Notícias (Outubro de 2008 - 3)

São de destacar, esta semana, as seguintes notícias:

1 - A nossa primeira notícia desta semana, vinda directamente do site Rugbyrama e do site da BBC Sport, destaca um jogador que cativou, nos últimos anos, a admiração e o respeito de colegas e adeptos da modalidade: o poderoso avançado Sebastien Chabal.

O jogador gaulês, que aos 30 anos cumpre a sua quarta época ao serviço do clube inglês Sale Sharks (para onde se transferiu em 2004 do Bourgoin), tem contrato até ao fim deste ano (com a época de 2010/2011 como opção) e, com a família dividida entre a Inglaterra e a França, já manifestou o desejo de fazer desta a sua última época pelo clube com que conquistou a Guinness Premiership em 2006, o seu único título no país da rosa.

O internacional francês (39 internacionalizações), com 104kg e 1.92cm seria uma excelente adição a qualquer um dos planteis do Top14, prevendo-se por isso uma concorrência feroz pela sua assinatura. Em todo o caso, restando ainda a hipótese de o "dossier Chabal" terminar com mais uma temporada no estrangeiro, consideramos elucidativas as declarações de Philippe Saint-André, director de rugby do Sale, que afirma que "ele (Sebastien) irá cumprir o resto da época e depois sair", não podendo "manter um jogador contra a sua vontade, e impedi-lo de estar feliz".

2 - Mantendo a mesma tendência internacional, fica aqui um curto texto, para relatar o facto de a equipa técnica liderada por Ian McGeechan, que novamente irá conduzir os Lions à África do Sul, depois de o ter feito com sucesso no épica digressão de 1997 (quando os Springboks também eram Campeões do Mundo, e na digressão à Austrália de 1989, sendo derrotado pela NZ na digressão de 1993 e na digressão de 2005), já se encontra completa, podendo esta, graças ao site oficial dos British and Irish Lions (que podem encontrar na página dos links do RP), ser consultada aqui.

Nesta são de destacar as presenças de Shaun Edwards (uma lenda do Rugby League, treinador dos Wasps e responsável pelo treino defensivo do País de Gales, e agora, dos Lions), Warren Gatland (o responsável - como seleccionador - pelo Grand Slam do País de Gales no 6 Nações de 2008 será responsável pelo treino dos avançados) e Rob Howley (um veterano com duas digressões como jogador e o responsável pelo treino ofensivo do País de Gales, será, nesta sua terceira digressão com os B&I Lions, o responsável pelo treino dos 3/4os).

Começa assim a ser preparada mais uma digressão, que os adeptos do rugby no hemisfério norte esperam que culmine num grande sucesso e em mais uma vitória para os jogadores das Ilhas.

3 - Abordando agora uma notícia nacional, o Rugby Vila da Moita organiza neste fim-de-semana o Torneio de Abertura Feminino, anunciando no seu website "um festival de Rugby sem precedentes a nível Nacional, com cobertura das televisões e que trará uma visibilidade ao Rugby Vila da Moita, ao Beira Mar e à Vila da Moita fora do comum, até porque é a primeira vez que se realiza este festival em Portugal".

Estarão presentes no Torneio de Abertura as equipas do Rugby Vila da Moita, da Agrária de Coimbra, do Benfica, de Agronomia, do Técnico, do CDUP, do CRAV, da Lousã, do Santarém/Caldas, do Loulé, de Vilamoura e do Cascais. Segundo a organização, também membros da FPR, da ARS e o Seleccionador Nacional marcarão presença. Fica aqui o link para o artigo em causa e ficam também aqui os votos de felicidades à organização e a todas as equipas presentes no torneio.

4 - Depois de, nas notícias da semana passada, ter dado conta de quem eram os finalistas da Currie Cup deste ano, que se decidirá neste fim-de-semana, nesta semana fica aqui noticiado o facto de, neste sábado, dia 25 (tal como sucede com a prova sul-africana), se disputar a final da Air New Zealand Cup, o principal campeonato de rugby na Nova Zelândia (que substituiu em 2006 o antigo NPC ou National Provincial Championship).

São 14 as equipas que competem nesta prova, sendo que cada uma representa uma província do país e fornece jogadores a uma (das cinco) "franchises" da Nova Zelândia que participam no Super 14. O Campeonato é composto por uma fase inicial de 10 jornadas (cada equipa joga 5 vezes em casa e 5 vezes fora), na qual se apuram os 8 primeiros para a fase final, que é composta por quartos-de-final, meias-finais e final (jogos a uma mão), sendo que as equipas são agrupadas nesta fase tendo em conta a sua classificação na fase inicial da prova.

O vencedor da final do campeonato de cada ano é coroado o novo Campeão da NZ, conquistando assim (este ano) a Air New Zealand Cup 2008. Este ano os finalistas são as equipas de Wellington e de Canterbury, 1ª e 2ª classificadas, respectivamente, na fase inicial da prova, que irão disputar o título de 2008 no Westpac Stadium, em Wellington, casa dos Lions.

Ficam aqui os XV's de ambas as equipas no jogo das meias finais e um vídeo contendo os "highlights" dos dois jogos em causa. Sigam os links para obterem mais informações ou visitem a página da competição na secção dos Links do Rugby Portugal.

Wellington Lions: 15 Cory Jane, 14 Maa Nonu, 13 Tane Tuipulotu, 12 Tamati Ellison, 11 Hosea Gear, 10 Piri Weepu (c), 9 Alby Mathewson, 8 Thomas Waldrom, 7 Rodney Sooialo, 6 Chris Masoe, 5 Jeremy Thrush, 4 Ross Filipo, 3 Neemia Tialata, 2 Dane Coles, 1 John Schwalger.
Replacements: 16 Ged Robinson, 17 Jacob Ellison, 18 Tim Fairbrother, 19 Api Naikatini, 20 Serge Lilo, 21 Daniel Kirkpatrick, 22 Conrad Smith.

