Rescaldo da Jornada (Fevereiro: Selecção, Seniores e Sub20)

NOTA PRÉVIA

Apesar de querer manter a mesma periodicidade dos rescaldos a verdade é que por entre os resultados, as notícias e as competições que precisam de ser acompanhadas, isto para não falar da loja virtual que finalmente abriu actividade, tem sido quase impossível para um estudante universitário (que é aquilo que o vosso autor é) manter o site a funcionar, tendo em conta que a Loja Virtual ainda não constitui um apoio financeiro a este projecto e visto que ainda não existe uma rede de apoios que viabilizem despender todo este tempo com o espaço (e respectivas páginas).

Assim sendo, agora que inicio um rescaldo mais sucinto de toda a actividade que, nas últimas semanas, preencheu o calendário de clubes e da nossa selecção, agradeço a vossa paciência para com as naturais dificuldades que este vosso autor enfrenta e saúdo o esforço positivo que vários blogues, como o Rugby Field, tem feito, na produção de artigos e actualização das várias novidades que ocorrem no rugby nacional.


RUGBY INTERNACIONAL - SELECÇÕES

Portugal não começou o Torneio Europeu das Nações de 2009/2010 (ver classificação e calendário) da melhor maneira pois sofreu, contra uma equipa russa que estava bem estudada e que só na primeira parte foi algo a temer, uma derrota que não estava nas contas do seleccionador nacional e que colocou os convocados para o jogo da 2a Jornada, em Tiblissi, numa posição difícil.
Felizmente, num encontro em que Portugal defendeu muito bem e foi extremamente eficaz no ataque, conseguimos alcançar um resultado muito positivo, um empate contra a Geórgia, que não merecia conquistar o ponto com um ensaio já nos descontos mas que, fruto de um erro nosso e de algumas facilidades concedidas pelo sr.árbitro no que diz respeito ao controlo do tempo, lá foi atingido.
Seguiu-se o embate com a recém-promovida Alemanha, um jogo que por ser teoricamente mais fácil, era perigoso para o XV nacional. Todavia, numa tarde inspirada para o ataque da selecção, Portugal não facilitou e derrotou de forma inequívoca os alemães, fazendo os adeptos portugueses acreditar (de novo) na qualificação para o próximo mundial.
Agora seguem-se os jogos do Mundial de Sevens do Dubai (ver grupos e comitiva nacional), em que vamos participar, sendo que só depois é que Portugal volta a jogar para o TEN, primeiro com a Espanha em casa e depois, para fechar esta primeira volta do torneio, com a Roménia, numa dificílima deslocação a Bucareste. Há que saudar a evolução, principalmente a atacar, dos jogadores portugueses neste três jogos, e esperar que a confiança e garra a defender, elemento fundamental do jogo português, se mantenha forte nos duros desafios que nos esperam...


