadas pelo futebol de formação dos 'leões'), consistem de dois campos, um principal com bancadas e outro de treinos, serão a "Casa" do rugby do Sporting, sendo que inicialmente prevê-se a realização de dois treinos semanais.