Canterbury: 15 Scott Hamilton, 14 Paul Williams, 13 Casey Laulala, 12 Tim Bateman, 11 James Paterson, 10 Colin Slade, 9 Andy Ellis, 8 Kieran Read (c), 7 Richie McCaw, 6 Hayden Hopgood, 5 Isaac Ross, 4 Michael Paterson, 3 Greg Somerville, 2 Corey Flynn, 1 Wyatt Crockett.
Replacements: 16 Steve Fualau, 17 Owen Franks, 18 Nasi Manu, 19 George Whitelock, 20 Tyson Keats, 21 Hamish Gard, 22 Adam Whitelock.



5 - No passado fim-de-semana a equipa de Sub-16 do Belenenses, aproveitando a folga no campeonato, rumou ao Quartel da Cruz da Areia, do Regimento de Artilharia 4, em Leiria, para um estágio subordinado ao tema "Supera os teus limites". Foram quase 60 jogadores, vários treinadores e duas mães que ajudaram os alunos nos estudos destes, que durante dois dias trabalharam no sentido de reforçar o espírito de grupo da equipa, visando não só a componente física mas também o intelecto dos atletas.

Segundo o blog das Escolas de Rugby do Belenenses, via pela qual foi possível obter notícias deste evento, soubemos que o estágio não só foi um êxito, como marcou os adeptos e a equipa de futebol sénior do Portomosense, clube que apoiou o evento e que a comitiva visitou no seu último dia, antes de um jogo dos seus séniores.

Esperemos que o fim-de-semana tenha servido como um catalisador para uma grande época 2008/2009 dos jovens belenenses. Para mais informações consultem os links disponíveis (rescaldo 1 e 2).

6 - Esta terça-feira, numa partida em atraso da segunda jornada da 2ª Divisão Nacional sénior, a FCT recebeu e venceu o Belas no campo 2 do Estádio Universitário de Lisboa por 17-13. Este era um jogo do qual iríamos ter fotografias e uma crónica feita pelo Rugby Portugal. Infelizmente o mau tempo que se abateu na tarde e noite em questão impediram qualquer tipo de reportagem, não impedindo, felizmente, a realização do jogo.

Não obstante esta falha minha quero deixar aqui um link para uma crónica do jogo que foi feita no blog do Belas Rugby Clube e que oferece uma visão (não a única certamente mas uma directamente envolvida na partida) daquilo que se passou durante os 80 minutos.

7 - Terminando com uma notícia "internacional", informo que no dia 1 de Novembro, um sábado, às 15:00, Portugal (23ª nação do ranking mundial, 11ª do europeu), recebe a selecção nacional do Canadá (15ª nação do ranking mundial, no continente americano), num test match que antecede a digressão de Portugal à Irlanda (e do Canadá à Irlanda e à GB), marcada para a 1ª quinzena de Novembro. O seleccionador nacional convocou, para este jogo (e, presume-se, para a digressão portuguesa) os seguintes jogadores:

- do GD DIREITO (6), João Correia, Vasco Uva, Salvador Palha, Jorge Segurado, Adérito Esteves e Pedro Leal;

- da AGRONOMIA (10), Rodrigo Aguiar, Francisco Mira, Vasco Gaspar, Lourenço Kadosh, Rodrigo Sacadura, Gustavo Duarte, Duarte Cardoso Pinto, Bernardo Duarte, António Duarte e Juan Severino;

- do CDUL (7), Gonçalo Foro, Diogo Fialho, Afonso Sousa, João Júnior, Duarte Figueiredo, Frederico Oliveira e Filipe Ramalho;

- do CDUP (2), António Sarmento e Francisco Fragateiro;

- do SPORTING NAZAIRIEN, Juan Murré;

- do CLERMONT AUVERGNE, Julien Bardy;

- do CRC MADRID (3), Tiago Girão, Pedro Cabral e Diogo Gama;

- do CR ÉVORA (2), Gonçalo Duarte Silva e Martim Cabral;

- e do TÉCNICO, Nuno Taful.

A comitiva do Canadá para a sua digressão de outono pode ser conhecida AQUI, ou na página das selecções deste site. No artigo acima mencionado (pela hiperligação) constam os dados que normalmente constariam num programa de jogo entre Portugal e o Canadá, no que diz respeito à equipa visitante, ie informações de todos os jogadores e equipa técnica, bem como o calendário da respectiva digressão e algumas curiosidades.

Em relação à convocatória portuguesa e comparando-a com a dos jogos anteriores do 15 nacional, contra a Universidade de Cambridge (vencemos o 1º por 28-00 no campo da Agronomia, em Lisboa; e o 2º por 33-11 no campo do Browns, em Vilamoura), importa informar que Julien Bardy volta a ser convocado (depois de ter participado nos jogos acima referidos), e salientar a convocatória dos jogadores do Évora (
Gonçalo da Silva e Martim Cabral) e do Técnico (Nuno Taful), bem como o regresso aos convocados dos três "estrangeiros" do Madrid, (Tiago Girão, Pedro Cabral e Diogo Gama).

A uma semana do encontro, o Rugby Portugal adianta as primeiras informações, que procurarei colmatar com o XV titular do jogo no "notícias" da próxima sexta e com o calendário da digressão portuguesa na Irlanda.


NOTA: A lista dos jogadores SUB17 que foram convocados para dois treinos da Selecção Nacional, um na passada terça-feira e outra na passada quinta-feira, bem como o respectivo "programa" para a época de 2008/2009, pode ser consultada aqui, ou na página das selecções deste site.