Rescaldo da Jornada (17 e 18 de Janeiro)

RÂGUEBI FEMININO
Com o Campeonato Nacional da Primeira Divisão Feminina, ver resultados e classificação e melhores marcadoras (ensaios e pontos), ao rubro, o Técnico dirigiu-se ao Porto para defrontar um sempre difícil CDUP (no Estádio Universitário do Porto) e consolidar o recém-adquirido estatuto de equipa sensação.
Com os outros jogos a decorrerem, com mais ou menos percalços, da forma prevista (Agronomia venceu, por uma margem muito curta, as algarvias do Loulé e o Benfica derrotou, com uma segunda parte muito boa mas com muitas dificuldades, uma equipa da Agrária que podia ter obtido um resultado diferente mas que foi incapaz de bater as campeãs nacionais), foi num encontro disputado sobre condições extremamente agrestes e num campo muito difícil que as jovens da casa alcançaram uma importante vitória, conquistada com grande esforço e marcada pelo ensaio de Carlota Gouveia, que separou as duas equipas no marcador.


CAMPEONATO SUPER BOCK
Com os quatro primeiro lugares da classificação do Campeonato Nacional da Divisão de Honra, ver resultados e classificação e melhores marcadores (ensaios e pontos), já entregues a Belenenses, Agronomia, Direito e CDUL (apenas falta definir a ordem destas equipas na classificação), foi a vitória do Técnico (com ponto bónus), obtida na Guia frente a um Cascais com um novo treinador (Neil Foote) que marcou esta jornada. Os jogadores do Cascais voltaram a mostrar melhorias no seu jogo e, ao intervalo, tinham o encontro empatado a 13 pontos, claudicando apenas na segunda metade na partida.
Em outros relvados o Benfica deu boa réplica ao sempre forte CDUL, que acabou por vencer e conquistar o ponto bónus e a Agronomia derrotou de forma expressiva o Belenenses no Restelo, dando sequência a um registo sem vitórias em casa (para os de Belém em encontros contra os 'agrónomos') que dura desde o dia 18 de Dezembro de 2004, quando num jogo a contar para a 10a jornada da fase regular do Campeonato Nacional de 2004/2005, os 'azuis' ganharam à Agronomia por 41-28.


SUB-20
A ronda do passado fim-de-semana do Campeonato Nacional de Sub20 (ver resultados e classificação) teve duas grandes surpresas, protagonizadas por CDUL e Cascais, que venceram o Direito e o Técnico, respectivamente. O Técnico vinha de uma vitória confortável contra a Académica e não conseguiu, frente a uma oposição mais forte e "encostada à parede" (tinha que ganhar para manter o sonho de uma presença na "final four" vivo), dar uma réplica suficiente, tendo permitido que o seu adversário somasse o importante ponto extra.
O Direito era o líder invicto e não contava por certo perder a sua invencibilidade no Universitário de Lisboa, um terreno sempre difícil para as equipas visitantes. Todavia, foi exactamente isso que aconteceu, num encontro que os jogadores do CDUL simplificaram, dominando o marcador ao intervalo (14-10) e conservando a liderança nesse capítulo até ao fim dos 80 minutos, encurtando assim para sete pontos a distância que os separa dos 'advogados' (que têm menos um jogo) na classificação.


SUB-18
Nos Sub18 duas equipas destacam-se até aqui, conforme estejamos a falar do grupo dos Apurados (Grupo 1) ou dos Não Apurados (Grupo 2). No grupo dos Apurados, ver resultados (G1) e classificação (G1), a equipa em destaque é o Évora, que apresenta um conjunto de jogadores que já tem muitos anos de experiência juntos e que tem tido resultados positivos nas diversas competições. Nesta temporada, os jovens eborenses ainda não foram derrotados (nesta fase) e são candidatos à vitória final no campeonato. Nos Não Apurados, ver resultados (G2) e classificação (G2), aparenta que teremos uma luta entre o CDUP e o Técnico, com alguma vantagem para os nortenhos, que na passada semana derrotaram os 'engenheiros' na Lousada e assim assumiram o primeiro lugar no grupo.
Na Segunda Divisão (ver resultados e classificação), os clubes vão posicionando-se para a fase seguinte do campeonato, com algumas equipas já com o seu lugar garantido na segunda fase da prova. Dos demais clubes importa destacar quatro: a Lousã, o Vitória de Setúbal, o Belas e o Loulé. Estas equipas tem dominado os seus grupos e prometem tornar a fase final desta competição em algo muito equilibrado. Por fim apontamos uma surpresa, com a qual gostariamos de encerrar a análise deste escalão: a prestação dos jovens do CRUP.


SUB-16
O Campeonato Nacional da Primeira Divisão dos Sub-16 (ver resultados e classificação) continua a ser dominado pelo líder invicto Cascais. Todavia, nesta última jornada, a grande surpresa foi protagonizada pela Agronomia, clube que até aqui tinha assumido uma postura secundária na classificação e que ao derrotar o Técnico no último fim-de-semana afirmou ser capaz de almejar a uma posição melhor na classificação final da prova.
No Campeonato Nacional da Segunda Divisão dos S16 (ver resultados e classificação), três equipas preparam-se para assumir a frente da corrida ao título desta prova: Santarém, Belas e St.Julians. Com a maioria dos grupos já fechados, restam apenas algumas vagas na segunda fase que vários clubes como o Belenenses B, a Académica e o Técnico B disputam até ao fim deste mês.