Notícias (Fevereiro de 2009 - 3)

1.
Começamos este artigo de notícias com uma boa novidade para a arbitragem portuguesa. Afonso Nogueira, um dos novos valores da arbitragem nacional e um dos nomeados para árbitro do ano nos últimos prémios da FPR foi escolhido pela AER-FIRA para arbitrar partidas do Europeu de Sub18, que se vai realizar nas duas primeiras semanas de Abril, em Côte D'Azur, França.
(O Afonso é o 2º a contar da esquerda)

Para mais informações sobre a prova podem consultar aqui o site oficial (Portugal participa no Grupo B juntamente com a Alemanha, a Espanha, a Holanda, a Lituânia, a Polónia, a Suíça e a Ucrânia). O Rugby Portugal vem por este meio felicitar o Sr. Árbitro (Afonso) por esta merecida nomeação e faz votos para que esta escolha seja apenas um indício de um futuro que se quer risonho para a arbitragem nacional.


2.
De Portugal passamos para a Geórgia, informando que os Lelos foram convidados a ocuparem o lugar da Escócia "A" na Churchill Cup de 2009, que se vai jogar entre os dias 6 e 28 de Junho. Trata-se de uma boa notícia para todas as nações emergentes, mas algo que, comparativamente, penaliza Portugal, porque precisamos tanto ou mais que os georgianos de competição de um nível superior.
Não sabendo que critério é que foi usado na selecção desta equipa para uma prova tão competitiva como a Churchill Cup, é importante recordarmos que, numa altura em que estamos afastados da IRB Nations Cup e não participamos em nenhuma competição permanente contra as selecções mais fortes do rugby mundial, é da maior importância assegurar que realizamos jogos com nações desse nível.


3.
Numa notícia relacionada com o Torneio Europeu das Nações, podemos informar que os XV's iniciais de Portugal e da Alemanha para o encontro deste sábado no Estádio Universitário de Lisboa, podem ser consultados aqui (Portugal) e aqui (Alemanha).
Desta vez não será publicado um programa de jogo nos moldes habituais mas podem encontrar na mesma no site todas as informações sobre a partida, os 22 convocados de cada equipa, os jogos anteriores entre Portugal e a Alemanha, a classificação e calendário do 6 Nações B e os dados referentes aos últimos jogos da recém-promovida selecção alemã, que apesar de ter sido derrotada em todos os jogos que realizou até agora, mostra uma capacidade para encurtar diferenças qualitativas que não vimos em nações que anteriormente foram promovidas à divisão de Portugal, como foi o caso da República Checa (2006-2008) ou da Ucrânia (2004-2006).


4.
A história da última equipa vencedora do Benfica, que data dos anos 2000 e 2001, que se deslocou a 29 de Dezembro de 2001 até Valladolid para vencer o Quesos Entrepinares por 16-19 e conquistar pela quarta vez a Taça Ibérica é simplesmente memorável. Podem consultar aqui o artigo referente a uma excelente reportagem, feita pelo site dos 'encarnados', que inclui várias fotos tiradas durante o encontro.
(Em destaque, Rui Chança vai placar um espanhol - Foto SLB Rugby)

Nessa tarde, os jogadores treinados por José Mendes Silva derrotaram, com um XV 100% português, uma fortíssima equipa espanhola, naquele que foi o último título conquistado (até hoje) pelo Benfica entre a elite do rugby nacional (e ibérico). Numa altura em que esta secção alcançou finalmente o sonho de ter uma casa permanente (que ainda irá ser construída - ver notícia nº6), é sempre bom recordar outros momentos de um emblema que, a nível nacional, continua a ser o segundo clube mais titulado, depois do CDUL.


5.
Das competições ibéricas passamos para o estrangeiro, nomeadamente para França e Inglaterra, que estão a ser o centro de uma movimentação de jogadores que, tendo em conta a qualidade e o destino destes, está a ser encarada pela imprensa mais como um êxodo do que simples transferências (ver aqui 1, aqui 2 e aqui 3).

Apesar da crise que, no desporto, tem vindo a afectar os clubes, algo que se notou em França com a recente situação envolvendo o Montpellier e com a mega-investigação a decorrer aos clubes da LNR, a verdade é que, depois de um defeso extremamente agitado para os clubes franceses, que viram um sem-número de jogadores estrangeiros de alto calibre a entrar nas suas fileiras, aparenta que uma série de jogadores internacionais provenientes de Inglaterra irão agora reforçar ainda mais o Top 14.

Será que isto é uma consequência das restrições económicas a que os clubes ingleses estão sujeitos? Sem dúvida. Mas por entre 'retornos' a casa (como o de Chabal) e contratações 'milionárias' de potenciais campeões da Pro D2 (aqui), é verdade que algo de estranho se passa para que, em tempo de reconhecidas dificuldades, estejamos a assistir a um reforço quantitativo (mas sobretudo qualitativo) sem paralelo dos planteis existentes no principal campeonato francês.


6.
Fechamos este artigo com uma notícia relacionada com o Benfica e o Belenenses, dois históricos do rugby português que estão em vias de obterem (finalmente, dirão os adeptos) campos de rugby que possam servir em exclusivo as necessidades das suas equipas.
(O futuro Complexo Desportivo da Serra de Carnaxide - Foto SLB Rugby)

Ambos os clubes já asseguraram um compromisso com duas Câmaras Municipais (Lisboa e Oeiras) no sentido de terem um espaço só para o rugby, mas neste momento aparenta que o Benfica está algo adiantado face ao Belenenses no assunto, posto que já definiu os termos do novo complexo e apresentou-o, numa cerimónia que reuniu o Presidente do Benfica, da Camara Municipal de Oeiras e da Secção de Rugby do clube encarnado.
Para saberem mais sobre o assunto consultem os links disponíveis, incluindo este artigo do blogue Rugby Field, que tem feito um excelente trabalho na recolha e publicação de notícias sobre o rugby nacional, publicando posts muito interessantes e fazendo aqui um apanhado das várias notícias relacionadas com este tema num só post.