Entrevista: Fase Final do Campeonato Nacional de Sub-20

Este artigo resume quatro entrevistas feitas pelo Rugby Portugal aos treinadores das equipas Sub20 do CDUP, CDUL, Direito e Belenenses, os conjuntos que disputam (desde o passado sábado) até ao fim-de-semana de 25 e 26 de Abril, o título de Campeão Nacional do escalão.
Desde já agradeço aos técnicos (e aos responsáveis dos clubes em questão, por terem ajudado a entrar em contacto com os mesmos), que tiveram a amabilidade de responder favoravelmente ao pedido de entrevista formulado pelo site, tendo todos respondido às mesmas 3 questões com enorme simpatia e disponibilidade (abaixo ver questões).

1 - Quais são os objectivos da sua equipa para esta fase final?

2 - Qual é a sua opinião do actual modelo de fase final?

Nota: No ano passado esta fase tinha outro modelo (fase final a eliminar, composta por meias finais a uma mão e uma final em campo neutro).

3 - Que opinião tem das outras três equipas do grupo?

As respostas disponíveis abaixo são o resultado de quatro conversas tidas com os treinadores Miguel Costa (CDUP), Pedro Neiva (CDUL), Albertino Minhoto (GD Direito) e Pedro Gonçalves (Belenenses). Não constituindo a totalidade daquilo que foi dito, podemos afirmar que todas as respostas tentam incluir, acima de tudo, as principais ideias daquilo que nos foi transmitido. Seguindo a ordem da classificação final da primeira fase, começamos pela equipa do CDUP.

Miguel Costa - Treinador dos Sub20 do CDUP

RP 1 - Quais são os objectivos da sua equipa para esta fase?
"O nosso objectivo inicial era atingir a fase final, isto porque temos uma equipa que é muito nova. Estando esse objectivo atingido, tentaremos fazer melhor e vencer pelo menos todos os nossos jogos em casa."

RP 2 - Qual é a sua opinião do actual modelo de fase final?
"Acho que este é o melhor modelo possível, isto porque (no anterior modelo) uma que fez uma fase regular espectacular podia, 'num dia não', ser eliminada, ficando com os objectivos para a época arruinados. Assim o campeonato é mais equilibrado e justo, levando em conta as necessidades de jovens estudantes (que é aquilo que a esmagadora maioria dos atletas sub20 são)."

RP 3 - Que opinião tem das outras três equipas do grupo?
"Estas são 4 equipas muito equilibradas. O CDUL começou pior a fase regular mas fez uma segunda fase fantástica. O jogo com eles na Lousada foi um jogo espectacular. O Direito tem uma dinâmica de jogo muito boa e começou de forma fantástica, mas na segunda volta esteve mais condicionado pelo número limitado de jogadores que tem. Nós e o Belenenses fomos mais regulares, sendo que o Belém é uma equipa que tem alguns jogadores (individualidades) muito bons. Algo que poderá condicionar o desempenho destas equipas são, por exemplo, as alterações impostas pelas actividades das selecções."

Pedro Neiva - Treinador do Sub20 do CDUL

RP 1 - Quais são os objectivos da sua equipa para esta fase?
"O objectivo da nossa equipa é ganhar o Campeonato. Começamos mal (derrota com o Direito em Monsanto por 37-00) mas já vimos os nossos erros e continuamos a achar que temos boas hipóteses de ganhar a prova."

RP 2 - Qual é a sua opinião do actual modelo de fase final?
"Este modelo, tal como está, é mais equilibrado. Desta forma consegue-se apurar a equipa que praticou o melhor rugby durante todo o campeonato. No ano passado fizemos uma segunda fase muito boa (venceram todos os jogos) e fomos, num só jogo (meias finais) eliminados da luta pelo título."

