Notícias (Dezembro de 2008 - 1)

Nota Prévia: O computador do vosso autor encontra-se gravemente "lesionado", sendo que, por causa disso, a publicação de artigos, actualização de algumas informações (como resultados e tabelas classificativas) entre outras coisas, está condicionada (os artigos têm que ser sintetizados) e sofre atrasos. Desde já peço desculpa pelo sucedido aos nossos leitores e agradeço a vossa compreensão. Obrigado por continuarem a visitar e divulgar o Rugby Portugal (rugbyportugal.com).


1. Nesta segunda-feira realizou-se o sorteio, com base no ranking da IRB, dos grupos do próximo Campeonato Mundial de Rugby, a ser disputado na Nova Zelândia, em 2011. Podem rever o sorteio neste vídeo (aqui), e conhecer os grupos já definidos. Para Portugal existem dois cenários possíveis em caso de qualificação, o segundo ou o terceiro grupos, onde os Lobos encontrarão algumas das equipas abaixo expostas.

Primeiro, porém, os jogadores convocados por Tomaz Morais terão que, tal como muitas nações de todos os continentes, lutar por uma das vagas ainda em aberto para o Mundial. Podem encontrar, abaixo, uma curta explicação sobre que países competem para cada vaga ainda disponível. No que a outras competições diz respeito, aconselho-vos a pesquisarem por mais informação na página de links do Rugby Portugal (ver confederações e competições).

G1: Nova Zelândia, França, Tonga, América (1) e Ásia (1)

G2: Argentina, Inglaterra, Escócia, Europa (1) e Vencedor do Playoff

G3: Austrália, Irlanda, Itália, Europa (2) e América (2)

G4: África do Sul, País de Gales, Fiji, Oceânia (1) e África (1)


América 1 - Vencedor de uma eliminatória a duas mãos, jogada em 2009, entre o Canadá e os Estados Unidos da América.

América 2 - Vencedor de uma eliminatória a duas mãos, jogada em 2009, entre o derrotado do jogo que apura a vaga América 1 e o primeiro classificado do Campeonato Sul Americano de 2009, que é disputado por Brasil, Chile e Uruguai (a Argentina A também participa mas não conta, para efeitos de qualificação).

Europa 1 - Primeiro classificado do Torneio Europeu das Nações (European Nations Cup) de 2008-2010.

Europa 2 - Segundo classificado do Torneio Europeu das Nações de 2008-2010.

Oceânia - Vencedor de uma eliminatória a duas mãos, jogada em 2009, entre a Samoa e o campeão da Taça da Oceânia de 2009, que é disputada pelas Ilhas Niue, Vanatu, Nova Caledónia e pelas Ilhas Cook.

Ásia 1 - Selecção vencedora do Torneio das 5 Nações (Asian 5 Nations) de 2010.

África 1 - Vencedor da Taça de África de 2008-2009, que é disputada (nas meias-finais) pelas selecções da Namíbia, da Costa do Marfim, da Tunísia e do Uganda.

Playoff - As duas selecções concorrentes à vaga atribuida ao vencedor do playoff têm que passar por duas eliminatórias, que se realizam em 2010. Na primeira eliminatória, jogam-se duas meias finais, a uma mão (joga em casa a selecção com melhor ranking), sendo que os vencedores avançam para a final (segunda eliminatória), disputada a duas mãos, de onde sairá a última nação qualificada para competir no RWC 2010.

MF nº1: Derrotado na final da Taça de África 08/09 - Vencedor da qualificação europeia*
MF nº2: Derrotado no jogo para a vaga América 2 - 2º classificado do 5 Nações Asiático de 2010

*Jogo entre o 3º classificado do Torneio Europeu das Nações de 2008-2010 e o vencedor do jogo da 4ª ronda de qualificação europeia (ver abaixo), disputada pelos vencedores das restantes divisões da European Nations Cup.

R1 - Vencedor 3ªD (Grupo B) v Vencedor 3ªD (Grupo C)
R2 - Vencedor da ronda nº01 v Vencedor 3ªD (Grupo A)
R3 - Vencedor da ronda nº02 v Vencedor 2ªD (Grupo B)
R4 - Vencedor da ronda nº03 v Vencedor 2ªD (Grupo A)


2. Na sequência de um bom desempenho de Portugal no Torneio de Sevens do Dubai (vencemos a Taça Bowl) e (posteriormente) no Torneio de George, ainda a decorrer, onde nos qualificámos pela segunda vez na nossa história para os quartos de final da Cup num evento deste género (foi a 1ª vez que vencemos um grupo e, no processo, derrotámos selecções fortes como o Quénia e a Samoa, bem como o País de Gales), o site do Belenenses Rugby tomou a iniciativa, como é habitual naquele espaço, e entrevistou o seleccionador nacional, o Professor Tomaz Morais, que ficou em Lisboa, abordando assuntos relacionados com o desempenho dos portugueses no rugby de sete e a época em curso, em termos de selecções nacionais. Um artigo que aconselhamos vivamente e que pode ser consultado via o seguinte link (aqui).


