Notícias (Dezembro de 2008 - 3)

1.
Começamos com uma notícia muito positiva para o rugby insular. A Associação dos Desportos da Madeira tem mais um clube a participar nas provas de rugby que organiza naquela região autónoma, sendo o clube em causa o Marítimo, o segundo dos três "grandes" emblemas da região a aderir à modalidade oval (a União da Madeira já tinha uma equipa de rugby, agora só falta o Nacional). Assim, na época desportiva de 2009, a equipa de rugby do Marítimo juntar-se-á ao Caniçal, à União e à AAUMA nas competições oficiais, inseridas no Calendário Regional de Rugby, organizado pela ADM.
Visando dar as boas-vindas a este novo clube (Marítimo) que aderiu à modalidade e promover um jogo amigável entre a Selecção de Rugby da Madeira (Veteranos) - Seawolves Madeira - e a equipa dos Jovens Lobos Marinhos, realizou-se no campo sintético do Complexo Desportivo do Clube Sport Marítimo, em Santo António, pelas 15 horas do dia 14 de Dezembro, o Encontro de Natal de Rugby desta região. Esperemos que o rugby na Madeira continue o seu caminho positivo, sendo que podem consultar o blog Rugby Madeira (disponível via este link ou na página dos links) para obterem mais informações sobre o assunto. Para quem quer ler mais sobre o programa do encontro aconselhamos o seguinte link (aqui).


2.
O Rugby Portugal foi convidado a marcar presença na apresentação oficial do Calendário Rugby 2009, na Galeria Café com Arte (Av. Elisio de Moura em Coimbra) a partir das 19:00 do dia 23 de Dezembro, esta terça-feira. O trabalho fotográfico do promissor fotojornalista Bruno Pires tem por base a equipa feminina do Rugby Agrária.
Apesar de (infelizmente) não podermos comparecer, deixamos aqui a informação disponível sobre este calendário de grande qualidade que será transposto para exposição fotográfica no Café com Arte entre 23 de Dezembro de 2008 e 23 de Janeiro de 2009 e que estará disponível para quem o quiser comprar, logo depois da apresentação.


3.
Ilustrando uma mudança positiva no trabalho do rugby jovem em Portugal, é com satisfação que vemos várias selecções (Sub 16, Sub 17 A e B, Sub 18 e Sub 19) empenhadas em aproveitar a interrupção escolar e competitiva para fazerem estágios, acompanhando assim os Lobos mais velhos, que não param de treinar nesta quadra, bem pelo contrário...
De todos os estágios deste fim de mês, o destaque natural terá que ir para aquele que envolve os jogadores Sub 18 convocados para participarem no Torneio Cidade de Gaia, uma competição que presta homenagem a uma grande referência do rugby nacional que é o ex-seleccionador nacional João Paulo Bessa, e na qual também participa a Selecção Nacional Sub18 da Bélgica. Entre 19 e 21 de Dezembro quem se dirigir ao Estádio Jorge Sampaio em Gaia poderá assistir a todos os jogos deste torneio triangular.
Para mais informações sobre este tema consultem a página das selecções ou visitem os seguintes links: Estágio Sub16 (convocatória com programa - aqui), Estágio Sub17-A (convocatória e programa - aqui), Estágio Sub17-B (convocatória - aqui), Estágio Sub18 (convocatória e programa do torneio - aqui), e Estágio Sub 19 (convocatória e programa - aqui).


4.
Para terminar aquilo que é uma edição das Notícias muito pequena, por motivos já do conhecimento geral, sugiro que visitem e dêem o vosso contributo na excelente iniciativa do blog do Bryan Freitas, o Lobos Portugal Rugby, que vai entrevistar o jovem internacional português Yannick Ricardo, numa acção que merece toda a divulgação possível e na qual esperamos ver questões interessantes postas ao médio de abertura do Valence D'Agen.
As respostas serão publicadas na terça-feira dia 23 no blog em questão, sendo importante informar os interessados que este espaço vos desafia a porem as vossas questões ao entrevistado, via comment ou e-mail para os autores do Lobos Portugal Rugby. Aqui no site eu farei uma recolha das principais perguntas e enviarei algumas via e-mail para o Bryan, na esperança de que ele ainda as possa incluir na entrevista.