RUGBY NACIONAL - SENIORES

Os seniores, com esta paragem na Divisão de Honra, apenas tiveram competição nos campeonatos da 1a Divisão (ver calendário e classificação) e da 2a Divisão, sendo que, no escalão de acesso ao Campeonato Super Bock, apesar das mudanças na ordem dos quatro primeiros, causadas pela ascensão da Académica ao primeiro lugar e por uma série de resultados que permitiram ao Évora ascender à segunda posição, as vagas para a fase final já se encontram bem definidas, com o Vitória de Setúbal e o CRAV a completarem o lote dos quatro semi-finalistas. No outro extremo da tabela, será interessante ver qual o resultado dos desafios entre Lousã e Agrária (para o 5º lugar) e UTAD e Vilamoura (para evitar a despromoção).
Na segunda divisão, depois de uma fase inicial impressionante, o Elvas/Juromenha sofreu uma pesada derrota frente ao Montemor e duas derrotas menos duras contra Cascais Rugby Linha (na 1a jornada) e Belas, mais recentemente, ficando a liderança do grupo Lisboa/Sul entregue aos comandados de José Mendes da Silva (com a equipa de Cascais na segunda posição). No grupo Norte/Centro a Escola Rugby do Porto lidera incontestada a classificação, tendo os jogadores treinados por José Luís Vareta já derrotado o actual 2º classificado, o Caldas.
Nos não-apurados existem duas equipas em destaque: uma, o Santarém, por ser o natural líder do grupo Norte/Centro, sofrendo apenas a concorrência do Famalicão, contra quem ainda não jogou; outra, o Oeiras, que apesar de não ter participado na primeira fase da competição surge agora com forte candidato a vencer o seu grupo (Lisboa/Sul). Os homens do Prof. Francisco Mesquita têm feito boas exibições, beneficiando de uma boa prestação do três quartos João Marvão, o melhor marcador da equipa, com 33 pontos.
Resta apenas abordar a actividade dos clubes da Divisão de Honra, que se resumiu a dois Torneios de Tens, um organizado pelo Direito (ver relatório), e outro organizado pelo Cascais (ver relatório). Nestes torneios imperou a boa disposição e o desportivismo, com as principais equipas do campeonato a serem surpreendidas por Benfica e Cascais, dois clubes que se apresentaram muito fortes, relegando equipas como o Técnico e o Belenenses, que no campeonato estão acima na tabela da classificação, para posições (na classificação final) secundárias.
Há que destacar a vitória do Direito frente à Agronomia, na final do primeiro torneio e a grande conquista do Benfica no torneio do Cascais. Os encarnados apresentaram uma equipa muito interessante, com um jogador a rever, João Mestre, autor de sólidas exibições ao serviço deste conjunto.


RUGBY NACIONAL - SUB 20

A principal novidade no Campeonato Nacional da 1a Divisão (ver calendário e classificação), é a alteração no líder da prova, causada por várias derrotas do Direito (três derrotas nos últimos quatro jogos) e pela fantástica prestação do CDUL, que venceu as suas últimas cinco partidas, culminando assim uma longa perseguição ao ex-líder com sucesso.
Tal como na Divisão de Honra ou a 1a Divisão dos Seniores, nesta prova, os quatro clubes que vão discutir o título (o Direito, o CDUL, o CDUP e o Belenenses) já se encontram determinados, estando a Académica, o Cascais, o Técnico e a Agronomia consignados a lutar pelos últimos quatro lugares.
Nesta corrida apenas o jovem conjunto de Coimbra aparenta ser menos capaz de lutar contra as três equipas de Lisboa. De entre estas três o Cascais revela-se, à partida, como o favorito, tendo batido o Técnico e a Agronomia em casa em sucessivas jornadas (na 9a e 10a). No caso do Técnico, estamos perante uma equipa que prometia fazer um campeonato de topo mas que depois da 4a jornada nunca mais se encontrou e apesar de ter tido bons resultados (uma derrota muito próxima contra o Belenenses e uma vitória folgada na última jornada contra a Agronomia) e algumas boas exibições, não mostrou ter capacidade para derrotar os quatro primeiros, algo que a Agronomia, sem ter conseguido, exibiu. O conjunto da Tapada, longe de ser o melhor classificado dos três, mostrou muita capacidade de luta quando venceu o Belenenses e teve jogos muito renhidos (que perdeu) contra o CDUL e o CDUP.
Por fim há que abordar a prestação de Belenenses e CDUP, equipas que tiveram trajectos semelhantes nesta primeira fase. Enquanto os lisboetas começaram muito bem a prova, liderando a perseguição ao Direito, tendo a meio uma quebra de forma e descendo até ao quarto lugar (recuperaram uma posição nesta última ronda), os jogadores do Porto fizeram um percurso parecido, mantendo-se entre o 4o e 5o lugar durante toda esta fase, tendo recentemente assegurado o quarto lugar (no mínimo) depois de uma série de 4 vitórias (em que bateram Direito e Belenenses, equipas que estão acima dos universitários da Invicta na tabela classificativa). Em suma, a última ronda deste fim-de-semana será fundamental para determinar a ordem que as equipas ocuparão na classificação final.