3. Para aqueles que apreciam o rugby praticado no estrangeiro e que tem curiosidade em saber mais sobre a competição noutros países fica aqui esta sugestão, mais um site internacional que o Rugby Portugal acrescenta aos seus links, com os devidos agradecimentos a terem que ser feitos aos membros do Rugby de Beja, clube mencionado por este site do Uruguai (Rugby News), um local muito bom, por causa do jogador Mauro Perilli, que jogava em Itália mas agora alinha pelos bejenses na 2ª Divisão Nacional.


4. Em 1908, na final do torneio de rugby dos Jogos Olímpicos, a Austrália bateu uma equipa da Cornualha (que representava o Reino Unido) por 32-03, conquistando a medalha de ouro na prova. Era a segunda ocasião em que a modalidade fazia parte do programa olímpico (em 1900, em Paris, tinha sido a França a vencer) e em Londres, os 10.000 apoiantes ingleses que enchiam as bancadas do Stradey Park foram insuficientes para evitar a vitória dos australianos.

No dia 3 de Dezembro de 2008, os Barbarians jogaram contra os Wallabies, no primeiro jogo de rugby do novo estádio de Wembley, homenageando o centenário das olimpíadas londrinas e da partida acima escrita, e pondo de parte, apenas por uma vez, uma das suas tradições, ao fazer alinhar todos os seus jogadores com as meias do condado da Cornualha, em vez das meias do clube de cada um.

Talvez por se tratar de um encontro muito especial, a verdade é que esta não foi uma partida jogada de forma aberta, ao verdadeiro estilo barbarian, mas sim um jogo levado muito a sério, que mais parecia um test match e teve momentos absolutamente fantásticos. No entanto, a realidade do rugby profissional é hoje algo de incontornável e assim que se começou a notar a diferença no tempo de preparação das duas equipas, o equilibrio na partida foi desfeito, correndo os barbarians atrás do resultado que no fim dos 80 minutos dava a vitória aos comandados de Robbie Deans.

Ficam aqui os dados estatísticos de uma partida que teve imensos jogadores em destaque dos dois lados e um vídeo (ver acima) contendo os melhores momentos do jogo, incluindo um ensaio soberbo criado pelo jogador do ano, Shane Williams, após um erro do jovem James O'Connor, que apesar de ter dado "um brinde" na jogada, teve uma exibição muito positiva.

Barbarians - 11
Ensaios: Jerry Collins
Penalidades: Percy Montgomery (2as)

Austrália - 18
Ensaios: Lote Tuqiri e Lachie Turner
Conversões: James O'Connor
Penalidades: James O'Connor (2as)

Barbarians: 15 Percy Montgomery, 14 Joe Rokocoko, 13 Rico Gear, 12 Jean de Villiers, 11 Bryan Habana, 10 Frans Steyn, 9 Fourie du Preez, 8 Jerry Collins, 7 Richie McCaw, 6 Schalk Burger, 5 Johan Muller, 4 Bakkies Botha, 3 Census Johnston, 2 John Smit (c), 1 Federico Pucciariello.
Suplentes: 16 Mark Regan, 17 Rodney Blake, 18 Chris Jack, 19 Nick Koster, 20 George Gregan, 21 Ollie Smith e 22 Shane Williams.

Austrália: 15 James O'Connor, 14 Lote Tuqiri, 13 Ryan Cross, 12 Adam Ashley-Cooper, 11 Digby Ioane, 10 Quade Cooper, 9 Brett Sheehan, 8 Richard Brown, 7 George Smith, 6 Dean Mumm, 5 Hugh McMeniman, 4 Mark Chisholm, 3 Matt Dunning, 2 Tatafu Polota-Nau, 1 Sekope Kepu.
Suplentes: 16 Adam Freier, 17 Ben Alexander, 18 Peter Kimlin, 19 David Pocock, 20 Luke Burgess, 21 Lachie Turner e 22 Drew Mitchell.


5. Para terminar fazemos referência à primeira jornada do Torneio Nacional de Clubes Emeregentes de 2008/2009. O Torneio Nacional é organizado pela Federação Portuguesa de Rugby e pelo Comité Regional de Rugby do Centro, em parceria com os clubes participantes, e destina-se a todas as equipas que não participam nos campeonatos nacionais. Funcionando com o mesmo modelo que os Sevens usam, ie vários encontros (ou jornadas) que atribuem, em função da classificação final, pontos que establecem um ranking ou classificação geral, este torneio não se limita ao escalão sénior e vai realizar-se em mais escalões, tendo contudo regras e limitações específicas no que aos jogos diz respeito.

Podem consultar aqui vários artigos sobre as regras e características do Torneio Nacional, sendo que tentaremos obter mais informações sobre este e para, caso seja possível, no rescaldo da jornada, apresentarmos alguns resultados e fotos.

1a jornada do Torneio Nacional de Clubes Emergentes (FPR - aqui)

Regras específicas deste torneio (Guimarães Rugby - aqui)

Clubes inscritos para participarem nos encontros da época 08/09 (FPR - aqui)