RP 3 - Que opinião tem das outras três equipas do grupo?
"Estas quatro equipas já tiveram grande vitórias e grande derrotas. O Direito possui jogadores que oscilam entre os seniores e os sub20 e que quando estão nos sub20 dão à equipa muito mais jogo e um novo ânimo. O CDUP é uma equipa muito aguerrida que quando está completa, tal como o GDD, eleva o seu nível de jogo. O Belenenses é a equipa que provavelmente tem os melhores três quartos mas que, por outro lado, terá mais dificuldades nos avançados. A nossa equipa (CDUL) tem sido uma equipa de altos e baixos, que se quiser pode ter sucesso. É uma equipa muito equilibrada (o CDUL) que tem elementos mais experientes e jogadores muito mais novos."

Albertino Minhoto - Treinador dos Sub20 do Direito

RP 1 - Quais são os objectivos da sua equipa para esta fase?
"Os objectivos traçados para esta época passavam pelo apuramento para a fase final e pela formação de jogadores para a equipa sénior. Esses objectivos foram alcançados desde cedo e foram os próprios jogadores a estabelecer (mediante proposta à equipa técnica) o objectivo de serem campeões nacionais. Começámos esta segunda fase com uma vitória mais dilatada do que era esperado (37-00 contra o CDUL) e apesar de termos um plantel muito curto, que foi reforçado com elementos dos Sub18, os jogadores têm cumprido o plano de trabalho que a equipa técnica fez."

RP 2 - Qual é a sua opinião do actual modelo de fase final?
"Esta fase final é a mais correcta sendo que apenas tem um pequeno senão. Creio que deviam transitar alguns pontos da primeira fase do campeonato (para a fase final), porque senão são dois campeonatos distintos, não fazendo diferença ficar (no final da primeira fase) em primeiro ou em quatro lugar."

RP 3 - Que opinião tem das outras três equipas do grupo?
"Estas são equipas muito completas, com o CDUP e o CDUL mais fortes fisicamente e o Belenenses provavelmente a equipa mais forte nos três quartos. O Direito, não sendo tão forte fisicamente, compensa com um excelente trabalho técnico que também foi feito pelos treinadores que me antecederam e que nos permite acelerar o jogo e ser, para mim, a equipa tecnicamente mais forte. Esta é uma fase final em que qualquer equipa (das quatro) pode vencer, com seis jornadas imprevisíveis."

Pedro Gonçalves - Treinador dos Sub20 do Belenenses

RP 1 - Quais são os objectivos da sua equipa para esta fase?
"Os nossos objectivos passam por sermos campeões nacionais de novo. A derrota no Porto (CDUP venceu por 32-15) é um resultado possível, porque quando o CDUP joga em casa é uma equipa muito difícil de bater."

RP 2 - Qual é a sua opinião do actual modelo de fase final?
"Este modelo é mais justo e premeia mais a regularidade. Tenho pena, todavia, que se tenha perdido a final da prova, que dava uma maior emoção e visibilidade ao campeonato. Para mim o modelo ideal seria um que respeitasse mais os jogos da primeira fase e fosse, ao mesmo tempo, atractivo, não perdendo a componente festiva da final, num modelo mais justo que o do ano passado. É importante manter a competitividade e o factor festa/estádio cheio."

RP 3 - Que opinião tem das outras três equipas do grupo?
"Cada um dos três adversários tem um estilo de jogo diferente que já foi (por nós) identificado. Compete agora aos treinadores detectar os pontos fortes e fracos de cada equipa. Os jogos (entre estas quatro equipas) são todos diferentes e difíceis. Creio que no máximo existe, apesar das equipas terem características muito diferentes, uma aproximação entre os estilos de CDUP e CDUL e (por outro lado), Direito e Belenenses."

Numa altura em que o campeonato se aproxima da segunda jornada (de seis) da fase final estas entrevistas são tão importantes como interessantes, visando divulgar não só a prova mas também abordar assuntos pertinentes (ex: modelo da fase final) com quatro técnicos de indesmentível valor a quem estendo o meu sincero obrigado por terem concretizado esta ideia.

NOTA: Todas as imagens pertencem ao autor do Rugby Portugal, excepto a referente ao CDUP, que é da autoria do Sr. Miguel Vareta e as duas referentes ao CDUL e ao GDD, que são da autoria do Sr. Miguel Rodrigues. Desde já agradeço e credito estes dois autores pela utilização das respectivas imagens.