Notícias (Março de 2009 - 2)

1.
Começamos este artigo de notícias com uma referência a um jogo deste fim-de-semana, entre o Guimarães e o Lousada, equipas da 2a divisão sénior, que estrearão (em competições oficiais) a casa do GRUFC, o Complexo da Pista de Atletismo Gémeos Castro, na cidade-berço (para mais informações sobre as actividades de índole social e desportiva deste clube no fim-de-semana de 21 e 22 de Março carreguem no link - aqui ou visitem o espaço oficial do GRUFC - aqui).
Este jogo será precedido de uma partida entre a equipa de Sub-18 do GRUFC e os Pumas de Marco de Canaveses (14:30), sendo que de seguida (16:00) os "Bravos" (alcunha da equipa de Guimarães) entram em campo para defrontarem os seniores do Lousada Rugby Clube num jogo a contar para a 5a Jornada da 2a Fase da 2a Divisão (Não Apurados: Grupo Norte/Centro).
No intervalo desta partida, que será arbitrada pelo Sr. Árbitro José Luís Vareta, estarão em actividade os Sub-12 do clube visitado, que pretende fazer deste domingo um dia de festa e de divulgação da modalidade.


2.
Abordando agora outros clubes, é importante divulgar a criação dos espaços online de dois clubes novos. Um, já mencionado na notícia anterior, é o Lousada Rugby Clube, que agora já está presente na internet através do seguinte endereço (www.lousadarugbyclube.blogspot.com).
Outro, menos conhecido dos adeptos do rugby nacional, é o Atlético Clube Marinhense, que tem um website (onde podem conhecer esta equipa da Marinha Grande e obter mais informações) que está disponível via o seguinte endereço (www.rugbyacm.alojamentogratuito.com).


3.
A equipa de Sub-16 do Cascais tornou-se a primeira campeã nacional masculina desta época, depois de realizar um campeonato espectacular (13v-2d-15pb) e com um jogo ainda por realizar. Os jovens liderados por João Saraiva (para nós, um dos melhores 3a linhas S16 a actuar em Portugal) puderam finalmente celebrar a vitória na competição, vencendo em casa o Técnico e encerrando assim as esperanças da equipa do Direito, 2ª classificada, que tinha, na semana anterior, batido em Monsanto os líderes num jogo muito bem disputado.
Numa acção que nada tem de novo no mundo do rugby e que envolve as duas equipas do Cascais no escalão, os jovens campeões vão fazer, entre 26 e 30 de Março, uma digressão a Biarritz, cidade geminada com Cascais, estando prevista a realização de uma partida contra a equipa de Sub16 do Biarritz Olympique, um dos grandes emblemas da região.
NOTA: Uma cidade geminada é uma cidade que, de alguma forma, partilha uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade com outra. Normalmente esta ligação passa por um protocolo que é estabelecido entre as autarquias de duas cidades, neste caso em particular, entre a Câmara de Cascais e a 'Mairie' de Biarritz.
A digressão é uma das actividades mais antigas no Rugby e está na base do desenvolvimento e intercâmbio inerente a este. Mais 150 anos depois, continua a ser tão importante como era antes do profissionalismo (1995) e do primeiro Campeonato do Mundo (1987). Dos escalões mais novos às digressões dos British & Irish Lions, é fácil reconhecer o efeito que as deslocações ao estrangeiro produziram no rugby mundial, europeu, e, no nosso caso, português. Os clubes portugueses nunca se coibiram de visitar o estrangeiro e de disputar jogos contra as equipas estrangeiras, que por seu turno visitavam e continuam a visitar regularmente o nosso país.
Aqui podem encontrar as ligações para a ficha (Link1) e fotografias do encontro com o Técnico (Link2) e para o calendário da digressão (Link3). Mais informações estarão disponíveis futuramente no blogue desta equipa, que pode ser acedido aqui ou via a nossa página de Links. O Rugby Portugal tentará, na medida do possível, publicar mais desenvolvimentos sobre esta viagem.


4.
Numa notícia relacionada com o rugby insular, destacamos aqui (ver abaixo a imagem que pode ser carregada para uma consulta mais detalhada) o segmento que um jornal da Madeira fez dedicado ao rugby naquela região, por ocasião do encontro do Circuito Regional Coca-Cola (ver resultados e classificação) entre as equipas do Marítimo e do União da Madeira, que terminou com a vitória do União por 57-10 (com o destaque individual a ir para o jogador João Pimentel, que marcou 25 pontos dos 57 pontos do conjunto vencedor).
O desenvolvimento que a modalidade tem conhecido na Madeira é algo de muito positivo, com a Associação dos Desportos da Madeira (ADM) a assumir a organização do Circuito Regional, a principal prova que três (outrora quatro, mas a equipa da AAUMa acabou este ano) clubes disputam (Marítimo, União da Madeira e Caniçal), com a variante de Tens (rugby de 10 com as mesmas regras que o de 15) a revelar-se a mais adequada para a para a prática do rugby na região. Para mais informações sobre o rugby madeirense devem consultar o Rugby Madeira (www.rugbymadeira.blogspot.com), uma referência de qualidade e um excelente exemplo na divulgação do nosso desporto.
NOTA: Aproveito aqui, porque ainda não pude fazer isso no Rugby Madeira, para agradecer pela importante ajuda que a equipa deste excelente espaço tem dado no que diz respeito ao divulgar do projecto Rugby Portugal e, mais recentemente, da sua Loja Virtual. Muito obrigado por tudo.


5.
Por fim, para encerrar mais um artigo, escolhemos uma notícia relacionada com um blogue obrigatório para todos os interessados em saber o que se passa com os jogadores portugueses (luso-descendentes ou não) em França. Falo obviamente do blogue Rugby Portugal / Lobos em França (www.lobosportugalrugby.blogspot.com) e do seu autor, o jovem Bryan Freitas, que se deslocou a Lisboa recentemente para assistir ao encontro entre Portugal e a Espanha.
Bryan teve a oportunidade de estar com a nossa selecção nacional e de assistir aos jogos do Torneio de Tens de Agronomia nesse fim-de-semana (ver resultados). O Rugby Portugal presta aqui, por força do imenso trabalho desenvolvido semanalmente no sentido de informar as pessoas em Portugal sobre os resultados, desempenhos e outros acontecimentos envolvendo os jogadores portugueses em França, uma justa homenagem a este jovem autor, convidando todos os interessados a visitarem o seu espaço (aqui).