Notícias (Fevereiro de 2009 - 1)

1 - Começamos pelo jogo da Selecção Nacional. Portugal perdeu por 66-0 com os England Saxons, um resultado pesado para a nossa equipa e que custa muito aos adeptos (que esperavam algo mais dos Lobos) a digerir.
É preciso concentrarmos as nossas atenções no jogo com a Rússia, esse sim, a contar para o Torneio Europeu das Nações, uma partida na qual esperamos todos ver uma exibição bem diferente do nosso XV, e termos em conta o facto de estes amigáveis não serem algo normal, de estarmos a jogar contra equipas muito superiores à nossa e ser, segundo o nosso seleccionador, essa a forma que escolhemos para evoluir, por muito que isso agora nos custe (em termos de resultados)... Podem encontrar abaixo um link para as fotos do encontro.
England Saxons v Portugal (30-Jan-2009)


2 - Ainda dentro do tema Selecção Nacional, mas passando para a variante de Sevens, ficam aqui os Pré-Convocados para o Campeonato do Mundo de Rugby de 7, que vai decorrer no primeiro fim-de-semana de Março no Dubai.
(carreguem na imagem para a verem em tamanho real)


3 - Encerrando o tema das selecções, recordo que a Selecção Regional do Centro (Sub14), o XII Cabral Fernandes, participou num torneio internacional do escalão, o Gran Torneo para las Escuelas, organizado pelo Clube de Rugby Cetransa “El Salvador”, tendo para esse efeito deslocado-se até Valladolid, na região espanhola de Castilha e Leão.
Não obstante os resultados (6 jogos, 1 vitória e 5 derrotas), fica a recordação de uma experiência muito importante e positiva para estes jovens, que por certo quererão guardar na memória a presença num evento desta dimensão, e é de louvar o excelente trabalho que o CRRC tem vindo a desenvolver com este grupo, que também irá participar no Rugby Youth Festival, em Lisboa, no inicio do mês de Abril. Para mais informações sobre esta notícia, carreguem no link (AQUI).


4 - Passando de um Comité para uma Associação Regional, a ARS, coordenadora do Projecto Nestum Rugby nas Escolas, na sequência de uma acção de formação em Torres Vedras, anunciou, através do coordenador do projecto, o Professor Henrique Garcia, que até dia 15 deste mês os professores iriam receberem a formação e o material necessário para poderem dar início à segunda fase deste projecto, a fase do Ensino do Jogo e dos Torneios Inter-turmas.
Estas acções são fundamentais para o desenvolvimento do rugby em Portugal e para o aumento do número de praticantes no nosso país pois visam introduzir a modalidade em mais de 200 escolas, tendo mobilizado até aqui cerca de 15.000 alunos e 500 professores. Isto só é possível graças a uma coordenação de esforços entre a FPR e as Associações Regionais (CRRC, ARS e ARN), e depende (no futuro) da capacidade dos professores e das escolas em proporcionar aos alunos um contacto saudável e atractivo com o râguebi.
Todavia, tendo em conta o excelente trabalho desenvolvido até aqui, creio que o principal problema não será a organização de Torneios Regionais Inter-Escolas (a terceira e última fase do supra citado projecto) ou a adesão à grande festa final, que se pretende realizar no dia 30 de Maio, no Estádio Nacional. Creio que o grande desafio dos próximos tempos será o dos clubes, que precisam cada vez mais de campos, de condições para que os jogadores que actualmente possuem possam treinar correctamente e de forma sistemática, preparando assim aquilo que se espera que seja um novo aumento na quantidade de indivíduos que querem experimentar a modalidade e que se juntam a esta comunidade em crescimento.


5 - No que concerne à relação entre os clubes de rugby e as respectivas comunidades temos duas notícias para apresentar, uma positiva e outra que nos custa publicar, por ser deveras injusta.
Numa nota mais positiva, é com muito gosto que registamos uma actividade social em que a equipa de rugby de Tomar colaborou, o I Encontro de Rugby do CRIO/AAT, integrado no calendário da Associação de Desporto Especial de Santarém, onde participaram cerca de 100 pessoas, entre atletas e acompanhantes.
Segundo as palavras de Ricardo Lopes, Técnico Superior de Educação Especial e Reabilitação do CRIO, "foi a primeira vez que tal modalidade foi apresentada a este tipo de população, numa organização conjunta do Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO) e da equipa de Rugby da Associação Académica de Tomar. Na actividade participaram instituições de apoio à pessoa com deficiência do Distrito de Santarém (CRIF, CRIT, APPACDM DE SANTAREM, CRIAL, e CRIO) e do Distrito de Leiria (CERCICAPER e CERCIPOM), sendo que a Escola Profissional de Ourém se associou ao evento".
É de louvar a atitude dos atletas e membros do clube nabantino, que se dedicaram a tornar diferente um dia de tantas pessoas que, sem culpa e por motivos sobejamente conhecidos, passam por muitas dificuldades no dia-a-dia que o cidadão vulgar muitas vezes desconhece e merecem (mais importante, precisam) de todo o nosso apoio e ajuda. Podem ler mais sobre este assunto seguindo o link (AQUI).


6 - Ao constatarmos o esforço e a dedicação que tantas pessoas aplicam na prática e no desenvolvimento da nossa modalidade, nomeadamente naqueles clubes que não se situam nas grandes cidades, como é o caso do Rugby Vila da Moita, custa ver quando algo de profundamente errado sucede.
Neste caso refiro-me ao desnecessário e completamente ignóbil acto de violência que as instalações deste clube foram alvo (destruição de propriedade do clube e de outras empresas, puro vandalismo). Como autor, revolta-me ver o esforço das pessoas que trabalham (sem qualquer retorno financeiro e com poucos apoios) para reabilitar e renovar o Campo do Gaio e as instalações daquele emblema (quando por vezes, neste e noutros clubes de média/pequena dimensão, os seus esforços nem são levados a sério) ser ameaçado por indivíduos que, sem mais para fazer, vão assaltar um local onde todos, adversários ou adeptos, locais ou visitantes, são bem-vindos, bem tratados e convidados a visitar.
Perante a incapacidade deste site para fazer mais perante aquele que é um momento difícil para os membros do Rugby Vila da Moita (ver AQUI artigo contendo mais informações), fica aqui o nosso apoio, a solidariedade deste autor e o firme desejo que as pessoas responsáveis sejam obrigadas a responder e que o clube viva melhores momentos, num futuro que se quer risonho e positivo e não ensombrado por notícias como esta.


7 - Para terminar este artigo de notícias deixo-vos duas notas referentes à arbitragem e às leis de jogo. A primeira serve para informar que já existe um Guia IRB das Variações Experimentais às Leis em Português e está disponível (graças à FPR) no seguinte local (AQUI), para consulta e download (é um ficheiro pdf), facilitando assim a compreensão e aplicação das novas regras em vigor nesta época.
A segunda nota informa que o Conselho de Arbitragem da FPR e a Federación Andaluza de Rugby estabeleceram um protocolo visando o intercâmbio de árbitros na região do Alentejo e Algarve, visando assim suprir as carências que existem no que toca à nomeação de árbitros para os jogos realizados nessa zona.
Este é um acordo que deve ser saudado pelo seu efeito positivo e por tentar resolver um problema que esta época tem sido várias vezes focado: o facto de existirem poucos árbitros disponíveis para o número de partidas por fim-de-semana (neste fim-de-semana que passou realizaram-se aproximadamente 39 partidas para 24 árbitros disponíveis... notem para o facto de termos tido poucos jogos, normalmente são bem mais de 40 jogos e muitos árbitros à disposição, normalmente são menos), algo que todos devemos recordar, pois é da maior importância aumentarmos (em qualidade e quantidade) o número de senhores (e senhoras) a exercerem em Portugal esta difícil tarefa.